Estados Unidos voltam a recomendar o uso de máscara em ambientes fechados
Nova recomendação também é válida para quem mora com pessoas vulneráveis e para todos os alunos, professores e funcionários de escolas.
O governo dos Estados Unidos recomendou que todos, até os que já estão vacinados, voltem a usar máscaras em ambientes fechados nas regiões com alta transmissão de Covid.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças teve que recuar. A partir desta terça-feira (28), o CDC recomenda, mesmo aos vacinados, o uso de máscaras em ambientes fechados nas áreas onde o contágio de Covid é considerado "substancial" ou "alto". Isso representa dois terços do país. A maior parte corresponde a regiões que têm também os índices mais baixos de vacinação.
A nova recomendação também é válida para quem mora com pessoas vulneráveis - incluindo crianças, que ainda não podem tomar a vacina - e para todos os alunos, professores e funcionários de escolas, independentemente de estarem vacinados ou não.
Por trás da decisão: a variante delta, que fez saltar o número de novos casos diários de 13 mil no país inteiro para mais de 57 mil em poucas semanas.
Enquanto a procura por vacinas caiu. A média diária de doses injetadas passava de 3 milhões em abril. Agora, não chega a 400 mil. O total de americanos plenamente vacinados estacionou em pouco menos de 50%.
Segundo o próprio CDC, 97% das hospitalizações e 99,5% das mortes por Covid atualmente são de pessoas que não se vacinaram.
A grande mudança é que agora surgiram dados que sugerem que, nas raríssimas ocasiões em que uma pessoa plenamente vacinada é contaminada com a variante delta, ela pode transmitir o vírus com a mesma intensidade de uma pessoa que não tomou a vacina.
A vacina protege muito. Mas ela não impede que essas pessoas passem a doença adiante.
Agora, cabe a cada estado decidir se vai seguir a recomendação da volta do uso de máscaras em ambientes fechados. Mas um sentimento une os vacinados de todo o país: a impaciência com quem ainda não tomou a vacina.
O presidente Joe Biden resumiu assim: “Temos uma pandemia por culpa de quem se nega a se vacinar. Se os 100 milhões que faltam tomassem a vacina, estaríamos num mundo diferente. Tomem a vacina, ou vocês não são tão espertinhos quanto parecem”.
Fonte: G1.com
Imagem ilustrativa: Olhardigital.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário