AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PARA REFLETIR

"Depois de ter-se esforçado para 
conseguir o que quer, conceda-se o 
tempo para desfrutá-lo."
S. Brown


POR MUITO POUCO CALDEIRA NÃO EXPLODE NOVAMENTE NO RESTAURANTE DO POVO

POR MUITO POUCO CALDEIRA NÃO EXPLODE NOVAMENTE NO RESTAURANTE DO POVO

Faltou muito pouco para que uma das caldeiras do Restaurante do Povo explodisse novamente. O problema foi provocado por um defeito no termostato que se encontra avariado e sem manutenção.
Segundo especulações a empresa responsável pelo serviço de manutenção nas caldeiras não realiza a conservação por estar com seus recebimentos, mais ou menos R$ 4.000,00, sem ser quitado.
No momento do ocorrido, entre as 09 e 10 horas da manhã de ontem, uma boa parte dos servidores estavam próximos da caldeira que, se explodisse, iria acidentar diversas pessoas.
Outro fato que está deixando os usuários do Restaurante do Povo em polvorosa e insegura é a falta de agentes municipais na hora da distribuição das senhas. A fila que antes era organizada se transformou, agora, em uma bagunça só. A população quer saber porque o Secretário de Assistência Social do Município de Itabuna não adota medidas enérgicas para que os problemas sejam solucionados.
NOVO EMPREENDIMENTO EM ITABUNA

Na oportunidade, a equipe do Macro Sul Notícias parabeniza o empreendedor Alaney Alexandre pelo novo investimento empresarial, um excelente Salão de Cabeleireiros, que em breve será inaugurado em Itabuna. A excelente visão mercadológica de Alaney o fez importar excelentes equipamentos de outros países para serem utilizados em seu estabelecimento comercial. Ser empreendedor é sempre preciso!

Gustavo Kruschewsky lança “A Força da Amizade”

Gustavo Kruschewsky lança “A Força da Amizade”


O professor, advogado e escritor Gustavo Kruschewsky lança o seu mais novo livro, intitulado “A Força da Amizade”, no próximo dia 10, às 18h30min, na sede da OAB-Ilhéus. A obra, editada pela Mondrongo, conta a estória de duas crianças que se conheceram na escola. Cresceram, estudaram muito, tornaram-se profissionais de peso. Fizeram, no decorrer das suas vidas, uma amizade Socratiana, aproveitando para si as boas qualidades que uma admirava na outra. Com o passar do tempo chegaram à conclusão que a atenção, o respeito e o efetivo cuidado não devem ser unicamente interpessoais. “A obra literária mostra que a amizade para elas vai mais além, transcende ao meramente pessoal. Deve-se viver informando ao próximo das péssimas ações humanas que podem prejudicar o meio ambiente e do que é importante para a agregação e transformação social”, revela o autor.
Considerado um dos mais brilhantes escritores contemporâneos do sul da Bahia, Gustavo Kruschewsky é também provocativo na obra e revela condições que se parecem próximas à realidade brasileira. “Ao longo da narrativa elas perceberam a histórica omissão da administração pública de sua cidade em não integrar os distritos aos bairros e à sede mormente no tocante aos aspectos econômico e social. Perceberam que muitos dos gestores foram omissos em relação à mobilidade urbana, à estética da cidade, à limpeza pública, à implantação de saneamento básico e tantas outras providências que deveriam tomar ao longo desse tempo que “governaram” a cidade para que bairros e distritos, sem distinção, tornassem lugares com efetivo conforto de se viver”.
Para essas duas personagens criadas pelo autor, a amizade não é apenas um sentimento que se encerra em desejar o bem ao próximo diretamente, mas cuidar também do meio ambiente, da ecologia, da própria biosfera. “Porque, através dessas ações o próprio homem passará a viver em melhores condições de vida, se tratar bem a água, o ar, a energia e todos os seres vivos e coisas que envolvem o espaço da cidade e região em que se habita”, explica o autor.

Para além do lançamento oficial, no dia 10, o autor estará à disposição do público, já a partir do dia 9, das 9 às 12; das 15 às 18 horas, para sessões de autógrafos na nova sede da OAB, situada à Rua 14 de agosto n.º 80, bairro Boa vista, próximo ao portão principal do Estádio Mário Pessoa.

Projeto “Dia do Samba” realiza cinco horas de música para o Ilheense

Projeto “Dia do Samba” realiza cinco horas de música para o Ilheense


O evento ocorre na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro, na Praça Pedro Mattos em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, a partir das 16 horas.

O projeto Dia do Samba ocorre na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro, na Praça Pedro Mattos em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus a partir das 16 horas. O projeto tem o intuito de manter viva a tradição do samba no município e estimular os grupos de sambistas que precisam de apoio e visibilidade. Serão cinco grupos musicais, que irão se revezar no palco, tocando o puro e tradicional samba brasileiro. Os grupos “Samba Lait”, “Samba de Treita”, “Mania de Pagode” e “Samba Comigo Ninguém Pode” já estão confirmados no evento. O projeto irá realizar cinco horas de música para toda a comunidade e visitantes de Ilhéus. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Ilhéus (Secult) e Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
Conforme ressalta o titular da Secult e interino da Setur, Paulo Atto, Ilhéus sempre teve uma grande tradição no samba, no passado grandes escolas como a Verde e Branco do Malhado, a Vermelho e Branco do Outeiro, a Vila Isabel da Conquista, entre outras, faziam a festa nos antigos carnavais. Os terreiros de candomblé, até os dias de hoje mantém a tradição do samba de roda, sem falar dos clubes de samba, que ainda existem três em funcionamento na cidade.
Samba - O samba é um gênero musical brasileiro, que deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, e é considerado uma das principais manifestações culturais populares do país. Dentre suas características originais, possui dança acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano.

Apesar de ser um gênero musical resultante das estruturas musicais européias e africanas, foi com os símbolos da cultura negra que o samba se disseminou pelo território nacional. Embora houvesse variadas formas de samba no Brasil (não apenas na Bahia, como também no Maranhão, em Minas Gerais, em Pernambuco e em São Paulo), sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, então capital do Brasil Imperial, onde chegou durante a segunda metade do século XIX levado por negros oriundos do sertão baiano.

NOTA TÉCNICA Nº 006/2014

NOTA TÉCNICA Nº 006/2014

Considerando o resultado do exame (líquor) do caso de meningite do menor B. W. C da S, enviado ao Laboratório de Saúde Pública LACEN/SESAB:
Vimos informar, que o menor encontra-se internado no CTI da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna com quadro de meningite não especificada. A Vigilância à Saúde de Itabuna, após a liberação do laudo pelo Laboratório Central do Estado, reafirma que não é necessária a quimioprofilaxia dos comunicantes, ou seja, a tomada de medicação pelas pessoas que tiveram contato com a criança.
A Vigilância Epidemiológica trabalha esclarecendo as medidas de controle e prevenção a serem realizadas nos comunicantes e na população circunscrita, interrompendo assim o ciclo de transmissão da doença.

Atenciosamente,

Departamento de Vigilância em Saúde de Itabuna

Prefeitura, MP e agricultores discutem regularização ambiental de propriedades rurais

Prefeitura, MP e agricultores discutem regularização ambiental de propriedades rurais


A Prefeitura de Itabuna e um grupo de agricultores familiares discutiram, na sede regional do Ministério Público do Estado da Bahia, a execução de um projeto piloto de regularização ambiental de imóveis rurais no município, na manhã desta quinta-feira. O projeto foi proposto pelo Ministério Público, sob a coordenação do promotor de Justiça do Meio Ambiente Yuri Lopes de Mello.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), Lanns Almeida, o projeto é importante, pois apontará o melhor caminho para a regularização ambiental dos imóveis rurais de Itabuna e região, promovendo benefícios concretos em se tratando de desenvolvimento rural sustentável.  “Dentre os benefícios podemos citar a produção de água por meio da proteção de nascentes e rios e a valorização dos produtos agrícolas dos imóveis participantes”, destaca. 

O titular da Seagrima diz ainda que a iniciativa tem como objetivo a regularização dos imóveis rurais com base no novo Código Florestal (Lei nº 12.651/12). O projeto piloto custeará a adequação de cinco propriedades selecionadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e terá como parceiros o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PARA REFLETIR

"Se você acredita que pode, você tem razão. Se acredita que não pode, também tem razão."
Henry Ford


JÁ É PERMITIDO?

JÁ É PERMITIDO?

UM PONTO DE ÔNIBUS COLOCADO NO PASSEIO DE UMA RESIDÊNCIA É UM VERDADEIRO SUFRÁGIO PARA SEUS MORADORES.
O BARULHO INFERNAL É UM SÓ.
PORÉM, DESDE QUANDO É PERMITIDO?
SE O PONTO É EM UMA PRAÇA OU EM FRENTE À UM ESTABELECIMENTO COMERCIAL, TUDO BEM!
O SECRETÁRIO DE TRÂNSITO DE ITABUNA DEVE TER SIDO ACOMETIDO DE UM LAPSO PARA PROCEDER DE TAL FORMA.


GRANDE CONFUSÃO!

GRANDE CONFUSÃO!






O VEÍCULO DE CARGA CHEGOU ÀS 6 DA MANHÃ, DE ONTEM, E ESTACIONOU NA CONTRA MÃO.
REALIZADA A ENTREGA DAS MERCADORIAS, O CONDUTOR CONTINUOU A CONDUZIR O CAMINHÃO NA CONTRA MÃO COM DESTINO A AV.. CINQUENTENÁRIO.
FOI UMA BALBURDIA SÓ! HORÁRIO DE PICO. O CONGESTIONAMENTO FOI INEVITÁVEL.

REALMENTE! QUANDO AFIRMAMOS AQUI QUE O TRÂNSITO EM ITABUNA ESTÁ UM VERDADEIRO CAOS.

CAIXA SUPERA R$ 3 BI EM CONCESSÃO DE CRÉDITO PARA PAGAMENTO DE 13º

CAIXA SUPERA R$ 3 BI EM CONCESSÃO DE CRÉDITO PARA PAGAMENTO DE 13º

O banco oferece as melhores taxas do mercado e prazo estendido para Micro e Pequenas Empresas

Em menos de dois meses, a Caixa Econômica Federal superou a marca de R$ 3 bilhões em créditos concedidos às Micro e Pequenas Empresas (MPE) para o pagamento do 13º salário de seus empregados. Para essa linha de crédito, foram disponibilizados cerca de R$ 5 bilhões, que podem ser concedidos até fevereiro de 2015. Entre as vantagens do produto, está a possibilidade de contratar agora e iniciar a amortização em março.
Segundo o diretor de Estratégia de Varejo da CAIXA, Edilo Ricardo Valadares, a carteira de crédito do banco vem crescendo, nos últimos anos, em níveis acima da média, ritmo intensificado com o lançamento do Programa CAIXA Melhor Crédito, em 2012. “A CAIXA decidiu posicionar-se, em relação aos seus concorrentes, de forma a oferecer o diferencial das melhores taxas de juros, com prestações que cabem no bolso do empresário e viabilizam os projetos de crescimento das empresas”, explica o diretor. “Com isso, a CAIXA vem ampliando o crédito e aumentando substancialmente a sua base de clientes”, completa Valadares.
O programa CAIXA Melhor Crédito oferece taxas de juros para capital de giro a partir de 1,21% a.m., além de prazo de até 48 meses para pagamento do empréstimo, com carência de até três meses para pagamento da primeira prestação de amortização. As taxas de juros variam de acordo com o perfil da empresa, valor contratado, prazo de pagamento, carência e garantias oferecidas, entre outros.
Além de financiar o pagamento do 13º salário, as linhas de capital de giro da CAIXA podem ser utilizadas para o pagamento das férias dos empregados e equilibrar o fluxo de caixa da empresa, já que, nesse período do ano, cresce a necessidade de aumentar os estoques, para atender a demanda do fim do ano ou repor os estoques das vendas realizadas.

A CAIXA oferece modalidades de crédito para capital de giro, investimentos em máquinas, estruturas físicas das instalações das empresas e antecipação dos recebimentos à prazo.

Comerciantes conhecem propostas de estruturação da Feirinha do Guanabara

Comerciantes conhecem propostas de estruturação da Feirinha do Guanabara


 Os vendedores de hortifrutigranjeiros vão receber 50 barracas e os de peixes e mariscos, 25 unidades.

A Prefeitura de Ilhéus, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), autarquia do governo da Bahia, inicia na primeira quinzena de dezembro, a entrega gratuita de 75 barracas padronizadas a pequenos vendedores da Feirinha do Guanabara, situada no centro da cidade. Do total, serão distribuídas 50 unidades a ambulantes que comercializam hortifrutigranjeiros e outras 25 para quem revende peixes e mariscos. A ação faz parte do projeto de requalificação das feiras livres do município, incluindo as centrais de abastecimento dos bairros do Malhado e Hernani Sá (Urbis).
Na oportunidade, os pequenos comerciantes ouviram do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá Colchões) e do secretário de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, as intervenções que a atual gestão e o governo do Estado farão nos principais centros de abastecimento, assim como na Feirinha do Guanabara. Já a chefe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Sesau), Catiane Pinto, informou que as visitas de rotina nas feiras livres são para levar orientação sobre os procedimentos de higiene no local, uma vez que são comercializados alimentos perecíveis até mesmo no chão.
José Carlos dos Santos, que comercializa peixes na Feirinha do Guanabara, considerou de grande importância a preocupação do poder público em melhorar o espaço físico do local. “Entre elas, ampliar a limpeza adequada da feira, desobstruir bueiros e bocas de lobo. Ainda, ficamos sabendo que não podemos colocar produtos alimentícios no chão para ser comercializados”, lembrou.

A reunião, ocorrida na tarde desta terça-feira, dia 25, no auditório da Justiça Federal, localizado na Rua Ministro José Cândido de Carvalho Filho, centro, contou com a presença também dos gestores da unidade regional sul do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Carlos Oliveira e Eduardo Benjamin Andrade, e representantes da Associação dos Feirantes do Guanabara e do Sindicato dos Feirantes de Ilhéus.

Mototaxistas que ainda não se regularizaram têm dois dias para pré-cadastramento

Mototaxistas que ainda não se regularizaram têm dois dias para pré-cadastramento


Faltam dois dias para se encerrar o prazo concedido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito – Settran, para a última etapa pré-cadastramento de mototaxistas que ainda irregularmente na cidade. O prazo se encerra nesta sexta-feira, dia 28 e só será reaberto no final do primeiro trimestre de 2015.
Os interessados precisam comparecer à Settran, no antigo aeroporto, para apresentar o requerimento de vaga preenchido e os originais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categorias A, AB ou superior, e o Certificado de Registro e Licença de Veículo (CRLV). O modelo do requerimento pode ser que pode ser baixado do Diário Oficial do Município do dia 14, disponível na página da Prefeitura na Internet.
Dessa vez devem comparecer à Settran os mototaxistas que não atenderam os prazos da primeira e segunda etapa do pré-cadastramento, que é obrigatório para a concessão da permissão para a exploração legal do serviço de transporte de passageiros.  Atualmente, 398 mototaxistas exploram o serviço de transportes de passageiros, depois regularizados pela Settran e estão distribuídos em 19 pontos de táxis de um total de 24 já legalizados no centro de Itabuna.

Os mototaxistas já pré-cadastrados, mas que ainda não estão regularizados pela Setrran tem prazo até 30 de dezembro para juntar documentos ou cumprir as exigências da legislação municipal, a exemplo do curso de direção defensiva, plotagem padrão da motocicleta, além de certidões de antecedentes criminais e de pagamento de impostos, etc. Depois de formalizados, a Settran emite alvará permitindo o serviço.  A partir de janeiro de 2015 haverá fiscalização para coibir o transporte clandestino de passageiros.

17º OPEN DE TÊNIS

17º OPEN DE TÊNIS


terça-feira, 25 de novembro de 2014

PARA REFLETIR

"A sua única verdadeira limitação é aquela que você aceita e define em sua própria mente."
Napoleon Hill


LAMA E ESGOTO NO SÃO PEDRO

LAMA E ESGOTO NO SÃO PEDRO









Moradores do Bairro São Pedro reclamam do lamaçal, quando chove e da enorme quantidade de poeira quando o sol está a pino.
Segundo os moradores, seus filhos, para não perder um dia de aula, são obrigados a transitar pelo lamaçal para freqüentarem a sala de aula. Quando o tempo está sem chover as crianças são acometidas de tosse alérgica provocada pela grande quantidade de poeira ali existente. As fotos que registram o problema foram enviadas pelos próprios moradores do Bairro São Pedro.
Toda essa celeuma foi acarretada pela EMASA que há três meses abriu uma vala para esgoto e não concluiu o serviço.
O esgoto está correndo a céu aberto. As crianças correm o sério risco de serem contagiados por diversas doenças.

A quem compete solucionar o problema?

A ANARQUIA ESTÁ PREVALECENDO!

A ANARQUIA ESTÁ PREVALECENDO!

BENÉ ESTARÁ DE VOLTA

BENÉ ESTARÁ DE VOLTA
Deus é bom! Logo logo nosso mano Bené estará de retorno para polemizar e arrancar altas admirações de quem o conhece e o valoriza!



VALE A PENA CONFERIR

VALE A PENA CONFERIR


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

PARA REFLETIR

"A melhor maneira de começar o dia é se comprometer a fazer feliz ao menos uma pessoa antes de o sol se pôr."

Nietzsche

Reintegração dos demitidos da Caixa Econômica Federal

Reintegração dos demitidos da Caixa Econômica Federal
Outro item na pauta da CCJ de quarta-feira é projeto que garante a reintegração dos ex-empregados da Caixa Econômica Federal dispensados sem justa causa ou coagidos a pedir demissão do banco entre 1995 e 2003. O PLS 76/2007 determina que a reintegração deverá ser efetuada no mesmo cargo anteriormente ocupado, garantindo-se, ainda, no período compreendido entre as dispensas e a vigência da lei, a contagem do tempo de serviço, a progressão salarial e o pagamento das contribuições previdenciárias.
Para o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor do projeto, a medida repara uma “política de gestão arbitrária” praticada pela Caixa no período. O relator Randolfe Rodrigues afirma que os empregados foram vítimas de uma política de perseguição sistemática naqueles anos.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) apresentou voto em separado, contrário ao projeto. Ela argumenta que a Caixa deve sujeitar-se ao regime jurídico próprio das empresas privadas, de acordo com a Constituição. A matéria será votada em decisão terminativa na CCJ.

Fonte: Agência Senado

Plenário pode votar Lei Geral das Antenas e uso de armas não letais

Plenário pode votar Lei Geral das Antenas e uso de armas não letais
O projeto da Lei Geral das Antenas (PLS 293/2012) deve ser votado no Plenário do Senado na próxima terça-feira (25). A matéria chegou a constar em pauta nesta semana, mas o relator, senador Walter Pinheiro (PT-BA), explicou que seria necessário fazer um último ajuste na redação.
Do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o projeto foi modificado na Câmara dos Deputados e voltou para votação final no Senado. O relatório de Walter Pinheiro, aprovado na CCT no último dia 11, mantém apenas parte das modificações feitas pelos deputados.
O texto unifica regras para instalação e compartilhamento de torres, além de dar mais celeridade aos processos de autorização para as empresas de telecomunicações. Regras sobre o licenciamento e limites para a radiação também constam do projeto.
O Plenário também deve retomar na próxima semana a votação do PLC 34/2014, de autoria do Executivo, que determina os casos em que forças estrangeiras podem transitar ou permanecer em território brasileiro, facilitando a autorização, por exemplo, para que aeronaves militares estrangeiras sobrevoem o país em certas situações. A votação foi suspensa no último dia 11 por falta de quórum. Por se tratar de um projeto de lei complementar, a aprovação da matéria depende de maioria absoluta, ou seja, 41 votos favoráveis.
Armas não letais
Outra matéria na pauta da próxima semana é o substitutivo ao PLS 256/2005, que determina a prioridade do uso de armas não letais sobre as armas de fogo na ação policial – desde que essa opção não coloque em risco a vida dos policiais. O texto foi aprovado na quarta-feira (19) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
De acordo com o projeto, armas não letais têm baixa probabilidade de causar mortes ou lesões permanentes e são projetadas para conter, debilitar ou incapacitar pessoas temporariamente. São exemplo desse tipo de instrumento gás lacrimogêneo, balas de borracha, spray de pimenta e arma de eletrochoque, também conhecida como taser.
O autor do projeto, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), destaca o crescimento da violência na ação policial, resultando em grande número de mortes, em especial de jovens. Para reduzir as ocorrências e manter a integridade física de pessoas em abordagens policiais, ele sugere disciplinar o uso da força pelos agentes de segurança, com prioridade para armas não letais.
PECs
Também há diversas propostas de emenda à Constituição (PEC) na pauta do Plenário. A PEC 5/2005, do senador Cristovam Buarque, busca conceder ao brasileiro residente no exterior o direito de votar para deputado. Hoje, só é possível o voto para presidente. As PECs 53/2007 e a 56/2009 tratam de regras sobre transferência de terrenos de marinha e seus acrescidos. Já a PEC 46/2013, do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disciplina a instituição de consórcio público destinado à atuação exclusiva no Sistema Único de Saúde (SUS) e na atenção básica à saúde.
As PECs têm de passar por cinco sessões de discussão em primeiro turno e três em segundo turno. Em cada etapa, para serem aprovadas, precisam de pelo menos 49 votos favoráveis, correspondentes a três quintos dos senadores.
Outra matéria na pauta é o PLS 250/2005, do senador Paulo Paim (PT-RS), que estabelece critérios para a concessão de aposentadoria aos servidores públicos com deficiência.

Fonte: Agência Senado

PEC que proíbe pesquisas eleitorais em véspera de eleição volta à pauta da CCJ

PEC que proíbe pesquisas eleitorais em véspera de eleição volta à pauta da CCJ
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pode votar na quarta-feira (26) a Proposta de Emenda à Constituição 57/2012, que proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais nos 15 dias que antecedem as eleições. A proposta foi discutida na última reunião da comissão (no dia 19), mas os senadores pediram vista coletiva para estudar melhor a matéria.
De autoria do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), a PEC tem o objetivo de evitar a interferência das pesquisas no resultado final, uma vez que os cenários apresentados por vezes se mostram completamente distintos dos efetivamente apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A legislação eleitoral em vigor não determina prazo limite para divulgação de pesquisas. Elas podem ser feitas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que registradas até cinco dias antes do pleito. Somente pesquisas de boca de urna (aquelas em que as entrevistas são feitas no dia da eleição) têm divulgação proibida até a conclusão da votação.
A PEC recebeu parecer favorável do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Apesar de lembrar que o Supremo Tribunal Federal (STF) já considerou inconstitucional projeto que impede a divulgação de pesquisas nos dias anteriores à eleição, sob o argumento de que a Constituição garante o direito à informação, Randolfe concordou com o argumento de possível interferência no resultado das urnas.

Fonte: Agência Senado

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PARA REFLETIR

"Não há maior riqueza que o conhecimento, nem pobreza que a ignorância."

Ali ibn Abi-Talib

Projetos que alteram Bolsa Família serão analisados pela CAE

Projetos que alteram Bolsa Família serão analisados pela CAE
Dois projetos que tratam do Bolsa Família e que já produziram debates acalorados no Senado serão examinados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O PLS 448/2013 e o PLS 458/2013, ambos de Aécio Neves (PSDB-MG), tratam respectivamente da incorporação do Bolsa Família na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e de regras de saída dos beneficiários do programa. Os requerimentos para tramitação conjunta dos projetos e exame pela CAE, aprovados nesta quinta-feira (20), foram apresentados pelo líder do PT, Humberto Costa (PE).
A proposta de Aécio com o PLS 448/2013 é transformar o programa em "política de Estado", tornando-o menos vulnerável "à vontade de governantes e a manipulações políticas e eleitorais".
Já o PLS 458/2013 determina que as condições de permanência no Bolsa Família sejam avaliadas a cada dois anos. Nessa revisão, caso se verifique alteração da situação de elegibilidade familiar, o benefício continuaria a ser pago por mais seis meses, como preparação para a saída do programa.
A CAE será a terceira comissão a apreciar cada um dos projetos. O PLS 448 já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e atualmente está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O PLS 458 foi aprovado pela CAS e aguarda votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Ambos tramitam de forma terminativa, ou seja, não precisam passar por votação no Plenário, exceto se houver recurso por nove senadores para isso.

FONTE: AGÊNCIA SENADO

Proposta permite dedução no IR de gastos com cuidadores de idosos

Proposta permite dedução no IR de gastos com cuidadores de idosos
Projeto de lei do Senado (PLS 57/2014) de autoria do senador Waldemir Moka (PMDB-MS) prevê que, como já acontece com psicógos e fisioterapeutas, os gastos com cuidadores de idosos possam ser abatidos do Imposto de Renda. O senador, que é médico, lembra que os gastos com esses profissionais são expressivos e, muitas vezes, desequilibram o orçamento familiar. Saiba mais sobre a proposta com o jornalista Toncá Burity, na série Projeto em Destaque, da Rádio Senado.

FONTE: AGÊNCIA SENADO

Peça teatral “E a Vida continua...” é atração cultural na Região

Peça teatral “E a Vida continua...”  é atração cultural na Região
Diretamente de São Paulo chega a nossa Região para uma série de apresentações, a peça teatral “E a vida continua...”, trazendo em seu elenco atores qualificados. Com direção de Renato Prieto e realização de Cristiane Natale e Lálio Oliveira, a peça é uma adaptação de Cyrano Rosalém, da magnífica obra de Chico Xavier, pelo Espírito André Luiz.
A primeira exibição do grupo acontece em Ilhéus no próximo sábado, 22, às 20 horas no auditório do Centro Espírita Porto da Esperança (CEPE), que fica localizado na Av. Princesa Isabel, 1298.
No próximo dia 28, sexta-feira, às 20 horas, será a vez de Itabuna, no Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (ICEI), que fica localizado na Rua Allan Kardec, 101 – Jardim Italamar (em frente ao colégio CIOMF).
Com exibição única em cada localidade, a peça apresentará ainda nos seguintes municípios da nossa Região: dia 23 em Ibicarai, 24 em Ubaitaba, 25 em Ipiaú, 26 em Santo Antonio de Jesus, 27 em Gandú e 29 em Jequié.
Reforma Íntima - Com leveza e fidelidade a peça mostra como a vivência dos habitantes do plano espiritual está relacionada com sua condição mental, além de ensinar a importância da prática da reforma íntima, na certeza de que a vida continua além da morte, permitindo que cada um de nós seja capaz de traçar novas diretrizes para sua própria conduta.
 Os promotores do evento informam que os ingressos para os espetáculos poderão ser adquiridos nos dias e locais programados e os recursos arrecadados serão destinados às obras assistenciais mantidas pelo movimento Espírita dos respectivos municípios.

Informações complementares nos locais dos espetáculos, ou, pelo telefone: (73) 3212-1829 (ICEI).

Evento marca recesso da capoeira dos Meninos Guerreiros

Evento marca recesso da capoeira dos Meninos Guerreiros



No período de recesso, a coordenação confirmará a permanência das crianças inscritas no projeto e o registro de novas para o ano de 2015. 
A Universidade Livre do Mar e da Mara (Maramata) realizou um evento simbólico, no sábado, dia 15, marcando o encerramento das atividades do núcleo de capoeira do Projeto Meninos Guerreiros, neste ano de 2014, dando início ao recesso até fevereiro de 2015. A programação foi repleta de atividades educativas, esportivas além do lanche e rodas de capoeira com o Mestre Lázaro. O recesso dos outros núcleos do programa ocorre até o final deste mês de novembro.
Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo de capoeira, estão incentivo à leitura e educação ambiental, como a produção de brinquedos a partir de material reciclável. Neste ano, os encontros ocorreram sempre às quintas-feiras na sede da instituição, no Bairro de Nova Brasília.  Os garotos também aprenderam a produzir a horta vertical, estimulando a prática de bons hábitos alimentares, a baixo custo.
O lazer também foi oferecido às crianças com um passeio de barco pela Baía do Pontal, mostrando a importância da preservação do manguezal. O Dia das Crianças Sustentável foi outra atividade, em outubro, que envolveu educação, lazer e sustentabilidade.  Foram realizadas diversas brincadeiras, como caça ao tesouro ecológico, bandeirinha, pintura, pula corda, uma seção de perguntas e respostas, além do lanche e distribuição de brindes.

No período de recesso, será a coordenação do fará a confirmação da permanência das crianças que já estão no projeto, e o registro das novas. “Todo início de semestre, a fundação faz um trabalho de divulgação para atrair o maior número de crianças”, informa a coordenadora do projeto, Adrielle Leal.

Prefeitura e Caixa vistoriam condomínios do Minha Casa Minha Vida em Itabuna

Prefeitura e Caixa vistoriam condomínios do Minha Casa Minha Vida em Itabuna


As obras das 3.448 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida que estão sendo construídas em Itabuna foram vistoriadas nesta quinta-feira por representantes da Caixa Econômica Federal e do Município tendo à frente o prefeito Claudevane Leite. A comitiva, que era composta também pelo vice-prefeito e secretário do Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, o presidente da Câmara de Vereadores Aldenes Meira, do gerente regional de construção civil e do representante de projetos da Caixa, Antônio Almeida e Antônio Vinícius Cruz, dos secretários Marcos Monteiro (Desenvolvimento Urbano), José Carlos Trindade (Assistência Social) e Silas Alves (Chefe de Gabinete) e do presidente da Emasa, Ricardo Campos.
Em encontros com engenheiros das empresas, nos bairros São Roque e Nova Ferradas, foram discutidos detalhes sobre a construção de equipamentos como escolas, unidades de saúde e centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Os engenheiros também apresentaram ao prefeito um balanço do andamento das obras dos conjuntos habitacionais São José, Itabuna Parque, Gabriela e Jubiabá. O prefeito elogiou a qualidade do acabamento das 400 unidades já praticamente prontas no Conjunto Habitacional São José, no bairro Nova Ferradas. 
Vane reafirmou o compromisso da administração municipal de pavimentar os acessos aos condomínios. Ele afirmou que uma das prioridades é reduzir o déficit habitacional em Itabuna e entregar pelo menos 5 mil unidades até o final do mandato. “Além desses imóveis em construção, já entregamos 992 unidades dos condomínios Jardim América I e II, e até o final do ano vamos abrir concorrência pública para construção de mais 750 unidades”, afirmou o prefeito.
 Pelo cronograma apresentado pelas construtoras, o Conjunto Habitacional São José será o primeiro a ficar pronto. A previsão é que os 900 apartamentos (construídos no modelo de unidades sobrepostas) sejam concluídos em abril e entregues no início de maio. Já são 675 imóveis em fase de acabamento, sendo que 400 deles estão com 95% da obra pronta, faltando somente pintura externa e assentamento das lavanderias.
Já os conjuntos habitacionais Gabriela e Jubiabá, também no bairro Nova Ferradas, estão com 38% das 2.052 unidades construídas e têm previsão de entrega para outubro do próximo ano. Além dos apartamentos do projeto constam uma unidade do Creas, posto de saúde, creches, escola, quadras poliesportiva, estação de tratamento de esgoto e pavimentação das ruas.

Outubro de 2015 também é o prazo previsto para a entrega das 496 unidades do conjunto Habitacional Itabuna Parque, no bairro São Roque. Foram abertas 80% das ruas do conjunto, construído 50% do muro de 1500 metros de extensão e 32% dos apartamentos já estão em fase de acabamento.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CCJ aprova seguro de vida para policial, bombeiro e agente penitenciário

CCJ aprova seguro de vida para policial, bombeiro e agente penitenciário
Proposta de Emenda à Constituição que institui garantias de assistência médica e seguro de vida para policiais civis e militares, bombeiros militares e agentes penitenciários foi aprovada ontem, quarta-feira (19), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A matéria será submetida a dois turnos de discussão e votação no Plenário do Senado.
No texto original da proposta (PEC 16/2014), seu autor, Fernando Collor (PTB-AL), tratava apenas de policiais civis e militares, mas a relatora, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), incluiu bombeiros militares e agentes penitenciários, em emenda acolhida pela CCJ.
Lucia Vânia concordou com os argumentos de Collor de que os riscos da atividade policial justificam a medida contida na PEC, mas argumentou que os bombeiros também atuam em segurança pública, arriscando suas vidas na defesa da população, assim como os agentes penitenciários.

O texto aprovado determina que sejam garantidos a esses profissionais assistência à saúde e seguro de vida, compatíveis com os riscos de suas atividades. Determina ainda que os custos de implementação da medida sejam assumidos pelo ente federado ao qual os profissionais estejam vinculados.

PARA REFLETIR

"A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram."

Adam Smith

Aberto o credenciamento de imprensa para o Réveillon e Carnaval

Aberto o credenciamento de imprensa para o Réveillon e Carnaval
A Assessoria Geral de Comunicação (Agecom) da Prefeitura do Salvador informa aos jornalistas e veículos de comunicação que já está aberto o site de credenciamento para o Réveillon 2015 e para o Carnaval 2015. Através do endereço www.credenciamento.salvador.ba.gov.br, os veículos e freelancer podem solicitar as credenciais, em processo simples e rápido. No caso do Réveillon, o prazo para as solicitações é até o dia 15 de dezembro. Já para a folia momesca, a data limite é 30 de janeiro. Os pedidos serão analisados e respondidos pela própria Agecom e não serão aceitos após os prazos estabelecidos.
Assim como em 2014, as solicitações de credenciais podem ser feitas no modo empresa ou individual. No caso da opção por empresa, é possível credenciar mais de um profissional de imprensa por vez. Quem se credenciou em 2014 pode resgatar os dados com o uso da mesma identificação e senha fornecidas anteriormente, bastando editar as informações solicitadas pelo sistema. Ainda no caso do Carnaval, existem três opções de credenciamento: a geral, a dos praticáveis de rádio (até três profissionais por veículo, com número limitado de cabines) e a que dá acesso ao Camarote Oficial da Prefeitura.
No caso de uma solicitação nova, ao entrar no site é preciso logo escolher qual é o modo de credenciamento, se individual ou por veículo. Ao fazer isso, é necessário definir o evento: Réveillon ou Carnaval. Para acessar os dados cadastrados ano passado, é só informar a identificação e a senha. É possível recuperar a senha clicando em "Esqueceu a senha?". Nesse caso, os dados são enviados para o e-mail informado ao sistema em 2014.

A Agecom irá informar futuramente as datas e locais para retirada das credenciais. Qualquer dúvida é só entrar em contato com os telefones e e-mails informados na página www.credenciamento.salvador.ba.gov.br.

