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sexta-feira, 29 de agosto de 2014

PARA REFLETIR

“Os desprovidos de intelectualidade geralmente usam da picardia como forma de tentar suplantar sua eterna ignorância”.
João Queiroz

"Às vezes, o melhor meio de convencer alguém que está errado é deixá-lo seguir seu caminho."

Red O´Donnell

Proposta orçamentária estabelece salário mínimo de R$ 788 e prevê inflação de 5% em 2015

Proposta orçamentária estabelece salário mínimo de R$ 788 e prevê inflação de 5% em 2015
A proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) entregue nesta quinta-feira (28) pelo Executivo ao Congresso fixa em R$ 788,06 o salário mínimo para o próximo ano. O valor, que serve de referência para mais de 48 milhões de pessoas, representa um aumento de 8,84% em relação ao salário atual, de R$ 724. A previsão de crescimento do PIB é de 3% - o que elevaria o total a R$ 5,7 trilhões - e a inflação estimada é de 5%.
O anúncio do novo valor foi feito pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que entregou ao presidente do Senado, senador Renan Calheiros, um resumo do projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2015. O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) também participou da audiência.
Os detalhes do documento serão divulgados em entrevista coletiva na sede do Ministério.
- É a regra que está estabelecida de valorização do salário mínimo - explicou a ministra, que assinalou que o presidente do Senado garantiu empenho para a aprovação da proposta até o fim do ano.
Em abril, o governo havia estimado que o salário mínimo chegaria a  R$ 779,79. Na ocasião, foi entregue ao Congresso o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 (PLN 3/2014), que define as metas e prioridades da administração pública federal e serve de base para a elaboração do Orçamento anual.
Pelas regras atuais estabelecidas pela Lei 12.382/2011, 2015 será o último ano em que será adotada a atual fórmula de correção do salário mínimo, que considera a variação da inflação do ano anterior - medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - e a taxa de crescimento da economia de dois anos antes (Produto Interno Bruto). A regra foi aprovada pelo Congresso no início de 2011.
O Senado examina uma proposta que prorroga essa fórmula de correção até 2019.
Tramitação
Pela Constituição, a LOA deve ser entregue pelo Poder Executivo até 31 de agosto de cada ano e pode ser aprovada até dezembro, mas essa prática não é obrigatória e não impede que o Congresso entre em recesso. No ano passado, o Orçamento foi aprovado em 18 de dezembro.
Pela legislação em vigor, no início de um ano sem que o orçamento tenha sido aprovado, o Executivo conta apenas com a liberação mensal de um doze avos (duodécimos) do valor previsto para o custeio da máquina pública. Para projetos e investimentos, o governo deve esperar pela aprovação da LOA ou optar pela edição de medida provisória.
A proposta do Executivo para a Lei Orçamentária Anual de 2015 será examinada inicialmente pela Comissão Mista de Orçamentos (CMO), presidida pelo deputado Devanir Ribeiro (PT-SP). O relator da proposta orçamentária é o senador Romero Jucá (PMDB-RR).
O texto compreende: o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público; o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; e o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público.
LDO
Como no ano passado, o projeto chega antes da aprovação final, pelo Congresso, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 (PLN 3/2014). Segundo afirmação do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), em entrevista no início deste mês, o Congresso Nacional pode votar a LDO 2015 durante esforço concentrado em setembro.

Fonte: Agência Senado

PEC muda regras previdenciárias em benefício do servidor público

PEC muda regras previdenciárias em benefício do servidor público
Os servidores públicos poderão se aposentar em caso de invalidez permanente, sem perdas salariais. A regra está em uma proposta de emenda constitucional (PEC 08/2014) apresentada pelo senador Ruben Figueiró (PSDB-MS). Ele propõe mudanças no artigo 40 da Constituição, de acordo com o qual os funcionários públicos podem passar para a inatividade quando diagnosticada a invalidez permanente, mas com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.
A constituição determina ainda que os proventos são integrais se a invalidez permanente for resultado de acidente em serviço, doença profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável. Essas enfermidades são listadas na Lei 8112/1990. Entre elas, tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase e cardiopatia grave.
O senador Figueiró quer retirar essas ressalvas do texto constitucional, por acreditar que o funcionário público vítima de uma doença não prevista na lei e que por causa dessa moléstia for considerado inválido não pode ser discriminado no cálculo da aposentadoria. “É incompreensível e irrazoável, a nosso ver, que possa haver diferenças nos proventos de aposentadoria em razão do tipo de doença que resultou na invalidez permanente”, argumenta o senador.
Outro argumento levantando por Ruben Figueiró é que a mudança no texto constitucional proposta por ele beneficia não apenas o servidor que sofrer acidente em serviço ou ficar gravemente doente. Contempla também os que ficarem incapacitados devido a qualquer doença, acidentes mesmo fora do serviço e atos de violência. Além disso, ainda segundo Figueiró, a emenda assegura ao servidor público os mesmos direitos dos segurados do Regime Geral da Previdência Social.
A PEC 08/2014 vai ser analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ainda não foi escolhido um relator para examinar a proposta.

Fonte: Agência Senado

UFSB - Programação da primeira semana de atividades e aulas inaugurais

UFSB - Programação da primeira semana de atividades e aulas inaugurais
A Universidade Federal do Sul da Bahia iniciará suas atividades a partir do dia 8 de Setembro. Na primeira semana estão programadas aulas inaugurais nos três campi da Universidade.
Em Itabuna, no Campus Jorge Amado, a aula inaugural contará com Palestra de José Henrique Paim, Ministro da Educação.
Em Porto Seguro, no campus Sosígenes Costa, a aula inaugural será ministrada pelo professor Boaventura Souza Santos, da Universidade de Coimbra, Portugal.
Já em Teixeira de Freitas, no campus Paulo Freire, haverá palestra do Professor Dilvo Ristoff, Diretor de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação.
As aulas inaugurais serão seguidas de recepção aos pais, estudantes e convidados, com apresentação do projeto, estrutura e organização acadêmica da UFSB, e ainda por apresentações artísticas e musicais.

Para a UFSB, a primeira semana de atividades representa o momento inicial de confraternização entre a comunidade acadêmica, familiares dos estudantes, e toda a comunidade do Sul e Extremo-sul da Bahia. São aguardadas as presenças de autoridades municipais e regionais.

AMIGO MACRO SUL NOTÍCIAS

AMIGO MACRO SUL NOTÍCIAS
Dr. Ariosvaldo



Serviços do Hospital Régis Pacheco deverão ser ampliados durante reforma do Hospital Regional

Serviços do Hospital Régis Pacheco deverão ser
ampliados durante reforma do Hospital Regional

A secretaria municipal da Saúde de Canavieiras planeja mudanças no atendimento de pacientes no Hospital Municipal Régis Pacheco enquanto o Hospital Regional Luiz Viana Filho, em Ilhéus, executa as obras de reforma. Para acertar todos os detalhes dessa transformação, a secretária da Saúde, Roberta Barros, participou, semana passada, em Salvador, de reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), com o secretário estadual da Saúde do Estado da Bahia, Washington Couto.
Durante o encontro, foi manifestada a preocupação dos membros da CIR (do Sul da Bahia) de que os serviços prestados pelo Hospital Regional sejam transferidos para outros equipamento de saúde. Segundo Roberta Barros, para Ilhéus convergem pacientes de toda a região para a realização de procedimentos dos mais diversos, que não são realizados nos municípios de menor porte.
A escolha de outro equipamento de saúde em Ilhéus para realizar esses serviços obteve o consenso entre gestores municipais, entretanto, como a operacionalização é considerada complexa, a decisão ainda depende de novos estudos. Enquanto não é encontrado um substituto para atender a demanda, o próprio Hospital Regional continua recebendo os pacientes de outros municípios.
Em Canavieiras, a secretária Roberta Barros informou que o Hospital Municipal Régis Pacheco vem sendo estruturado para atender novas especialidades, inclusive as que eram normalmente transferidas para o Regional, conforme os termos de pactuação. “Desde o ano passado que o Governo da Reconstrução tem investido em nosso hospital e acredito que parte desta demanda poderá ser atendida aqui mesmo”, reconhece a secretária.
Entretanto, explica a secretária, que para atender essa nova demanda, o Hospital possui capacidade instalada – área física, equipamentos e profissionais médico-cirúrgicos. “Estamos em constante atualização, contratando pessoal especializado e adquirindo novos equipamentos para atender as necessidades do nosso hospital”, afirma a secretária.
A Secretaria da Saúde de Canavieiras solicitou, ainda, à Secretaria Estadual da Saúde, o apoio para a aquisição de equipamentos, com a finalidade de realizar os procedimentos de média e alta complexidade. “Com esta nova configuração, somente enviaremos para Ilhéus os pacientes que necessitem de atendimento complexo de urgência e os casos de alta complexidade que não puderem ser resolvidos em nosso hospital”, frisa a secretária da Saúde.
Informa a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, que o corpo clínico do Hospital Régis Pacheco já atende a pacientes de outros municípios, através dos serviços de regulação dessas cidades. “Atualmente estamos realizando cirurgias eletivas em pacientes de cidades circunvizinhas, no sentido de atender as necessidades das secretarias da saúde desses municípios”, explica a Roberta.

O Hospital Municipal Régis Pacheco, em Canavieiras, realiza atualmente procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade, sempre às terças e quintas-feiras, e pequenas cirurgias às segundas-feiras. De acordo com o tipo de procedimento, a cada dia poderão ser executadas até 10 cirurgias de média complexidade.

Taxista de Canavieiras inova na prestação de serviços, oferece internet e adota cartão como meio de pagamento

Taxista de Canavieiras inova na prestação de serviços,
oferece internet e adota cartão como meio de pagamento

