AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PARA REFLETIR

"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer."

Santo Agostinho

NAÇÃO BRASILEIRA ENVERGONHADA!

NAÇÃO BRASILEIRA ENVERGONHADA!
Alguns dos Ministros do Supremo Tribunal Federal está fazendo o povo brasileiro de palhaços.
No dia de ontem inocentaram os réus, culpados e confessos, do mensalão. Na opinião de alguns ministros não foi crime e nem formação de quadrilha as ações de desvios de verbas públicas, pagas através das extorsivas taxas de impostos sugadas do povo brasileiro.
Os culpados podem ser totalmente inocentados.
A população brasileira precisa urgentemente acordar e acabar de vez com os políticos corruptos que estão fazendo o que bem querem com o erário público e não estão nem aí para a vexatória situação em que se encontra o País.
Já está passando da hora de mostrarmos que ainda existe homens de moral em nosso País, temos que começar agora a realizar movimentos que objetive extirpar de vez esse mal que há décadas nos assola.
O primeiro passo pode ser dado, por você brasileiro honesto, no dia 05 de outubro do corrente ano.
Comece não votando em candidato inescrupuloso e que já tenha ou esteja exercendo um mandato.
Vamos mostrar que o bem ainda prevalece contra o mal.

Diga não a corrupção! 

A MESMA BARRACA ARROMBADA NOVAMENTE

A MESMA BARRACA ARROMBADA NOVAMENTE
Publicamos aqui, no dia 24.02, segunda-feira passada, que uma barraca tinha sido arrombada por ladrões.
Agora pasmem amigos leitores!
Na madrugada de ontem, dia 26, ladrões invadiram MAIS UMA VEZ a barraca onde entraram após arrombarem uma das portas lateral da barraca.
Segundo especulações, um suspeito foi preso e logo liberado pela Polícia Militar. Ao ser solto, segundo informações, o marginal, ousadamente, disse que iria arrombar novamente a mesma barra. E foi o que aconteceu.
É uma vergonha o que está acontecendo. A população de Itabuna está literalmente a mercê dos marginais.

Com a palavra as autoridades competentes.

FOI COBRAR DIAS TRABALHADOS E RECEBEU FACÃOZADA DO PATRÃO

FOI COBRAR DIAS TRABALHADOS E RECEBEU FACÃOZADA DO PATRÃO

Um ex-funcionário da lanchonete BB Suco, localizada na Avenida Inácio Tosta Filho, Centro de Itabuna, foi cobrar do patrão os dias que tinha trabalhado na lanchonete e, ao lá chegar, foi recebido pelo patrão que lhe desferiu uma facãozada, com a lateral da arma branca, nas costas do ex-funcionário.
O ex-funcionário acionou uma viatura policial que, ao chegar ao local, o dono da lanchonete já tinha se evadido do local.

Os Policiais orientaram o rapaz para que se dirigisse ao Complexo Policial para registrar queixa e fazer exames de Corpo Delito.

FEIRA DO PRODUTOR AGORA TEM SANITÁRIO

FEIRA DO PRODUTOR AGORA TEM SANITÁRIO


Como sempre relatamos aqui, primamos pela ética. Nada mais que justo publicarmos que dois banheiros químicos estão disponibilizados para os donos de barracas e clientes da Feira do Produtor, realizada todas Às sextas-feiras na rua existente entre a FTC e a DIRES, centro de Itabuna.

Urgia uma excelente ação como essas.

VEÍCULO INVADE FAIXA DE PEDESTRE

VEÍCULO INVADE FAIXA DE PEDESTRE

O condutor desse veículo, impacientemente e com elevada imprudência, invadiu a faixa para pedestre que fica localizada em frente a FTC.

Faltou muito pouco para que o acidente tivesse acontecido. No momento da invasão, diversos pedestres atravessavam no local.

AMIGOS MACRO SUL NOTÍCIAS

AMIGOS MACRO SUL NOTÍCIAS












Programa Sementes de Luz reestréia na Rádio Nacional

Programa Sementes de Luz reestréia na Rádio Nacional
A comunidade regional aguarda com muita expectativa a reestréia do programa Espírita “Sementes de Luz” na Rádio Nacional AM-870, que acontecerá no próximo dia 08 de março, sábado, das 10 às 11 horas. Após
ter iniciado na própria emissora há quase cinco anos, o Programa não estava sendo veiculado desde julho do ano passado, agora, reformulado e com muitas novidades retorna a Emissora onde começou.
Novos quadros serão incorporados a programação, sem alterar, contudo, segundo os organizadores do Programa, os seus objetivos básicos de levar aos ouvintes a mensagem consoladora da Doutrina Espírita através da abordagem de temas bastante atuais como: vida após a morte, conflitos familiares, drogas, aborto, depressão, violência, etc.
Para a explanação desses temas palpitantes, além dos comentaristas fixos da equipe, a cada sábado, o “Sementes de Luz”, levará um convidado estudioso da doutrina. Além disso, o ouvinte continuará sendo informado sobre as coisas que acontecem no movimento Espírita regional e em nível global, intercalado com boas músicas e mensagens reflexivas.
Ao longo desse período, o Programa tem alcançado uma aceitação muito grande, não só entre os Espíritas, mas também em outras camadas religiosas, devido ao seu conteúdo universal que tem como princípios a prática do Amor e da caridade.

O Programa Sementes de Luz é uma realização do Instituto de Cultura Espírita de Itabuna–ICEI, com o apoio da Livraria Joanna de Ângelis e do Centro Espírita Luz e Paz, e sua equipe é formada por integrantes do movimento Espírita da nossa cidade: José Carlos Peixoto, Jorge Andrade, Marcela Falcão, Thales Peixoto, Rodrigo e Gisele.

Capoeiristas, baianas e mascarados agitam Carnaval do Campo Grande

Capoeiristas, baianas e mascarados agitam Carnaval do Campo Grande
Com uma linda roda de samba entre as baianas e capoeiristas, o Bloco da Capoeira foi um dos destaques da primeira noite de Carnaval no Circuito Osmar (Campo Grande). Com sete anos de existência, o bloco teve como anfitrião o cantor Tonho Matéria, que já participa da folia momesca há mais de 20 anos. O tema do desfile foi "Capoeira é Comunicação", destacando a força e expressividade da luta que também é dança, e vice-versa. Além disso, o desfile homenageou capoeiristas e baianas ícones da cultura negra.

Rita dos Santos, presidente da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo da Bahia (ABAM), avaliou que o tema do bloco “é importante porque mostra que a cultura está mais fortalecida e a junção da capoeira com o acarajé, dois símbolos da cultura baiana, tem tudo haver”. Cerca de 200 baianas estiveram presentes na avenida. Também participaram estudantes de dança afro-contemporânea da Califórnia, que puderam vivenciar a magia da dança afro-brasileira.

Em debate, militares e parentes manifestam insatisfação com salários e benefícios

