AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

domingo, 30 de março de 2014

EMPRESA DE GUINCHO CONTINUA DESAFIANDO JUSTIÇA EM ITABUNA

EMPRESA DE GUINCHO CONTINUA DESAFIANDO JUSTIÇA EM ITABUNA


O proprietário dessa empresa de guincho (foto) em Itabuna, no Bairro Jardim Primavera, continua acintosamente usando o espaço público da praça, localizada na Rua 04, para estacionar seus veículos, desrespeitando assim a determinação judicial, assinado na época pelo Juiz Ecos Cavalcante, na qual determinava a imediata retirada dos veículos que se encontravam sob a praça e, caso persistisse, deveria ser cobrada uma multa diária de R$ 500,00 reais a ser paga à Associação dos Moradores do Bairro Jardim Primavera.
Anos se passaram e nada mudou até então.
O Proprietário da Empresa de Guincho que inclusive presta serviço à Prefeitura Municipal de Itabuna como contratada para guinchar os carros autorizados pela Setrans que não está nem aí para cumprir a determinação judicial.
O Secretário responsável pelo setor de trânsito em Itabuna também não está nem aí para o problema.
É um verdadeiro acinte e desrespeito não só para com a determinação da Justiça como também para com os moradores que são obrigados a conviver dia e noite com o barulho infernal dos veículos que chegam e saem para  prestar socorro a carros avariados.
É uma verdadeira vergonha!!

sábado, 29 de março de 2014

“SAS" Itinerante” atende moradores do Jardim Primavera e bairros adjacentes

Associação dos moradores do Jardim Primavera realiza mutirão da saúde.



Os moradores do Jardim Primavera e bairros adjacentes estão sendo atendidos, na manhã de hoje, sábado 29, com uma gama de serviços nos setores de saúde, beleza, educação em uma ação denominada de SAS Itinerante que é realizada pela Associação dos Moradores do Jardim Primavera em parceria com a Unime, entre outras.
A sede da Associação dos Moradores do Jardim Primavera teve suas portas abertas para receber os diversos profissionais que atuam nas áreas e a população que foi em busca dos serviços oferecidos durante Na oportunidade ainda houve atendimento oftálmico e apresentação de alunos de uma escola de balé.







Nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento
A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, professora Adélia Maria de Melo Pinheiro esclarece a comunidade acadêmica e comunidade externa estar sensível a pauta de reivindicação encaminhada pelo Diretório Central dos Estudantes - DCE.
Registra a interlocução constante com as diversas categorias, e nas últimas semanas, em especial com os estudantes, intensificada em virtude da pauta de reivindicações apresentada em 10 de março de 2014.
A Reitora reafirma que sempre esteve comprometida com a assistência estudantil, haja vista o incremento orçamentário que elevou a proporção de recursos vinculados a Assistência Estudantil Direta (bolsas permanências, bolsas moradia e subsidio ao restaurante universitário) em relação ao total dos recursos orçamentários destinados a rubrica investimento de 15,07 % em 2013 para 18,01% em 2014.
As ações da UESC nesta área são permanentemente qualificadas, implicando atender o maior número de estudantes. No final da tarde de ontem, 28 de março, foi entregue ao representante do DCE, documento com os compromissos firmados.

Os estudantes deixaram a reitoria no edifício José Haroldo Castro Vieira, no campus Professor Soane Nazaré de Andrade, por volta das 20h30min da sexta-feira, 28.

No Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, acontece a III Plenária Estadual do Plebiscito Popular por uma Constituinte exclusiva e soberana do Sistema Político- Bahia

No Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, acontece a III Plenária Estadual do Plebiscito Popular por uma Constituinte exclusiva e soberana do Sistema Político- Bahia
No dia 29 de março de 2014, aniversário da cidade de Salvador, acontecerá a III Plenária Estadual do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O evento será realizado no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador e marcará o início da segunda etapa da campanha com o desafio de massificar ainda mais essa bandeira de luta unitária da maioria das organizações e movimentos sociais e populares do Brasil. Será o momento de multiplicar iniciativas nas bases populares e crescer a campanha com atividades de divulgação e mobilização por todo o estado. São esperadas uma média de 200 pessoas, de diversas entidades e movimentos sociais da Bahia.
Para mudar a política precisamos ser muitos, milhares de vozes!
Além do debate em torno dos desafios da construção da campanha, será discutido também a relação do atual sistema político com a ditadura militar, que esse ano completa 50 anos desde o Golpe. Para isso contaremos com a presença de João Pedro Stédille, direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra e construtor de outras inciativas de consultas populares como o Plebiscito da ALCA onde mais de 10 milhões de brasileiros disseram NÃO a proposta estadunidense de implantação de uma Área de Livre Comercio entre as Américas.
 O objetivo da plenária é dar continuidade ao esforço na construção dos processos de formação dos multiplicadores da campanha, discutir o panorama atual no estado da Bahia e construir uma agenda de ações em torno da pauta da constituinte para os próximos períodos.
Saiba mais em:
http://www.plebiscitoconstituinte.org.br
Facebook: Plebiscito Popular Bahia
Email: plebiscitopopularbahia@gmail.com

Todo poder ao Povo!

sexta-feira, 28 de março de 2014

PARA REFLETIR

"Os covardes morrem muitas vezes antes de morrer de verdade."

Júlio César

Empresários que apoiaram o golpe de 64 construíram grandes fortunas

Empresários que apoiaram o golpe de 64 construíram grandes fortunas
Com mestrado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo sobre os empresários e o golpe de 64 e em fase de conclusão do doutorado sobre os empresários e a Constituição de 1988, o professor Fabio Venturini esmiuçou os detalhes de “como a economia nacional foi colocada em função das grandes corporações nacionais, ligadas às corporações internacionais e o Estado funcionando como grande financiador e impulsionador deste desenvolvimento, desviando de forma legalizada — com leis feitas para isso — o dinheiro público para a atividade empresarial privada”. Segundo o pesquisador, é isto o que nos afeta ainda hoje, pois os empresários conseguiram emplacar a continuidade das vantagens na Carta de 88.
Em artigo no site Viomundo, Venturini cita uma série de empresários que se deram muito bem durante a ditadura militar, como o banqueiro Ângelo Calmon de Sá (ligado a Antonio Carlos Magalhães, diga-se) e Paulo Maluf (empresário que foi prefeito biônico, ou seja, sem votos, de São Paulo). Na outra ponta, apenas dois empresários se deram muito mal com o golpe de 64: Mário Wallace Simonsen, um dos maiores exportadores de café, dono da Panair e da TV Excelsior; e Fernando Gasparian. Ambos eram nacionalistas e legalistas. A Excelsior, aliás, foi a única emissora que chamou a “Revolução” dos militares de “golpe” em seu principal telejornal.
Sobre as vantagens dadas aos empresários: além da repressão desarticular o sindicalismo, com intervenções, prisões e cassações, beneficiou grupos como o Ultra, de Henning Albert Boilesen, alargando prazo para pagamento de matéria prima ou recolhimento de impostos, o que equivalia a fazer um empréstimo sem juros, além de outras vantagens. Boilesen, aliás, foi um dos que fizeram caixa para a tortura e compareceu pessoalmente ao Doi-CODI para assistir a sessões de tortura. Foi justiçado por guerrilheiros.
Brilhante Ustra foi desmentido quando afirmou que não havia tortura e assassinatos nas dependências do DOI-Codi, em São Paulo
Brilhante Ustra recebia visitas de empresários durante as sessões de tortura e assassinatos nas dependências do DOI-Codi, em São Paulo
Outros empresários estiveram na mira da resistência, como Octávio Frias de Oliveira, do Grupo Folha, que apoiou o golpe. Frias e seu sócio Carlos Caldeira ficaram com o espólio do jornal que apoiou João Goulart, Última Hora, além de engolir o Notícias Populares e, mais tarde, ficar com parte do que sobrou da Excelsior. Porém, o que motivou o desejo da guerrilha de justiçar Frias foi o fato de que o Grupo Folha emprestou viaturas de distribuição de jornal para campanas da Operação Bandeirante (a Ultragás, do Grupo Ultra, fez o mesmo com seus caminhões de distribuição de gás). Mais tarde, a Folha entregou um de seus jornais, a Folha da Tarde, à repressão.
– Se uma empresa foi beneficiada pela ditadura, a mais beneficiada foi a Globo, porque isso não acabou com a ditadura. Roberto Marinho participou da articulação do golpe, fez doações para o Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (Ipes, que organizou o golpe). O jornal O Globo deu apoio durante o golpe. Em 65, o presente, a contrapartida foi a concessão dos canais de TV, TV Globo, Canal 4 do Rio de Janeiro e Canal 5 São Paulo – disse Fabio Venturini.
Globo lucrou
Ainda segundo o pesquisador, “na década de 70, porém, a estrutura de telecomunicações era praticamente inexistente no Brasil e foi totalmente montada com dinheiro estatal, possibilitando entre outras coisas ter o primeiro telejornal que abrangesse todo o território nacional, que foi o Jornal Nacional, que só foi possível transmitir nacionalmente por causa da estrutura construída com dinheiro estatal. Do ponto-de-vista empresarial, sem considerar o conteúdo, a Globo foi a que mais lucrou”.
Já que em 1985, no ocaso da ditadura, “Roberto Marinho era o dono da opinião pública”, acrescentou o professor.
Segundo Fabio Venturini, na ditadura imposta a partir de 1964 os militares se inspiraram na ditadura de Getúlio Vargas. Lembra que, naquela ditadura, o governo teve vários problemas para controlar um aliado, o magnata das comunicações, Assis Chateaubriand.
– No golpe de 64 o Assis Chateaubriand já estava doente, o grupo Diários Associados estava em decadência. O Roberto Marinho foi escolhido para substituir Assis Chateaubriand. Tinha o perfil de ser uma pessoa ligada ao poder. Tendo poder, tendo benefício, ele estava lá. A Globo foi pensada como líder de um aparato de comunicação para ser uma espécie de BBC no Brasil. A BBC atende ao interesse público. No Brasil foi montada uma empresa privada, de interesse privado, para ser porta-voz governamental. Se a BBC era para fiscalizar o Estado, a Globo foi montada para evitar a fiscalização do Estado. Tudo isso tem a contrapartida, uma empresa altamente lucrativa, que se tornou uma das maiores do mundo (no ramo) – afirma.
Venturini fala, ainda, em pelo menos dois mistérios ainda não esclarecidos da ditadura: os dois incêndios seguidos na TV Excelsior, em poucos dias, e a lista dos empresários que ingressaram no DOI-CODI para ver sessões de espancamento ou conversar com o comandante daquele centro de torturas, Carlos Alberto Brilhante Ustra. Ele comenta a tese, muito comum na Folha de S. Paulo, de que houve um contragolpe militar para evitar um regime comunista, o que chama de “delírio”.
Venturini também fala do papel de Victor Civita, do Grupo Abril, que “tinha simpatia pela ordem” e usou suas revistas segmentadas para fazer a cabeça de empresários, embora não tenha conspirado. Finalmente, explica a relação dos empresários com as nuances da ditadura pós-golpe. Um perfil liberal, pró-americano, em 64; um perfil ‘desenvolvimentista’, mais nacionalista, a partir de 67/68.

Fonte: Correio do Brasil

Alagoas Real : CFM: Após três anos do PAC 2, Governo conclui apen...

Alagoas Real : CFM: Após três anos do PAC 2, Governo conclui apen...: Metade das mais de 24 mil ações prometidas continua no papel, ou seja, em estudo, licenciamento ou em processo de licitação Apenas 11% ...

Alagoas Real : Alagoas : Polícia Federal deflagrou na manhã de ONTEM

Alagoas Real : Alagoas : Polícia Federal deflagrou na manhã de h...: A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (27/3) a OPERAÇÃO CÁRTULA*, que visa coibir fraudes bancárias cometidas por duas organiz...

quinta-feira, 27 de março de 2014

PARA REFLETIR

"Dinheiro perdido, nada perdido; Saúde perdida, muito perdido; Caráter perdido, tudo perdido."

Provérbio chinês

SAÍDA DE ITABUNA PARA ILHÉUS! VIROU BADERNA!

SAÍDA DE ITABUNA PARA ILHÉUS! VIROU BADERNA!


A situação no já caótico trânsito em Itabuna piora a cada dia que passa.
Condutores de veículos que saem de Itabuna com destino a Ilhéus ficam apreensivos ao passarem pelo local onde está sendo erguido um muro de arrimo, no final da Avenida Juracy Magalhães.
Na opinião dos condutores, o perigo de um atropelamento é eminente. O movimento dos carros local está sendo direcionado por um dos funcionários da empreiteira responsável pela obra.
Será que o “guarda” é o mais novo contratato do Setrans?

Por onde anda diretores e agentes de trânsito que não “enxergam” o problema?

MOTOS E VEÍCULOS ESTACIONADOS NO MESMO ESPAÇO!

MOTOS E VEÍCULOS ESTACIONADOS NO MESMO ESPAÇO!

Uma das pistas da Avenida Amélia Amado mal se quer foi totalmente libera e já surge um novo problema de trânsito.
Desavisados condutores de veículos e ciclomotores estão disputando o mesmo espaço na hora de estacionar seus veículos. Outro problema deve ser solucionado é sobre o letárgico cidadão que estaciona uma moto em espaço que deve ser utilizado por um veículo.
 Há propósito, na avenida não haverá estacionamento exclusivo para motocicletas?

Para que essa balburdia seja evitado faz-se necessário uma ação dos agentes de trânsito na qual poderá realizar um trabalho objetivando a conscientização dos proprietários para evitar sérios problemas no futuro.  

Vigilância Sanitária e CRF vão reforçar fiscalização nas farmácias de Ilhéus

Vigilância Sanitária e CRF vão reforçar fiscalização nas farmácias de Ilhéus

Vistorias feitas em estabelecimentos farmacêuticos revelam irregularidades, como a ausência de profissional do setor e o comércio de produtos alheios ao ramo de atividades em drogarias e farmácias
Após reunião entre o secretário de Saúde de Ilhéus, José Antonio Ocké, e o presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-BA), Mário Martinelli Júnior, com a presença das coordenadoras dos serviços de Vigilância Sanitária do Município e do Estado, Cathianne Pinto e Camila Tupinambá, foi definida uma estratégia conjunta de ação diante da necessidade de reforçar a fiscalização nos estabelecimentos farmacêuticos, visando por fim a irregularidades nas drogarias da cidade.
Em recentes vistorias feitas pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF), verificou-se que em muitos estabelecimentos os profissionais farmacêuticos não são encontrados, o que se constitui em uma infração sanitária grave, passível de sanções previstas na lei federal 5.991, de 1973.  Segundo as normas, todas as farmácias e drogarias devem manter em seu estabelecimento, no horário de funcionamento, um especialista na área de farmácia, que deve permanecer em regime de plantão.
De acordo com a coordenadora dos serviços de Vigilância Sanitária do Município, Cathianne Pinto, o farmacêutico deve estar acessível à população a fim de prestar orientações adequadas, solucionar dúvidas e até mesmo prescrever medicamentos. Além disso, ele é o profissional responsável pela guarda e garantia da qualidade dos remédios, o que garante a eficácia no tratamento.
Outro ponto da pauta da reunião diz respeito ao artigo 55 da referida Lei, que proíbe o comércio de produtos alheios ao ramo de atividades em drogarias e farmácias. Apesar dessa proibição, é muito comum encontrar à venda nas drogarias produtos alimentícios e de higiene doméstica, entre outros. “Portanto, é necessária uma ação mais enérgica para a adequação destes estabelecimentos à legislação vigente”, ressalta o presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-BA), Mário Martinelli Júnior.
Fiscalização - O secretário municipal de Saúde, José Antonio Ocké, declarou apoio irrestrito aos órgãos fiscalizadores e concordou com a necessidade de ser traçada estratégias que visem ao cumprimento do que preconiza a lei. O encontro teve ainda a participação do fiscal da VISA, Bruno Coelho, e da coordenadora da Assistência Farmacêutica de Ilhéus, Simone Soares.

A representante da Diretoria Regional de Saúde, farmacêutica Camila Tupinambá, informa que o Estado já desempenha seu papel fiscalizador. E s chefe do setor da Vigilância Sanitária do Município, Cathianne Pinto, diz que as inspeções sanitárias nas drogarias são realizadas rotineiramente. “Na oportunidade, são prestadas orientações aos farmacistas e farmacêuticos e solicitadas adequações às normas. Porém, a situação é complexa e exige um esforço conjunto e o apoio da gestão”, avalia ela.

Comissão aprova regime diferenciado para todas as licitações e contratos públicos

Comissão aprova regime diferenciado para todas as licitações e contratos públicos
O Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) poderá vir a ser utilizado em todas as licitações públicas. A comissão mista criada para analisar a Medida Provisória 630/2013, que trata do RDC, aprovou nesta terça-feira (25) o relatório da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) sobre a proposta, que seguirá para exame do Plenário da Câmara.
O parecer de Gleisi estende o RDC para todas as licitações e contratos da União, estados, Distrito Federal e municípios. Esse regime prevê prazos mais curtos e procedimentos simplificados para a contratação de obras e serviços de engenharia pela administração pública.
- Você ganha em tempo e em responsabilidade. Não tenho dúvidas de que é um ganho para a contratação pública - disse Gleisi.
Pelo texto aprovado, o contrato de obra e serviço de engenharia prevê um seguro-garantia para execução das obras em casos como o não cumprimento de prazos e custos previstos. O valor da garantia fica entre 10% a 30% da contratação. Em caso de uso do seguro, o empenho dos créditos orçamentários poderá ser feito diretamente à empresa seguradora, que assumirá direitos e obrigações da empresa contratada. O texto permite também que o segurador possa terceirizar a execução da obra paralisada, se o órgão contratante concordar.
Nas obras com valores acima de R$ 100 milhões, a garantia será obrigatória e de 30% do valor do contrato. Gleisi alterou a redação dessa parte, para deixar a obrigatoriedade mais clara. O percentual ficará em 10%, caso essas contratações não envolvam alta complexidade técnica, riscos financeiros ou se a apólice inviabilizar a licitação.
No primeiro relatório apresentado no início do mês, não havia percentual mínimo para o seguro. Atualmente, a Lei de Licitações e Contratos (8.666/93) permite a existência de seguro-garantia de até 5% do estabelecido contratualmente ou 10% em obras de grande valor, complexidade e riscos financeiros.
Técnica e preço
O critério de julgamento por técnica e preço como pré-requisito da contratação integrada - método para permitir que todas as etapas da licitação (projetos básico, executivo e execução) sejam feitas pela mesma companhia - voltou a fazer parte da Lei 12.462/2011, que instituiu o RDC. Pelo relatório de Gleisi, o critério será adotado preferencialmente, mas o gestor poderá deixar de usá-lo se justificar a medida. O texto inicial da MP retirava o critério de técnica e preço para os casos de contratação integrada.
Pelo substitutivo, a obra precisa obedecer a, pelo menos, uma das seguintes condições para ser feita de forma integrada: inovação tecnológica ou técnica; possibilidade de execução com diferentes metodologias; ou possibilidade de execução com tecnologias de domínio restrito no mercado. O relatório manteve a exigência legal da justificação técnica e econômica para esse tipo de contratação.
Com a aprovação, a MP entra já trancando a pauta do Plenário da Câmara dos Deputados.
RDC
O RDC, criado pela Lei 12.462/2011, foi instituído para aplicação nos projetos ligados à Copa do Mundo deste ano e aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Atualmente, o regime pode ser usado para licitações e contratos federais, inclusive convênios com estados e municípios, em obras e serviços.
- dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos;
- da Copa das Confederações e da Copa do Mundo;
- para aeroportos até 350 km distantes das cidades-sede;
- do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC);
- do Sistema Único de Saúde (SUS);
- dos sistemas públicos de ensino;
- da reforma, modernização, ampliação ou construção de unidades armazenadoras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); e
- de serviços no âmbito do Programa Nacional de Dragagem Portuária e Hidroviária.

FONTE: AGÊNCIA SENADO

quarta-feira, 26 de março de 2014

PARA REFLETIR

"Eu aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele."

Nelson Mandela

CONCHA DE ENTULHO E LIXO EM FRENTE A FARMÁCIA

CONCHA DE ENTULHO E LIXO EM FRENTE A FARMÁCIA
A empresa coletora de entulhos colocou uma de suas conchas bem em frente onde existe uma farmácia.
O resultado não poderia ser outro. Além de entulhos a concha também está servindo como depósito de lixo.

Lamentável!

 

INICIADA SINALIZAÇÃO NA AV. AMÉLIA AMADO

INICIADA SINALIZAÇÃO NA AV. AMÉLIA AMADO


Finalmente a sinalização horizontal da Avenida Amélia Amado está sendo iniciada.
Os condutores de veículos que circulam pela artéria, sentido terminal rodoviário em direção ao prédio da Receita Federal, agora já pode ter conhecimento da verdadeira direção a seguir.

A  Avenida agora conta com duas vias devidamente direcionadas.

ACESSO PRINCIPAL AO PONTALZINHO FICOU COMPLICADO

ACESSO PRINCIPAL AO PONTALZINHO FICOU COMPLICADO

Os condutores de veículos que se destinam do Bairro Pontalzinho ao Centro da cidade de Itabuna agora têm, após a construção da nova pista, que dar uma voltinha a mais.
As opções são duas: uma saindo no Centro de Regulação da Saúde e a outra indo pelo Bairro Castália onde terá que atravessar a Avenida Ilhéus objetivando sair na Avenida Juracy Magalhães.
Ficou realmente complicado, principalmente em horário de pico.

Os moradores e condutores agradecem!

CONDUTOR INSISTE EM ESTAGNAR VEÍCULO EM CIMA DA FAIXA

CONDUTOR INSISTE EM ESTAGNAR VEÍCULO EM CIMA DA FAIXA

O condutor desse veículo, contratado pela prefeitura municipal de São José da Vitória, utilizado para transportar pessoas, continua cometendo pequenas infrações no caótico trânsito de Itabuna.

Quando não estaciona, indevidamente, na faixa ou na Praça Telesul, ele aumenta a velocidade do veículo sempre que um transeunte está atravessado a rua.

ROTA CONTINUA INVADINDO ESPAÇO PÚBLICO


ROTA CONTINUA INVADINDO ESPAÇO PÚBLICO

A cena é rotineira, já faz parte do visual urbano da cidade. A empresa ROTA continua usando o espaço público como quer e bem entende.
A não observância do órgão municipal em Itabuna responsável pelo setor está “deixando” a impressão que não está nem aí para o problema.

Se a mesma ação estivesse sendo cometida por um cidadão comum, será que a fiscalização iria permitir?

Carro forte sob a calçada!

Carro forte sob a calçada!


O condutor estacionou o veículo que transporta valores bem em cima da calçada, justamente onde existe uma faixa para pedestre que é bastante usada pelos alunos do Colégio Lúcia Oliveira.
O desmando está invadindo o trânsito na cidade de Itabuna.

Até quando?

EFÊMERO!

EFÊMERO!


Moraes Moreira revive "Acabou Chorare" para celebrar aniversário de Salvador

Moraes Moreira revive "Acabou Chorare" para celebrar aniversário de Salvador

“Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor/ Eu fui à Penha, fui pedir ao Padroeiro para me ajudar/ Salve o Morro do Vintém, pendura a saia eu quero ver/ Eu quero ver o tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar/ O Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada/ Anda dizendo que o molho da baiana melhorou seu prato/ Vai entrar no cuscuz, acarajé e abará/ Na Casa Branca já dançou a batucada de ioiô, Iaiá”. É nesse ritmo, com composição de Assis Valente, que Moraes Moreira sobe ao palco da Praça Cayru, na próxima sexta-feira (28), na primeira noite dos grandes shows que acontecem até domingo (30) no Festival da Cidade.
Além do palco montado no Comércio, haverá shows também no Dique do Tororó e Cajazeiras X, no Campo da Pronaica. (veja a programação completa em www.festivaldacidade.salvador.ba.gov.br). Natural de Ituaçu, no sertão baiano, Moraes Moreira vai apresentar todas as músicas do álbum “Acabou Chorare”, aliando também repertórios carnavalescos e outros sucessos. O músico Davi Moraes, filho de Moraes Moreira, também participará do show, que terá a animação e alegria de músicas como “Preta Pretinha”, “Brasil Pandeiro” (música apresentada acima) e “A Menina Dança”.
As letras permanecem vivas no imaginário de brasileiros desde a década de 1970, época em que ganhou visibilidade o grupo formado por Moraes Moreira, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, os Novos Baianos. Moraes já está animado com a apresentação na Praça Cayru, por onde tantas vezes passou ao quando trabalhava na capital baiana, ainda jovem, lembrando com carinho de alguns dos lugares mais especiais da cidade.
“Adoro a Praça Cayru. Lembro que no meu primeiro trabalho como bancário no Banco Nacional da Bahia, descia sempre o Elevador Lacerda com dinheiro compensar depósito no Banco do Brasil, na Cidade Baixa, sem ser incomodado por ninguém. Lembro muito do percurso entre a Rua Chile até o Banco do Brasil, do Largo Dois de Julho, onde morei, na Rua Democrata, número 17, em frente ao Fantoche, e tenho uma lembrança muito grande da Ribeira, Rua Domingos Rabelo, da casa de Osmar, onde comecei meus primeiros passos”.