Em Canavieiras, o taxista Welber Matos já conta com mais uma alternativa para cobrar suas corridas de taxi: O pagamento através de cartão de crédito e de débito. Além de oferecer mais uma modalidade de recebimento, o sistema permite uma maior segurança, já que o motorista não transporta dinheiro. O valor cobrado pelas corridas é fixo e independe de horário.
Há uma semana Welber passou a oferecer o cartão de crédito e de débito como opção de pagamento e não demonstra arrependimento, apesar das taxas. “Às vezes a corrida é longa, o passageiro não tem todo o dinheiro em mãos e o cartão facilita o pagamento, além do troco”, afirma. Para viagens acima de 100 quilômetros, o taxista ainda oferece a opção de parcelar em três vezes. “Cobro R$ 250,00 em uma corrida pra Itabuna, e R$180 para Ilhéus”, informa
Outra novidade oferecida é acesso à internet via sistema wi-fi. “Uma coisa leva à outra. Com a máquina de cartão, aumento a demanda para viagens. Então, para o passageiro não ficar entediado, resolvi fazer também mias esse investimento”, esclarece. Na prática o sistema funciona de maneira simples, dentro do veículo um aparelho celular é usado como roteador.
Frota modernizada – Desde o início do ano que a Secretaria de Obras e Transportes da Prefeitura de Canavieiras convocou os permissionários do serviço de transporte de passageiros (táxi) para se recadastrarem. O recadastramento dos veículos e dos condutores, segundo explicou o secretário Almir Melo Júnior,   teve como objetivo garantir aos usuários um transporte confiável, seguro e eficiente.
Ao estabelecer o recadastramento dos serviços de táxis a Prefeitura pretendeu conhecer as condições da frota existente e definir o número de vagas de táxis, bem como de praças em cada logradouro. “Como esse serviço ficou 12 anos sem qualquer tipo de controle do Poder Público Municipal, nossa intenção é fazer com que seja cada vez mais modernizado, o que já vem acontecendo após o recadastramento”, concluiu Almir Melo Júnior.

Para o secretário de Obras e Transportes, um dos exemplos mais visíveis é este de Welber Matos, que está dentro dos padrões do que acontecem nas grandes cidades do mundo. No entender do secretário, a concorrência é positiva e daqui pra frente a tendência é a constante modernização do setor na apresentação de novos veículos e na prestação de outros serviços.

Prefeitura de Ilhéus antecipa salário de agosto para esta sexta-feira, dia 29

Prefeitura de Ilhéus antecipa salário de agosto para esta sexta-feira, dia 29
Para efetuar o pagamento de todos os servidores e contratados, a Prefeitura de Ilhéus está investindo o total R$ 10.528.131,05.

Mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, autorizou a antecipação do pagamento do salário referente ao mês de agosto de todos os trabalhadores nesta sexta-feira, dia 29.  O secretário da Fazenda, Raimundo Ferreira, informa que para efetuar o pagamento dos servidores e contratados, a prefeitura está investindo o total R$ 10.528.131,05. “Depositar os salários dos trabalhadores em dia, ou antecipadamente, como vem acontecendo, faz parte da política de valorização do servidor desenvolvida pelo prefeito Jabes Ribeiro”, afirma Raimundo Ferreira.

Maramata propõe compartilhamento de pesquisas com a Ceplac

Maramata propõe compartilhamento de pesquisas com a Ceplac
O objetivo da parceria é que as entidades colaborem entre si com conhecimento e captação de recursos para projetos e cooperação técnica.
A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) propôs à Comissão Executiva para Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) o compartilhamento de pesquisas na área biológica. Na manhã desta quinta-feira, dia 29, o presidente da universidade, Fred Andrade, acompanhado do servidor Adilson Sitta, teve o primeiro contato com a bióloga do órgão federal, Antônia Marli Vieira, para discutir o processo de formação da parceria.
Segundo o presidente da Maramata, o objetivo da união é que as entidades colaborem entre si com conhecimento e captação de recursos para projetos e cooperação técnica. “Alguns estudos consistem no levantamento do diagnostico ambiental de ilhéus, bem como a discussão da problemática dos resíduos sólidos, além da troca de experiências e conhecimento nas questões ambientais da região”, informa.

Fred Andrade ressalta ainda que a Ceplac já disponibilizou diversos documentos importantes para implantação de projetos na Maramata e que será agendada outra reunião com a bióloga a formalização da parceria.

Prefeitura Itabuna implanta discussões públicas sobre o orçamento 2015

Prefeitura Itabuna implanta discussões públicas sobre o orçamento 2015
            No período de 1º a 5 de setembro a Prefeitura de Itabuna inicia as discussões públicas sobre o orçamento de 2015. Técnicos da Secretaria do Planejamento e Tecnologia (Sepantec) apresentarão a representantes de diversos segmentos sociais, como sindicatos, entidades de classe e associações de moradores os números prévios e os valores iniciais previstos para investimentos e caberá à comunidade definir quais as prioridades para cada área.
            Os detalhes da organização das audiências públicas foram finalizados em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira, na Seplantec. Ficou decidido que a primeira reunião será às 19 horas, do dia 1º, na Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). Já no dia 2, será na União dos Servidores Municipais de Itabuna (USEMI), às 19 horas; no dia 3, no auditório do Sest/Senat, no bairro Lomanto, às 19 horas; no dia 4, no Sindicato dos Bancários, na avenida Duque de Caxias, centro, às16 horas; e no dia 5, às 19 horas, na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).
Na semana de 8 a 11 de setembro todos os dados coletados serão avaliados pela equipe técnica da Seplantec. Na sequência, as propostas serão repassadas aos secretários municipais, para análise de viabilidade. Neste período os secretários receberão assessoria da equipe da Seplantec. Após esse processo, o projeto do orçamento será finalizado e enviado à Câmara de Vereadores para votação. As sugestões que extrapolarem a capacidade financeira da Prefeitura serão aproveitadas em  futuros projetos.
Segundo o secretário municipal do Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior, os encontros com a população estimulam a cidadania, ampliam o compromisso da população e a co-responsabilidade entre a gestão municipal e a sociedade. Wenceslau reforça a importância da participação do cidadão nas audiências, porque a opinião dos moradores do município é que orientarão a administração municipal na condução dos investimentos e na realização da obras e programas que atendem às necessidades de cada localidade.

Em 2013, a Prefeitura também construiu, a partir das audiências públicas o Plano Plurianual Participativo (PPA) de 2014-2017. As discussões com a participação da população norteiam os investimentos públicos nas áreas de Saúde, Infraestrutura Urbana, Educação, Assistência Social, Esportes, Cultura, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

SEM TETO DE HOJE

SEM TETO DE HOJE
Fotos registradas as 6 e 10 da manhã de hoje.


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

PARA REFLETIR

“Estagnar nas esquinas das ruas e avenidas e ficar a reclamar não irá solucionar os problemas relatados. O cidadão de honra deve sim, decidir por atitudes e que sejam elas sempre de cunho coletivo”.

João Queiroz

Proposta muda forma de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal

Proposta muda forma de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal
Uma proposta de emenda à Constituição apresentada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) muda os critérios de composição do Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de dar à corte máxima do Judiciário brasileiro uma formação mais plural.
A PEC 3/2014 mantém algumas exigências feitas pelo texto constitucional atualmente em vigor, como idade de 35 a 65 anos, "notável saber jurídico", "reputação ilibada" e aprovação pela maioria absoluta do Senado em votação secreta.
Mas a proposta tira do presidente da República a prerrogativa exclusiva de escolher os ministros. Se a mudança for aceita, diversas instituições passarão a indicar candidatos a ministros do STF, por meio de uma lista tríplice submetida ao chefe do Poder Executivo. Este, por sua vez, teria 30 dias úteis após o recebimento da lista para comunicar a escolha ao Senado.
Dos onze ministros do Supremo, dois deveriam vir do Superior Tribunal de Justiça; um dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Regionais do Trabalho (em escolhas alternadas); e um dentre os desembargadores dos Tribunais de Justiça dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. Todas as indicações seriam feitas pelos tribunais.
Além disso, o procurador-geral da República poderia designar um membro do Ministério Público da União. Haveria ainda uma vaga para o Ministério Público dos estados e uma a ser indicada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), desde que o escolhido tenha mais de dez anos de atividade na área. O Congresso Nacional teria o direito a uma designação e o presidente da República poderia fazer três escolhas.
A senadora Vanessa Grazziotin conta que se inspirou em experiências de outros países para apresentar a proposta de emenda à Constituição. Segundo ela, na Itália, por exemplo, a Corte Constitucional é composta por um terço de membros escolhidos pelo presidente da República, um terço pelo Parlamento e um terço pela própria Corte. Ainda de acordo com a senadora, um modelo parecido ao sugerido é adotado na escolha dos membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
“Assim, cremos ter conseguido encontrar uma fórmula de escolha dos membros do STF que assegura pluralismo, respeito ao princípio federativo, responsabilidade política dos escolhidos e respeito aos critérios de competência técnica”, afirma a senadora na justificação da proposta.
O Supremo é a instância judicial máxima no Brasil para julgar causas que envolvem a aplicação de dispositivos constitucionais — inclusive  as ações que questionam a constitucionalidade de normas legais editadas em nível federal, estadual e municipal. É ainda a única corte com competência para processar e julgar, nas infrações penais comuns, diversas autoridades — como o presidente da República, o vice-presidente, membros do Congresso Nacional, os ministros do próprio STF e o procurador-geral da República.
A PEC 3/2014 aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

FONTE: AGÊNCIA SENADO

PEC aplica limites da Lei da Ficha Limpa à contratação de servidores públicos

PEC aplica limites da Lei da Ficha Limpa à contratação de servidores públicos
As limitações impostas pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010) também poderão orientar a contratação de servidores públicos pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios. Proposta de emenda à Constituição (PEC 20/2012) da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) estabelece, entre outras restrições, dez tipos de crime que tornariam inacessíveis cargos, empregos e funções públicas para quem tiver sofrido condenação definitiva da Justiça.
Inicialmente Vanessa pretendia que essa vedação também se aplicasse aos condenados por órgão judicial colegiado. Mas emenda apresentada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ),  eliminou esse impeditivo.
A intenção, conforme justificou Humberto Costa, foi afastar questionamentos sobre uma eventual “flexibilização” do princípio de presunção de inocência. Assim, a emenda restringiu a proibição de acesso a cargos, empregos e funções públicas apenas aos condenados com decisão transitada em julgado, ou seja, de caráter definitivo.
Teto
Outra mudança realizada pelo relator eliminou a fixação de um teto para contratação de cargos em comissão. A PEC 20/2012 determinava que as nomeações de comissionados não ultrapassassem 0,1% (um décimo) do total de cargos de provimento efetivo de cada órgão. No entanto, a segunda emenda de Humberto Costa manteve livre a contratação em cargos de livre provimento.
“Os cargos comissionados necessitam compor tal estrutura a fim de que seja possível alocar profissionais cujas atribuições incluam, por exemplo, a gestão de projetos e de equipes (atribuições essas, em geral, não incluídas dentre aquelas dos cargos efetivos); e remunerar esses profissionais de acordo com a complexidade das atividades que serão desempenhadas”, argumentou o relator.
Apesar dos ajustes promovidos, Humberto elogiou a iniciativa que, para ele, "vem no sentido da adoção de medidas que aprimoram a aplicação dos princípios da administração pública, em especial o da moralidade”.
Crimes contra os patrimônios público e privado; lavagem de dinheiro; tráfico de drogas; contra a vida e a dignidade sexual constam da relação que pode inviabilizar algumas contratações para o serviço público. O impedimento para quem tiver condenação judicial definitiva pode valer desde a definição da sentença até o prazo de oito anos, nos delitos punidos com inelegibilidade e perda dos direitos políticos.
Depois de passar pela CCJ, a PEC 20/2012 será submetida a dois turnos de discussão e votação no Plenário do Senado.

FONTE: AGÊNCIA SENADO

Nova Central de Regulação de Ilhéus já oferece serviços à população

Nova Central de Regulação de Ilhéus já oferece serviços à população
A nova unidade está instalada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 209, no Bairro do Malhado, e já estão disponíveis serviços como Tratamento Fora do Domicílio (TFD), autorização de internação hospitalar,  auditoria, regulação, controle e avaliação.
A nova Central de Regulação, instalada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 209, no Bairro do Malhado, em frente à Colônia de Pescadores e Aquicultores, iniciou suas atividades nesta semana. Segundo o secretário de Saúde, Antônio Ocké, estão sendo oferecidos os serviços de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e da autorização de internação hospitalar pela entrada lateral do prédio. Já o acesso aos setores de auditoria, regulação, controle e avaliação, análise de contas e o setor contábil da autorização de internação hospitalar é pela entrada principal. Somente os serviços relacionados ao Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), começam a ser oferecidos na próxima sexta-feira, dia 29. O atendimento é de segunda à sexta-feira, no período das 7 às 13 horas.
De acordo com o secretário, no mesmo prédio ainda irão funcionar a Vigilância Sanitária e Ambiental, Serviço de Combate a Dengue e a Vigilância Epidemiológica. Ainda, todo o arquivo da secretaria está sendo transferido para salas especiais, o que garantirá a manutenção dos documentos de forma adequada, além de facilitar a busca e o manuseio. “Acredito que essa transferência da Central de Regulação para este imóvel foi bastante salutar, pois oferece salas bem espaçosas, o que proporciona um maior conforto para a nossa equipe e para os usuários em geral”, afirmou Antônio Ocké.

O secretário explica ainda que a área de Regulação é a responsável em promover ações voltadas ao acesso à assistência pré-hospitalar de urgência realizados pelo SAMU, além de se responsabilizar pela regulação do acesso dos pacientes às consultas especializadas. Por sua vez, o setor de Autorização de Internação Hospitalar cuida da regulação dos leitos hospitalares das casas de saúde do município, vinculados ao SUS. “Com isso, permite-se que facilitemos a oferta de serviços de saúde em seus diferentes níveis de complexidade, o que proporciona mais segurança para a população em geral, tanto nos atendimentos ambulatoriais quanto nas internações hospitalares”, finalizou Ocké.

Curso capacita condutores da Guarda Civil Municipal de Itabuna

Curso capacita condutores da Guarda Civil Municipal de Itabuna
Capacitar e sensibilizar os servidores que conduzem as viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) para a prevenção e o respeito às normas de trânsito é o objetivo do curso de direção defensiva promovido pela Prefeitura de Itabuna. As aulas acontecerão sábado (30) e domingo (31) na sede da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) no bairro Lomanto.
A secretária da Administração explica que a ideia é capacitar, inicialmente, 30 condutores da Guarda Civil Municipal com aulas teóricas de Legislação, Direção Defensiva e Técnicas de Abordagem e prática com as viaturas. A intenção é capacitar os condutores e aprimorar a abordagem de trânsito que esses servidores fazem conjuntamente com a Settran.
 “Queremos que os participantes desse curso estejam preparados para prestar atendimento com eficiência em situações de risco no que diz respeito ao trânsito de nossa cidade. Por isso, a direção defensiva é um dos requisitos para quem necessita enfrentar o trânsito em todos os âmbitos, principalmente no trabalho”, exaltou a secretária.
O subcomandante da Guarda Civil Municipal, Lívio Ferreira, destaca que o curso será ministrado por servidores do município com experiência e formação no trânsito, o que auxiliará a experiência dos condutores da Guarda de Itabuna.

"Essa iniciativa irá trabalhar com o controle físico das viaturas. Também com o controle emocional do condutor. Sabemos que a vivência no trânsito merece um conhecimento intenso. Dessa forma, aos motoristas de viaturas oficiais cabe saber muito mais. Não somente no conduzir de forma preventiva, mas dando exemplo com relação ao respeito às normas de trânsito e à vida", disse o subcomandante Lívio Ferreira.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

PARA REFLETIR

"Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou um resultado que aponta uma nova direção."

Steve Jobs

ESTRADA ESCORREGADIA

ESTRADA ESCORREGADIA
Os condutores de veículos que transitam pela rodovia que dá acesso da BR 101 a Jequié deve manter a maior cautela, principalmente nos dias chuvosos, e prudência na estrada onde existe alguns trechos que se encontram com a pista escorregadia para evitar que acidente possa vir a ocorrer.

Os perigos maiores se localizam nas curvas fechadas dos declives onde devido a frenagem dos veículos a pista fica com uma leve camada de borracha dos pneus apresentando perigo constante.

ÔNIBUS ESTACIONADO SOBRE CANTEIRO

ÔNIBUS ESTACIONADO SOBRE CANTEIRO

O condutor do veículo usado para transportar os alunos da cidade de Jussari não está “nem aí” se, ao estacionar, está depredando o canteiro central da Avenida Amélia Amado ou não.

O que se pode esperar se o secretário de trânsito de Itabuna está mais preocupado em deslocar seus agentes para deixar “limpo” os espaços usados como estacionamento, nas vias públicas, para a empresa que os explora!.

ULTRAPASSANDO PELA DIREITA

ULTRAPASSANDO PELA DIREITA



Os mototaxistas continuam “aprontando” nas ultrapassagens pela direita!

Quando o secretário de trânsito de Itabuna irá solucionar o problema?

MOTOS GUINCHADAS

MOTOS GUINCHADAS




A empresa que está “administrando” os estacionamentos no centro de Itabuna está radiante de alegria!

A limpeza dos espaços está sendo garantida!

TAPARAM A CRATERA

TAPARAM A CRATERA

Como nossa ética determina, publicamos aqui o surgimento de uma nova cratera na Avenida Amélia Amado, Centro em Itabuna. O setor competente providenciou para que a cratera fosse tapada.
Parabéns pela ação!

Solucionar com rapidez é sempre preciso!

SAÚDE! SUFRÁGIO NA FILA

SAÚDE! SUFRÁGIO NA FILA




Os usuários a Sistema Único de Saúde continuam sofrendo, nas filas, para adquirir uma senha de atendimento.
Sob chuva, a população aguardava o “sistema” entrar no “ar” para adquirir uma ficha de marcação de consulta.
Quando finalmente o “sistema entrou” só estava marcando para 03 especialidades.

O sofrimento e sufrágio continua assolando a tão esquecida população itabunense.

ITAPÉ! ENTULHO EM PLENA VIA PÚBLICA

ITAPÉ! ENTULHO EM PLENA VIA PÚBLICA
Será que o proprietário não tem conhecimento sobre direitos e deveres de um cidadão?




MASCOTE MACRO SUL NOTÍCIAS

MASCOTE MACRO SUL NOTÍCIAS



SEM TETO DE HOJE

SEM TETO DE HOJE
Sem palavras...!







Feira gastronômica da Barra serve pratos como Corno Baiano a partir de R$5

Feira gastronômica da Barra serve pratos como Corno Baiano a partir de R$5
Comida de rua com grife e um variado cardápio gastronômico. Isso é possível e está disponível para a população que for conhecer a nova Barra neste sábado (22) e domingo (23), das 11h às 17h. O “B.I.G. Chefs R.U.A", a feira gastronômica de Chefs em via pública, é organizada pela gestora cultural Carla Maciel e pela Agência Agosto, e faz parte da programação da inauguração do bairro promovida pela Prefeitura de Salvador.
A ideia surgiu há três anos, quando Carla decidiu promover a integração e conexão de Chefs baianos em importantes projetos. Entre eles, a mostra gastronômica "B.I.G. Chefs no Palacete das Artes Rodin", no lançamento do Bahia International Guide. A expectativa para a gestora é a melhor. “Toda vez que a gente se propõe a criar e botar para fora um filho, compartilhar uma co-criação com os Chefs que são super unidos, é um grande sonho que estamos realizando. A Bahia nunca viu um evento como esse, e vamos nos divertir, comer comida boa a céu aberto, com preço acessível, nos aproximando do grande público”.
O evento conta com a presença de 25 Chefs de diversos restaurante de Salvador. São aproximadamente 500 pratos por dia, com preços que variam entre R$5, R$10 e R$15, pagos em espécie. O Chef Alicio Charoth vai participar com o Corno Baiano, um crepe de Tapioca recheado com folhas, guacamole e uma farofa de tapioca e charque. Outro prato do Chef que deve ser servido é o brownie de gengibre, apelidado de "Nêgo Bom do Loko".
Os nomes, o Chef entrega, foram escolhidos pela ligação da comida à cultura, “pegando o viés de nomes dado às cachaças nos anos 60 e 70, irônicos e engraçados”. “Eu fico super feliz, porque é uma coisa que venho batalhando e a minha expectativa é muito boa e muito grande porque dentro, democratizando a informação da gastronomia. Uma feirinha motiva, não só os Chefs, e forma um público interessante”, afirmou Charoth.

A vila gastronômica está montada na transversal da Avenida Oceânica, na Rua Alfredo Magalhães, próximo aos Correios e ao Itaú, em frente ao mar.

Salvador ganha novo cartão postal e palco para o Carnaval

Salvador ganha novo cartão postal e palco para o Carnaval
A nova Barra de Salvador, inaugurada neste final de semana, está linda e vai muito além de uma obra de R$60 milhões: é um novo conceito de ocupação do espaço público na primeira capital do Brasil. Agora, a prioridade é o pedestre e o ciclista. A programação comemorativa pela inauguração vai até este domingo (24). Em anexo releases que resumem o significado dessa obra e suas características, bem como inovações. Existem muitas fotos sobre a nova Barra disponíveis em
 Para baixar em alta resolução é só fazer login no sistema. As imagens estão disponíveis para a imprensa. Quem desejar vídeo em HD, é só solicitar o link.

Agradecemos a divulgação e desde já convidamos você a conhecer a nossa nova Barra, que também será o novo palco dos próximos carnavais de Salvador. A Agecom está à disposição da imprensa para solicitações de entrevistas e novas informações. Também temos mais imagens disponíveis.

Sábado é dia de mobilização da campanha antirrábica

Sábado é dia de mobilização da campanha antirrábica
A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica teve inicio no último dia 11 e ocorre até 15 de setembro. Nos primeiros dias da ação, seis equipes do órgão percorreram as comunidades de Nossa Senhora das Vitória, São Domingos, Vila Lídia, Vila Cachoeira, São José, São Miguel, Banco da Vitória, Outeiro de São Sebastião e Teotônio Vilela.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através do Centro de Zoonoses, desenvolve, no próximo sábado, 30, o dia de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, do Ministério da Saúde, no período das 8 às 17 horas. A ação teve inicio no último dia 11 e ocorre até 15 de setembro. A meta da prefeitura é vacinar 28.097 cães e 6.181 gatos, sendo importante lembrar que os animais devem possuir três meses de vida e retornar para a segunda dose 30 dias depois.
Nos primeiros dias da atividade, seis equipes do órgão percorreram as comunidades de Nossa Senhora das Vitória, São Domingos, Vila Lídia, Vila Cachoeira, São José, São Miguel, Banco da Vitória, Outeiro de São Sebastião e Teotônio Vilela e já vacinaram 1.841 cães e 383 gatos. A Sesau lembra que, obedecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069 de 13/07/1990), não serão permitidas às crianças se dirigirem ao local levando seus animais.
Ainda, para que todas as áreas do município sejam contempladas, a secretaria montou um esquema operacional para o dia 30, segmentando o atendimento. Na zona norte, estarão em funcionamento as unidades de saúde Sarah Kubischeck, no Bairro do Malhado, e a do Iguape, o Posto de Saúde da Família (PSF), da Barra, do Centro Social Urbano (CSU) e do Alto do Coqueiro. Na zona sul, a campanha ocorre no Posto de Saúde Herval Soledade, no Bairro do Pontal, nos PSFs do Nelson Costa, Nossa Senhora das Vitórias, Ilhéus II, Hernani Sá e Olivença. Na zona oeste, ficarão disponíveis para a população o Posto de Saúde do Salobrinho, o Doutor Euler Ázaro, no Bairro Teotônio Vilela, o PSF Vilela 4, e as unidades de saúde de Banco da Vitória e Vila Cachoeira. Já no centro da cidade, a vacinação será possível o CAE II (SESP), Posto de Saúde (em reforma) na Avenida Princesa Isabel, Policlínica do Alto da Conquista e PSF do Basílio.

Para ampliar a capacidade de atendimento, o Centro de Zoonoses também decidiu instalar toldos fixos em pontos estratégicos como na central do Corpo de Bombeiros, na Barra, na loja Dedal Cat Dog, no Jardim Savóia, posto de gasolina no Banco da Vitória, na Associação dos Moradores do Bairro Hernani Sá, na Praça da Mangueira, no Nelson Costa, na Central de Abastecimento do Bairro do Malhado, em frente a loja Brasil Cosméticos, e na Praça Santa Rita, no Alto da Conquista.

Maramata reestrutura museu para melhor atender aos visitantes

Maramata reestrutura museu para melhor atender aos visitantes
Com a reestruturação do Museu do Mar e da Capitania, que teve início na semana passada, a instituição pretende reorganizar os objetos históricos e biológicos para aumentar a visibilidade do acervo.
A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) deu início à reestruturação do Museu do Mar e da Capitania na semana passada, com o objetivo de reorganizar os objetos históricos e biológicos para aumentar a visibilidade do acervo. Segundo o presidente Fred Andrade, o trabalho deve ser concluído na próxima quinta-feira, dia 28. “Buscamos a otimização do espaço e a valorização das peças, contribuindo para facilitar a organização e disponibilidade das informações, que é o objetivo principal da Maramata”.
O responsável pela reestruturação, o arquiteto e biólogo Adilson Sitta, informa que o primeiro objetivo é deixar o espaço mais aberto. “Com isso, queremos que nas visitas guiadas tenhamos capacidade de atender a um grupo maior do que os que recebemos atualmente”. Reduzir a poluição visual é outra proposta. “Com o excesso de peças, muitas vezes uma esconde outra, muita informação num espaço pequeno o visitante não consegue ver algumas peças de grande importância”, completa.
Outro destaque na mudança é uma separação maior entre a parte biológica e parte histórica do museu. “Na entrada, já fica toda parte histórica exposta e no salão interno, a biológica” explica Sitta. Conforme observa o servidor, foi realizada também uma alteração na disposição da iluminação, aumentando a visibilidade do acervo biológico e destacando peças ícones.
A Maramata retoma as atividades de visitação, tão logo seja concluído o trabalho, nesta sexta-feira, dia 30. Para solicitar palestras ou agendar uma visita, deve-se entrar em contato com a instituição através do número 3632-3698, sempre no período das 8 às 17 horas, ou por meio dos emails maramatacursos@gmail.com ou

