AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

terça-feira, 23 de setembro de 2014

PARA REFLETIR

“O mal só prevalece porque os bons não fazem nada”

Edmundo Burk

EMASA MALTRATA IDOSO E DEFICIENTE VISUAL

EMASA MALTRATA IDOSO E DEFICIENTE VISUAL
O casal morador que reside na Rua   nº 52, Bairro Novo Horizonte, em Itabuna, estão sofrendo as maiores agruras com o problema existente na rede de esgoto. A idosa vive à base de medicamentos para controlar a pressão arterial e seu esposo, de 75 anos, é deficiente visual.
Diversas reclamações já foram registradas na EMASA, nos dias 28.08, 12.06 e 16.09, para que lá fossem verificar e até a presente data ninguém da empresa apareceu.
O casal está encontrando dificuldades na hora de realizar suas necessidades fisiológicas.

O filho do casal, indignado, não sabe a quem mais recorrer para que o problema seja solucionado.

CORAL DO COLÉGIO FIRMINO ALVES

CORAL DO COLÉGIO FIRMINO ALVES




Alunos do Colégio Firmino Alves realizaram uma bela apresentação, na Praça José Bastos, onde está sendo realizada a comemoração em homenagem a semana do trânsito (de 18 a 25.09).

Os alunos entoaram a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, com verdadeira maestria.

BURACOS PREJUDICAM CONDUTORES NO PONTALZINHO

BURACOS PREJUDICAM CONDUTORES NO PONTALZINHO
Os condutores de veículos que transitam pela rua Belo Horizonte no Bairro Pontalzinho estão reclamando dos buracos que se formaram após a pavimentação asfaltíca. São, mais ou menos, 05 buracos.
Os veículos, ao passar pelos buracos sofrem avarias. Segundo alguns moradores vários proprietários de veículos tiveram os para-choques danificados.
Após a pavimentação asfaltíca os locais onde existe tampa de bueiro ficaram em baixo relevo vindo assim acarretar esse problema.

A quem compete solucionar?

MOTO TOMADA EM ASSALTO

MOTO TOMADA EM ASSALTO

O proprietário da moto Fan 125, na cor preta, placa JSE 7298, teve seu veículo furtado, no dia 14.09 (sábado) às 12:00, quando estacionou na Rua Ruffo Galvão, Centro, em Itabuna, onde, ao entrar em um estabelecimento que comercializa acessórios para celular, foi surpreendido por um ladrão que, de arma em punho, tomava a chave da moto de assalto.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ACIDENTE FATAL NA BR 101

ACIDENTE FATAL NA BR 101
Uma colisão envolvendo dois veículos ocorreu na madrugada do dia 21.09, às 03 horas da manhã onde uma pessoa ficou ferida e outra faleceu, o condutor do veículo da cor azul, no local.
O condutor do veículo, cor branca, perdeu o controle do carro em uma curva e invadiu a pista contrária onde terminou por colidir com outro veículo.
Segundo informações obtidas, o condutor do veículo azul fazia linha entre o distrito de Travessão e a cidade de Ibirapitanga (onde também residia).
O fato aconteceu na BR 101 nas proximidades do local popularmente conhecido como "Casarão de Pedra".
As fotos foram registradas no dia 21.09, às 6 horas da manhã.




sexta-feira, 12 de setembro de 2014

PARA REFLETIR

"Você ganha força, coragem e confiança em toda experiência na qual você realmente enfrenta o medo."

Eleanor Roosevelt

DESCARREGANDO EM CIMA DA FAIXA

DESCARREGANDO EM CIMA DA FAIXA





Além de transitar pelas ruas e avenidas da cidade de Itabuna, o condutor desse caminhão estacionou, em fila dupla, em cima da faixa para pedestre para descarregar material.

Os pedestres foram obrigados a se “espremer” na faixa para atravessar a outra calçada da Avenida Cinquentenário.

SEM TETO DE HOJE SEM PALAVRAS...!

SEM TETO DE HOJE
SEM PALAVRAS...!



BATE PAPO EM LOCAL ERRADO

BATE PAPO EM LOCAL ERRADO


Nada melhor que parar sobre a faixa para bater um papinho!

ESSE É O LOCAL PARA MANOBRAR?

ESSE É O LOCAL PARA MANOBRAR?




O cidadão que conduzia o Fiat vermelho, apressadamente, realizou uma manobra de retorno em um local onde é terminantemente proibido.

IDOSO SE SENTE MAL EM FILA

IDOSO SE SENTE MAL EM FILA


Um idoso, frequentador do Restaurante do Povo, passou mal quando se encontrava na fila para adquirir uma ficha de acesso.

O SAMU foi acionado para prestar o devido atendimento. Logo após o idoso foi encaminhado ao Hospital de Base para realizar exames mais detalhados.

AMIGO MACRO SUL NOTÍCIAS

AMIGO MACRO SUL NOTÍCIAS




quinta-feira, 11 de setembro de 2014

PARA REFLETIR

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente."

Soren Kierkegaard

ESGOTO CORRENDO A CÉU ABERTO

ESGOTO CORRENDO A CÉU ABERTO



Os moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais estabelecidos na Rua Adolfo Maron e na Avenida Amélia Amado, em Itabuna, estão reclamando do odor fétido que exala da água proveniente de um vazamento na rede de esgoto.
Diversas denúncias já foram realizadas, tanto na própria empresa responsável pelo setor – a EMASA, bem como em emissoras de rádio local.

O problema que perdura por mais de 15 dias até agora não foi solucionado.

CRATERA ABERTA NA AMÉLIA AMADO

CRATERA ABERTA NA AMÉLIA AMADO


Uma enorme cratera surgiu na Avenida Amélia Amado, sentido terminal rodoviário, com a queda de uma tampa de bueiro.

O risco de um pedestre e ou um veículo cair na cratera é eminente.

VEÍCULO CONGESTIONA TRÂNSITO

VEÍCULO CONGESTIONA TRÂNSITO

É nisso que resulta permitir o tráfego de veículos de carga em horário de pico em Itabuna.
Ao transitar pelas ruas, que são apertadas, em Itabuna o condutor é obrigado a realizar diversas peripécias que, mesmo assim, culmina por provocar congestionamento.

O horário, hoje, era o de 8 e 15 da manhã de hoje.

SEM TETO DE HOJE

SEM TETO DE HOJE

SEM PALAVRAS...!


Ilhéus recebe 1ª Oficina de Educação Patrimonial e do ICMS Cultural

Ilhéus recebe 1ª Oficina de Educação Patrimonial e do ICMS Cultural
Nos dias 17 e 18 de setembro, o município de Ilhéus, no Sul da Bahia, vai sediar a 1ª Oficina de Educação Patrimonial na qual também estará em pauta a discussão acerca do projeto ICMS Cultural. Este projeto tem como principal objetivo propor ao Governo do Estado a inclusão do critério Patrimônio Cultural na Lei de redistribuição do ICMS aos municípios baianos. As atividades serão ministradas por técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
No dia 17, das 9h às 12h, haverá Oficina de Educação Patrimonial voltada para o público escolar do ensino médio e, das 14h às 17h, terá formação de professores para desenvolvimento de atividades pedagógicas `intra´ e `extra´ sala de aula. Já no dia 18, das 9h às 12h, a Oficina de Educação Patrimonial será destinada a gestores, professores, associações e demais interessados nas questões patrimoniais. Por fim, das 14h às 17h, acontecerá a discussão sobre o Projeto ICMS Cultural, critério patrimônio cultural, esta última, conduzida pela chefe de Gabinete do IPAC, Carolina Passos.
A consultora do IPAC, Milena Rocha, explica que a Educação Patrimonial é um processo voltado para a aquisição de valores e comportamentos que permitam reconhecimento, valorização e preservação do patrimônio cultural. "Apropriar-se de seu patrimônio é identificar-se nele, é fortalecer o senso de pertencimento ao grupo do qual ele representa simbolicamente a identidade. Significa construir uma identidade a partir de traços de um passado comum", ressalta.

 A mobilização para a oficina está contando com o apoio de representantes territoriais do Litoral Sul, Baixo Sul, Médio Rio de Contas, Chapada Diamantina e Recôncavo, além da Secretaria de Cultura de Ilhéus. Para participar do evento, é indicado preencher o formulário de inscrição (em anexo) e devolvê-lo para o email coad@ipac.ba.gov.br. Para mais informações, ligue (71) 3116-6945. O solicitante receberá a confirmação da inscrição pelo mesmo email. Toda a programação ocorrerá no anexo da casa de Jorge Amado (no Auditório Sosígenes Costa), localizada na Rua Jorge Amado, 21, Centro, Ilhéus.

A NOVA CASA (DA ESTÁTUA) DE JORGE AMADO

A NOVA CASA (DA ESTÁTUA) DE JORGE AMADO


A Aula Magna da Universidade Estadual do Sul da Bahia (UFSB) foi realizada nesta segunda-feira (08) e o evento contou com a participação de importantes autoridades políticas, entre as quais, o ministro da Educação, Henrique Paim, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Lima e o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro. A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) esteve representada pelo seu presidente, o professor Roberto José da Silva. A FICC, aliás, brilhou durante o evento, por ter sido a responsável por uma das grandes novidades constantes da sede administrativa da instituição, em Itabuna, que ganhou um atrativo a mais. O campus, que leva o nome de Jorge Amado, filho da terra, foi agraciado com a doação de uma estátua que homenageia o escritor, doação essa feita pela Prefeitura de Itabuna, através da FICC. A estátua é a mesma que se encontrava na entrada do bairro de Ferradas, local onde o escritor nasceu e viveu os primeiros anos de sua infância. No final de 2013, foi depredada e precisou ser retirada do local para passar por restauração, financiada com recursos da FICC e realizada pelo artista plástico Diovani Tavares.
Desde que a estátua foi restaurada, o presidente da FICC, Roberto José da Silva, demonstrou preocupação em não permitir que ela fosse destruída novamente, motivo pelo qual buscou sua readequação num local em que estivesse protegida. Assim, resolveu doá-la à UFSB.

Após conversações com o professor Naomar Monteiro, reitor da UFSB, a estátua foi devidamente entregue na última quarta-feira (03), e descerrada no Campus Jorge Amado pelo próprio reitor, pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro da Educação, Henrique Paim, num momento que antecedeu a Aula Magna propriamente dita. O gevernador disse que o monumento “é um dos mais representativos de Jorge Amado já observados até então e que o trabalho de restauração foi muito bem articulado. Se a história da estátua tem um capítulo triste, essa página está mais do que virada com a decisão dos gestores locais de colocarem-na num local que efetivamente a protegerá e conservará o seu papel de honrar a história do escritor e da região Sul da Bahia”, disse.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

PARA REFLETIR

"Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele."

Henry Ford
MAIS UM QUE NÃO FAZ USO DO CAPACETE

A foto foi registrada no final da manhã de ontem, 08, na Avenida José Soares Pinheiro em Itabuna.

Esse é mais um condutor de moto que não usa capacete. Para piorar a situação, ainda transporta uma passageira sem, também, que use o equipamento de segurança. 

Semana do Trânsito em Ilhéus contará com atividades educativas

Semana do Trânsito em Ilhéus contará com atividades educativas


O evento promovido pela Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), ocorre entre os dias 18 e 25, com a realização blitzes, panfletagem e lançamento de uma cartilha e de CD.
Atividades educativas como blitzes, panfletagem, distribuição de cartilhas e de CDs para os professores da rede municipal de ensino fazem parte da programação da Semana do Trânsito, que ocorre entre os próximos dias 18 e 25, em Ilhéus. O evento é promovido pela prefeitura, através da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Neste ano, será promovido o 1º Seminário Regional de Trânsito, com o tema Os Órgãos de trânsito e seus fazeres na Região Cacaueira. O evento será a primeira atividade da Semana de Trânsito, no dia 18, e contatará com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, do titular da Sutran, Eliezer Ribeiro, além de representantes dos órgãos vinculados ao Sistema Nacional de Trânsito. O seminário será aberto ao público, a partir da 7h30, no auditório da Justiça Federal.

Até o dia 25, o ilheense vai participar de diversas atividades em ruas, praças, e avenidas, incluindo a exibição de filmes, distribuição de panfletos e palestras em escolas, sobre a postura ideal dos condutores e pedestres para evitar ocorrências. Além disso, a Sutran vai lançar uma cartilha e CD, elaborados pelo próprio órgão, que será entregue aos professores da rede municipal para o desenvolvimento de atividades pedagógicas.

Prefeitura vai apurar suposto incidente com professores

Prefeitura vai apurar suposto incidente com professores
            Por ordem do prefeito Claudevane Leite, a Secretaria Municipal da Administração e a Procuradoria Geral do Município estão instaurando um inquérito administrativo com o objetivo de apurar o episódio de suposto uso de spray de pimenta, ou algo semelhante, durante a manifestação dos professores, na manhã de ontem (8), no Centro Administrativo Firmino Alves, em Itabuna.
            Ao contrário do que foi afirmado por algumas pessoas, a Guarda Civil Municipal não usa spray de pimenta e não houve sequer ordem para dispersão do movimento. O governo municipal aceita o diálogo e o Sindicato dos Professores sabe disso, tanto é que diversas conversações já ocorreram para tratar de assuntos de interesse da categoria, inclusive com a presença do prefeito.

Por fim, seguindo a determinação do prefeito Claudevane Leite, independente de qualquer coisa, o episódio do spray de pimenta ou o que tenha sido, será apurado com rigor e tendo sido ação de servidor a punição será exemplar.

Prefeitura discute adequação de abatedores de frango em Itabuna

Prefeitura discute adequação de abatedores de frango em Itabuna

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) e a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (Visa) realizaram na manhã desta segunda-feira uma reunião com setores públicos e privados para discutir a organização da cadeia produtiva do frango em Itabuna. O encontro contou com a participação de 15 pessoas, entre produtores, proprietários de abatedouros, distribuidores e comerciantes.
O titular da Seagrima, Lanns Almeida Filho, dialogou com os participantes do encontro, tendo destacado o esforço da administração municipal para que o abate e a comercialização de frango possam cumprir o que determina a Portaria nº 304, do Ministério da Agricultura. “Está lei é vigente desde 1996 e vemos a necessidade de evitar riscos na saúde dos consumidores deste produto com sua aplicação. Existem normas referentes à segurança alimentar e sobre as condições ideais de abate e a comercialização”, disse o secretário.
De acordo com Lanns, o prefeito Claudevane Leite determinou a criação de uma estrutura legal para ajudar as pessoas que trabalham nesse segmento, desde a doação do terreno para o abatedouro à captação de crédito junto às instituições financeiras para que possam ter a garantia de exercer esse comércio legalmente. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde, Antonio Carlos Carvalho, entre os temas em debate também se incluiu o abate com a inspeção sanitária até a comercialização dos produtos e subprodutos que devem ter refrigeração adequada nos pontos de venda.
“A nossa meta sanitária pretende estabelecer as condições adequadas para o desenvolvimento do comércio alimentício em nossa cidade seguindo as determinações do Ministério da Agricultura e as recomendações do Ministério Público (MP) com a normalização do abate de frango em Itabuna. Tivemos o prazo de 90 dias e por isso precisamos regularizar o segmento dentro das condições que atendam as normas da legislação da Vigilância Sanitária”, afirmou Antonio Carlos Carvalho.

Os comerciantes Erivaldo Matos e Ivone Souza Santos destacaram que a Prefeitura está seguindo as determinações quanto à adequação para melhorar a prática de abate e comércio de frango em Itabuna.  “Temos que evoluir para a garantia de uma melhor qualidade em nosso comércio. Acredito que chegaremos a uma finalização nesse debate de maneira que agrade a toda a comunidade”, disse Erivaldo. Já para Ivone Souza Santos, “a iniciativa irá melhorar as condições de higiene do abate e também do comércio de frango, que é um problema reclamado pelos consumidores”.

AMIGO MACRO SUL NOTÍCIAS

AMIGO MACRO SUL NOTÍCIAS


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

PARA REFLETIR

"O maior bem que você pode fazer pelo outro não é somente dividir suas riquezas, mas revelar a ele as dele."

Benjamin Disraeli

VAZAMENTO! QUEM PAGA A CONTA?

VAZAMENTO! QUEM PAGA A CONTA?




A água estava indo para a rede de esgoto desde o final da tarde da sexta-feira, 07.09.
Na manhã de hoje o vazamento continuava, através de um cano quebrado, desperdiçando uma enorme quantidade de litros d’água. O fato acontece na calçada da obra onde será erguido o shopping dos camelôs. Centro de Itabuna.
Ainda na manhã de sábado, 08, mais três vazamentos, na Avenida Presidente Kennedy, a água fluía rumo à rede de esgoto.

Quem paga essa conta?

SEM TETO DE HOJE

SEM TETO DE HOJE





SEM PALAVRAS...!

POLUINDO O AMBIENTE

POLUINDO O AMBIENTE


Será que o condutor desse veículo está se preocupando em não poluir o meio ambiente?

E OS CAPACETES?

E OS CAPACETES?


O condutor dessa motocicleta e sua passageira passavam tranquilamente pela Avenida Amélia Amado, Centro, sem portar e nem usar os capacetes para sua própria proteção.

VEÍCULO CONTINUA SENDO ESTACIONADO SOBRE PLANTAS DO CANTEIRO

VEÍCULO CONTINUA SENDO ESTACIONADO SOBRE PLANTAS DO CANTEIRO

O condutor desse micro ônibus insiste em estacionar sobre as plantas existentes no canteiro central da Avenida Amélia amado. Centro – Itabuna.

O setor competente não providencia nenhuma atitude.

JÁ É PERMITIDO?

JÁ É PERMITIDO?

O condutor estacionou em sob a faixa de pedestre, na Avenida Cinquentenário em Itabuna, para realizar uma ligação no aparelho de celular.

Nesse caso, a Zona Azul (amarela) não pode ser utilizada?

BLOQUEANDO O TRÂNSITO

BLOQUEANDO O TRÂNSITO

O trânsito em Itabuna já é caótico e, para completar a situação, o condutor do ônibus avança o sinal e estagna bem no centro da via.

O semáforo sinalizou o verde e os motoristas, que estavam em uma das pistas da Avenida Amélia Amado foram obrigados a esperar o deslocamento do ônibus.

AMIGO MACRO SUL NOTÍCIAS

AMIGO MACRO SUL NOTÍCIAS