Mesmo antes do dia do aniversário da cidade, Moraes parabenizou os soteropolitanos por serem filhos dessa terra. “É uma emoção grande comemorar essa cidade que amo, onde comecei minha vida artística, minha história na música, no tempo em que a cidade ainda era quase interiorana. Tenho muitas lembranças boas e comemorar seu aniversário me dá muito orgulho. Desejo que o povo agora esteja com esperança de uma cidade melhor porque o passado recente é de muita tristeza. Estou notando que essa esperança está sendo reacendida e que nosso atual prefeito possa fazer um trabalho maravilhoso. É o meu desejo nesse aniversário”, acrescentou.

terça-feira, 25 de março de 2014

PARA REFLETIR

“É mais importante fazer as coisas que devem
ser feitas do que fazer as coisas como 
devem ser feitas.”

P. Drucker

Estão abertas as inscrições da Pós-Graduação 2014.1.

Estão abertas as inscrições da
Pós-Graduação 2014.1.




Doe sangue e Salve vidas!

Doe sangue e Salve vidas!

DIAS 26, 27 E 28 DE MARÇO/2014


Sindicatos vão avaliar a segurança dos aeroportos.

Sindicatos vão avaliar a segurança dos aeroportos.
Durante a greve da Polícia Federal deflagrada no dia, 20, dirigentes sindicais em todo o país vão inspecionar as condições de trabalho dos policiais federais nos aeroportos brasileiros.
Serão checados vários itens relacionados à estrutura de segurança, recursos humanos e equipamentos, assim como o cumprimento dos protocolos de segurança no embarque e desembarque de pessoas e mercadorias.
Os resultados da inspeção sindical vão compor um relatório que será divulgado para a imprensa local na próxima semana, em coletivas de imprensa que serão agendadas pelos sindicatos locais.
Segundo dados oficiais, 10 agentes federais abandonam a profissão a cada mês, fugindo de uma carreira sucateada pelo Governo Dilma. E como consequência, funções de fiscalização e policiamento têm sido terceirizadas ilegalmente, para pessoas sem capacitação profissional adequada.
Os agentes federais denunciam um boicote do Governo Federal depois das investigações do Mensalão, pois essa época deu início a um congelamento salarial que completa cinco anos, sem o reconhecimento legal das atribuições de nível superior exercidas desde 1996.
Segundo José Carlos Nedel, diretor de estratégia sindical, “hoje vivemos um risco maior de terrorismo e crimes transnacionais no Brasil, devido ao descaso do Governo com a Polícia Federal, órgão que possui a missão constitucional de policiamento dos aeroportos e fronteiras”.
“Em pleno século XXI, o país possui aeroportos brasileiros sem nenhum policial federal, onde não são cumpridos os protocolos de policiamento aeroportuário. E aeronaves saem desses aeroportos e pousam nos aeroportos internacionais. Um absurdo!”, completa Jones Borges Leal, presidente da federação.
A Federação Nacional dos Policiais Federais acatou, mas considerou injusta a decisão do ministro Gilmar Mendes, que autorizou o corte o ponto dos policiais grevistas. Segundo a entidade, é um absurdo equiparar servidores públicos civis a militares, se a greve da PF sempre promoveu atos cívicos com cidadãos desarmados, em cumprimento à lei da greve.

Na opinião de Adair Ferreira, diretor jurídico da federação, "em toda a história das greves no serviço público, sempre ocorreu o corte de ponto, que é utilizado como ameaça e retaliação do governo. Mas a greve atual é legal e excepcional, e os policiais sabem que o movimento é justo e depende da participação de cada um. Afinal, são servidores que sofrem um congelamento salarial de cinco anos, e quem desobedece a Constituição Federal é o próprio governo".

