AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

ÁRVORES: PODA OU EXTERMÍNIO?

 ÁRVORES: PODA OU EXTERMÍNIO?


Por: João Queiroz 

A poda irregular de árvores tornou-se um problema para a vegetação urbana existente em qualquer cidade. Em Itabuna, nas últimas décadas, diversas árvores foram “sentenciadas” a cortes drásticos por conta de problemas fitossanitários, que são doenças provocadas pelo manejo errado ou retiradas indiscriminada de galhos. Isso sem falar nas centenas de árvores que foram extirpadas nesse mesmo período. 
Ao realizar a poda de maneira indiscriminada, as pessoas acabam cortando os galhos em lugares errados e com ferramentas inadequadas, o que permite a entrada de parasitas, como fungos e cupins, que comprometem a estrutura básica da planta. 
Para se restabelecer da poda irregular, a planta gasta uma quantidade maior de energia para suprir a necessidade da massa folhar retirada, com isso, a copa da árvore é danificada e fica suscetível aos parasitas, que acabam ajudando no enfraquecimento dela.
O jornal MACRO SUL NOTÍCIAS catalogou, em diversos pontos da cidade, árvores a serem citadas como exemplo de degradação e risco de possíveis quedas em períodos de fortes tempestades. Acreditem leitores, até base de árvores totalmente cimentadas encontramos. Moradores se mobilizaram para desobstruir a base da planta.
O órgão competente responsável pelo setor, junto a uma equipe formada com pessoal da Defesa Civil, deveria vistoriar cada árvore existentes nas praças, jardins e vias públicas, para tomar conhecimento do real estado para assim, evitar danos e ocorrências de quedas futuras.












Um comentário:

  1. É isso mesmo. A Associação AMO Itabuna através do Projeto Biodiversidade Urbana vem Salvaguardando alguns exemplares de Pau Brasil. Expor as mazelas do órgão público é necessário !

    ResponderExcluir