AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

DOR? ALGUÉM SABE O QUE DOR?

DOR? ALGUÉM SABE O QUE DOR?

Por João Queiroz – às 19:47 – Em 31.01.2017

Dor é você se dar,
Inteiramente...
Corpo e espírito, alma,
Sem pudor,
Para a quem na, sua mente,
É seu verdadeiro retentor,
Ponto final do amor.
Dor? É você acreditar no outren
Que és e serás sempre,
Sua fonte,
De energia, força e...
Continuidade, incentivada...
De vida,
Mesmo que nunca, correspondida.
Dor? É você sempre acreditar que...
No seu amor,
Sem retorno em carinhos,
Na persistência do acreditar,
Dentro de você,
Que... Existe amor, e você terá amor.
Dor? É você acreditar que tem alguém,
Que não te ama,
Que não sabe o que é...
Amor.
Dor? É o espaçamento, longo,
Do tempo que seu, incrustrado amor,
Dentro de você,
Aguarda,
Mudança...
Suas e de seu, amor.
Dor?
É a incerteza infinita,
Secular, na ânsia da espera,
De quando você ficará,
Sem sentir dor,
Ao lado,
Secular,
De seu verdadeiro amor!


DIVAGAR, DIVAGANDO

DIVAGAR, DIVAGANDO

Por João Queiroz – às 19:20 – Em 31.01.17

Correria, a afã de mostrar, para...
Outrens...
Do que você é capaz,
Nesse tempo fugaz...
Que nunca mais volta.
Você percebe que...
Na pulsação e...
Sofreguidão da...
Correria,
Estás sempre só.
De nada adianta um coração...
Pulsante, vibrante, acreditador,
Na incerteza e insegurança de seu...
Amor. corroído pela,
Dor.
A tua parte laranja,
Escolhida e selecionada,
Por ti...
Não é azeda,
Nem doce, nem, ocre...
É obscura,
Incógnita, dúvidas e incertezas que assolam.
Mas, Você insiste,
Acredita,
Ama...
Na certeza, única,
E crucial de vida,
Que você vai desaparecer, morrer,
A certeza, real do viver,
Estagna-se um uma só,
Pergunta.
Terás que voltar,
Novamente,
Para gostar, desejar
e...
padecer...
só?
Até quando continuarei divagar...

Divagando!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Uruçuca define ações de incentivo a agricultura familiar

Uruçuca define ações de incentivo a agricultura familiar

A Prefeitura Municipal de Uruçuca, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou o primeiro Encontro da Agricultura Familiar, com uma apresentação do plano de ações, feita pelo prefeito Moacyr Leite, honrando um dos compromissos de campanha, que é o fortalecimento da economia local através do incentivo a projetos de geração de emprego e renda.
O secretário municipal de Agricultura, Águido Muniz apresentou propostas para a melhoria do setor agropecuário, com foco na agricultura familiar. O encontro contou com a participação Antônio Araújo, do Ibrafoco, Tatiana Botelho, da Rede Agroecologia Povo da Mata, Marcos Nery, do Incra, Mauricio Policarpo, gerente técnico da ADAB em Ilhéus, Thiago Guedes da Cooperasta, Ricardo Gomes do Instituto Arapyaú, além dos secretários Edilson Silva (Infraestrutura), Célia Calmon (Educação), o assessor do gabinete do prefeito, José Pedro Castro  e o vereadores Wiliam Alves, Reinado Alves , Ariston Brito, Nilton Ribeiro  e a Presidente da Câmara, Magnólia Barreto.



Vamos investir e apoiar projetos da agricultura familiar, através de parcerias que permitam a captação de recursos, a ampliação da produção e a garantia de comercialização”, afirmou o prefeito Moacyr Leite, citando também que “o município deve ser inserido na produção de cacau com amêndoas de qualidade e de chocolates de origem, um mercado promissor e que está em plena expansão no Sul da Bahia