Unidade de Saúde Euler Ázaro, volta a funcionar depois de ser recuperado

Unidade de Saúde Euler Ázaro, volta a funcionar depois de ser recuperado
Uma equipe de 15 profissionais já está prestando serviços à população, atendendo a diversos programas,  juntando-se às demais unidades que foram reabertas pela atual gestão, constituindo um conjunto de 23 postos de saúde da família e 13 centros de saúde em funcionamento.
O prefeito Jabes Ribeiro, visitou na manhã desta segunda-feira, dia 24, a Unidade Básica de Saúde Euler Ázaro, reaberta na semana passada (21), após passar por uma ampla obra de reforma. Localizada na Avenida Central do Teotônio Vilela, um dos bairros mais populosos de Ilhéus, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 17 horas, com uma equipe composta por 15 profissionais, entre médicos, odontólogos, enfermeiras, recepcionistas e técnicos em enfermagem. Além do prefeito, também visitaram a Unidade Euler Ázaro na manhã desta segunda-feira o vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), o secretário de Saúde do município, Antônio Ocké, e os vereadores Tarcísio Paixão e Valmir Freitas.
Na oportunidade, o prefeito ressaltou, mais uma vez, a sua convicção de que, apesar de todas as dificuldades, o município de Ilhéus será reorganizado. “Continuamos trabalhando intensamente para promover as mudanças capazes de recolocar a nossa cidade nos trilhos. Não é um processo fácil. Mas, permaneço otimista e extremamente animado. Com o apoio da população, a cooperação dos segmentos organizados e o trabalho de cada um dos nossos servidores, vamos dar a volta por cima”, afirmou.
As melhorias na Unidade de Saúde Euler Ázaro incluíram a reforma dos gabinetes odontológicos, a revitalização do telhado, a substituição de portas, a recuperação dos banheiros, a execução das pinturas interna e externa e uma revisão nos sistemas elétrico e hidráulico, além da aquisição de móveis e instalação de um toldo.
Atendimentos - De acordo com o secretário municipal de Saúde, Antônio Ocké, a Unidade Básica Euler Ázaro já está oferecendo diversos atendimentos importantes para a comunidade local, como odontologia, clínica geral, pediatria, ginecologia e nutrição, além de serviços variados de enfermagem, com ênfase para a saúde da criança, do adolescente, da mulher, do homem e do idoso.
A coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Bárbara Christian, destaca, ainda, os programas que serão oferecidos à população. Segundo ela, estarão disponíveis programas como Pré-Natal, Planejamento Familiar, Hiperdia (cuidados com diabéticos e hipertensos), Saúde do Homem e Saúde do Adolescente, além da ministração de palestras educativas e de exames preventivos (câncer de mama e de colo uterino).
Estrutura física – A Unidade Básica de Saúde Euler Ázaro, que homenageia um dos mais importantes médicos da história do Município de Ilhéus, possui dois gabinetes odontológicos, dois consultórios médicos, sala de enfermagem, sala de curativos, sala de vacinação, sala de esterilização, sala de nebulização, sala de reuniões e sala de triagem, além de copa, cantina e banheiros.
A coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Bárbara Christian, chama a atenção para as unidades e PSFs (Programas Saúde da Família) que foram recuperados, estão em reforma ou se encontram em construção. “Entre os já reformados, temos os PSFs 1, 2 e 3 do Nossa Senhora da Vitória, o PSF do Ilhéus II, os PSFs I e II do Alto do Basílio, o Centro de Saúde Herval Soledade e a Unidade Euler Ázaro. Com obras em andamento, temos os PSFs 3 e 4 do Teotônio Vilela e a reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Zona Sul, situada no Hernani Sá”, informa.

Ainda segundo Bárbara, em construção, os PSFs do Iguape, São Miguel, Conquista, Princesa Isabel e Olivença. Ao todo, com exceção das unidades do Programa da Família que estão sendo construídas, o município possui 23 PSFs e 13 centros de saúde.

Programa SAS Itinerante chega ao bairro Califórnia

Programa SAS Itinerante chega ao bairro Califórnia



A Prefeitura de Itabuna realiza na próxima sexta-feira (28), a quinta edição do projeto “SAS Itinerante”, desta vez para beneficiar os moradores do bairro Califórnia. O mutirão acontecerá das 8 às 16 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no final de linha do bairro. O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), visa a promoção de serviços sociais, de saúde e de beleza gratuitos às famílias que moram em áreas mais distantes da sede da SAS, localizada no centro da cidade e conta com a participação de demais secretarias como a de Saúde e de Educação.
Durante todo o dia, os profissionais de todos os departamentos da SAS estarão disponíveis para atender os moradores em ações como cadastro ou atualização de programas como o Bolsa Família, Passe Livre e do Idoso; Beneficio de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); projeto habitacional, além de corte de cabelos, serviço de manicure e aferição de pressão arterial. Também haverá palestras de prevenção às drogas, dentro do programa “Crack é possível vencer”.

O SAS Itinerante foi lançado no ano passado em Ferradas e de lá para cá já foi realizado também em Mutuns, Itamaracá e Roça do Povo, beneficiando cerca de 2 mil pessoas, muitas das quais estavam fora de programas sociais mantidos pela Prefeitura de Itabuna. “A maioria das famílias estava de fora por desconhecerem seus direitos ou por falta de opção como esta que o SAS Itinerante vem promovendo com sucesso desde o ano passado”, frisa o secretário municipal de Assistência Social, José Carlos Trindade.

CUIDE-SE! BELEZA É FUNDAMENTAL!


segunda-feira, 24 de março de 2014

PARA REFLETIR

"Você não precisa ser grande para começar, mas você vai ter que começar para chegar a ser grande."

Zig Ziglar

ÔNIBUS DA ROTA DÁ PANE EM PLATAFORMA DE EMBARQUE!

ÔNIBUS DA ROTA DÁ PANE EM PLATAFORMA DE EMBARQUE!


No dia 20.03, às 11 horas da manhã, um dos ônibus da empresa ROTA deu pane justamente na hora em que já se encontrava em uma das plataformas de embarque do terminal rodoviário de Itabuna.
É lamentável.

ISO 9001 é propaganda enganosa?

EXCLUSIVO -

SUPOSTO CACIQUE PASCOAL E BANDO VOLTA A ATERRORIZAR AGRICULTORES EM BUERAREMA.
Nesse exato momento uma das famílias residentes na zona Rural de Buerarema, Região da Cabana, está sitiada e sendo ameaçada sua propriedade que se encontra cercada pelo grupo do que se auto intitula de “Cacique” e que é coordenado por um elemento denominado de Pascoal.
Segundo especulação esse elemento é o principal suspeito de ter assassinado o pequeno agricultor Juracy – Líder do assentamento Ipiranga que fica localizado na Zona Rural de Uma.
Esse assassinato foi o que motivou a vinda do Exercito para a cidade de Buerarema.
Até o presente momento não temos notícias de nenhuma ação realizada pelo Exército que objetive o resgate dessas famílias..

Será que estão esperando que os membros dessa família tenha suas orelhas arrancadas igual feito com o falecido Juracy?

LIXO! POPULAÇÃO INCAUTA

LIXO! POPULAÇÃO INCAUTA 


Uma boa parte da população itabunense reclama do serviço de coleta de lixo sem ter razão.
Determinados cidadãos chega ao disparate de colocar seu lixo doméstico e ou comercial acintosamente em cima da calçada alheia sem se preocupar se o lixo/dejetos/entulhos será coletado ou não,
Sendo sabedor de que a equipe responsável pela limpeza pública só irá passar na segunda feira, o morador/comerciante coloca o lixo em pleno domingo. Na segunda pela manhã o local é uma fedentina só.
Já está passando da hora de se criar uma Lei que, infelizmente, proíba o cidadão de jogar seu lixo/entulho no horário que não seja o da coleta.

Para ser civilizado a limpeza é um dos pontos de início.

PROFESSORA SE ENCONTRA DESAPARECIDA EM BRASÍLIA

PROFESSORA SE ENCONTRA DESAPARECIDA EM BRASÍLIA
Uma professora que leciona na cidade em Brasília, encontra-se desaparecida desde o dia 08 do corrente mês. Segundo informações, a professora após ter deixado o namorado no parque da cidade não mais deu sinal de vida. o veículo pertencente a professora foi encontrado intacto.
Para ilustrar esse caótico quadro em Brasília, nosso amigo informa que seu sobrinho foi assaltado, enquanto aguardava um coletivo urbano em um ponto de ônibus, recentemente por marginais que levaram o seu aparelho de telefone celular. Ainda relata que os sequestros relâmpagos e os assassinatos já virou rotina na capital do País.

Um amigo do MACRO SUL NOTÍCIAS nos informa que a Capital do Brasil está que é um caos só. Os setores da Saúde, Segurança e Educação está igual ou pior a determinadas cidades brasileiras nos quais os usuários são obrigados a passarem por terríveis dilemas que necessitam desses serviços.

SEM TETO DE HOJE

SEM TETO DE HOJE

SEM PALAVRAS...

PESSOALMENTE DIRETOR COORDENA FILA DO RESTAURANTE POPULAR

PESSOALMENTE DIRETOR COORDENA FILA DO RESTAURANTE POPULAR


O diretor responsável pelo Restaurante Popular, Ednaldo, em Itabuna, para evitar balburdia na fila onde as pessoas adquire a ficha que dá acesso ao estabelecimento, pessoalmente organiza a distribuição.

Infelizmente existem pessoas de má índole que se dirigem à determinado local com o intuito exclusivo de fazer baderna.   

AMIGO MACRO SUL NOTÍCIAS

AMIGO MACRO SUL NOTÍCIAS  


SUPOSTO CACIQUE PASCOAL E BANDO VOLTA A ATERRORIZAR AGRICULTORES EM BUERAREMA.

SUPOSTO CACIQUE PASCOAL E BANDO VOLTA A ATERRORIZAR AGRICULTORES EM BUERAREMA.
Nesse exato momento uma das famílias residentes na zona Rural de Buerarema, Região da Cabana, está sitiada e sendo ameaçada sua propriedade que se encontra cercada pelo grupo do que se auto intitula de “Cacique” e que é coordenado por um elemento denominado de Pascoal.
Segundo especulação esse elemento é o principal suspeito de ter assassinado o pequeno agricultor Juracy – Líder do assentamento Ipiranga que fica localizado na Zona Rural de Uma.
Esse assassinato foi o que motivou a vinda do Exercito para a cidade de Buerarema.
Até o presente momento não temos notícias de nenhuma ação realizada pelo Exército que objetive o resgate dessas famílias..
Será que estão esperando que os membros dessa família tenha suas orelhas arrancadas igual feito com o falecido Juracy?

sexta-feira, 21 de março de 2014

GREVE DA POLÍCIA FEDERAL - ILHÉUS

GREVE DA POLÍCIA FEDERAL - ILHÉUS



O movimento feito no DIA 20.03 no Aeroporto de Ilhéus, ao meio dia, pelos Escrivães, Papiloscopistas e Agentes Policiais Federais, quando foram distribuídos panfletos e pizzas, ironizando o descaso do Governo Federal à segurança pública.