AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Academias podem ser obrigadas a divulgar advertência sobre anabolizantes

Academias podem ser obrigadas a divulgar advertência sobre anabolizantes
As academias de ginástica e outros estabelecimentos esportivos poderão ser obrigados a afixar, em suas dependências, mensagens de advertência quanto aos riscos do uso indiscriminado de anabolizantes. É o que estabelece o Projeto de Lei do Senado (PLS) 120/2015, que a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vai analisar em reunião marcada para as 11h30 da próxima terça-feira (3).
Do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), o projeto acrescenta dois parágrafos à Lei 9.965/2000, que trata da restrição da venda de anabolizantes. O primeiro determina que os estabelecimentos esportivos, academias de ginástica, clubes e similares deverão fixar, em locais visíveis de suas dependências, mensagens de advertência sobre os malefícios do uso indiscriminado de esteróides anabólicos androgênicos ou peptídeos anabolizantes, suas consequências e penalidades legais. O segundo parágrafo estabelece que o Poder Executivo vai definir as competências de órgãos e entidades da administração federal que serão encarregados de aplicar as sanções da lei.
Riscos
Os esteroides anabólicos androgênicos (EAAS) são substancias sintéticas, derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona. Foram criados para fins terapêuticos, mas devido aos seus efeitos de aumento da massa muscular, são utilizados, muitas vezes indiscriminadamente, por praticantes de atividades físicas e esportivas.
O autor do projeto alerta para os riscos que envolvem o uso abusivo dessas substâncias. Entre os mais comumente reconhecidos, Davi Alcolumbre destaca casos de irritação, agressividade, acne grave, atrofia do volume testicular, redução da contagem de espermatozoides, infertilidade, impotência sexual, calvície, aparecimento de tumores no fígado e alteração no colesterol, além de uma série de outros efeitos colaterais indesejáveis.
O relator do projeto, senador Telmário Mota (PDT-RR), diz que a proposta é positiva. Segundo o senador, atualmente há um certo padrão de beleza imposto pela mídia. Telmário aponta que muitas pessoas, iludidas por esse padrão, buscam uma maneira de nele se enquadrar, numa “tentativa vazia de aceitação social”. Essas pessoas, acrescenta o senador, por vezes fazem uso de substâncias maléficas à saúde, como é o caso dos esteroides anabólicos androgênicos.
Para o relator, a promessa de redução do tempo necessário para se obter um corpo definido é uma das principais causas do uso de substâncias anabolizantes, sobretudo entre os jovens. Daí, argumenta Telmário, a importância das mensagens de advertência. Se aprovado na CE, o projeto seguirá para a análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde vai tramitar em decisão final.
Revalida
Também consta da pauta da comissão o PLS 138/2012, que obriga os médicos formados em universidades estrangeiras a passarem pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos. A prova tem o propósito de avaliar se esses profissionais de medicina têm os mesmos conhecimentos, habilidades e competências exigidas dos médicos graduados no Brasil. O projeto, do senador Paulo Davim (PV-RN), tramita em caráter terminativo e conta com o apoio do relator, senador Otto Alencar (PSD-BA).

Fonte: Agência Senado

terça-feira, 27 de outubro de 2015

PARA REFLETIR

"Se não posso realizar grandes coisas, posso pelo menos fazer pequenas coisas com grandeza."

Clarck

GREVE NA REDE PÚBLICA CONTINUA EM ITABUNA – ASSEMBLEIA HOJE AS 18H

GREVE NA REDE PÚBLICA CONTINUA EM ITABUNA – ASSEMBLEIA HOJE AS 18H


Em assembleias lotadas na noite de ontem (26/10) os bancários da base dos sindicatos de Itabuna, Jequié e Feira de Santana decidiram aceitar a proposta da Fenaban e encerrar a greve nos bancos privados. Já os funcionários do Banco do Brasil, Caixa e Banco do Nordeste decidiram pela continuação da greve que entra em seu 22º dia nesta terça-feira. Em Itabuna, uma assembléia será realizada as 18h, no auditório do Sindicato, para decidir os rumos da greve nos bancos públicos.

SALVADOR: GREVE ACABA NOS PRIVADOS, BB E CAIXA

SALVADOR: GREVE ACABA NOS PRIVADOS, BB E CAIXA
Em uma assembleia concorrida, realizada na noite de ontem (26/10), com o Ginásio de Esportes completamente lotado, os bancários da rede privada, Banco do Brasil e Caixa decidiram suspender a greve na Bahia e voltam ao trabalho nesta terça-feira (27/10). No BNB, a paralisação continua.
A votação foi difícil, afinal, a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), de reajuste salarial de 10%, aumento real de 0,12%, não é boa. No Banco do Brasil, as discussões foram acirradas, com encaminhamentos contra e a favor. No final, depois de uma contagem voto por voto, 215 funcionários optaram pelo fim do movimento. Outros 203 queriam manter.  
Na Caixa, não foi diferente. A votação foi até mais apertada, 141 contra 137. Os números mostram que o descontentamento é grande.
Os bancos públicos foram os que mais dificultaram as negociações, sobretudo, com relação a compensação de horas. Também não avançaram em questões básicas, como contratação. Mas, diante do quadro nacional, onde a maioria dos estados optou pelo fim da paralisação, a categoria, que na Bahia fez uma forte greve, com mais de 1 mil agências fechadas em 21 dias, seguiu o mesmo caminho.
Segmentada
Como ocorre todos os anos, a assembleia foi realizada por segmentos. A mesa detalhou a proposta para cada banco e depois colocou em votação.
Antes, o presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, reforçou que a CTB foi contra as propostas apresentadas nas mesas realizadas no fim de semana. Mas, a maioria do Comando Nacional optou por indicar a aceitação das propostas.

Destacou ainda o longo caminho feito pelo Sindicato para chegar à campanha salarial. Foram mais de 1 mil encontros. Centenas de cidades percorridas. Conversas com bancários. A Conferência Interestadual, a maior dos últimos anos, o Encontro dos Bancos Públicos até chegar à Conferência Nacional e ao lançamento da campanha, com a intensificação das visitas às agências.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

CAIXA ABRE INSCRIÇÕES PARA ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO E TÉCNICO

CAIXA ABRE INSCRIÇÕES PARA ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO E TÉCNICO

Seleção será para formação de cadastro de reserva

A Caixa Econômica Federal, por intermédio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), abriu novas inscrições para o processo seletivo de estagiários de nível médio e técnico. A seleção será para composição de cadastro reserva e as vagas serão distribuídas nacionalmente. As pré-inscrições podem ser realizadas no site do CIEE, o www.ciee.org.br, até 12 de fevereiro de 2016.
A realização do cadastro não implica em convocações. Os estudantes pré-inscritos serão chamados para realização de uma prova “on-line”, que definirá o preenchimento da vaga, à medida em que houver encerramento dos contratos vigentes ou forem ofertadas novas vagas nas unidades. A prova abrange noções de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais.
Podem participar do processo estudantes do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Técnico em Administração, Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Finanças Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio. Para mais informações, os interessados devem consultar o site do CIEE: www.ciee.org.br, opções: Estudantes – Processos Seletivos – Pré-Inscrição para oportunidade de estágio na CAIXA).

Programa de Estágio da CAIXA:
Para que o estudante de nível médio ou técnico ingresse no Programa de Estágio da CAIXA é necessário ter disponibilidade para jornada diária de 5 horas (25 horas semanais) e idade mínima de 16 (dezesseis) anos. O estudante também deve estar cursando e frequentando regularmente até o penúltimo semestre do curso de nível médio ou técnico.

Os estagiários de nível médio ou técnico da CAIXA recebem bolsa auxílio no valor de R$ 500, além do auxílio transporte no valor de R$ 130. Entre os candidatos, 10% dos selecionados devem ser portadores de necessidades especiais (PNE).

SÉRIE ESPECIAL MOSTRA AS 35 MELHORES PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

SÉRIE ESPECIAL MOSTRA AS 35 MELHORES PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Projetos apoiados pela CAIXA são exemplos de sucesso em comunidades espalhadas por todo Brasil


Esta semana, a Agência CAIXA de Notícias publicou uma série especial sobre os 35 projetos finalistas do Prêmio CAIXA Melhores Práticas edição 2015/2016. As ações são desenvolvidas por governos locais, entidades públicas ou pela sociedade, sempre com o apoio da CAIXA.

Para conhecer melhor os resultados dos projetos, acesse a editoria de Sustentabilidade do Portal e saiba como essas ações melhoraram a vida de muitos brasileiros. As cinco matérias publicadas estão divididas nos seguintes temas:

domingo, 25 de outubro de 2015

Una ganha colocação de lixeiras decorativas em todo o centro da cidade

Una ganha colocação de lixeiras decorativas em todo o centro da cidade



 




No dia 24/10 a empresa especializada em vasilhames decorativos (lixeiras em forma de frutas e animais), contratada pela Prefeitura da cidade de Una/Ba, começou a instalação dos equipamentos em diversos pontos do centro da cidade.
Segundo o Agente de Desenvolvimento da cidade Carlos Oliveira (Ampeu) que ficou responsável pela coordenação desse trabalho, serão colocados até o dia do 1º Festival do Mangustin que terá início no próximo dia 30/10, cerca de 40 unidades em todo o Centro da cidade, o que vai melhorar em muito , tanto a decoração da cidade, quanto a limpeza pública, tendo em vista que a população terá onde colocar o lixo adquirido em rua que vão desde embalagens de bombons, até embalagens maiores.

Ampeu disse ainda que a iniciativa é da prefeita Diane Rusciolelli que visa até o final do ano, dá uma nova cara para a cidade, muito mais bonita e limpa, gerando Assim também, melhor qualidade de vida para a população.   

Município de Una/Ba se livra de mais um aluguel

Município de Una/Ba se livra de mais um


aluguel

Dando sequência a um planejamento de tornar o município autossustentável, e livre de despesas desnecessárias, a prefeita Diane Rusciolelli, acaba de eliminar mais um aluguel pago pelos cofres públicos municipais, buscando uma economia significativa com esse segmento, e possibilitando outros investimentos no município com a sobra dos recursos aplicados em aluguéis.
Dessa vez foi a devolução da casa alugada que servia ao Conselho Tutelar do município, que passa a funcionar no antigo prédio da Secretaria de obras localizado na Avenida Getúlio Vargas (próximo a feira da cidade).
Com essa mudança, a prefeita praticamente acaba com os imóveis alugados no município, dando total independência predial a todos os órgãos públicos do município, e efetuando uma economia superior a R$ 200 mil/ano pago pela prefeitura somente com aluguéis.
Segundo a prefeita esse erário economizado tem sido importante para o município enfrentar a crise financeira que assola o país, principalmente aos municípios, sendo Una uma exceção em toda a região, e motivo até de homenagens feitas pelos presidentes da UPB e da AMURC nesse fim de mês de outubro

Advogados afrodescendentes vão entregar propostas a Carlos Rátis na segunda (26)

Advogados afrodescendentes vão entregar propostas a Carlos Rátis na segunda (26)


Os Advogados Afrodescendentes em Movimento na Advocacia Baiana vão entregar, no dia 26.10, às 19h30, no auditório do edf. Liz Corporate (em frente ao Hospital Sara Kubitschek) as propostas do grupo para o Presidente do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB) e candidato à Presidência da OAB-BA pela chapa Coragem pra Renovar 77, Carlos Rátis.Segundo a advogada coordenadora do grupo e presidente da Associação Nacional dos Advogados Afrodescendentes (ANAAD), Eunice Martins, o advogado, professor e presidente do IAB, Carlos Rátis, sempre se mostrou aberto a debater o tema, daí a escolha de seu nome para a entrega das propostas dos afrodescendentes. No encontro, serão discutidos a situação dos advogados afrodescendentes e o racismo contra eles, além da representatividade dos advogados negros no Conselho Federal e na seccional baiana. Carlos Rátis se posicionará acerca de cada uma das proposições.Eunice Martins defende que, para o ex-interventor do Bahia, é necessário e essencial fazer uma gestão inclusiva dos advogados afrodescendentes, assim como das mulheres, na estrutura executiva da instituição. “Hoje, esses grupos não têm representatividade na Ordem”, destaca.“Rátis já discutiu propostas com diversos segmentos da Advocacia baiana, entre eles o da Força Jovem, dos Advogados Empregados, do Memab - Mulheres em Movimento na Advocacia Baiana, dos Advogados Empregados. Em cada um dos encontros, tem demonstrado o preparo e a capacidade de responder aos pontos apresentados, debatendo-os com segurança, e mostrando o quanto está disposto a implementar as propostas”, reconhece Eunice Martins.Mestre e Doutorando em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa/Portugal, Carlos Rátis é professor de Direito Constitucional da UFBA, da UEFS e da Faculdade Baiana de Direito. Possui inúmeros artigos científicos e 4 livros publicados. Foi diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da Bahia e Conselheiro Titular da OAB/BA (2007 a 2012). Além do IAB, é presidente do IDCB - Instituto de Direito Constitucional da Bahia. Foi interventor do Esporte Clube Bahia em 2013. Agora preside a chapa “Coragem para Renovar 77” rumo à presidência da OAB-BA.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PARA REFLETIR

"Muitos dos fracassados são homens que não se deram conta do quão perto estavam do sucesso quando desistiram."

Autor desconhecido

Senador diz que relatório da CPI da Petrobras é vergonhoso

Senador diz que relatório da CPI da Petrobras é vergonhoso
O senador Lasier Martins (PDT- RS) qualificou como vergonhoso o relatório final da CPI da Petrobras, da Câmara dos Deputados. Ele reclamou que o documento não cita políticos nem gestores da empresa, propõe mudanças na delação premiada e não reflete o maior escândalo de corrupção dos últimos anos do país.
Lasier Martins lembrou que a corrupção apurada na Petrobras até abril passado chegou a R$ 6,2 bilhões; os prejuízos por má gestão, somente em 2014, foram de R$ 21,6 bilhões, e as perdas com a desvalorização de ativos da empresa já passam dos R$ 44 bilhões.
— Só que a CPI não viu nada disso — afirmou o senador.
Lasier Martins considerou um erro a CPI desqualificar a Operação Lava-Jato, que apurou a corrupção na Petrobras, e classificou como inaceitáveis as mudanças na delação premiada sugeridas pela comissão parlamentar de inquérito.
Com o acordo da delação, um suspeito ou réu colabora com as investigações em troca de benefícios como a redução de sua própria pena. O senador disse que foi graças a isso que a Polícia Federal pôde desbaratar a organização criminosa que atuava na Petrobras.
— A colaboração premiada, assim também chamada, precisa ser louvada e fortalecida o tempo todo. Somente aqueles que são atingidos por ela e se escondem por detrás de artifícios jurídicos querem o seu fim. Sem esse instrumento seria muito mais difícil,  ou até impossível, desbaratar a organização criminosa que assaltou os cofres da Petrobras tão profundamente. Sem esse mecanismo, muitos estariam soltos cometendo mais crimes — afirmou o senador.

Fonte: Agência Senado

Ampliação do poder dos estados de criar leis gera polêmica em audiência

Ampliação do poder dos estados de criar leis gera polêmica em audiência
Eventuais riscos na criação de leis estaduais em direitos processual e agrário causaram polêmica em audiência pública realizada nesta quarta-feira (22) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Na reunião foi discutida a Proposta de Emenda à Constituição 47/2012, que amplia a competência legislativa dos estados e deverá entrar na pauta da CCJ na próxima quarta-feira (28). Os riscos foram apontados pelo conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil Renato da Costa Figueira; pelo secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Gabriel Sampaio; e pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e José Pimentel (PT-CE).
Figueira manifestou temor de que a permissão para as assembleias legislarem sobre direito processual, que consta da PEC, leve alguns estados a ampliarem as hipóteses de decretação de prisão preventiva previstas no Código de Processo Penal. Segundo ele, as cadeias, que estão superlotadas, não resolvem e não ressocializam os presos.  O conselheiro da OAB advertiu que essa permissão para os estados viola o dispositivo constitucional que protege as cláusulas pétreas.
Também o representante do Ministério da Justiça manifestou preocupação com o impacto dessas normas processuais de nível estadual sobre o direito material. Sampaio citou como exemplo a possibilidade de uma alteração de prazo por norma processual nos estados afetar o direito de defesa. Ele viu dificuldade também em delimitar a fronteira entre uma norma de interesse regional, em que os estados poderiam exercer sua competência legislativa de forma plena, e a garantia de direitos fundamentais.
— É, certamente, muito importante que esse tema seja debatido à exaustão. Não tenho dúvida de que, à luz da nossa Constituição e desse debate exaustivo, seremos capazes de avançar sempre mais no tratamento democrático dessa matéria — acrescentou.
Preservação
Após lembrar que 92% do ecossistema do Amapá são preservados, o senador Randolfe Rodrigues expressou sua preocupação de que a competência para os estados legislarem sobre direito agrário, de forma concorrente com a União, leve à destruição dessa natureza protegida. Ele advertiu que o poder econômico do latifúndio poderá funcionar na edição de normas de direito agrário de nível estadual.
Manifestou apreensão também quanto à resolução dos conflitos agrários por norma estadual e quanto à possibilidade de flexibilização das regras de licitação pública em estados com pouco rigor no combate à corrupção. É que, conforme a PEC, além de legislar sobre direito agrário, os estados passariam a ter competência para criar leis sobre licitação e contrato de forma concorrente com a União.
Autor do requerimento para a realização da audiência pública, o senador José Pimentel (PT-CE) afirmou que o problema maior não é falta de legislação. Ele lembrou que o número de presos no Brasil, em dez anos, subiu de 250 mil para 607 mil. Também há 200 mil pessoas condenadas com mandados de prisão expedidos e não cumpridos por não haver onde colocar esses presos.
— O problema é de outra natureza e não de legislação. Multiplicamos por três [o número de presos], nos últimos dez anos, e não demos conta da violência no Brasil. Muito pelo contrário, a violência está se expandindo — disse o senador.
No "mundo do processo civil", acrescentou, há 105 milhões de ações tramitando nos vários fóruns, para uma população de pouco mais de 200 milhões de habitantes. Para o senador, isso tem um mérito, pois "a sociedade acredita nas suas instituições e ajuíza seus processos, mas tem um demérito muito forte".
— Estamos construindo uma população intolerante, que não consegue fazer a mediação e vai direto ao Poder Judiciário. E isso tudo implica o fato de que, hoje, levamos em média 12 anos para uma prestação jurisdicional. Então, não é falta de legislação; é falta de estrutura no nosso Estado, no Poder Judiciário, para dar conta dessa avalanche de processos e, ao mesmo tempo, um ambiente em que a sociedade não conseguiu evoluir para se compor nos seus conflitos — afirmou.
Procedimentos
Já o presidente da Assembleia Legislativa de são Paulo, Fernando Capez (PSDB), afirmou que a PEC poderá ajudar os estados na redução das demandas judiciais. Ele citou o exemplo de seu estado, onde há 24 milhões de processos em tramitação na Justiça. Desses, 14 milhões são referentes a execução fiscal em que, na sua avaliação, se poderia evitar a judicialização.
— Nós poderíamos estabelecer um procedimento prévio de conciliação em que o estado, o município e até a União façam convocação dos devedores, parcelamento dos débitos e protesto, para só então ingressar com a execução fiscal.
Capez disse que a intenção das Assembleias Legislativas, quando apresentaram a PEC no Senado, nunca foi no sentido de que os estados legislem sobre questão que restrinjam direitos e garantias individuais. Contestando o representante da OAB, ele afirma que "isso está fora de questão".
Revisão
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) discordou dos palestrantes que apontaram violação a cláusulas pétreas e garantiu que a PEC apenas dá início à revisão do pacto federativo. O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) disse que as assembleias legislativas têm custo alto e produzem pouco. Para ele, a PEC retira os parlamentos estaduais da ineficiência e reconhece a importância dessas instituições.
O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) afirmou que a paralisação do Estado brasileiro prejudica o país e que as assembleias não dispõem de competência legislativa para fazer o Brasil avançar, "por conta desse engessamento criado na Constituição".
O relator da PEC, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que presidiu a maior parte da audiência pública, salientou que a proposta não viola cláusula pétrea da Constituição. Segundo ele, de maneira contrária, fortalece a federação, ao ampliar a competência legislativa dos estados. Ele reconheceu que dois temas destacaram-se na audiência - a competência em matéria processual e em direito agrário.
— Não vejo dificuldades para que a redação possa compor esses dois pontos, que foram os mais acesos durante os debates nesta audiência — afirmou.
Parte da reunião, que se realizou das 10h20 às 13h20 no Plenário 3 da Ala Alexandre Costa, foi presidida pelo senador José Maranhão (PMDB-PB).

Fonte: Agência Senado

Ministro do STF manda devolver carros de luxo a Fernando Collor

Ministro do STF manda devolver carros de luxo a Fernando Collor
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (22) devolver ao senador Fernando Collor (PTB-AL) quatro carros de luxo apreendidos em julho, durante a Operação Politeia, um dos desdobramentos da Operação Lava Jato.
Os veículos foram apreendidos na Casa da Dinda, residência particular do senador. Com a decisão, uma Ferrari, uma Lamborghini, um Land Rover e um Bentley serão restituídos ao parlamentar, que deverá guardá-los sob a condição de fiel depositário.
Na decisão, Zavascki atendeu a pedido da defesa de Collor. Os advogados alegaram que os carros de luxo precisam de cuidados especiais e não podem ficar no depósito da Polícia Federal. Conforme a decisão, os veículos continuam indisponíveis, deverão ficar sob a guarda do parlamentar e não podem ser vendidos.
A apreensão dos carros foi requerida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O procurador acusa Collor de receber cerca de R$ 26 milhões de propina em contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Pelas acusações, o senador foi denunciado ao Supremo pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Fonte: Agência Brasil

Sanciona lei que regulariza mais de 6 mil lotéricas

Sancionada lei que regulariza mais de 6 mil lotéricas
Em uma cerimônia que lotou o Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff sancionou hoje (22) a lei que permite que mais de 6 mil casas lotéricas continuem operando no Brasil.
A lei sancionada nesta quinta-feira prorroga por mais 20 anos as outorgas de permissão lotérica celebradas antes de 15 de outubro de 2013, data em que entrou em vigor a Lei dos Lotéricos, estabelecendo um novo regime jurídico ao serviço.
Depois que a Lei dos Lotéricos entrou em vigor, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Caixa Econômica Federal realizasse licitação para as 6.310 agências lotéricas que funcionam no país sem licitação. O edital deveria ser publicado hoje, mas foi cancelado e os atuais permissionários continuarão a operar as lotéricas sob a nova lei.
“[A lei] permitirá à Caixa manter relação com os atuais prestadores de serviços, dando continuidade a uma parceria muito importante para o Brasil”, afirmou a presidenta em discurso após a sanção.
Dilma também destacou a capilaridade da rede de lotéricas e o papel das agências no acesso dos cidadãos a serviços públicos. “Milhões de famílias sacam nas lotéricas os benefícios do Bolsa Família. Aposentados recebem o benefício do INSS e os trabalhadores, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia", acrecentou a presidenta.
Os lotéricos comemoraram a rápida aprovação da matéria pelo Congresso e a sanção presidencial. O Palácio do Planalto, no entanto, ainda não informou se a nova lei será publicada no Diário Oficial da União sem vetos.
Para o vice-presidente da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas (Febralot), Jodismar Amaro, a sanção da lei é uma questão de justiça.
"Estamos resgatando a dignidade, devolvendo o trabalho e o orgulho de você sustentar sua família. É isso que estávamos perdendo. Estamos presentes em todos os municípios do Brasil, atendendo os desbancarizados, mais carentes e necessitados. Não tem cabimento pessoas que há 40 anos vivem disso e agora, com 60, 70 anos de idade, irem para a rua."
De acordo com a federação, cerca de 1,2 mil pessoas participaram do evento no Palácio do Planalto.

Fonte: Agência Brasil

Prefeitura de Ilhéus antecipa feriado do Dia do Servidor

Prefeitura de Ilhéus antecipa feriado do Dia do Servidor

Mudança de datas, de 28 para 26 de outubro, se deu após consulta à categoria do funcionalismo público municipal


O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, assinou decreto que antecipa para a próxima segunda-feira, 26, o feriado que comemora o Dia do Servidor Público, lembrado em 28 de outubro. O documento foi publicado na edição desta quarta-feira, 21, do Diário Oficial do Município. De acordo com o gestor, a mudança de datas foi realizada após consulta à categoria do funcionalismo público municipal.

Mesmo com a antecipação da data, o decreto prevê que serviços essenciais à população serão mantidos, entre eles os de saúde em pronto atendimento, que incluem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), limpeza e recolhimento de lixo doméstico, transporte coletivo, agentes de trânsito, Guarda Municipal e salva-vidas.

Ceplac realiza segunda edição do Simpósio Baiano da Graviola

Ceplac realiza segunda edição do Simpósio Baiano da Graviola

                                 II Simpósio Baiano da Graviola - Tecnologia e Comercialização

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) realiza, nos dias 4 e 5 de novembro, em Ipiaú, o segundo Simpósio Baiano da Graviola (II Simgrav). O simpósio será realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Ipiaú. O evento tem o objetivo de difundir conhecimentos científicos e tecnológicos sobre a produção da graviola, buscar alternativas para as questões ligadas à comercialização, além de abordar o relacionamento entre os diversos setores da cadeia produtiva.
De acordo com o pesquisador da Ceplac Antônio Carlos de Araújo, que coordena o simpósio, o evento é uma resposta à demanda dos produtores por informações que contribuam para o crescimento de forma sistêmica de toda a cadeia produtiva da graviola. “É também uma oportunidade para encontro e discussão dos atores envolvidos com essa atividade no estado da Bahia”, observa.
O estado da Bahia cultiva a graviola, em escala comercial, desde a década dos anos 90, sendo que no início deste século ocorreu uma grande expansão da área cultivada em municípios situados na região do médio Rio das Contas. “Esse crescimento motivou os produtores a direcionarem esforços para uma melhor eficiência da cadeia produtiva, bem como instituições a realizarem pesquisas dos problemas mais relevantes da cultura”.

O simpósio terá participação de profissionais das diversas áreas do conhecimento, empresários agroindustriais, produtores rurais, empresas compradoras e outros interessados na cadeia produtiva da graviola. “Portanto, o II Simgrav representa uma grande oportunidade para reunir todos os atores envolvidos na cadeia produtiva da graviola, contribuindo, desta maneira, para o desenvolvimento sustentável das regiões produtoras da Bahia”, finaliza Antônio Carlos de Araújo.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Ilhéus tem feriado dos comerciários, mas repartições públicas funcionam

Ilhéus tem feriado dos comerciários, mas repartições públicas funcionam


Na Prefeitura Municipal, o horário de funcionamento é normal, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 18 horas, inclusive postos de saúde, limpeza urbana e salva-vidas.

Nesta segunda-feira, 19, é comemorado o feriado dos Comerciários no município de Ilhéus, mas não há ponto facultativo nas repartições públicas. A Prefeitura, o Estado e a União estão funcionando. A cidade apresenta pouco movimento na área central, estimulado também pela greve no setor bancário, e maior movimento em direção às praias, já que o dia é de sol e é feriado geral no vizinho município de Itabuna.
Os comerciários representam uma das categorias profissionais mais importantes para a vida e a economia da cidade. Nos últimos anos, o setor do comércio e serviços cresceu na cidade e é responsável por significativa oferta de postos de trabalho. Os comerciários festejam seu dia com uma série de atividades esportivas e de lazer na sede social da Associação dos Profissionais da Caixa Econômica (APCEF),  no km zero da Praia do Sul.  

Na Prefeitura Municipal, o horário de funcionamento é normal, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 18 horas, inclusive postos de saúde, limpeza urbana e salva-vidas. Na Central de Abastecimento do Malhado, onde está a feira livre, a abertura dos boxes comerciais é facultativa.

Coleta domiciliar de lixo em Itabuna será normal na segunda-feira

Coleta domiciliar de lixo em Itabuna será normal na segunda-feira

            Mesmo tendo a Prefeitura de Itabuna decretado feriado na segunda-feira, dia 19, em razão da antecipação do Dia do Comerciário, a coleta domiciliar de lixo será normal.  Por meio do Departamento de Limpeza Pública, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) determinou à Biosanear manter o mesmo número de coletores e de caminhões compactadores para que a cidade fique limpa.

Segundo o diretor do Departamento Vicente José Silva Santos, a coleta domiciliar de lixo será supervisionada para que problemas sejam evitados no feriado. Vicente recomenda à população para que coloque os sacos de lixo na porta de casa pelo menos uma hora antes da passagem dos caminhões compactadores para que se evite que animais espalhem sujeira pelas ruas.

LEITORA RECLAMA

LEITORA RECLAMA



Pode isso? Os proprietários de cavalos estão amarrando os animais em locais sem permissão, aqui não é estrebaria.
Junto dessa garagem tem uma casa e os cavalos fizeram as necessidades na porta da garagem dessa casa.
Essa foto foi no final de setembro.
O cidadão comemorou o aniversário e trouxe os cavalos dele e de amigos para passearem aqui e amarraram na porta dos outros e não gosta quando se reclama.
Nossa Rua a Floresta e também na Rua São Jorge, no São Caetano está virando Haras.
O pior de tudo é que os animais ficam entre os veículos que terminam sendo amassados.
A outra foto é na pracinha perto do shopping Jequitibá, os pedestres estão correndo riscos de serem atropelados pelos corredores que não se afastam para passarmos.
Para completar, essa semana me deparo com esses cones no passeio.
É permitido isso?

A pista é exclusiva deles? Pelo que saiba aí não é pista de corrida.

ISSO É PERMITIDO?

ISSO É PERMITIDO?

Os condutores de veículos de carga que entregam seus produtos a um supermercado, localizado na esquina da Avenida Amélia Amado com a principal via de acesso ao Bairro Pontalzinho, e que recebe as mercadorias pela entrada dos fundos, fazem o que querem e estacionam onde bem entende.
Registramos essa foto quando o motorista invadiu com seu carro na contra mão com o intuito de facilitar o seu trabalho.

Além de acarretar um congestionamento no local, o risco de ocorrer um acidente era eminente.

UESC divulga programação completa da 3ª Feira do Livro

UESC divulga programação completa da 3ª Feira do Livro

A 3ª Feira do Livro da UESC se aproxima e a programação é marcada pela presença de grandes nomes da literatura e do cenário acadêmico regional. Além da Feira, outros eventos se integram à proposta, na semana de 26 a 30 de outubro. A abertura oficial ocorre na noite do dia 26, às 18h30, no Auditório Paulo Souto, com o Bate-papo literário “Leituras em movimento”, com a premiada escritora Ana Maria Gonçalves, o poeta Lourival Piligra e o sociólogo e livreiro Luiz Guilherme de Beaurepaire, quando também será realizado o Lançamento Coletivo de Livros da Editora da UESC. Mais de 20 títulos serão apresentados ao público. 
No dia 26, e ao longo de toda a semana, a venda de livros da Editus e das principais editoras universitárias do país ocorre no foyer do Auditório Paulo Souto. No estacionamento da Biblioteca da UESC, a Fundação Pedro Calmon (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) promove a Feira Móvel de Livros, com obras de autores baianos a partir de R$5,00. No mesmo espaço, a Fundação também promoverá ações de contação de histórias, brincadeiras e leituras na sua Biblioteca Móvel, a Bibex. É nesse local também que o público poderá conferir o Livro Itinerante Tonico descobre que é de todo lugar, da autora Maria Luiza Santos, um projeto criado pela Rota Transportes, que ainda levará ao evento a sua unidade móvel de leitura digital, o Rota da Educação, e uma ação interativa para crianças em parceria com o Lápis na Mão da TV Santa Cruz. A empresa também é parceira da Editus no projeto “No caminho tem um livro”, que será lançado na manhã do dia 29, no Auditório da Torre Administrativa da UESC.
Também no dia 29 a professora Maria Luiza apresentará sua outra produção literária, o livro Fluxos Contemporâneos, reunindo os professores que contribuíram para a sua pesquisa sobre o capital humano e acadêmico-cultural para a reconfiguração da região do cacau.
Eventos paralelos
Entre os eventos paralelos à Feira, está o I Encontro de Culturas Populares e Identitárias do Litoral Sul da Bahia, que ocorrerá de 26 a 29. A programação será composta por palestras, oficinas, cursos, mesas de diálogos e apresentações culturais.
O Seminário da TV UESC, nos dias 26 e 27, traz como tema “O audiovisual como leitura de mundo”. Entre as atrações, workshops e mesa-redonda com profissionais da Rede Globo, Canal Futura e TV UFOP, além da presença do professor Nelson Pretto (FACED/UFBA). A Biblioteca da UESC, em comemoração aos seus quarenta anos, realiza, ao longo de toda a semana, uma exposição sobre a sua história, além de uma campanha de preservação e conservação do acervo.
Já o Departamento de Letras e Artes promoverá o I Ciclo de Palestras do DLA, que discutirá temas como formação de leitores, arte e intertextualidade, literatura e outras temáticas ligadas ao universo da leitura, nos dias 27 e 28, pela manhã.
Assim como ocorreu em 2014, O Proler é mais um parceiro da Feira, com a realização do seu XII Encontro Local. O evento será composto por oficinas que serão realizadas ao longo de toda a semana. Os temas são variados e envolvem desde a inter-relação da leitura com outras linguagens, tais como o audiovisual e o rádio, às especificidades da literatura e da produção de textos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no blog da Feira, pelo link http://feiradolivrouesc.blogspot.com.br/p/oficinas-e-cursos.html

Outra novidade da edição 2015 da Feira é o I Fórum Fazer Literário, que ocorrerá a partir do dia 27 em Ilhéus. Compõem o evento apresentações artísticas, como o sarau literomusical e a exposição fotoliterária, e rodas de diálogos sobre políticas públicas e a produção literária no sul da Bahia, algumas delas em parceria com a Fundação Pedro Calmon, que também levará a sua Biblioteca Móvel e a Bibex para o centro da cidade com atividades para o público infantojuvenil.

CDH debate na segunda-feira o fim do imposto sindical

CDH debate na segunda-feira o fim do imposto sindical
As fontes de custeio dos sindicatos são o tema da audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promove nesta segunda-feira (19), a partir de 9h. A Constituição determina no artigo 8º que é livre a associação profissional ou sindical. O mesmo artigo prevê a cobrança de contribuição sindical obrigatória em favor das associações que formam o sistema confederativo de representação sindical.
Foram convidados para o debate o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Vagner Freitas de Moraes, e o presidente em exercício da Força Sindical, Miguel Eduardo Torres. A audiência foi proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
Contribuição obrigatória
No Senado, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo senador Blairo Maggi (PR-MT) acaba com a contribuição sindical obrigatória, mais conhecida por imposto sindical. O parlamentar justifica que a liberdade sindical é uma conquista social e que, para que essa liberdade seja efetiva, é preciso dar total autonomia às entidades sindicais. A PEC 36/2013 está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
O financiamento sindical também está em discussão na Câmara dos Deputados. Um comissão especial foi instalada no começo de outubro com o propósito de elaborar um projeto que regulamente as contribuições aos sindicatos.

Fonte: Agência Senado

domingo, 18 de outubro de 2015

PERIGO NO BAIRRO CASTÁLIA

PERIGO NO BAIRRO CASTÁLIA





As duas crateras existente no trevo entre as ruas Joao Timóteo e João Paulo Portela, no Bairro Castália, em Itabuna, poderá provocar um grave acidente aos condutores de veículos, motos e transeuntes que circulam pelo local.
Após diversas denúncias realizadas pelos moradores, a equipe de reportagem do jornal MACRO SUL NOTÍCIAS dirigiu-se até o local para verificar e registrar “in-loco” a gravidade do problema.
Segundo os moradores os buracos existentes, sendo um de esgoto e o outro uma boca de lobo, encontram-se nessa situação há mais de três meses. Ainda segundo os moradores, A EMASA, empresa responsável pelo setor, já foi, por diversas vezes comunicada e, até a presente data, não se preocupou em solucionar o problema.
Será que estão à espera que ocorra algum acidente para que o serviço venha a ser realizado?

Com a palavra...! 

UESC divulga programação completa da 3ª Feira do Livro

UESC divulga programação completa da 3ª Feira do Livro

A 3ª Feira do Livro da UESC se aproxima e a programação é marcada pela presença de grandes nomes da literatura e do cenário acadêmico regional. Além da Feira, outros eventos se integram à proposta, na semana de 26 a 30 de outubro. A abertura oficial ocorre na noite do dia 26, às 18h30, no Auditório Paulo Souto, com o Bate-papo literário “Leituras em movimento”, com a premiada escritora Ana Maria Gonçalves, o poeta Lourival Piligra e o sociólogo e livreiro Luiz Guilherme de Beaurepaire, quando também será realizado o Lançamento Coletivo de Livros da Editora da UESC. Mais de 20 títulos serão apresentados ao público. 
No dia 26, e ao longo de toda a semana, a venda de livros da Editus e das principais editoras universitárias do país ocorre no foyer do Auditório Paulo Souto. No estacionamento da Biblioteca da UESC, a Fundação Pedro Calmon (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) promove a Feira Móvel de Livros, com obras de autores baianos a partir de R$5,00. No mesmo espaço, a Fundação também promoverá ações de contação de histórias, brincadeiras e leituras na sua Biblioteca Móvel, a Bibex. É nesse local também que o público poderá conferir o Livro Itinerante Tonico descobre que é de todo lugar, da autora Maria Luiza Santos, um projeto criado pela Rota Transportes, que ainda levará ao evento a sua unidade móvel de leitura digital, o Rota da Educação, e uma ação interativa para crianças em parceria com o Lápis na Mão da TV Santa Cruz. A empresa também é parceira da Editus no projeto “No caminho tem um livro”, que será lançado na manhã do dia 29, no Auditório da Torre Administrativa da UESC.
Também no dia 29 a professora Maria Luiza apresentará sua outra produção literária, o livro Fluxos Contemporâneos, reunindo os professores que contribuíram para a sua pesquisa sobre o capital humano e acadêmico-cultural para a reconfiguração da região do cacau.
Eventos paralelos
Entre os eventos paralelos à Feira, está o I Encontro de Culturas Populares e Identitárias do Litoral Sul da Bahia, que ocorrerá de 26 a 29. A programação será composta por palestras, oficinas, cursos, mesas de diálogos e apresentações culturais.
O Seminário da TV UESC, nos dias 26 e 27, traz como tema “O audiovisual como leitura de mundo”. Entre as atrações, workshops e mesa-redonda com profissionais da Rede Globo, Canal Futura e TV UFOP, além da presença do professor Nelson Pretto (FACED/UFBA). A Biblioteca da UESC, em comemoração aos seus quarenta anos, realiza, ao longo de toda a semana, uma exposição sobre a sua história, além de uma campanha de preservação e conservação do acervo.
Já o Departamento de Letras e Artes promoverá o I Ciclo de Palestras do DLA, que discutirá temas como formação de leitores, arte e intertextualidade, literatura e outras temáticas ligadas ao universo da leitura, nos dias 27 e 28, pela manhã.
Assim como ocorreu em 2014, O Proler é mais um parceiro da Feira, com a realização do seu XII Encontro Local. O evento será composto por oficinas que serão realizadas ao longo de toda a semana. Os temas são variados e envolvem desde a inter-relação da leitura com outras linguagens, tais como o audiovisual e o rádio, às especificidades da literatura e da produção de textos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no blog da Feira, pelo link http://feiradolivrouesc.blogspot.com.br/p/oficinas-e-cursos.html

Outra novidade da edição 2015 da Feira é o I Fórum Fazer Literário, que ocorrerá a partir do dia 27 em Ilhéus. Compõem o evento apresentações artísticas, como o sarau literomusical e a exposição fotoliterária, e rodas de diálogos sobre políticas públicas e a produção literária no sul da Bahia, algumas delas em parceria com a Fundação Pedro Calmon, que também levará a sua Biblioteca Móvel e a Bibex para o centro da cidade com atividades para o público infantojuvenil.

Coleta domiciliar de lixo em Itabuna será normal na segunda-feira

Coleta domiciliar de lixo em Itabuna será normal na segunda-feira

Mesmo tendo a Prefeitura de Itabuna decretado feriado na segunda-feira, dia 19, em razão da antecipação do Dia do Comerciário, a coleta domiciliar de lixo será normal.  Por meio do Departamento de Limpeza Pública, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) determinou à Biosanear manter o mesmo número de coletores e de caminhões compactadores para que a cidade fique limpa.

Segundo o diretor do Departamento Vicente José Silva Santos, a coleta domiciliar de lixo será supervisionada para que problemas sejam evitados no feriado. Vicente recomenda à população para que coloque os sacos de lixo na porta de casa pelo menos uma hora antes da passagem dos caminhões compactadores para que se evite que animais espalhem sujeira pelas ruas.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

JANTAR DANÇANTE BENEFICENTE AO ABRIGO S. FRANCISCO DE ASSIS

JANTAR DANÇANTE BENEFICENTE AO ABRIGO S. FRANCISCO DE ASSIS






Foi realizado na noite de hoje, 15.20.15, com início às 20 horas, um Jantar Beneficente em prol do Abrigo São Francisco e Assis, no Palace Hotel, em Itabuna.
O evento foi elaborado e coordenado pela Associação das Senhoras de Caridade, de Itabuna, que comemoram a existência dos 91 anos de fundação da Associação e 59 anos de fundação do Abrigo.
Como não poderia deixar de ser, o JORNAL MAIS DE 60 esteve presente para registrar o fato..
Toda a renda obtida nesse jantar foi revertida, como doação, para o Abrigo.
O mestre de cerimonial foi Ramiro de Aquino e a noite foi embalada pelo som do músico Paulo Maia.
Mary Kalid, na oportunidade também homenageada pelo transcurso de seu aniversário, agradeceu, em seu discurso, à  todos os presente e, visivelmente emocionada, disse estar muito agradecida por terem lembrado dos anciões que necessitam, sempre, de ajuda e não esperava por terem lembrado de seu aniversário
Com muita alegria e satisfação as pessoas presentes degustaram as deliciosas iguarias e efusivamente lançaram-se à pista de dança.

O divertimento foi um só.