Novembro Negro da Vitória

Novembro Negro da Vitória
A AMATA - Associação Mantenedora do Terreiro de Odé Aladé, através da Comissão Organizadora Aladês de Odé, realiza nos dias 29 e 30, o Novembro Negro da Vitória, na quadra do Banco da Vitória, em Ilhéus. O evento tem como objetivo promover o debate sobre a questão étnico-racial e, ao mesmo tempo, desenvolver atividades relacionadas à cultura afrodescendente com a participação de entidades e artistas da Bahia e São Paulo.
A idealizadora do projeto, a Atriz e Yalorixá Alba Cristina Soares, Mãe Darabi, com experiência em eventos deste segmento na América Latina e Europa, acredita que é preciso despertar a consciência crítica na sociedade, especialmente no povo negro, valorizando a sua herança cultural e científica, com ações afirmativas no sentido de não apenas acolher, mas, principalmente, possibilitar novas perspectivas de promoção dos direitos humanos.
No dia 29, sábado, as atividades começam a partir das 14 h, com exibição de curtas do Projeto Pirilampo e roda de conversa com Alba Cristina Soares (AMATA), Amanda Sales (Ser Mulher – GAPA), Francisco Benevides  e Larissa Pereira (A coisa tá ficando preta), Rachel de Oliveira (DCIE -  UESC) e Saskya Lopes ( LAIKOS – UESC).
Domingo, dia 30, às 10h, a Casa do Boneco faz a diferença com a Oficina de Turbantes, numa atitude inovadora, a fim de contribuir na preservação da identidade da cultura de raiz africana. Acontece também, a partir das 13h, desfile de modelos negras, música, dança poesia e arte com o Grupo Encantarte, de Ilhéus, Daniela Galdino, Jafett Ornelas, Jackson Costa, Macelo Ganem, Samille Dias e Walmir do Carmo, assim como a presença dos artistas de São Paulo, Marcos Ferr, Zé Márcio, Carlos Pachiega e Ivan Donizete.

            A AMATA convida toda a comunidade para o debate, no sentido de juntos discutirem formas de combater a discriminação racial, pois assim as pessoas estarão diante de possibilidades de acesso à sociedade de forma crítica e reflexiva. Contatos: (73) 9131-1846 / 8834-5235.

Qualidade e Inovação marcam a Semana de Comunicação da UESC

Qualidade e Inovação marcam a Semana de Comunicação da UESC


De 10 a 14 de novembro, a Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC sediou a 10ª edição da Secom, a Semana de Comunicação, oportunidade na qual estudantes, professores e convidados compartilharam momentos intensos de aprendizado. As experiências vivenciadas giraram em torno da temática central “Entre nós e redes: a materialidade na comunicação”, a partir das mídias convergentes e das possibilidades oferecidas pelas narrativas transmídia.
Para isso, os minicursos, oficinas, debates e palestras falaram sobre as diversas áreas do audiovisual, desde a criação de um roteiro à construção de um cenário. O evento reuniu nomes como Eugênio Trivinho (PUC - SP), Michele Akemi (Rádio Jovem Pan - Taubaté - SP), Marcelo Kischinhevsky (UERJ – RJ), Ítala Maduell (PUC – RJ), Mirna Tônus (UFU – MG), Leonardo Castro Gomes (UFPE e PUC-PE), Mila Goudet (Unip e PUC – SP), Lucimara Rett (Unip e UFRN) e Felippe Thomaz (UFBA).
A mesa “Repensando o Mercado de Trabalho - Caminhos da Comunicação na Convergência Midiática” problematizou os limites, desafios e perspectivas profissionais, com as presenças dos ex-estudantes de Rádio e TV da UESC Andreza Mota, Érika Cotrim, Henrique Filho, Adana Matos, Victor Aziz e Cristine Santana.  A participação de ex-alunos do curso, que já atuam no mercado e na academia, repercutiu positivamente e trouxe para quem ainda está na graduação a dimensão do que pode se esperar com a conclusão do curso. Henrique Filho, da produtora Voo Audiovisual, foi um desses destaques. Na abertura, houve a exibição do seu curta, O Filme de Carlinhos, que já está participando de vários festivais pelo país.

Uma dos grandes destaque da Secom também ficou por conta da transmissão online, que permitiu que as palestras e mesas do evento fossem veiculas ao vivo pelo YouTube. A ação foi viabilizada por professores e estudantes ligados à Rádio UESC. Além da transmissão, várias entrevistas compuseram os vídeos que estão disponíveis na internet, multiplicando ainda mais o conhecimento difundido na semana. Para saber de mais detalhes da Secom 2014, acesse o blog, a página no Facebook ou o canal no YouTube.

Coaraci supera meta na evolução do Ideb

Coaraci supera meta na evolução do Ideb


O município de Coaraci, no Sul da Bahia, superou a meta estabelecida para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2013. A nota chegou a 4,1, com elevação de 0,9 comparada ao desempenho do período anterior, resultado que é um dos melhores da Bahia.
O Ideb é calculado a partir da avaliação da aprendizagem dos alunos em Português e Matemática (Prova Brasil) e do fluxo escolar, que leva em conta a taxa de aprovação.           Em Coaraci, cidade que é governada pela professora e ex-secretária de Educação Josefina Castro, a evolução do índice reflete a prioridade conferida às ações na área pedagógica.
“Os resultados estão relacionados a um envolvimento coletivo e à centralidade na figura do professor”, resume a secretária de Educação Leninha Vila Nova Cavalcante. Ela comemora o desempenho, destacando que a nota obtida por Coaraci foi superior à meta de 3,8 proposta pelo MEC. As escolas municipais Rotary, com Ideb de 5,5,  e Maria Barreto Santiago, com 4,8, atingiram, respectivamente, metas estabelecidas para os anos de 2021 e 2019.
Os investimentos nas escolas, associados à formação continuada dos professores, têm permitido um crescimento substancial do Ideb desde 2005, quando o índice de Coaraci era de 2,1. “Nós apostamos na educação como principal instrumento de promoção social e construção de uma cidade melhor”, prega Josefina Castro.

A secretária Leninha Cavalcante observa que o melhor desempenho do Ideb em Coaraci se deu nas séries iniciais, correspondentes ao Ensino Fundamental I. “Nosso desafio continua a ser identificar os pontos fracos para superá-los e atingir índices cada vez maiores”, afirma. Segundo ela, a avaliação serve de parâmetro para o planejamento das ações.

Mais dois eventos chamam a atenção contra o câncer de próstata em Ilhéus

Mais dois eventos chamam a atenção contra o câncer de próstata em Ilhéus

Na sexta-feira, dia 21, e no próximo 27/11, A secretaria Municipal de Saúde (Sesau) vai promover ao público masculino, dando continuidade à campanha Novembro Azul.

Depois de ter movimentado a Avenida Soares Lopes, um dos cartões postais de Ilhéus, no último dia 13, com a realização do Novembro Azul, evento que promoveu atendimentos médicos ao público masculino, principalmente preventivos contra o câncer de próstata e diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realiza mais dois eventos, com a mesma finalidade. O primeiro ocorre nesta sexta-feira, dia 21, no Terminal de Transporte Urbano, no centro, e o segundo no próximo dia 27, no Bairro Nelson Costa, zona sul.
No Terminal de Transporte Urbano, o Novembro Azul será desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ilhéus (Sindrod), e ocorre no período das 8 às 17 horas, em frente ao Colégio Impacto, que também colabora com a iniciativa. De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Ocké, os serviços oferecidos, como triagem com verificação de pressão e glicemia, vacinação, nutrição, testes de HIV, marcação de consultas para os diabéticos e com urologistas, destinam-se principalmente para os motoristas e cobradores das empresas de transporte urbano Viametro e São Miguel, mas, também, estará aberto ao público em geral.

Já no dia 27, o Novembro Azul se volta para atender o sexo masculino no Posto de Saúde da Família (PSF) do Bairro Nelson Costa, também das 8 às 17 horas. A diretora do Departamento de Atenção Básica, Bárbara Christian, diz que, a parte da manhã será destinada à promoção de palestras sobre o câncer de próstata, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), alcoolismo, finalizando com atividades físicas. À tarde, a partir das 14 horas, serão oferecidos os serviços de atendimentos médicos que fazem parte do evento, e também a oferta de regulação do Cartão SUS.

Prefeitura de Itabuna recadastra famílias do Programa BPC Escola

Prefeitura de Itabuna recadastra famílias do Programa BPC Escola
As 746 famílias assistidas pela Secretaria de Assistência Social (SAS), através do Programa Benefício de Prestação Continuada na Escola (BPC Escola), devem ficar atentas ao prazo de recadastramento até 15 de dezembro para garantir a continuidade do beneficio. Executado pela Prefeitura de Itabuna, em parceira com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), o Programa tem como objetivo desenvolver ações intersetoriais visando garantir acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência.
Os seis técnicos da SAS, treinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, já iniciaram as visitas domiciliares visando o recadastramento e aplicam um questionário com 119 perguntas às famílias. “Os dados coletados junto aos beneficiários garante o acompanhamento das famílias e das ações desenvolvidas pelos grupos gestores do programa para a superação dos obstáculos de acesso e permanência do público do BPC na Escola em sala de aula”, explica a coordenadora técnica do programa Kátia Ortega.
Ao colher dados sobre cada uma das famílias, a Secretaria da Assistência Social renova informações pessoais e atualiza endereço. O questionário avalia ainda a principal diretriz do BPC Escola que é identificar barreiras que impeçam ou dificultam o acesso e a permanência destas crianças e adolescentes com deficiência na escola e o desenvolvimento das ações intersetoriais, envolvendo as políticas de educação, assistência social, saúde e direitos humanos.
Superação que foi identificada no caso da dona de casa Michele dos Santos, moradora do condomínio Jardim América. Mãe de uma criança com deficiência, após integrar os filhos ao programa conta com alegria que já observa mudanças no desenvolvimento e inclusão. “Aqui checam se a escola está atendendo as necessidades dos meus filhos e garantem para cada um deles o direito básico da educação, além de integrá-los em atividades em que desenvolvem o convívio em social, em grupo”, conta.

A SAS orienta as famílias para que estejam atentas às visitas domiciliares e recebam os técnicos para garantir o beneficio, depois de exigir sua identificação com crachá e camiseta amarela da SAS. “Os benefícios só serão suspensos, caso a família não seja recadastrada. Apenas devem se dirigir para a sede da SAS, na Avenida Inácio Tosta filho, aquelas famílias que não foram encontradas no endereço cadastrado nem localizadas através do telefone de contato. Nós também estamos tentando encontrá-las nas atividades diárias de acompanhamento da criança, como os CAPS, CEPEI e CREAD”, explica a Kátia Ortega.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

PARA REFLETIR

"Não conheço a chave para o sucesso, mas
 a chave para o fracasso é tentar 
agradar a todo mundo."
Bill Cosby


JORGE AMADO PEDE SOCORRO - 02

JORGE AMADO PEDE SOCORRO - 01









Moradores do Bairro Jorge Amado, Itabuna, novamente estão literalmente residindo e transitando entre lama, esgotos e poeiras.
Fomos ao Bairro Jorge Amado, até o final de Linha dos ônibus coletivos, à atendendo convite de diversos moradores para que constatasse o motivo real das diversas denuncias formuladas por dezenas de moradores.
No local podemos registrar as fotos que mostram realmente o verdadeiro sufrágio pelo qual passam os pais de famílias e as crianças. No caso dos pais para ir ao trabalho, no caso das crianças, para irem à escola ou creche. Para se deslocar de suas residências, que: quando não estão repletas de águas e lamas em época de chuva, os pais e alunos são obrigados a realizarem verdadeiro malabarismo para evitar que “atolem” ou caiam nas diversas crateras ali existentes.

Temos a certeza de que a Prefeitura irá solucionar esse terrível problema. É o que esperamos!