Itabuna vai repactuar prestação de serviços pelo SUS com municípios da região

Itabuna vai repactuar prestação de serviços pelo SUS com municípios da região

O prefeito Fernando Gomes anunciou, numa audiência com seis vereadores liderados pelo presidente da Câmara de Itajuípe, Jean Márcio Vasconcelos (PT) e pelo  secretário de Saúde daquele município, Adilson Ribeiro, que vai negociar com o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado o aumento do repasse de recursos para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que atende a pacientes de 168 municípios e é considerado uma referência no atendimento para o Sul da Bahia. Disse ainda, que pretende em fevereiro reunir prefeitos e secretários de saúde da região para discutir uma repactuação dos serviços de alta e média complexidade pelo SUS .
No início da audiência ele apresentou um relato das dificuldades enfrentadas pelo Hospital de Base, que trabalha com déficits continuados, tem dívidas acumuladas  e vem recebendo recursos suplementares repassados pela prefeitura de Itabuna, mas atende a pacientes de toda a região Sul, Extremo Sul e do Sudoeste, uma vez que funciona como referência para emergências e atendimento de alta e média complexidade.
Além dos problemas de saúde, o prefeito falou ainda sobre problemas comuns aos municípios da região como a violência, o que exige dos governos ações e investimentos não apenas em segurança, mas em educação, esportes, geração de emprego e renda, que são fatores de inclusão social. O prefeito elogiou os vereadores pela ação de discutir a questão da retomada do atendimento do Hospital de Base a pacientes de outros municípios, lembrando que “fomos às ruas pedir votos e temos de dar uma resposta aos nossos eleitores através do trabalho”.
O secretário de Saúde de Itajuípe, Adilson Ribeiro revelou que o encontro foi proveitoso e serviu para discutir a questão do atendimento aos pacientes de municípios de pequeno porte como o seu, que transferem pacientes para atendimento emergencial e especializado em Itabuna, “afinal de contas o Hospital de Base é a nossa principal porta de entrada em termos de atenção hospitalar na região,” complementou.

Já o presidente da Câmara de Itajuípe, Jean Márcio Vasconcelos,  que liderou uma comitiva integrada pelos vereadores Joaci Caires (PCdoB), Antônio Lopes (PP),  Célia Maria Santana (PTN), Gilmário Costa (PSD), e Luisiane Maia,  informou que pretende realizar uma nova reunião em Itabuna com a presença do prefeito de seu município, Marconi Amaral.

Base do SAMU na zona sul é inaugurada em Ilhéus

Base do SAMU na zona sul é inaugurada em Ilhéus
                                                  
“Foi um pedido frequente da comunidade, por isso atendemos com prioridade”, disse o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, durante a inauguração da base descentralizada do Serviço Móvel de Emergência (SAMU) na zona sul, localizada ao lado do Pronto Atendimento (PA), à margem da Rodovia Ilhéus-Olivença, ocorrida ontem, 26 de janeiro. O ato contou com a presença do vice e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, secretários, vereadores, funcionários, assessores municipais, imprensa e lideranças comunitárias.
Com a base avançada, o atendimento se tornará mais ágil, principalmente quando os casos mais complexos não puderem ser resolvidos no Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul, havendo assim o encaminhamento imediato, através de ambulância do SAMU, para os hospitais da cidade. Já as lesões menos graves serão atendidas no próprio PA. O serviço, que é solicitado pelo telefone 192, funciona todos os dias da semana, das 7 às 19 horas.


O coordenador médico do SAMU de Ilhéus, Jônatas David da Silva Pinto, alerta para a importância do atendimento, que não deve ser acionado à toa, em casos não reais. Outro antigo problema ainda atrapalha as ações realizadas pelo órgão: os trotes. Silva acrescenta: “É preciso que a população se conscientize que essa atitude coloca em risco a vida de uma pessoa que realmente precise do SAMU.”

Ampliação - As ações de saúde do município preveem, na tarde de hoje, a assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação do Unidade Básica de Saúde (UBS) Sarah Kubistchek, localizada na Parque Infantil, bairro Malhado. A secretaria municipal de Saúde avisa que a partir de segunda-feira, dia 30, a prestação de serviços aos pacientes atualmente feita no local passará para a sede do Centro Social Urbano (CSU), localizada no bairro da Barra, também na zona norte.
Aulas na Rede de Ensino de Ilhéus começam no dia 6 de fevereiro

Tema da jornada pedagógica este ano é “Educação: desafios, compromisso e possibilidades para a vida”.

