Floripes de Matos Gomes Estrela, UM SÉCULO DE VIDA!
Floripes de Matos Gomes Estrela nasceu em 15 de setembro de 1920, em Ouriçangas, na Bahia.
Aos 14 anos firmou seu namoro com José Álvaro de Carvalho Estrela (popularmente conhecido como seu “Zizinho”), também de Ouriçangas, contraíram matrimônio em 02/02/1936.
O Casal gerou sua primeira filha em 1938 (Vanda Estrela Costa). Ainda em Ouriçangas tiveram mais 8 filhos, sendo: José, Deraldo, Hamilton, José Carlos, Maria de Lourdes, Sandra e Zaide.
Vieram para Itabuna em 1951, grávida do nono filho (Manoel Ubiratan) e aqui a família cresceu ainda mais, nasceram: Elvira Bartira, Virgínia, Solange, Kátia e Francisco, chegando aos 14 filhos gerados (oito mulheres e 6 homens), e anos depois, mais uma “filha de coração” (Geórgia), ingressou na família. Os genros e noras não poderiam ficar de fora dessa data especial, por também fazerem, ou, que fizeram parte dessa constelação, Genros: Wilson, Waldomiro, Gilvan, Alencar, Hélio Pimentel (In memoriam) e Sérgio Berbet e Ivan Argolo. Noras: Tereza, Maria, Hilda e Rita de Cássia.
A vida era difícil para criar os diversos filhos, mas com muita paciência, juntamente com seu marido que se tornou um comerciante no Bairro da Conceição, souberam criar esta constelação. A sua constelação é formada de 5 gerações que compõem: Mãe, 16 filhos, 33 netos, 40 bisnetos e 9 trisnetos.
O amor dos dois era lindo e cheio de aventuras. No entanto, em 1995, Seu Zizinho, com 86 anos partiu para morada eterna. Viveram esse amor por 59 anos, com muita dedicação, cuidado e respeito.
Hoje, 15 de setembro de 2020, D. Floripes completa 100 anos de vida de alegria e esperança!.
Ela está realizada, todo tempo é feliz e alegre. Adora ouvir música em seu celularzinho e diz que “está na festa”! D. Floripes adora ouvir MPB, boleros e o Rei Roberto Carlos. Suas músicas preferidas são: Índia, Bandeira Branca, música sacra de São José, Nossa Senhora e outras.
Uma mãe forte e enérgica, íntegra e cheia de sabedoria... nunca gostou de mentira e, nessas dez décadas, ainda dá muito amor e continua ministrando ensinamentos.
Adora comer bolo e café pretinho, como ela mesma diz, bem esperta!
10 DÉCADAS DE VIDA = 100 ANOS!
Quantas histórias e alegrias conquistadas nestes cem anos de vida.
Um exemplo de esposa, mãe, amiga e companheira.
Dádiva de Deus, um exemplo de amor e esperança.
Quantas lutas na vida, quantas batalhas vencidas e outras perdidas, mas, sempre com um semblante de fé e amor.
Muitas lágrimas escorreram em sua face nestes anos que se passaram e olha que foram muitos, mas nunca desistiu de lutar por seus objetivos familiares.
Nestes cem anos soube ensinar e aprender, pois na vida nada é fácil, você chorava escondida para que ninguém visse seu sofrimento, escondia as dificuldades do dia a dia com um sorriso no rosto.
Quantas vezes deixou de dormir para que pudesse acalentar nosso sono e, quando perguntávamos se tinha dormido, respondia com um sorriso no rosto que sim, havia dormido.
Mulher guerreira e lutadora distribuiu amor e educação aos seus filhos, ganhou afeto e respeito no decorrer desta vida.
E neste ano; fecha-se um ciclo lindo de cem anos, um século de vida. Vivida do seu jeito e do seu modo de ser, uma mulher vitoriosa com seu amor, carisma, simpatia e humildade.
Todos os membros dessa sua grande família só têm uma coisa a dizer-te mãe querida, feliz aniversário, feliz seus cem anos de vida.
Felizes somos todos nós que estamos ao seu lado durante as décadas vividas, felizes somos nós por termos você conosco.
Nós a amamos muito e agradecemos por tudo que a senhora foi, é e continua sendo; uma mãe querida e amiga de todas as horas.
Parabéns pelos cem anos querida mãe, avó, bisavó, tataravó e amiga Floripes de Matos Gomes Estrela!