GIRO DE NOTICIAS MACRO SUL 17/01/21
Covid-19: segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil registra 8.455.059 casos acumulados de covid-19 e 209.296 (2,5%) mortes com suspeita ou confirmação da doença; do total de casos confirmados, 7.388.784 (87,4%) pacientes se recuperaram da doença e há 856.979 (10,1%) pessoas com casos ativos em acompanhamento por profissionais de saúde.
Anvisa decide neste domingo se aprova uso emergencial de vacinas; agência analisará pedidos do Instituto Butantan (CoronaVac) e da Fiocruz (AstraZeneca/Oxford).
Empresa protocola na Anvisa pedido para uso emergencial da Sputnik V; a vacina contra a covid-19 será produzida em Brasília (DF) e em Guarulhos (SP), através de acordo de transferência de tecnologia, afirmou neste sábado (16) a União Química.
PGR pede investigação sobre eventual omissão de autoridades em Manaus; Procuradoria-Geral cita governo estadual e prefeitura e diz que também solicitou informações ao Ministério da Saúde sobre ações da pasta.
Pais e professores fazem carreata pedindo volta de aulas presenciais em Belo Horizonte (MG).
Deputado de MS é denunciado e vira réu em ação contra grupo criminoso, jogo do bicho e lavagem de dinheiro; Jamilson Name (sem partido) foi denunciado após ser alvo na operação Omertá, em Campo Grande (MS); defesa diz que ainda não foi notificada e vai demonstrar a inocência do cliente em juízo.
Polícia Militar apreende meia tonelada de maconha e prende cinco suspeitos em Mato Grosso.
Enem começa neste domingo em todo o Brasil, exceto no Amazonas.
Edital para leilão de quatro aeroportos do Paraná é publicado no Diário Oficial da União.
Mais de um milhão de casas foram vistoriadas em 2020 por causa da dengue e 947 casos foram registrados em Cuiabá (MT); houve ainda 37 notificações de Chikungunya e 14 investigações sobre a zika, conforme a Vigilância Epidemiológica.
Belo Horizonte (MG) já teve, em 15 dias, chuva esperada para todo o mês de janeiro, diz meteorologia.
Falta de chuva e ação humana provocam seca na Baía de Chacororé (MT), berçário do Pantanal.
Venezuela reprova a aprovação do tribunal dos EUA para a venda da empresa-mãe da Citgo como 'fraudulenta'.
Até 8.000 migrantes avançam em caravanas com destino aos EUA em toda a Guatemala.
Capitais de estado dos EUA em estado de alerta para protestos armados; policiais estão se preparando para marchas pró-Trump em todas as 50 capitais estaduais neste fim de semana, erguendo barreiras e convocando tropas da Guarda Nacional para tentar prevenir o tipo de ataque violento ao Capitólio dos EUA que abalou o país.
Comando Central dos EUA passa a incluir Israel para ampliar esforços árabe-israelenses contra o Irã.
Grandes potências europeias repreendem o Irã por causa dos planos de urânio metálico; três potências europeias alertaram, neste sábado (16), o Irã contra começar a trabalhar com combustível à base de urânio metálico para um reator de pesquisa, dizendo que isso infringia o acordo nuclear de 2015 e tinha sérias implicações militares.
Irã lança mísseis de longo alcance no Oceano Índico em exercício militar.
As negociações da Líbia avançam em direção a um novo governo temporário, diz a ONU; um diálogo político líbio organizado pelas Nações Unidas fez progressos no sentido de chegar a um acordo sobre um novo governo de transição para supervisionar as eleições em dezembro, disse a ONU no sábado (16).
Desconfiança, divisão e dúvida obscurecem a convocação para as eleições palestinas; assolados por lutas políticas, divididos entre três territórios e desconfiados de suas instituições, muitos palestinos estão céticos de que suas primeiras eleições nacionais em 15 anos trarão mudanças - ou mesmo acontecerão.
Museveni, de Uganda, vence o sexto mandato, rival alega fraude; o presidente de Uganda, Yoweri Museveni, conquistou uma vitória eleitoral decisiva para chegar ao sexto mandato, disse a comissão eleitoral do país neste sábado (16), mas seu principal rival, Bobi Wine, denunciou os resultados como fraudulentos e pediu aos cidadãos que os rejeitassem.
Exército chinês realiza treinamentos de fogo real perto de Taiwan.
Primeiro-ministro da Tunísia nomeia novos ministros em ampla reforma de gabinete; o primeiro-ministro tunisiano, Hichem Mechichi, nomeou 12 novos ministros no sábado (16), em uma remodelação de gabinete; ele espera injetar sangue novo em seu governo em meio a tensões políticas crescentes e uma crise econômica sem precedentes.
Berlim entrega transcrições a Moscou para investigação de envenenamento por Alexei Navalny, líder da oposição russa acusado de participar de uma manifestação de protesto não autorizada; a Alemanha deu transcrições de entrevistas com Navalny à Rússia como parte da investigação de Moscou sobre o envenenamento do crítico do Kremlin, disse um porta-voz do Ministério da Justiça, exigindo uma investigação completa sobre o crime.
Aeroporto de Frankfurt é evacuado durante operação policial; os passageiros e funcionários que estavam no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, precisaram ser evacuados neste sábado (16) por conta de uma "operação policial em andamento" no local.
Dívida pública da Itália deve bater novo recorde pós-guerra em 2021 em 158,5% do PIB; país prevê que sua dívida suba para um novo nível recorde no pós-guerra de 158,5% da produção interna bruta (PIB) este ano, superando a meta de 155,6% estabelecida em setembro, segundo a agência Reuters.
Itália investiga cinco mortos por provável intoxicação de monóxido de carbono em lar de idosos; equipe de enfermeiros encontrou, na manhã deste sábado (16), 12 pessoas inconscientes em um lar de idosos em Roma.
Itália suspende voos do Brasil em resposta à nova variante do Coronavírus.
Rússia reabrirá viagens aéreas com Finlândia, Vietnã, Índia e Qatar; autoridades russas disseram neste sábado (16) que os voos entre Moscou e as capitais da Finlândia, Vietnã, Índia e Catar, suspensos desde as primeiras semanas da pandemia, recomeçarão a partir de 27 de janeiro, após o cumprimento de certos critérios epidemiológicos.
Milhares marcham em Viena, na Áustria, contra as restrições ao coronavírus; milhares de pessoas marcharam por Viena no sábado (16) para protestar contra as restrições à vida pública destinadas a conter a pandemia do coronavírus, justamente quando o governo do chanceler Sebastian Kurz conversava sobre a extensão das medidas.
França observa toque de recolher em todo o país às 18h para reduzir a disseminação do Coronavírus.
Aeroportos do Reino Unido pedem apoio governamental 'urgente' depois que as regras de viagem se tornaram mais rígidas.
Alpinistas nepaleses alcançam o topo do K2 no inverno pela primeira vez; o K2, localizado na fronteira China-Paquistão, é considerado o 2º pico mais alto do mundo, com 8.611 metros; essa era a única montanha acima de oito mil metros que nunca havia sido escalada no inverno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário