Dia da
Mídia
21 de
Junho
Considerado
um dos grandes teóricos da comunicação, o canadense Marshall McLuhan definiu em
poucas palavras um dos paradigmas mais conhecidos a respeito da mídia: “o meio é a
mensagem”. E 21 de junho é a data dos mediadores de grande parte das mensagens do
cotidiano: o Dia da Mídia. Envolve não só os meios de comunicação tradicionais,
como os jornais, mas também as novas mídias, como blogs, fóruns, links
patrocinados, conteúdo para celular, entre outros meios que surgiram com a
Internet.
Um aspecto
lembrado quando se fala de mídia são os envolvendo a ética e o compromisso do
profissional de comunicação para com a sociedade. Assim, embora alguns meios de
comunicação recebam críticas por não cumprir seu papel como agente da opinião
pública, e outros se desgastem por não se adaptar às mudanças do papel da
comunicação com o advento da Internet, não há de se negar a relevância da mídia
como mediadora de nossas relações com o mundo.
Seja como
comunicação massiva ou segmentada, os meios de comunicação sofrem transformações
contínuas pelo fato de o cidadão ter acesso a conteúdos cada vez mais
irrestritos na Web. Com tais mudanças, profissionais ligados a marketing de
links patrocinados, redatores publicitários, relações públicas, webmasters,
também fazem parte do rol de indivíduos cuja profissão é estreitamente ligada à
mídia.
Fonte: Sembrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário