AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

terça-feira, 30 de junho de 2015

PARA REFLETIR

"Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre."

Albert Einstein

RECOMEÇA OBRA NO CALÇADÃO

RECOMEÇA OBRA NO CALÇADÃO


A obra de pavimentação do Calçadão Ruy Barbosa, em Itabuna, recomeçou hoje.
Os proprietários de estabelecimentos comerciais esperam que dessa vez a obra seja finalmente concluída.


DESENTUPINDO CANOS

DESENTUPINDO CANOS


Finalmente resolveram desentupir a tubulação que dá vazão às águas pluviais para não empoças nas passarelas para pedestres.
Uma equipe estava na manhã de hoje tentando solucionar o problema.


ATRAPALHANDO O TRÂNSITO

ATRAPALHANDO O TRÂNSITO



O condutor dessa caçamba escolheu um péssimo horário para entregar sua carga.
O horário escolhido foi justamente na hora de pico, entre as 11 e 12 horas da manhã. Sem falar na falta de visibilidade provocada pela chuva, o trânsito ficou congestionado na Avenida Juracy Magalhães.


Relatora Desembargadora vota favorável à Greve dos Professores de Itabuna.

Relatora Desembargadora vota favorável à Greve dos Professores de Itabuna.

Aconteceu na tarde de ontem, 29/06, a audiência preliminar de julgamento do dissídio de Greve envolvendo o Governo Municipal e o Sindicato do Magistério – SIMPI, cujo objetivo inicial seria a decretação da legalidade ou não da greve dos professores municipais de Itabuna que já duram 40 dias. A sessão que ocorreu no Tribunal Regional do Trabalho – 5ª região, em Salvador, teve a Desembargadora Léa de Albuquerque como Relatora do Processo, que já se posicionou favorável à luta da categoria.
Para a Relatora do Processo, Dra. Léa de Albuquerque, o argumento sustentado pelo município, de que a classe estaria inviabilizando um serviço de caráter essencial, não possui fundamento, deste modo, votou pela legalidade da greve dos professores. Além disso, a Desembargadora já se posicionou no sentido de que deve o município garantir um calendário unificado à toda rede quando do retorno das aulas, de forma a evitar qualquer prejuízo aos alunos que ficaram sem aula. O descumprimento desta decisão deverá ensejar uma multa diária de R$ 2.000,00 em favor do Sindicato.
Além destas vitórias, a categoria comemora o pedido, também feito pela Desembargadora Léa Albuquerque, de que o município cumpra imediatamente a tabela de vencimentos da classe, que já vem sofrendo perdas salariais desde o ano de 2012, quando o município descumpriu a cláusula de linearidade existente no plano de carreira da categoria. Os outros quatro Desembargadores pediram vistas ao processo e irão se manifestar na próxima sessão, que ainda não tem data definida.

Para o Advogado do SIMPI, Dr. Jessé Melo, a sessão no TRT trouxe ótimas notícias à categoria, que além de ter a greve vista como legal, abriu caminho à outras discussões de interesse da classe. “A ação ainda não foi totalmente julgada. Ao total serão cinco votos, entretanto, o primeiro já foi favorável à luta dos professores. Portanto, a greve continua dentro da legalidade e com ótimos indícios de vitória”, finaliza o advogado.

ANA E ULISSES, 41 ANOS DE UNIÃO!

ANA E ULISSES, 41 ANOS DE UNIÃO!

Hoje o casal Ana Angêlica Oliveira Moreira e Ulisses Marinho completam 41 anos de casamento.
Nessa data especial, 30.06, os dois disseram sim e juraram amor até quando a Providência Divina assim permitir. Nessa união foram gerados filhos maravilhosos e abençoados por Deus.
Eu, João Queiroz, jornalista e editor da rede de comunicação do MACRO SUL NOTÍCIAS, orgulho-me de ser amigo desse maravilhoso e apaixonante casal.
Que essa união sirva como exemplo para diversas gerações, de agora e futuras.

Nossos sinceros parabéns para Ana e Ulisses.

Caminhada "Cultura De Paz" CONVITE

Caminhada "Cultura De Paz"
CONVITE
A Creche Irmã Margarida, Lar Fabiano de Cristo, Associação Pe. Paulo Tonucci e Espaço Educativo Santa Maria Madalena,ACEAI em articulação com o Programa Conexão Vida convidam todos e todas a caminharem conosco pela paz no dia 10/07/15. A iniciativa é parte do “Projeto Adolescência: cultura de paz, formação ética e sentido de vida” e pretende apresentar para a comunidade de Itabuna o valioso trabalho de formação humana desenvolvido com as crianças, adolescentes e famílias assistidas pelas instituições. Ao longo da caminhada, música, poesia, arte e a expressão da construção cotidiana da paz nas comunidades atendidas pelo projeto. A intenção é mostrar à sociedade que a construção de um mundo mais justo e melhor de se viver é dever de todos.

Estaremos concentrados no Jardim do Ó a partir das 14:00 do dia 10/07/2015

UESC realiza o 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática até quarta-feira (1)

UESC realiza o 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática até quarta-feira (1)

Foi aberto, no auditório do centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus/BA, na manhã desta segunda-feira(29), o 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat). o evento terá 22 palestras, serão apresentados 38 trabalhos com um publico de mais de 600 professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação do Brasil, Portugal, Moçambique, Chile, Espanha e Colômbia.
Com o tema central “Educação Matemática e contextos da diversidade”, as discussões estão mais circunscritas à pesquisa, é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM). Segundo os organizadores, o Sipemat no Estado da Bahia, mais especificamente na UESC, sobe a coordenação da Profa. Dra. Eurivalda Santana (UESC), se justifica por estar neste contexto o primeiro mestrado da área de Matemática da região Nordeste do Brasil, iniciado em 2012, quando ocorreu a terceira edição do Simpósio. “Desta forma a sinergia da comunidade de pesquisadores envolvidos com o Sipemat conduziu o PPGEM ao cenário de debates das pesquisas que estão sendo desenvolvidas  na área da “Educação da Matemática”, textualiza a coordenação do 4º Simpósio.”
Há entendimento de que a Educação Matemática vem passando por diferentes avanços no panorama mundial e diferentes perspectivas de pesquisa surgem nesse cenário. Uma dessas perspectivas é impulsionada pela presença de múltiplas culturas, nacionalidades, raças e etnias nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Essa necessidade torna latente a necessidade de expandir pesquisas e discussões, bem como buscar a ampliação da produção de conhecimentos científicos que atendam às demandas especificas por uma Educação Matemática Crítica e Inclusiva.

Os estudiosos dessa área do conhecimento entendem  que o Brasil possui uma grande tradição de estudos culturais  em Educação Matemática, tendo o professor Ubiratan D’Ambrosio como o seu principal expoente. Além disso, diversos trabalhos foram desenvolvidos  mostrando o pensamento  matemático em grupos culturalmente diversos, como os povos indígenas, quilombolas, pescadores, vendedores de rua, dentre outros.

Festejos de São Pedro no Interior e na sede

Festejos de São Pedro
no Interior e na sede
Nem a chuva esfriou o ânimo dos moradores do povoado de Era Nova, em Canavieiras, nos festejos em comemoração ao dia de São Pedro, celebrado nesta segunda-feira (29). A animação ficou por conta dos shows com o seresteiro Bola, e Daniel e seus teclados, no sábado (27). No dia seguinte, após o torneio de futebol regado a churrasco e som mecânico, foi a vez de Gero Lima animar o público presente, num show romântico que durou das 15 às 18 horas.
Os festejos religiosos tiveram início com a novena dedicada celebrada pelo diácono Dilson Teixeira. Nesta segunda-feira, o Padre Euvaldo, pároco de Canavieiras, celebrou uma missa em homenagem ao santo dos pescadores e viúvas, encerrando as homenagens aos santos do mês.
Os bares e restaurantes do Sítio Histórico, com apoio da Prefeitura de Canavieiras, realizaram, na sexta-feira (26), as comemorações em homenagem ao dia de São Pedro. Mesmo com as fortes chuvas, a Quadrilha Travação se apresentou abrindo a noite com o tema “30 anos de Axé – Travaxé”, para, em seguida, dar vez à atrações musicais Duda Ribeiro e Wagner. No cardápio, as mais variadas comidas e bebidas típicas do São João.

Histórico do santo - Pedro foi um dos 12 apóstolos de Jesus, tendo o dia 29 dedicado a ele. É nesse dia que se rouba o mastro de São João para marcar o fim das festas juninas. Como características do festejo para São Pedro, estão a fogueira em formato triangular e o pau-de-sebo. Na sua lista de missões, São Pedro é o guardião das portas do céu e responsável por fazer chover na Terra. Além disso, protege pescadores e viúvas. Na biografia, ele liderou os discípulos de Jesus e fundou a Igreja Católica, sendo considerado o primeiro Papa.

Biblioteca Pública de Ilhéus é reinaugurada com espaços multiuso

Biblioteca Pública de Ilhéus é reinaugurada com espaços multiuso

Em 2015, o escritor que dá nome ao equipamento completa cem anos, assim como o prédio que abriga a biblioteca

Em comemoração ao aniversário de 481 anos de fundação da cidade de Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro reinaugurou, no domingo, 28 de junho, a Biblioteca Pública Adonias Filho, instalada no histórico prédio General Osório, localizado na Praça Castro Alves, no centro da cidade, totalmente recuperada.
Ao presidir a solenidade, o prefeito Jabes Ribeiro lembrou que encontrou o prédio da biblioteca (primeiro colégio público de Ilhéus), praticamente em ruínas. Com recursos próprios do município, foram feitas revisão nas instalações elétricas e hidráulicas, melhoria no telhado, recuperação dos forros, pisos, paredes, área interna e colocação de pisos antiderrapantes. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 8 horas ao meio-dia.
Por sua vez, o secretário municipal de Cultura (Secult), Paulo Atto, ressaltou que Ilhéus é um dos primeiros municípios do sul da Bahia a oferecer ao público um espaço específico que centraliza diversas atividades culturais. O equipamento abriga salas de incentivo à leitura infantil, para exposições de trabalhos de artistas plásticos regionais, uma sala para a Economia Criativa, em parceria com o Sebrae e a Universidade Estadual de Santa Cruz, e outra para sede do Conselho Municipal de Cultura. O auditório da Biblioteca ganhou o nome do escritor Hélio Pólvora.
Itinerante – Paulo Atto ressaltou que vai funcionar também uma biblioteca itinerante, cujo objetivo consiste em ações para estimular, nas crianças e adolescentes, o prazer da leitura e do livro. Atto destacou que a proposta é fomentar o hábito de ler como instrumento de diversão, aprendizagem e percepção do mundo.
A inauguração contou com a abertura do uma exposição do fotógrafo José Nazal, atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus, que enfatizou a importância da reabertura da biblioteca pública. “Estas ações permitem aos ilheenses e visitantes conhecer a história e as estórias de Ilhéus, através de registros fotográficos do passado e a história contemporânea”, declarou.

Para a exposição itinerante, a Secult colocou 26 fotografias das primeiras seis décadas do século XX, mostrando as modificações urbanas de Ilhéus ao longo dos últimos anos. As fotos estão com breve descritivo para facilitar o entendimento dos visitantes. Os trabalhos ficarão na sala por tempo indeterminado.

PARA REFLETIR

"É preciso ter o caos dentro de você para conseguir gerar uma estrela."

Friedrich Nietzsche

Comitiva da ABRUEM encerrou visita ao Canadá

Comitiva da ABRUEM encerrou visita ao Canadá
 Coordenada pela reitora da UESC e presidente da ABRUEM Adélia Pinheiro, foram realizadas cinco mesas-redondas e a participação de 34 universidades canadenses
  
A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC e presidente da ABRUEM Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, Adélia Pinheiro participou no dia 25, em Calgary, no Canadá do "Diálogo Alberta­Brasil", na Universidade de Calgary. A reitora coordena a comitiva de reitores de universidades estaduais e municipais brasileiras que visitam instituições de ensino superior daquele país.
Ontem (24), comitiva da ABRUEM esteve em Vancouver, onde, pela manhã, visitou a University of British Columbia. Na ocasião, a presidente da ABRUEM, Adélia Pinheiro, entregou a placa de homenagem da ABRUEM para o Presidente da UBC, Sr. Arvind Gupta. A tarde, o grupo participou de uma recepção presidida pelo Cônsul­Geral do Brasil em Vancouver, Sr. Ernesto Otto Rubarth.
A comitiva da ABRUEM, já visitou as universidades situadas em Montreal, Ottawa, Toronto, Hamilton, Guelph, Whistler, Vancouver e Calgary.  Foram realizadas cinco  mesas-redondas regionais e a participação de 34 universidades canadenses. A viagem é uma promoção da ABRUEM em parceria com a Embaixada do Canadá e a Universities Canada, com a organização logística da Pan-American Business.

As atividades se iniciaram em Montreal, primeira cidade visitada, e terminam na sexta-feira (26) de junho, em Calgary. As missões internacionais de reitores são realizadas anualmente a um país diferente e têm como objetivo alavancar o processo de internacionalização das instituições de ensino superior a partir do contato com instituições de ensino superior de outros países.

POESIA

POESIA

É fácil trocar as palavras,
Difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado,
Difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto,
Difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos,
Difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor,
Difícil é conter sua torrente!

Como é por dentro outra pessoa?
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo.


FERNANDO PESSOA

CPI do HSBC pode quebrar sigilos de mais de 50 pessoas

CPI do HSBC pode quebrar sigilos de mais de 50 pessoas
A Comissão Parlamentar de Inquérito do HSBC tem reunião marcada para esta terça-feira (30), a partir de 14h30, para votar 51 requerimentos de quebras de sigilos fiscal e bancário. A maioria dos pedidos é assinada pelo vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
O primeiro requerimento solicita a transferência dos sigilos do ex-prefeito de Niterói (RJ) José Roberto Saad Silveira. A CPI quer saber se, entre 1993 e 2015, ele declarou à Secretaria da Receita Federal ter contas bancárias no exterior. Se a resposta for positiva, a comissão quer saber quais os valores declarados. Silveira ocupou o cargo de prefeito da cidade fluminense por quatro mandatos.
Há ainda o pedido para as quebras de sigilo do diretor-presidente do Grupo Galvão Engenharia, Dario de Queiroz Galvão Filho. No requerimento, o senador Randolfe lembrou que reportagem publicada pelo jornalista Fernando Rodrigues, em fevereiro deste ano, aponta que Dario Galvão teria mais de US$ 4 milhões depositados em conta secreta no HSBC da Suíça. O executivo está envolvido com o caso de corrupção na Petrobras.
A CPI do HSBC também quer saber da Receita Federal se, entre 1998 e 2007, o ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e do Conselho de Administração da Companhia Vale Benjamin Steinbruch declarou ter contas bancárias no exterior. Outro requerimento que pode ser votado pela CPI do HSBC na terça-feira é o que pede ao banco os nomes de brasileiros que tinham contas na filial suíça entre 2006 e 2007.
Preocupação
Na última reunião da CPI do HSBC, o senador Randolfe Rodrigues disse estar preocupado com os rumos do trabalho. Reclamou que a comissão parlamentar de inquérito ainda não ouviu as pessoas diretamente envolvidas na lista veiculada pelo jornalista Fernando Rodrigues e também pelo jornal O Globo.
— Se não tomarmos providência, não fizermos convocações, não quebrarmos sigilos e não aprofundarmos investigações, não há razão de esta CPI existir. Então, acabemos, encerremos a CPI hoje e deixemos o trabalho por conta da Polícia Federal, da Receita Federal, de quem quer que seja, e não façamos mais nada. É mais cômodo. Não façamos mais nada. Eu estou convencido de que a CPI tem que avançar. Temos que ouvir depoimentos, temos que ter convocações e temos que quebrar sigilos — propôs Randolfe.

Fonte: Agência Senado

PARA REFLETIR

"Sempre parece impossível. Até que é feito."

Nelson Mandela

Idosos poderão ter 6% de unidades habitacionais de programas do governo

Idosos poderão ter 6% de unidades habitacionais de programas do governo
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (24), em turno suplementar, substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 52/2011, que destina aos idosos a cota de 6% das unidades habitacionais de programas governamentais de moradia. Desse total, pelo menos 3% devem ser destinados aos idosos de baixa renda.
Atualmente, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) prevê reserva de 3% das habitações para idosos, sem especificar idade ou renda mínima. O texto da Câmara manteve o percentual, mas determinou a idade mínima, 60 anos, e a faixa de renda, de até três salários mínimos de rendimento familiar mensal. No texto aprovado pela CAS, o percentual foi ampliado, por sugestão do senador Paulo Paim (PT-RS), acatada pelo relator na CAS, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).
O substitutivo garante a reserva de residências em todos os programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos, e não apenas nas obras financiadas com recursos do Orçamento Geral da União, como propunha o projeto original. E foi garantida a prioridade na ocupação do pavimento térreo dos edifícios habitacionais, para amenizar as dificuldades de locomoção comumente encontradas nessa faixa etária.
— Em um milhão de residências construídas, deixamos 60 mil com prioridade, isso se houver procura — esclareceu Crivella.
Vários senadores elogiaram a iniciativa, de autoria da deputada Iris de Araujo. Para Marta Suplicy (sem partido-SP), a proposta é oportuna, pois com o envelhecimento da população, muitos idosos moram sozinhos e não conseguem se manter com as baixas aposentadorias e aluguéis altos. Muitas vezes eles não têm famílias que os acudam, ou que simplesmente queiram acolhê-los, por isso, garantia de moradia é primordial. E a demanda é alta, frisou ainda.
Já Lucia Vânia (sem partido-GO) lembrou que a melhor forma de garantir os preceitos estabelecidos no Estatuto do Idoso, integrá-lo à sociedade sem isolá-lo em abrigos, é proporcionar um local de moradia, onde possa ocorrer essa integração e o convívio com jovens, crianças e outros atores da sociedade. Ela elogiou a política pública e a autora do projeto.

Fonte: Agência Senado

Aloysio Nunes aponta 'perturbação' de Dilma com rejeição popular e más notícias econômicas

Aloysio Nunes aponta 'perturbação' de Dilma com rejeição popular e más notícias econômicas
O senador Aloysio Ferreira Nunes (PSDB-SP) disse que a presidente Dilma Rousseff deve estar perturbada com o que vem acontecendo, pois ela está com o maior índice de rejeição desde a crise do governo Collor e as notícias econômicas são sempre ruins.
Para o senador, isso talvez explique o discurso que Dilma fez na abertura dos primeiros jogos mundiais dos povos indígenas, quando ela usou a expressão “mulher sapiens” e disse ser a mandioca  uma das grandes conquistas do país.
Aloysio Nunes também comentou a afirmação de que o PT só pensa em cargos e está viciado no poder, feita recentemente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  Na opinião do senador, Lula tenta se afastar da figura de Dilma Rousseff para colocar-se como uma reserva política para as eleições de 2018. Ele acredita, no entanto, que o PT não se manterá no poder:
- As coisas vão se encaminhar, em 2018, para que tenhamos uma mudança política no Brasil. Uma mudança democrática, mudança no voto, uma mudança que leve a uma recomposição da confiança dos brasileiros no seu governo, um governo capaz de entregar efetivamente a mercadoria que promete - afirmou o senador.
Em aparte, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse que o ex-presidente Lula é uma liderança reconhecida internacionalmente, mas recebe tratamento desrespeitoso no Brasil por parte da oposição e da imprensa.
- Parece-me que é medo das eleições de 2018, porque se vocês não tomarem uma atitude contra o presidente Lula, ele voltará e será presidente do Brasil - afirmou.

Fonte: Agência Senado

Itabunense campeã brasileira é patrocinada pela FENABB

Itabunense campeã brasileira é patrocinada pela FENABB
A Federação Nacional das AABBs, através da AABB Itabuna, está investindo em uma das maiores revelações da natação brasileira dos últimos tempos: Isabelly Andrade, 16 anos. O patrocínio é resultado de gestões realizadas pela também nadadora itabunense Maruse Dantas, que preside a Associação Atlética Banco do Brasil local, braço da FENABB na cidade.
Isabelly, que nada desde os 6 anos de idade, é campeã brasileira na categoria infantil e bicampeã baiana na categoria juvenil de Maratonas Aquáticas. No ano passado conquistou a 4ª colocação nos Jogos dos Países de Língua Portuguesa, realizado em Angola, na África.
Os treinamentos da jovem nadadora são realizados na piscina do Colégio CISO, em Itabuna, e nas praias de Ilhéus e Itacaré. Segundo Luiz Carlos Santos, técnico da nadadora, “Junto com as provas do Baiano, estes treinos servem como preparação para as competições mais fortes, a exemplo do Campeonato Brasileiro, que será realizado no próximo dia 21 de setembro, em Brasília”.

Coincidentemente, é na capital federal que fica a sede da FENABB, sua nova patrocinadora. Ou seja: Isabelly Andrade agora pode se sentir em casa e ficar à vontade em Brasília para trazer mais medalhas na bagagem quando voltar a Itabuna.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

PARA REFLETIR

"Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado."

Albert Einstein

Aprovado texto-base de MP que mantém regras de reajuste do salário mínimo

Aprovado texto-base de MP que mantém regras de reajuste do salário mínimo
 O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 287 votos a 12, a Medida Provisória 672/15, que mantém as atuais regras de reajuste do salário mínimo para o período de 2016 a 2019. O reajuste é encontrado pela soma da variação da inflação e do Produto Interno Bruto (PIB).

Com a aprovação do parecer do relator da matéria na comissão mista, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), que rejeitou todas as 114 emendas apresentadas, o Plenário analisa agora os destaques apresentados ao texto e para votar separadamente emendas.

Reajuste para pensões e aposentadorias acima de 1 salário gera polêmica

Reajuste para pensões e aposentadorias acima de 1 salário gera polêmica
 O ponto de controvérsia da discussão da medida provisória que estende a política de valorização do salário mínimo (MP 672/15) é uma emenda que amplia o benefício para aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo. O tema foi responsável pela edição da MP e pelo congelamento da tramitação de um projeto na Câmara dos Deputados.
A MP mantém a fórmula atual de reajuste do salário mínimo, que é baseado na variação da inflação no ano anterior e na taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) apurada dois anos antes.
O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) disse que a ampliação da política de aumento para todos os aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência é questão de justiça. “O aposentado que ganha até um salário mínimo tem aumento salarial. O que ganha menos, não. Aposentado tem inflação maior do que os outros”, afirmou Faria de Sá.
Ele lembrou que esse ponto tinha o apoio da Câmara no começo do ano e gerou a edição da MP.
Para o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), no entanto, a extensão do aumento pode gerar ainda mais crise fiscal. Ele disse que o orçamento não comporta aumento para todos. “Cada um de nós tem responsabilidade com o País. Não podemos torcer para que o Brasil de amanhã seja a Grécia de hoje e conceder um aumento sem projeção dos impactos”, disse, referindo-se à crise do país europeu, que corre risco de sair da zona do euro em decorrência de uma crise causada por excesso de gastos.

Fonte: Agência Câmara Notícias

NÓS INDICAMOS

NÓS INDICAMOS



São João de Itagibá tem público recorde com show da mineira Paula Fernandes

São João de Itagibá tem público recorde com show da mineira Paula Fernandes


A Praça do São João em Itagibá ficou lotada na última noite do São João de Itagibá, 23.06. Milhares de pessoas de várias partes da região e outras cidades da Bahia vieram acompanhar o show da cantora sertaneja Paula Fernandes, que se apresentou pela primeira vez na cidade.
A superprodução, que faz parte da turnê “Um Ser Amor”, inova com um show cênico e tecnológico, que traz efeitos especiais, cenas em 3D, parcerias virtuais, esteiras, plataformas giratórias e trocas de figurinos.
Algumas parcerias musicais da cantora aparecem virtualmente, como Shania Twain, com quem Paula gravou o clipe da música “You´re Still the One, em Las Vegas, e Taylor Swift. Além disso, a cantora entoou na Praça do Forró, os principais sucessos da carreira.
O prefeito Marquinhos Barreto agradeceu ao público que compareceu nas quatro noites de festa, não só à população de Itagibá, como de outras cidades da região. “Itagibá continua mantendo a tradição de um São João de paz, tranquilo pra todos os cidadãos itagibenses e para pessoas de outros municípios que nos prestigiam”, declarou.
Presente na noite de encerramento, o deputado Davidson Magalhães enalteceu a importância do São João em Itagibá, uma das melhores festas do interior da Bahia, e destacou o papel do governo do prefeito Marquinhos Barreto, marcado por grandes realizações, que tem beneficiado bastante a população.

Antes do show de Paula Fernandes, o público acompanhou o arrocha romântico de Neto Azevedo, a primeira atração a subir no palco montado na Praça Tote Lomanto. Na madrugada de quarta-feira (24), após o show da sertaneja, a animação ficou por conta da banda ilheense Xote Apimentado. Já pela manha, encerrando mais uma edição do São João de Itagibá, o tecladista Gelder Silva. Fotos: Marcos Japa

UESC realiza o 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática

UESC realiza o 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática

“Educação Matemática e contextos da diversidade” visa a expansão da pesquisa e das discussões.

O 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), com o tema central “Educação Matemática e contextos da diversidade”, será realizado pela Universidade Estadual de Santa a Cruz – UESC no período de 29 a junho a 1º de julho. O evento, com discussões mais circunscritas à pesquisa, é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e já conta com inscrições de 600 pesquisadores e alunos de pós-graduação do Brasil, Portugal, Espanha e Colômbia. 
Segundo os organizadores, o Sipemat no Estado da Bahia, mais especificamente na UESC, se justifica por ser neste contexto que se encontra o primeiro mestrado da  área de Matemática da região Nordeste do Brasil, iniciado em 2012, quando ocorreu a terceira edição do Simpósio. “ Desta forma a sinergia da comunidade de pesquisadores  envolvidos com o Sipemat impulsionou e contemplar do PPGEM como cenário de  debates das pesquisas que estão sendo desenvolvidas  na área da “Educação da Matemática”, textualiza a coordenação do 4º Simpósio.”
Visão geral – Há entendimento de que a Educação Matemática vem passando por diferentes avanços no panorama mundial e diferentes perspectivas de pesquisa surgem nesse cenário. Uma dessas perspectivas é impulsionada pela presença de múltiplas culturas, nacionalidades, raças e etnias nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Essa necessidade torna latente a necessidade de expandir pesquisas e discussões, bem como buscar a ampliação da produção de conhecimentos científicos que atendam às demandas especificas por uma Educação Matemática Crítica e Inclusiva.
Os estudiosos dessa área do conhecimento entendem  que o Brasil possui uma grande tradição de estudos culturais  em Educação Matemática, tendo o professor Ubiratan D’Ambrosio como o seu principal expoente. Além disso, diversos trabalhos foram desenvolvidos  mostrando o pensamento  matemático em grupos culturalmente diversos, como os povos indígenas, quilombolas, pescadores, vendedores de rua, dentre outros.
O SIPEMAT é um encontro que nasceu de um debate acerca de questões relativas ao ensino de estatística, ganhou corpo e ampliou sua abrangência para discussões pertinentes a diferentes aspectos da Educação Matemática. Juntou-se a estes fatores o interesse em promover um encontro de nível internacional no Nordeste, uma vez que eventos desse porte ocorrem prioritariamente no eixo Sul-Sudeste. Desde o início, o SIPEMAT tem buscado congregar educadores matemáticos do Brasil e do exterior. Assim, tem-se avançado no sentido de se estabelecer intercâmbios, visando a realização de pesquisas e publicações, de modo a integrar experiências que conduzam a avanços nos debates acerca da aprendizagem e do ensino da Matemática.
As duas primeiras edições aconteceram no Estado de Pernambuco, na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e na Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Em sua terceira edição o evento foi realizado no Estado do Ceará, em Fortaleza, com a organização do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC e do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE.
O 1º SIPEMAT aconteceu em 2006, discutindo o tema “Um olhar ampliado sobre a sala de aula”, buscando articular a vertente da pesquisa à questão do ensino e da aprendizagem dessa disciplina.  O evento contou com a participação de cerca de 300 participantes. Estiveram presentes pesquisadores da França, Portugal e Inglaterra, que trouxeram suas reflexões acerca da pesquisa nessa área e suas relações com a sala de aula de Matemática.
Em 2008, foi realizado o 2º SIPEMAT visando avaliar as duas décadas de pesquisa sobre a Matemática trabalhada dentro e fora da sala de aula. Esta temática teve como marco as pesquisas em Etnomatemática, bem como a publicação da coletânea "Na Vida, dez; na escola, zero," que estava comemorando 20 anos de sua publicação. O público ampliou-se, em relação ao evento anterior, apresentando cerca de 450 participantes. Os países que se fizeram presentes foram França e Estados Unidos.

Acreditando na necessidade de integrar nos debates sobre a Educação Matemática aqueles profissionais que majoritariamente são responsáveis pela formação matemática da sociedade, a terceira edição (3º SIPEMAT), no Estado do Ceará no ano de 2012, além dos alunos de pós-graduação e dos pesquisadores, agregou professores da Educação Básica. Desta maneira, o número de participantes foi ampliado para 1500 participantes. Participaram pesquisadores convidados da França, Estados Unidos, Inglaterra, Chile e Israel. O tema debatido foi: Matemática, Cultura e Tecnologia.

AMIGO MACRO SUL NOTÍCIAS

AMIGO MACRO SUL NOTÍCIAS




MP investiga graves denúncias contra a Prefeitura de Camamu

MP investiga graves denúncias contra a Prefeitura de Camamu
O Ministério Público da Bahia, através do Procurador Geral de Justiça, Márcio Fahel, recebeu e investiga as graves denúncias de abuso de poder, malversação de dinheiro público, licitações dirigidas para beneficiar empresas fantasmas, além de desvio de verbas federais oriundas do Fundeb e de nepotismo, envolvendo a Prefeitura Municipal de Camamu.
A acusada é a prefeita de Camamu, Emiliana Assunção, eleita em eleições suplementares (2013), irmã do ex-prefeito Zequinha da Mata, seu atual secretário de Governo, a quem os denunciantes acusam de ser “o prefeito de fato”. O secretário de Finanças, Manoel Assunção, também é irmão da prefeita.
As denúncias foram entregues em 2014 e renovadas no dia 16/06, por uma comitiva integrada pelo deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-Ba), deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) e lideranças de Camamu, a ex-prefeita, Ioná Queirós, os vereadores Ronaldo Figueredo (Nal da Canal-PCdoB) e Manoel Luis (PT), além de Rita de Cássia Cardoso, presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de Camamu, e as professoras Juciaria Barbosa e Joice Aderne.
O deputado Davidson Magalhães articulou a audiência convicto de que “ o MP certamente investigará as gravíssimas denúncias de desvio de verbas e outras práticas irregulares cometidas pela Prefeitura Municipal e que acabam prejudicando o ensino e o próprio desenvolvimento da cidade”. O vereador Nal da Canal também se pronunciou esperançoso de que “o nepotismo e os desvios de verbas federais destinadas à educação serão apurados e os culpados processados pois a educação está sendo prejudicada devido ao comportamento inadequado do executivo municipal”.
Os documentos entregues ao MP incluem licitações dirigidas, fotos de reformas de colégios interrompidas, e até mesmo acusam o vereador Enock Sousa de “alugar sua própria casa ao Executivo, em transação nunca explicada”, conforme afirmou o vereador Nal do Canal. Denunciam-se também a venda irregular de uma patrol, pertencente ao município e de vários carros vendidos sem licitações, conforme reza a lei.
Na ocasião, o grupo solicitou ao MP a nomeação de um promotor público para a comarca, além de protocolar as várias denúncias sobre a atual administração municipal. Uma delas, envolve uma empresa (Kells B.Mendes) inscrita na Juceb como empresa de comércio varejista e que venceu a licitação da Prefeitura Municipal de Camamu para “capacitação de professores da rede municipal ministrando cursos presenciais na área de tecnologia da informática”.
De acordo com os denunciantes “a empresa não possui nenhuma referência na área de capacitação profissional e mesmo assim foi a vencedora já tendo recebido mesmo sem comprovação dos serviços cerca de 185 mil reais desviados do Fundeb”, afirma o documento entregue ao MP da Bahia.

O vereador Nal da Canal disse ao Procurador que desde o ano passado solicitou esclarecimentos à Secretaria de Educação, sobre as denúncias de desvio de verbas federais e nunca obteve resposta: “Enquanto os professores fazem greve por salários atrasados e defasados a Prefeitura desvia verbas e gasta sem prestar contas à comunidade, sem falar nas condições precárias das escolas municipais, sem condições de utilização, colocando em risco os estudantes pois os tetos estão caindo, além de faltar tudo na sala de aula”.

Morre o médico itabunense Eduardo Galvão Filho, aos 65 anos em São Paulo

Morre o médico itabunense Eduardo Galvão Filho, aos 65 anos em São Paulo
  

Morreu na madrugada desta quarta-feira (24), o médico itabunense Eduardo Galvão, 65 anos, no hospital Sírio Libanês onde estava internado em São Paulo.
O médico que era angiologista e clínico geral lutava contra um câncer e buscou na justiça o direito de tratamento considerado experimental que foi recomendado por um médico do hospital Sírio Libanês, uma vez que a Unimed se recusava a custear despesas segundo Maria Fernanda, esposa do médico.
Eduardo Galvão continuou o tratamento após ter obtido liminar junto ao Superior Tribunal de Justiça, STJ. Apesar do tratamento, o médico vinha tentando se recuperar e vencer a doença.
A morte de Galvão foi confirmada pela esposa e o corpo deverá ser encaminhado para Itabuna onde deverá ser velado no SAF. A previsão é de que o corpo do médico chegue à Itabuna na noite desta quarta-feira (24), ou ainda amanhã cedo para sepultamento no cemitério Campo Santo. (Arena Blog)
Expressaounica
Daqui, a nossa solidariedade a toda família enlutada,  pois Dr. Galvão  era um dos grandes amigos desse jornalista. Pessoa humana e de muito caráter. Foi diretor do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, em Itabuna e também Secretário de Saúde, em uma das gestões  do Prefeito Fernando Gomes. Itabuna e sua população perdeu um grande médico.
Fonte: Blog Expressãounica

segunda-feira, 22 de junho de 2015

PARA REFLETIR

"Não corrigir falhas é o mesmo que cometer novos erros."
Confúcio

“Muito mais dolorosas são as consequências da raiva do que suas causas.”

Marco Aurélio
"Os que muito sabem, de pouca coisa se admiram; os que nada sabem se admiram de tudo."

Sêneca

“PISCINA” NA AVENIDA AMÉLIA AMADO!

“PISCINA” NA AVENIDA AMÉLIA AMADO!


Quando chove essa é a situação que fica a Avenida Amélia Amado em Itabuna, uma verdadeira “piscina”.

O interessante é que a avenida é cortada por um canal, o córrego Lava Pés, e mesmo assim fica alagada. O interessante é que a chuva que caiu só durou poucos minutos.

REGISTRO CULTURAL

REGISTRO CULTURAL


Um dos estabelecimentos comerciais de Itabuna, localizado na Avenida Cinquentenário, resgatou a cultura junina através da contratação de um trio genuinamente nordestino para atrair clientes.
Como somos amantes da preservação de nossa cultura, evidentemente que não poderíamos deixar de registrar esse excelente cena.

Transeuntes, a exemplo de nossa amiga Brasilbranka, faziam questão de serem fotografados ao lado dos interpretes do rei do baião, já outros paravam para apreciar a boa performance do trio e as belas canções toadas.

ARRAIÁ DO ACREDITAR

ARRAIÁ DO ACREDITAR








O Grupo da Melhor Idade de Itapé, presidido pela Senhora Anamaria Cardoso, comemorou os festejos juninos, no dia 21.06, na sede social da entidade.
O evento comemorado com muita alegria por todos os presentes contou ainda com bebidas e comidas típicas, brincadeiras e indumentária compatível com a ocasião.
Iniciado às 12 horas, o arrasta-pé foi só foi encerrado às 16 horas.
A expectativa para a festa do ano quem já se iniciou desde já.

A presidente do Grupo Acreditar, Anamaria Cadoso, está de parabéns pelo grande sucesso obtido na realização do evento nesse ano. 

FÓRMULA 85/95 ESTÁ VALENDO COM PROGRESSIVIDADE

FÓRMULA 85/95 ESTÁ VALENDO COM PROGRESSIVIDADE
O novo cálculo para a aposentadoria no Brasil passou a valer desde ontem (18). Previsto na Medida Provisória 676, publicada na mesma data no Diário Oficial da União, mantém a fórmula 85/95 aprovada no Congresso acrescida de um novo cálculo com progressividade.
A soma de tempo de contribuição e idade, de 85 anos para a mulher e 95 anos para o homem, para o benefício integral vale de 2015 a 2017. Depois, irá subir um ponto até 2019 e, posteriormente, um ponto por ano até chegar à soma de 90 anos para mulheres e 100 para homens, em 2022.
O fator previdenciário continua em vigor, contudo, não incidirá na aposentadoria de quem estiver apto a receber pelo novo cálculo.
Fonte: SP Bancários

ABSURDO! CRATERAS PROLIFERAM

ABSURDO! CRATERAS PROLIFERAM











Há mais de quatro meses que os moradores e parentes de albergados reclamam e nenhuma atitude, até agora, foi realizada para que esse caótico problema seja solucionado.
As crateras estão localizadas na subida de acesso ao Abrigo São Francisco de Assis, no Bairro Santo Antônio em Itabuna.
A equipe de reportagem do MACRO SUL NOTÍCIAS, disponibilizou uma boa parte da tarde de hoje para ouvir as pessoas que residem no local.
Segundo os moradores, diversas reclamações já foram feitas na Prefeitura, Emasa e aos administradores do condomínio que foi construído, ao lado do abrigo.
Ainda segundo os moradores, um jogo de “empurra” está sendo feito, n Prefeitura dizem que quem deve solucionar o problema é a empreiteira que construiu o condomínio, já no condomínio dizem que quem tem que resolver a situação é a prefeitura.
Ora! A anarquia está imperando, será que o secretário da Sedur não pode ter o consenso de solucionar esse problema.
Os moradores dizem que até determinados vereadores já foram procurados e têm conhecimento do fato.
Então por que não solucionar o problema.

Será retaliação?