AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

PLACA PERIGOSA/ASSASSINA

PLACA PERIGOSA/ASSASSINA
Uma das placas fixadas pela Dom Parking por pouco não provoca um sério acidente.
A placa desprendeu-se do poste, onde estava fixada e por pouco não caia na cabeça de um ambulante e provocava um sério e grave acidente.

Segundos antes o ambulante tinha se deslocado do local, se lá ainda estivesse, a placa de sinalização cairia bem em cima de sua cabeça.



ITABUNA! NADA É NOVIDADE

ITABUNA! NADA É NOVIDADE

Em Itabuna o inusitado acontece.


VENDE-SE UMA MOTO

VENDE-SE UMA MOTO
750cc – Honda Transalp – 2012 – nova.

Interessados tratar pelo fone (73) 99106.8650




EMBARGADA OU NÃO?

EMBARGADA OU NÃO?

A justiça embarga e, insistentemente e ilegalmente, o responsável toca a obra do camelódromo. 




MOMENTO ANIMAL

MOMENTO ANIMAL
PASTOS QUE SIRVA DE ALIMENTO PARA ANIMAIS É QUE NÃO FALTAM.







Santa Casa de Itabuna “abraça” o projeto TI Verde

Santa Casa de Itabuna “abraça” o projeto TI Verde

Comprometida com as questões ambientais, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, através do setor de Tecnologia da Informação (TI), lançou ontem, terça-feira 13, através de uma parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências, um projeto que tem o objetivo de incentivar a coleta e o descarte seguro de peças e componentes eletrônicos.
Chamado de “TI Verde”, o projeto seguirá até o próximo dia 30, mas a intenção da instituição, de acordo com William Ryan B. Rodrigues, estudante do curso de Sistemas de Informação da FTC e funcionário da SCMI responsável pela implantação do projeto, é retomar as atividades ainda em janeiro, após avaliação desta primeira etapa.
O “TI Verde” integra a disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TIR), ministrada pela professora Antônia Lúcia Eloy. William que cursa a matéria faz questão de ressaltar que o projeto vai muito além de um compromisso acadêmico. “Cada cidadão deve ter consciência da importância da preservação do meio ambiente. É preciso que cada um faça a sua parte, seja incentivando a coleta e o descarte seguro dos equipamentos eletrônicos, ou mesmo fazendo na prática esse descarte correto”, ressalta.
Para o Gerente de TI da Santa Casa de Itabuna, Helder Almeida, que apoiou a iniciativa, a adesão é oportuna, tendo em vistas o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno. “Este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. Estamos fazendo a nossa parte, aderindo ao belíssimo projeto. Não temos conhecimento de nenhuma empresa em Itabuna que faça essa atividade", declarou Helder.
Mobilização
Na sexta-feira (16) está previsto o Dia “D” de Mobilização. Haverá panfletagem nos setores informando sobre a importância da adesão à campanha “TI Verde – Coleta e descarte seguro de peças e componentes eletrônicos”. Entre as peças e componentes que podem ser coletados: celular (bateria e carregador), mouse, teclado, placa mãe, fonte, memória, placa de vídeo, processador, entre outros.

De acordo com o previsto no projeto, todo resíduo eletrônico coletado será destinado a uma empresa especializada neste tipo de descarte, retirando da natureza o ônus ambiental.

SINDICATO REALIZA MOVIMENTO

SINDICATO REALIZA MOVIMENTO
Registramos o exato momento no qual Jorge Barbosa, presidente dos Sindicatos dos Bancários de Itabuna e Região, discursava em frente a agência do INSS, localizada na Avenida Ilhéus.
O movimento objetiva chamar a atenção das autoridades competentes sobre o descalabro, e grandes prejuízos, que o trabalhador brasileiro irá ter com a nova Lei da aposentadoria.


POVO SEM CONSCIÊNCIA

POVO SEM CONSCIÊNCIA
Determinados moradores da cidade de Itabuna acha pouco o péssimo serviço da empresa que coleta o lixo domiciliar e ainda contribuem para que a sujeira e a imundice proliferem.
Flagramos esse casal colando adesivos nos postos, que sustentam a fiação elétrica, existentes em toda a artéria da Avenida Cinquentenário.
É muita falta de conscientização.

Um verdadeiro absurdo.

Elevador Lacerda estará em vermelho na luta pelo combate à Aids

Elevador Lacerda estará em vermelho na luta pelo combate à Aids

Iniciativa visa alertar o público para a prevenção contra a doença, já que mais de 100 mil pessoas no Brasil não sabem que estão infectadas com o vírus


O Elevador Lacerda, monumento histórico de Salvador, ganhará iluminação na cor vermelha a partir do domingo (11), a fim de chamar a atenção para o combate à Aids. A iniciativa, promovida em parceria pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), integra as ações de conscientização que possuem como intuito criar um espírito de tolerância social, além de alertar para os cuidados com a doença. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 100 mil pessoas não sabem que estão infetadas pelo vírus HIV. A programação segue até o próximo dia 31.

BRADESCO PROIBIDO DE DEMITIR EM MASSA

BRADESCO PROIBIDO DE DEMITIR EM MASSA
Pedido foi feito pelo MPT a Justiça do Trabalho do Paraná e vale para todo o país. O Banco Bradesco está proibido de dispensar os seus empregados coletivamente (dispensa em massa) em razão da aquisição do HSBC e a absorção destes profissionais (incluindo os prestadores de serviços terceirizados, contratados por empresa interposta, e os que atuam pessoalmente ainda que sob o rótulo de pessoa jurídica ou como autônomos) sem prévia negociação com o sindicato profissional.

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), em decisão do desembargador relator Cássio Colombo Filho, atendeu pedido do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), em ação civil pública proposta em 2015. Foi concedida a liminar de tutela de urgência antecipatória. No caso de descumprimento da decisão, o banco deverá pagar multa de R$ 20 mil por empregado dispensado, em favor de entidade assistencial indicada pelo MPT. A decisão vale para os estabelecimentos de todo o país. (Feeb Ba/Se)

BRADESCO/HSBC: AGÊNCIA FORA DO AR DOIS DIAS

BRADESCO/HSBC: AGÊNCIA FORA DO AR DOIS DIAS
Já fazem dois dias que os sistemas da nova agência do Bradesco (ex-HSBC), estão fora do ar, criando dificuldades e constrangimentos para os colegas bancários e os clientes.
Não bastassem os problemas advindos da incorporação surgem agora falhas tecnológicas que agrava ainda mais a situação.

Os bancários e clientes merecem respeito!

Vôlei Master de Ilhéus brilha nos Jogos Abertos da Bahia - JAB

Vôlei Master de Ilhéus brilha nos Jogos Abertos da Bahia - JAB

A Seleção “Vôlei Sauros” de Ilhéus conquista o segundo lugar na Bahia e primeiro lugar no interior. É grande a façanha alcançada por este grupo de atletas veteranos retornando com o título e reconhecimentos para a nossa região e atletas.
O I Jogos Abertos da Bahia foram criados pelos atletas veteranos da Bahia, categoria Master 45 anos ou mais com o objetivo de comemorar os 50 anos – Jubileu de Ouro dos Jogos Abertos do Interior.
O objetivo maior foi comemorar os 50 anos de Jogos e fortalecer o esporte amador no estado. O evento também lançou a semente para estimular e resgatar a realização de Jogos Abertos na Bahia, incluindo agora times da nossa capital Salvador.
O campeonato aconteceu no ultimo final de semana nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2016 na cidade de Feira de Santana.
O grupo de entusiastas já pensa em realizar o II Jogos Abertos da Bahia em Ilhéus em 2017, e desde já conclama todos para que apoiem a iniciativa!
Agradecemos a todos os apoiadores, patrocinadores, colaboradores e parceiros por acreditar no “Vôlei Sauros”, solicitamos que continuem a caminhar conosco.

Viva o esporte!

PASSARELAS ELEVADAS PARA PEDESTRES EM EXCESSO

PASSARELAS ELEVADAS PARA PEDESTRES EM EXCESSO
Especulações que rolam nas esquinas das ruas e avenidas da cidade de Itabuna dão conta de que as passarelas que estão sendo implantadas na Avenida Juracy Magalhães estão sendo financiadas por proprietários de duas grandes empresas  que possuem estabelecimentos comerciais no local.

Ainda segundo as especulações, cada uma está disponibilizando R$ 6.000,00 para auxiliar na implantação de cada passarela, que são em um total de 4.

Aulas de tango animam o verão no Pelourinho

Aulas de tango animam o verão no Pelourinho

Como nasceu o tango argentino? Como se dança e quais suas bases? Questões teóricas e práticas sobre a dança portenha (de Buenos Aires, Argentina) são respondidas e praticadas às quintas-feiras, das 18:30h às 20h, na Casa XIV, anexo do Teatro XVIII, na rua Frei Vicente, nº 14, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador (CHS). O curso é destinado a jovens, adultos e idosos com pouca ou nenhuma experiência. O imóvel é do Estado da Bahia, administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), e cedido contratualmente para a ONG Res Inexplicata, com eventos realizados pela Sole Produções.

A iniciativa integra o projeto ‘Dei Valor!’ do IPAC que dissemina boas ideias de ocupação de imóveis no Pelourinho. O IPAC administra 286 unidades imobiliárias no CHS, correspondendo a 2% do total de imóveis na área tombada pelo IPHAN como Patrimônio do Brasil e chancelada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em Salvador. O restante de 98% pertence a particulares, outros órgãos e secretarias municipais e estaduais, além de congregações e irmandades da Igreja Católica.

MPE premia estudantes por concurso de redação sobre meio ambiente em Ilhéus

MPE premia estudantes por concurso de redação sobre meio ambiente em Ilhéus

O Ministério Público do Estado da Bahia e a Secretaria de Educação do Município de Ilhéus premiam os estudantes que elaboraram as melhores redações ambientais da Rede Pública de Ensino, durante concurso promovido pelo Abrigo São Vicente de Paulo. A cerimônia de premiação acontece nesta quinta-feira, 8, no centro de convenções de Ilhéus, a partir das 14 horas, com a presença da Procuradora-Geral de Justiça do Estado, Ediene Santos Lousado, do comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Alves Brandão, e do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro.

O evento tem como objetivo também homenagear pessoas e instituições que contribuíram significativamente para as atividades do Abrigo São Vicente de Paulo, para a defesa do meio ambiente, urbanismo e do consumidor, em Ilhéus, em 2016, e aos policiais militares integrantes do 2º Pelotão CIPPA, de Porto Seguro, que obtiveram destaque operacional.

Antecipação de repasse do ICMS para municípios baianos

Antecipação de repasse do ICMS para municípios baianos

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa na manhã da terça-feira (6), durante o 5º Encontro de Prefeitos da Bahia, em Camaçari. Segundo Rui, a antecipação da cota do ICMS possibilita às prefeituras baianas o fechamento de suas contas públicas. “Hoje voltamos a reafirmar nosso compromisso em garantir as transferências e pagamento integral dos compromissos do Estado com os municípios”, destacou Rui.

Segundo o governador, o momento é bastante delicado para quem tem a tarefa de governar os municípios a partir de 1º de janeiro. “É importante tomar medidas preventivas para evitar um sufoco maior com a crise econômica em curso no Brasil”, alertou.  

UM SEMÁFORO, UMA PASSARELA PARA PEDESTRE, E, UMA GRANDE BURRICE!

UM SEMÁFORO, UMA PASSARELA PARA PEDESTRE, E, UMA GRANDE BURRICE!
O responsável pelo setor de trânsito em Itabuna está colocando em prática o que deve ser considerado impraticável.
Ao tentar consertar, desconcertando, mostra o teor da sua inigualável incompetência.
Será a unificação da “burrice” estagnada em uma só pessoa? Ou será que está simplesmente atendendo o “capricho e vontade” de um empresário do ramo de comercialização de combustível em Itabuna?
Uma via que pode ser considerada como meio expressa, onde circula uma grande quantidade de veículos, principalmente em horários de pico, os congestionamentos já são uma constante.

Santa ignorância.

CIDADE SEM LEI

CIDADE SEM LEI
Os condutores dos veículos das distribuídas de refrigerantes e cervejas fazem o que querem e bem entendem em Itabuna.
As demais pessoas que transitam com seus veículos, e pedestres, pelo local, que “se danem!.

Isso é Itabuna.

Jovens de programas sociais apresentam projetos de arte no Teatro Municipal de Ilhéus

Jovens de programas sociais apresentam projetos de arte no Teatro Municipal de Ilhéus

Na tarde de terça-feira, 29 de novembro, durante apresentação no Teatro Municipal de Ilhéus, crianças e adolescentes que participam do projeto Teatro Jovem, mostraram esquetes, encenações, música e dança, realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). As apresentações contaram, em sua maioria, estórias sobre os bairros e distritos de Ilhéus, de forma clara e lúdica para os espectadores.
O projeto, que é desenvolvido ao longo do ano nos bairros e distritos da cidade, foi iniciado em 2013, através de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Comunidade Tia Marita. O objetivo principal é dar oportunidade aos jovens, em situação de vulnerabilidade social, para o resgate da autoestima. Através do teatro, eles podem vencer a timidez, encontrar uma profissão e buscar novos caminhos para transformar a realidade em que vivem.
O espetáculo no Teatro Municipal de Ilhéus foi prestigiado pelos familiares e amigos dos jovens atores, funcionários da Secretaria e o vereador Jamil Ocké. Para o secretário Kácio Brandão, de Desenvolvimento Social, “ao ver crianças e adolescentes vencendo barreiras, podemos reconhecer a importância do trabalho realizado por esta secretaria”.
Pelo Social - Em suas atividades, o CRAS promove a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes no bairro onde está instalado, e atende também a indivíduos e famílias de localidades do seu espaço de abrangência. Em Ilhéus, as unidades do CRAS funcionam nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela e Banco da Vitória – que inclui o Salobrinho.
Já o CREAS Medidas Socioeducativas (MSE), oferta atendimento psicossocial para os adolescentes, além de promover a realização de oficinas de teatro, xadrez, espiritualidade, sexualidade, meio ambiente, entre outras. Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas são enviados ao CREAS através de encaminhamento da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Ilhéus.

O serviço segue as regras estabelecidas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Lei nº 12594/12, e trabalha com equipe multidisciplinar, cujo objetivo é a implementação de políticas públicas especificamente destinadas aos adolescentes e suas famílias. São ofertadas, no Creas MSE, oficinas de espiritualidade, futebol, reforço escolar, sexualidade, artes, cidadania, identidade e aulas do programa Todos Pelas Alfabetização (TOPA) para os adolescentes que cumprem Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço Comunitário (PSC). O programa oferece cursos que visam a geração de renda e lucratividade para estes adolescentes.

Tratamento inédito de aneurisma cerebral, em Ilhéus, é realizado no Hospital São José

Tratamento inédito de aneurisma cerebral, em Ilhéus, é realizado no Hospital São José

NO mês de novembro, a Intercor Bahia (Hemodinâmica), realizou no Hospital São José – Santa Casa de Misericórdia, um tratamento inédito de embolização de aneurisma cerebral. A intervenção ocorreu no dia 22, pelo médico neurocirurgião, Francisco de Lucca, de Belo Horizonte, Minas Gerais, acompanhado de uma equipe médica especializada da cidade de Ilhéus.
 O procedimento invasivo de alta complexidade durou cerca de 1h30mim, e foi feito com a introdução de um cateter na artéria, chegando ao aneurisma no cérebro. De acordo com Dr. Francisco, a intervenção foi realizada com grande sucesso, “Foi um  procedimento tecnicamente difícil, o aneurisma estava em uma difícil localização, mas foi tranquilo, já que tínhamos uma estrutura adequada, um aparelho de hemodinâmica e materiais de embolização de excelentes qualidades e uma equipe médica com treinamento adequado”.  Para o médico, a estrutura de equipamentos que existe no Hospital São José, equipara–se a de grandes centros avançados de hemodinâmica do país, compatível com qualquer tratamento endovascular.
 Dr. Edgar Teixeira Falcão, neurologista, que diagnosticou o aneurisma e acompanha a recuperação pós-cirúrgica, informa que a paciente ficou sem sequelas, já que o atendimento foi feito de forma rápida e a  intervenção realizada com sucesso absoluto. “Em pouco tempo a paciente voltará ter a sua vida completamente normal, realizando os acompanhamentos médicos específicos”, declara.
“Senti um estouro muito forte na cabeça, pensei que morreria naquele momento, mas graças a Deus e aos médicos já estou de pé, posso andar, movimentar os braços e as pernas, estou me sentindo bem e voltando para casa”. Já conversando, a paciente Ducinete Rodrigues, 49 anos, passa bem e terá alta nesta quara – feira, 30. Ela diz ainda que pensou que não sobreviveria, pois chegou no hospital com o lado esquerdo do corpo todo paralisado e  fortes dores de cabeça.
Serviços de hemodinâmica: O setor de hemodinâmica do hospital São José, completa um ano, neste mês de dezembro e realiza procedimentos de diagnósticos, reconhecendo a doença cardiovascular e tratando as anomalias por meio de cateteres, balões e stents.

Tecnologia com equipe multidisciplinar especializada: A hemodinâmica possui equipamentos de tecnologia digital e avançada infraestrutura. O Angiógrafo Digital (Angix 3D), máquina utilizada nas realizações dos exames e intervenções, única implantada na Bahia, segunda no Brasil e terceira na América Latina, captura imagens em três dimensões, faz reconstrução das imagens com riqueza de detalhes, que permite ao médico identificar os tratamentos mais adequados com segurança e rapidez. O corpo médico multidisciplinar é formado por profissionais especializados: hemodinamicistas, cardiologistas, cirurgiões cardíacos, cirurgiões torácicos, angiologistas e anestesistas. O espaço conta com uma moderna estrutura, humanizado e confortável, respeitando todas as normas da vigilância sanitária.

Ialorixá ilheense recebe título de Doutora Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz

Ialorixá ilheense recebe título de Doutora Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz

Durante cerimônia realizada no auditório central da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na noite da última segunda–feira, 28, a reitora Adélia Pinheiro formalizou a entrega do título de Doutora Honoris Causa à Hilsa Rodrigues Pereira dos Santos, ialorixá ilheense conhecida como Mãe Hilsa Mukalê. A solenidade contou com a presença do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, do vice-reitor Evandro Freire, membros do Conselho Universitário (Consu), professores, estudantes e representantes de terreiros e de grupos afro culturais.
O evento teve a participação de representantes do movimento Ocupa UESC, que, na oportunidade, apresentaram um manifesto a respeito de suas ações e elogiaram a iniciativa da UESC ao conferir o título a uma mulher, negra, líder cultural e agente de resistência. Também integraram a mesa o professor doutor Estélio Bomberg, autor do processo de concessão do título a Hilsa Rodrigues, e os representantes da secretaria de Turismo do Estado, Rildo Mota, e da secretaria de Relações Institucionais, Edinei Mendonça.
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, disse ser testemunha do trabalho de difusão cultural realizado pela mãe de santo, há mais de trinta anos, cujo Terreiro Matamba Tombeci Neto, instalado no bairro da Conquista, transformou-se no centro catalizador e irradiador de políticas públicas na área da cultura e de outros segmentos de pesquisa acadêmica. Ele registrou que o trabalho realizado por Mãe Hilsa Rodrigues a fez merecedora da Comenda do Mérito da Ordem de São Jorge dos Ilhéus, a mais alta honraria concedida pelo município a personalidades que contribuem com o seu processo de desenvolvimento.

Perfil - Nascida em 13 de março de 1934, em Ilhéus, filha da mãe-de-santo, Izabel Rodrigues Pereira, a Mãe Roxa (Bandanelunga), Mãe Ilza Mukalê iniciou no candomblé em 1946, aos 12 anos de idade. Ela teve 14 filhos e representa a quarta geração do Terreiro Matamba Tombenci Neto. Desde 1973, ela é a responsável pelo Terreiro, situado no Bairro da Conquista, e fundado por sua avó em 1885. Além de sua liderança religiosa, a trajetória de Mãe Ilza Mukalê inclui atividades artísticas, de cunho social e uma série de palestras e participações em seminários e encontros em diferentes instituições e lugares. O seu trabalho já é objeto de diversos livros publicados por pesquisadores da área de ciências humanas.