O início do Ano Letivo 2017 na Rede Municipal de Ensino de Ilhéus será aberto no dia primeiro de fevereiro, com a Jornada Pedagógica, mas as aulas nas unidades escolares começam no dia 6. A informação é da secretária de Educação, Eliane Oliveira, que está acompanhando de perto a preparação das escolas para as atividades letivas.
A Jornada Pedagógica acontece durante todo o dia de 1º de fevereiro, até às 17 horas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, e discute o tema “Educação: desafios, compromisso e possibilidades para a vida”. O prefeito Mário Alexandre participa da sessão de abertura do evento, que deve reunir cerca de 1.600 pessoas.

Na oportunidade, haverá palestras, momento cultural e apresentação do cronograma pedagógico do ano letivo e da nova equipe diretiva da Seduc. O evento é voltado para professores, orientadores pedagógicos, supervisores, profissionais em educação, diretores, vices, secretários e colegiados escolares.

A secretária Eliane Oliveira explica que a Jornada Pedagógica é um momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem de forma coletiva, com o objetivo de promover o fortalecimento do processo educativo. Nos dias 2 e 3 de fevereiro, a Jornada prossegue com atividades nas próprias escolas.

Escola Profissionalizante prorroga período de matrículas

Escola Profissionalizante prorroga período de matrículas
                                                                      
A Escola Profissionalizante de Itabuna prorrogou até o próximo dia 10 de fevereiro o período de matrículas para os cursos de Informática, Crochê, Pintura, Artesanato, Bordado a Mão, Gastronomia, Pintura e Técnicas de vendas.Os interessados devem procurar a sede da escola, localizada na rua São Vicente de Paulo, ao lado da Sala Zélia Lessa, centro de Itabuna.


As vagas disponíveis são para as turmas cujas às aulas começam no próximo dia 13 de fevereiro. No momento da inscrição, será necessária apenas a apresentação da Carteira de Identidade (RG), do CPF, Título Eleitoral e comprovante de residência. O atendimento será das 8 às 12 horas; das 14 às 17 horas e das 18 às 21 horas.

MAIS DE 20 MIL BANCÁRIOS DESLIGADOS

MAIS DE 20 MIL BANCÁRIOS DESLIGADOS
O desemprego é latente no país. As medidas equivocadas do governo Temer impactaram diversos setores da economia em 2016. Menos os bancos. O sistema financeiro foi privilegiado e lucrou R$ 45,021 bilhões só nos nove primeiros meses do ano passado.
No entanto, a ganância é tanta que as empresas se utilizaram da desculpa da crise para eliminar 20.553 postos de trabalho. Tudo pelo dinheiro.
De acordo com o Caged (Cadastro de Empregados e Desempregados), foram 9.028 cortes apenas em dezembro. Quase o mesmo número do total de desligamentos em todo o ano de 2015, 9.886 empregos a menos. É muita discrepância de um ano para o outro.
A drástica mudança tem o apoio do governo, que aprova os desmontes feitos aos bancos públicos, com reestruturações nefastas e planos de incentivo à aposentadoria sem as devidas reposições.
Rotatividade                                                 
Além de simplesmente eliminar postos sem compromisso com bancários e clientes, os bancos ganham ainda com a prática da rotatividade. De acordo com o Caged, em 2016, os poucos que ingressaram no setor foram admitidos recebendo em média 54% do que ganhavam os desligados. Desrespeito.
(SBBA)

FEDENTINA, MORADORES RECLAMAM!

FEDENTINA, MORADORES RECLAMAM!
A fedentina que exala de um esgoto, na Juracy Magalhães, está tirando a tranquilidade dos moradores, provavelmente devido a um entupimento, a fétida água está correndo à solta pela Avenida.
O interessante é que o vazamento fica localizado bem em frente a uma lanchonete.

A quem compete solucionar o problema?

RM, UM GRUPO QUE SERVE COMO BOM EXEMPLO EM ILHÉUS

RM, UM GRUPO QUE SERVE COMO BOM EXEMPLO EM ILHÉUS
Uma parte dos idosos existentes na região cacaueira deveriam seguir, como excelente exemplo, as ações praticadas por esse coeso grupo.
Almoço, bebida comedida, um diálogo excelente, enfim, pessoas marcantes que fazem parte da história ilheense e, com uma simplicidade contagiante, unem-se para, uma vez por semana, agradecer e comemorar a continuidade de vida de cada um.
Só nos resta agradecer por ter tido a oportunidade de participar de um desses eventos promovido por esse maravilhoso grupo, o RM de Ilhéus.
São eles: Kau, o coordenador, Balbino, Jamil, Raildo, Everalda, Gileno, Altino, Rubinho, José Leite. A faixa etária gira entre os 63 à 91 anos.

Isso que é vicissitude!












Emasa: quebra na tubulação interrompe o fornecimento de água em cinco bairros

Emasa: quebra na tubulação interrompe o
fornecimento de água em cinco bairros

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) de Itabuna, está informando que o rompimento de uma tubulação de 200 millimetros, nas proximidades do Motel Você Que Sabe, ocorrido na madrugada desta terça-feira (24), provocou a interrupção do fornecimento de água nos bairros Nova Itabuna, Santa Clara, Jaçanã, Novo Jaçanã e parte do bairro Lomanto Junior.

            Uma equipe da Emasa está no local desde as primeiras horas de hoje, e a previsão é de que o problema seja resolvido até o final da tarde, lembrando que há um prazo de 24 horas para que a rede volte a funcionar normalmente, após a interrupção.

Teatro de Ilhéus exibe domingo a peça “Fala comigo doce como a chuva”

Teatro de Ilhéus exibe domingo a peça “Fala comigo doce como a chuva”

A peça retrata o conflito de monotonia de um casal e indaga sobre a existência do ser humano, posições sociais e a relação entre homem e mulher.


O espetáculo teatral “Fala comigo doce como a chuva” será apresentado neste domingo, dia 29, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus. A peça retrata, com poesia e lirismo, a vida de um casal que parece ter sido sucumbido pelo cotidiano e a monotonia da vida a dois. A partir desse conflito, os personagens iniciam uma série de indagações sobre a existência do ser humano, posições sociais e a relação entre homem e mulher. Questões de gêneros são retratadas abrindo uma brecha para discussão sobre o machismo. O ingresso custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), e já está a venda na bilheteria do teatro.

Aeroclube e empresários apresentam reivindicação ao prefeito de Itabuna

Aeroclube e empresários apresentam
reivindicação ao prefeito de Itabuna

Membros do Aeroclube, empresários e representantes da sociedade civil organizada de Itabuna estiveram reunidos em audiência com o prefeito Fernando Gomes na tarde da última quinta-feira (19), no Centro Administrativo Municipal. O objetivo foi apresentar ao chefe do executivo itabunense a proposta de reabertura da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho para pequenas aeronaves, principalmente para UTIs aéreas.
O prefeito, por sua vez, se comprometeu em buscar meios para que a reivindicação que, segundo ele, é muito justa seja atendida num curto espaço de tempo. Fernando destacou que se trata de um antigo anseio da sociedade itabunense, principalmente pela questão de socorro de urgência e emergência aéreas para Salvador, São Paulo e outros centros do país, reduzindo tempo e amenizando o sofrimento das pessoas.
         De imediato, o prefeito determinou a limpeza do local e anunciou que encaminhará solicitação de análise técnica à Agência Nacional de Aviação (ANAC) visando que o aeroporto seja liberado para pouso e decolagem de aeronaves executivas – UTIs e Táxi Aéreo. “Se conseguirmos a aprovação da ANAC, firmaremos um convênio de arrendamento para que o Aeroclube possa administrar a área do aeroporto sem custos para o município”, afirmou Fernando.
         Para o presidente do Aeroclube, Francisco de Assis Lima Menezes, a reunião com o prefeito foi um grande passo para que o aeroporto volte a operar com aeronaves executivas, bem como para atração de empresas que atuam no ramo de oficinas de manutenção e queiram se instalar em Itabuna, abrindo novas vagas de emprego. “Estamos contentes com o resultado, diante da sensibilidade e o total apoio do prefeito”, finalizou.

         Quem também elogiou a inciativa do prefeito foi o empresário Eduardo Carqueija, dizendo que a reabertura do aeroporto é importante para o progresso da cidade e de toda região. “Não fica bem para a cidade do porte de Itabuna ter um aeroporto numa área privilegiada sem nenhuma utilidade”, opinou.

Carnaval de Itabuna terá Aline Rosa, Tays Reis e atrações regionais

Carnaval de Itabuna terá Aline Rosa,
Tays Reis e atrações regionais
                                                              
O prefeito Fernando Gomes lança nesta sexta-feira (27), às 20 horas, no Camarote Oficial do Governo no Circuito da Folia, que compreende as avenidas Mário Padre e Aziz Maron, no bairro Góes Calmon, a programação oficial do Carnaval Antecipado de Itabuna, que será realizado no período 10 a 12 de fevereiro. Na oportunidade, ele anuncia a programação do evento com mais de 50 bandas e trios elétricos, tendo como principais atrações Aline Rosa e Tays Reis.
A festa, que terá a sua abertura oficial na sexta-feira (10), com a lavagem do Beco do Fuxico, registra como marca principal a valorização de artistas regionais, com resgate da tradição do Carnaval Antecipado, que tem como característica a animação e uma forte participação popular dos foliões. O evento deve atrair mais de 100 mil pessoas nos três dias de folia, incluindo turistas e visitantes de municípios da região.

O prefeito também anuncia ainda as providências do governo na área infraestrutura da festa, com implantação de iluminação, palanque oficial, mobilização das unidades de segurança da prefeitura e das policias Militar e Civil, bem como instalação de serviços de saúde e de vigilância sanitária. A festa é resultado de uma ação da prefeitura, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania em parceria com a iniciativa privada.

Palácio da Aclamação recebe Núcleo de Ópera da Bahia

Palácio da Aclamação recebe Núcleo de Ópera da Bahia

O Palácio da Aclamação, no Campo Grande, vai sediar o Núcleo de Ópera da Bahia, criado pelo maestro Aldo Brizzi. O núcleo, que é formado por cerca de 70 músicos, cantores e bailarinos, faz a estreia mundial da versão em português da ópera Treemonisha com orquestração de Brizzi, nesta quinta-feira (26), às 21h, no Teatro Castro Alves. Dividida em três atos, a obra do americano Scott Joplin (1868-1917), considerado o rei do ragtime, foi a primeira ópera escrita por um compositor negro que se tem notícia.
“O núcleo é um projeto inovador que se encaixa na estratégia do governo estadual para dinamizar espaços e museus, e o Aclamação tem perfil adequado para recebê-lo”, diz o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), João Carlos de Oliveira. O IPAC fez a cessão de sala para ensaios e apresentações.
Vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) o IPAC gerencia o palácio, os principais museus baianos e alguns espaços urbanos de Salvador como a Praça das Artes (Pelourinho) e o Passeio Público (Campo Grande), dentre outros. “Na perspectiva de reativar esses espaços, reabrimos o Passeio Público em 2015, três estacionamentos no Pelourinho em outubro do ano passado (2016) e a Praça das Artes com Cortejo Afro em novembro”, relata João Carlos.
SOLAR OITOCENTISTA – “O Aclamação é um dos mais significativos museus-casas de Salvador. Residência dos governadores da Bahia de 1912 até 1967, o solar oitocentista foi ampliado com projeto do arquiteto italiano Filinto Santoro. Abrigou visitantes ilustres, como a rainha Elizabeth II (1968), e se tornou museu em 1991”, explica a socióloga Eliene Diniz, do setor de pesquisa e documentação do palácio. Desde 2008, a diretoria de Museus (Dimus) do IPAC está sediada no palácio.
O imóvel tem dois pavimentos e mobiliário em estilo D. José I e Luiz XV, objetos de bronze, porcelana e cristal, tapetes persas e franceses, além de pinturas de paredes e forros criados pelo artista baiano Presciliano Silva (1883-1965), compõem o acervo do palácio. No térreo, está o Salão Nobre, onde, segundo Eliene, o núcleo vai ensaiar.
“Estamos ansiosos para ensaiar com o piano de cauda Steinway, adquirido pelo Aclamação na década de 40 pois é um dos melhores do Brasil, fabricado em cedro do Líbano, madeira rara”, comemora Brizzi. Segundo ele, o Aclamação também vai sediar um ciclo de apresentações com músicas de Dorival Caymmi e Richard Wagner.  
TREEMONISHA – A apresentação de quinta-feira (26) no TCA fala do período da escravidão, tema comum à realidade brasileira e Joplin, devido às suas raízes afrodescendentes, criou mistura de ritmos e melodias se fundindo em uma mensagem: somos todos seres humanos e podemos conviver juntos.
“A versão apresentada no Teatro Castro Alves tem a participação do Cortejo Afro e exalta o valor adjunto da cultura e da arte brasileira e afro-brasileira miscigenada a cultura da música erudita, criando assim, uma nova imagem da cultura sincrética e multiplural da Bahia, da sua força e da sua criatividade”, 

MENDIGOS DE GRAVATA NA LAVAGEM DO BECO DO FUXICO

MENDIGOS DE GRAVATA NA LAVAGEM DO BECO DO FUXICO
O bloco Mendigos de Gravata participará dos festejos da Lavagem do Beco do Fuxico, que acontece no dia 10 de fevereiro, com concentração na Rua Duque de Caxias, em frente à sede do Sindicato dos Bancários.
Sátira e irreverência sempre foram os mandamentos do Bloco Mendigos de Gravata e este ano
não será diferente.         
As camisas do bloco Mendigos de Gravata estão à venda por R$15,00 (quinze reais). Não fique de fora dessa festa! Compre sua camisa na sede do Sindicato dos Bancários e participe da Lavagem do Beco.

Mendigos de Gravata: Paz, amor e alegria!!!

É PRECISO ACREDITAR, PARA CONTINUAR A SOBREVIVER!

É PRECISO ACREDITAR, PARA CONTINUAR A SOBREVIVER!
                                       
Por: João Queiroz – às 19:13 – em 24.01.17

É preciso acreditar,
De corpo e alma,
Nas boas almas energizadas que,
Com a aquiescência de Deus,
Surgem, animam, e...
Laureadas por puras,
Energias espirituais,
Elevam seu estado de espírito,
Comungando, acalentando, e... Auxiliando.
A inercia, dor, medo e...incertezas,
Prostram-se de lado,
Dissipam.
Novos ânimos são injetados nas entranhas do
Seu desperançado corpo de ser.
Ressurgindo das suas cinzas,
Teu corpo, novo corpo, toma,
E acredita, na sua real
Forma...
 A qual você nunca deixará de ser.
Acredita-se que, na sua vida,
Impulsionada por bons espíritos,
Anjos,
Tem que ser continuada, valorizada,
Respeitada,
e...
dada, doada.
Muitas vezes perdemo-nos, na vida,
Mas...
A vida, jamais permite,
Que estejamos perdidos,
Por que?
Vidas outras dependem, de nós,
Essência da própria vida,
Para energizarem suas,
Continuidade de...

Vida.

Inscrições para Prêmio Sebrae Mulher de Negócios estão abertas

Inscrições para Prêmio Sebrae Mulher de Negócios estão abertas

Baianas venceram troféus na última edição da premiação

Já estão abertas desde  sexta-feira (20), as inscrições para a edição 2017 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Com o objetivo de incentivar empreendedoras a contar suas histórias de sucesso de modo a inspirar outras mulheres, a premiação é promovida pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Na última edição da premiação, a pescadora baiana Maria de Fátima Paiva conquistou o troféu ouro na categoria Produtora Rural, por seu trabalho à frente da cooperativa de pescadores e marisqueiros Repescar, em Vera Cruz. Já Gilsan Pessoa, proprietária da Escola Kennedy, em Eunápolis, venceu o troféu bronze na categoria Pequenos Negócios.
A premiação conta com três categorias: pequenos negócios, produtora rural e Microempreendedora Individual (MEI). As interessadas em participar precisam preencher uma ficha de inscrição, acompanhada de um relato escrito da sua trajetória como empreendedora e de uma autoavaliação do negócio. Todas as informações estão disponíveis no site do prêmio (www.mulherdenegocios.sebrae.com.br) ou em uma unidade do Sebrae. O prazo para entregar os documentos termina em 31 de março.
As concorrentes vão ser avaliadas em aspectos de gestão (marketing e vendas, finanças, gestão de pessoas, inovação, empreendedorismo, entre outros) e com base no relato (visão de futuro, desafios para abrir o empreendimento, ideias inovadoras, crescimento dos resultados obtidos, perseverança etc.).
Na etapa estadual do prêmio, as participantes que tiverem a melhor pontuação, por categoria, receberão a visita de um verificador, que vai validar as informações apresentadas na autoavaliação de gestão do negócio e no relato. Depois, serão analisadas por uma banca de juízes, que determinará quem será a vencedora de cada categoria. Ao todo, serão selecionadas até 81 candidatas, até três por unidade da federação, que participarão da etapa nacional do prêmio.

No fim da etapa nacional, as nove ganhadoras – troféus ouro, prata e bronze – serão conhecidas em outubro, durante solenidade na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). Elas terão direito a uma viagem nacional para participar de uma missão técnica com foco em capacitação, a um certificado, ao selo de vencedora e ao troféu.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

TABELA DE FORNECIMENTO DE ÁGUA, SEGUNDO A EMASA, PARA ITABUNA

TABELA DE FORNECIMENTO DE ÁGUA, SEGUNDO A EMASA, PARA ITABUNA

RACIONAMENTO



FIQUEI TRISTE

FIQUEI TRISTE
Logo bem cedinho, na manhã de hoje, passamos por um local e nos deparamos centenas de fraldas jogadas no lixo, o amontoado foi ali deixado para que o catador de papelão jogasse fora ou levasse para casa.
Logo veio à minha mente a grande quantidade de pessoas necessitadas, até mesmo instituições que tanto necessitam desse precioso e caro material.

Fiquei bastante triste!


ÁGUA DO AR CONDICIONADO! TRANSEUNTES RECLAMAM!

ÁGUA DO AR CONDICIONADO! TRANSEUNTES RECLAMAM!
Os transeuntes que circulam na Adolfo Maron estão a reclamar dos pingos d’água que gotejam proveniente do ar condicionado dessa loja.

Segundo informações, a canalização deve ser realizada junto à parede até a guia da calçada.


SEM TETO DE HOJE! ITABUNA! SEM PALAVRAS...!

SEM TETO DE HOJE!

ITABUNA! SEM PALAVRAS...!

PRIVILÉGIO PARA POUCOS

PRIVILÉGIO PARA POUCOS
Finalmente o proprietário dessa farmácia conseguiu galgar seu objetivo, conseguir a liberação de uma vaga, por 10 minutos, para que seus clientes possam adquirir os produtos expostos na loja.

Na gestão passada ele bem que tentou, mas não teve seu sonho concretizado!


UESC realiza (em maio) simpósio sobre ciências da saúde

UESC realiza (em maio) simpósio sobre ciências da saúde
                
 O evento tem como eixo a interdisciplinaridade em saúde                    
      A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), numa iniciativa do Departamento de Ciências da Saúde (DCS) sediará o  I Simpósio Regional Interdisciplinar de Ciências em Saúde (SBICS). Centrado no tema “Ciências da Saúde: saberes e práticas desafios na contemporaneidade”, o evento, que acontecerá no período de 10 a 14 de maio deste ano, está apoiado numa programação em que estão previstos palestras, fóruns de discussão e minicursos ministrados por destacados profissionais do campo da saúde, convidados pela coordenação do Simpósio.
      O Simpósio tem um amplo leque de objetivos, entre os quais  proporcionar a apreensão  de fenômenos complexos no campo da saúde e possíveis articulações com práticas igualmente diversas;  estimular a produção de conhecimento relacionado ao  melhoramento das práticas acadêmicas e profissionais em saúde;  refletir sobre as avaliações da graduação da macro área de Ciências da Saúde e suas consequências na pós-graduação. Os artigos gerados no evento serão publicados no formato eletrônico, em acesso livre e gratuito, na Revista Brasileira de Ciências em Saúde (Rebracisa).
     Por ser interdisciplinar, as atividades programadas têm como público-alvo pesquisadores, graduandos, pós-graduandos e profissionais das diversas áreas da saúde, tais como biologia, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia, biomedicina, nutrição, saúde coletiva, odontologia, enfermagem, educação física, medicina, bacharelado interdisciplinar em saúde, entre outros, mas está aberto também  à população em geral. Segundo a coordenação do SBICS, este deverá ser “um dos eventos mais importantes em ciências da saúde no Brasil”.


     A inscrição já pode ser feita no Protocolo Geral da UESC, no térreo do Pavilhão Adonias Filho, ou solicitada através do e-mail: rebracisa_serv@uesc.br e também pelo telefone (73)3680-5114. Como taxa de inscrição, uma lata de leite em pó, alimento que será doado aos Abrigos São Vicente de Paulo  (idosos) e Renascer (crianças), ambos em Ilhéus.

Primeiro emprego

Primeiro emprego

Vinte jovens técnicos são acolhidos na UESC
     Quarenta e dois jovens contemplados pelo programa Primeiro Emprego participaram, na sexta-feira, 20, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) de um Seminário Integrado de Acolhimento do Primeiro Emprego. Trata-se de jovens formados em diversas áreas técnicas pela rede estadual de Educação Profissional, que estão conquistando uma vaga no mercado de trabalho através do programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado da Bahia. A iniciativa envolve jovens que concluíram cursos técnicos de nível médio nas cidades de Ilhéus e Itabuna, na região Sul da Bahia.
    O seminário foi aberto com a presença do vice-reitor Evandro Sena Freire, do pró-reitor de Administração, prof. Elson Cedro Mira, da coordenadora de Recursos Humanos da UESC (CDRH), Adelina Prado, e mais Ana Gleise Souza, coordenadora do programa na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e o Major PM Ademilson Reis, representando a Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Eles destacaram a dimensão social do programa implementado pelo Governo do Estado, o leque de oportunidades aberto à ascensão profissional de cada um dos jovens e o prazer de acolhê-los e contribuir para que continuem o seu aprimoramento profissional.
    Vinte e um desses técnicos formados pela rede estadual começam a  trabalhar na UESC, 14 nas escolas estaduais e no Núcleo Regional de Educação (NRE 5), em Itabuna, e sete em setores ligados  à Secretaria de Segurança Pública do Estado. Na cerimônia de abertura do evento, foi assinado o Termo de Anuência entre a UESC e a FLEM para a execução do programa. Foram convocados este ano, em todo o estado, 383 jovens, sendo que 117 já estão trabalhando e 63, do total, estão locados na Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Ana Gleise disse que a meta do programa é preencher 4,5 mil vagas, inclusive em parceria com a  iniciativa privada, até  setembro deste ano.

    A meta do programa Primeiro Emprego, até 2018, é oferecer um total de 9 mil vagas. De acordo com a coordenadora do programa na Fundação, os técnicos terão todos os direitos trabalhistas garantidos. Além da bolsa de um salário mínimo, carteira assinada, ticket-refeição, vale-transporte e, caso tenham interesse, podem se associar ao Planserv (Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais). No estado, o contrato tem duração de 24 meses.

Moacyr Leite garante reabertura da Casa de Parto de Uruçuca

Moacyr Leite garante reabertura
da Casa de Parto de Uruçuca

O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, assegurou o funcionamento da Casa de Parto (Promater), após visita ao equipamento na companhia de vereadores, secretários municipais, assessores e membros da comunidade. Foi constatada, na visita,  que a Casa do Parto está sem condições de funcionamento, apresentando infiltração nas paredes, oferecendo risco de infecção.
A obra foi inaugurada às vésperas da eleição sem respeitar as normas do Ministério da Saúde. 
A Secretaria Municipal da Saúde suspendeu temporariamente o funcionamento da casa. “Nosso objetivo é dotar o equipamento de condições satisfatórias para atendimento digno às gestantes. Para isso, vamos fazer as intervenções necessárias”, disse o prefeito Moacyr Leite.


A secretária de Saúde de Uruçuca, Domilene Borges, disse que o objetivo é adequar a estrutura do local para oferecer um parto humanizado. “Queremos evitar deslocamento para Ilhéus e Itabuna”. O prefeito vai solicitar equipe técnica do Núcleo Regional de Saúde do Sul da Bahia, da Secretaria Estadual de Saúde, para avaliação e inspeção das instalações e emissão de parecer técnico para que possam ser realizadas as intervenções e adequações necessárias.

A visita foi acompanhada pelos vereadores Reinaldo Alves dos Santos(Bicudo), Mateus Santos, Erivaldo Guimarães(Eri), Joselito Novais de Abreu, Maria das Graças(Gracinha) , Maria de Lurdes,(professora Lia), vereador William,  vereador Ariston, vereador Jardel, a presidente da Câmara Municipal Magnólia Barreto, a presidente da APLB, Rita de Cássia o engenheiro civil Marcos Teles.