SAS promove o 1º Encontro Municipal de Políticas Sobre Drogas

SAS promove o 1º Encontro Municipal de Políticas Sobre Drogas
Com o objetivo de fortalecer as atividades e as ações desenvolvidas pelo Comitê Gestor do Programa Crack é possível vencer em Itabuna, a Secretaria de Assistência Social (SAS), através do Departamento de Políticas Sobre Drogas, realizará no próximo dia 1º de setembro, o I Encontro Municipal de Políticas sobre Drogas. O evento acontecerá das 8 horas ao meio-dia no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência e (FTC).
De acordo com o coordenador municipal do Programa Crack é possível vencer, Edgar Filipe Carvalho de Oliveira, serão apresentadas as ações, propostas de trabalho, estruturação, manutenção e avaliação permanente e continuada referentes ao enfretamento e desarticulação do tráfico. Também será discutido o fortalecimento da rede de cuidado e atenção a pessoas acometidas pelo uso de substancias psicoativo e seus familiares.
Participarão do I Encontro Municipal de Políticas sobre Drogas líderes comunitários e integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, além de membros do atual Conselho Gestor.
O programa Crack, é possível vencer é coordenado pelo Ministério da Justiça que desenvolve, em parceria com outros Ministérios, uma ação integrada em três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade. Dentro desses aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social.

O programa é um amplo trabalho dos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos visando oferecer aos grupos de risco irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PARA REFLETIR

"O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página."

Santo Agostinho

ACIDENTE NA BR 415

ACIDENTE NA BR 415


O condutor desse veículo perdeu o controle da direção ao transitar em uma curva, na BR 415, o que resultou em capotamento.
O acidente, que ocorreu às 03 hs da manha de hoje, segundo o condutor que ainda se encontra no local às 6 da manha, o fato ocorrido pode ter sido provocado devido a cansaço e sono. O mesmo tinha acabado de sair do trabalho onde excedeu o horário por estar realizando um balanço.

Felizmente o condutor nada sofreu. Os danos foram só materiais.

ACIDENTE NA PRAÇA JOSÉ BASTOS

ACIDENTE NA PRAÇA JOSÉ BASTOS
Às 6 e meia da amanhã de hoje o condutor de um veículo abalroou outro (uma camionete que presta serviço de frete) que se encontrava estacionada.
Felizmente o dano material foi mínimo.

A condutora da Kombi entrou em acordo com o proprietário do dono da camionete, e se colocou à disposição, para solucionar qualquer prejuízo.



RESPOSTA A GILNEI FREITAS SANTOS SANTOS INERENTE A MATÉRIA, COM FOTOS, DE AGRADECIMENTO À SUZY CARDOSO

RESPOSTA A GILNEI FREITAS SANTOS SANTOS INERENTE A MATÉRIA, COM FOTOS, DE AGRADECIMENTO À SUZY CARDOSO

Gilnei Freitas Santos Santos · 2 amigos em comum
jOÃO CADA VEZ QUE ABRO FACE E TE ENCARO ME ASSUTO, VOCE COBRA QUANTO PARA ASSOMBRAR UMA CASA
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Macro Sul Notícias CARO GILNEI FREITAS SANTOS SANTOS, BOM IDA! GERALMENTE NÃO RESPONDO PERGUNTAS INSIGNIFICANTES. MAS, COMO VC É UM CONHECIDO DE HÁ TEMPOS, AFIRMO-LHE QUE SOU BASTANTE FELIZ COM A FEIURA DADA POR DEUS, MOTIVO PELO QUAL ANDO SEMPRE A SORRIR. QUANTO AO VALOR PARA "ASSOMBRAR" UMA CASA, NÃO LHE RELATAREI DEVIDO NÃO QUERER CARREGAR A CULPA POR SABER QUE SUAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS NÃO LHE PERMITE OFERECER A FELIZ OPORTUNIDADE DE CONTRATAR-ME PARA ASSOMBRAR O SEU TENEBROSO LAR! FELICITO-O POR CONTINUAR NA BELA COMPANHIA DE SEUS "FANTASMAS"! UM ABRAÇO - JOÃO QUEIROZ

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PEC isenta material escolar de impostos

PEC isenta material escolar de impostos
Uma proposta de emenda à Constituição do senador Alfredo Nascimento (PR-AM) estabelece que estarão imunes de impostos os materiais escolares definidos em lei. A PEC 24/2014, segundo o senador, é uma maneira de estimular a educação por meio da desoneração tributária.
O parlamentar argumenta ainda que ao inserir na Constituição a previsão de imunidade, facilita-se a aquisição de itens indispensáveis para o aprendizado nas escolas e combate-se a sobrecarga dos gastos com esses materiais sobre o orçamento das famílias brasileiras.
Estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) indica que a tributação sobre os itens presentes na lista de material escolar pode chegar a quase 50% do valor total do produto.
A caneta esferográfica, por exemplo, tem uma tributação de 47,49%, dos quais 20% correspondem à alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). No preço da régua, os impostos chegam a 44,65%; na cola, equivalem a 42,71%; e no caderno, 34,99%.
Sobre o livro didático, que tem imunidade fiscal, ainda incidem os tributos da folha de pagamento e sobre o lucro obtido com a sua venda, no total de 15,52%.
Para maior efetividade, a PEC estabelece que estarão imunes de impostos os materiais escolares definidos em lei. Assim, os produtos que forem especificados pelo legislador estarão livres da incidência, por exemplo, do IPI e do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Essa lista poderá ser revisada ao longo do tempo.
Para Alfredo Nascimento a vantagem de poder alterar a lista dos produtos livres de impostos é que, com a tecnologia, “o que hoje é material escolar amanhã pode não ser um item utilizado no ensino”.
A proposta tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) onde aguarda a designação do relator.

FONTE: AGÊNCIA SENADO