Em debate, militares e parentes manifestam insatisfação com salários e benefícios
Durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta quinta-feira (27), militares da reserva e familiares de integrantes das Forças Armadas ainda na ativa falaram das insatisfações com os baixos salários e os benefícios da carreira.
Os militares cobram, entre outros pontos, o pagamento de um reajuste salarial de 28% ainda pendente em relação a diversos subgrupos, referente ao antigo sistema de reajuste na data-base do período inflacionário. Seria uma dívida salarial já reconhecida pela Justiça, da ordem de R$ 5 bilhões. Houve ainda apelos pela correção de discrepâncias de tratamento entre servidores situados no mesmo grau hierárquico.
O senador Paulo Paim (PT-RS), que pediu a audiência e dirigiu os trabalhos, ao fim se comprometeu em solicitar audiência com o ministro da Defesa, Celso Amorim, para tratar das reivindicações. Deverá ainda ser solicitada a presença dos comandantes das três Forças (o general Enzo Peri, do Exército; almirante Julio Soares de Moura Neto, da Marinha; e o tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, da Aeronáutica) e de uma comissão de oito dirigentes de entidades dos militares da reserva e das famílias dos ativos.
Logo depois da reunião, em entrevista, Paim informou que a presidente da CDH, senadora Ana Rita (PT-ES), e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também se dispõem a acompanhar a audiência. Sobre a audiência pública, Paim disse que os depoimentos mostraram a existência de uma situação grave e um clima de insatisfação generalizada.
- É e preciso que se estabeleça um diálogo com eles – disse.
Para o senador, ficou evidenciada a necessidade de um plano de reestruturação das carreiras militares, para que todos possam “viver com dignidade”. Os depoentes citaram a situação de oficiais com longos anos de serviço com ganho mensal que vai pouco além de R$ 3.500. No caso de um recruta, o soldo – o nome para os ganhos na área militar - fica abaixo do salário mínimo.
- Quando mostraram contracheques, vimos que os salários deles não dão para pagar o aluguel de uma simples morada na periferia de Brasília, não no Plano Piloto – disse Paim.
Causa Qesa
Ficou também decidido que ainda na próxima semana deverá ser encaminhado aos comandantes das três Forçase ao ministro da Defesa um documento com a síntese das reivindicações. A lista inclui a chamada Causa Qesa (Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica), reivindicação para que seja estendido a esse agrupamento o mesmo nível de ascensão funcional assegurado aos cabos femininos que, em 1984, foram promovidas à graduação de terceiro-sargento, com direito a chegar ao nível de suboficial.
O presidente da Comissão Nacional do Quesa, Eduardo Souza Silva, afirmou que o quadro feminino conseguiu o acesso direto, de cabo a terceiro-sargento, por meio de uma mera portaria do então ministro da Aeronáutica, Délio Jardim de Matos.
- Não existe nenhuma justificativa para que os militares do sexo masculino não sejam contemplados com o direito à promoção. A portaria é mais do que discriminatória, é inconstitucional – afirmou.
Outra distorção teria sido provocada pela Lei 12.158, de 2009, que abriu caminho para que os taifeiros da Aeronáutica – os taifeiros trabalham na preparação e distribuição de alimentos - ganhassem o direito de serem promovidos até a graduação de suboficial na reserva remunerada. No entanto, mesmo ocupando o mesmo patamar hierárquico, os cabos das três Forças não contam com essa possibilidade de avanço. No máximo, chegam a terceiro-sargento, levando 20 anos para alcançar essa posição.
Menções a Dilma
O presidente da Associação dos Militares da Reserva, Reformados e Pensionistas das Forças Armadas (Amarp), Genivaldo da Silva, salientou que emendas a uma medida provisória que tramita agora no Senado atendem parte das reivindicações dos militares, inclusive a correção do salário-família e do auxílio-moradia. Ele apelou para que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), coloque a matéria em pauta e para que a presidente Dilma Rousseff conserve as mudanças. Por sinal, Dilma foi mencionada em diversos momentos da audiência, como alvo de pedidos de atenção e mesmo críticas por suposta indiferença em relação aos militares.
- Falta consideração com a família militar, com aqueles que defendem a soberania do Brasil – disse Genivaldo.
Para Ivone Luzardo, que preside o Partido Militar Brasileiro, o argumento de que não há recursos para atender os militares não é aceitável. Ela lembrou que para outros tipos de gastos o governo não tem problema para arranjar dinheiro, inclusive, como lembrou, para construir um porto em Cuba ou para perdoar dívidas de diversos países. Dito isso, cobrou o pagamento integral e retroativo do reajuste de 28% ainda pendente.
Esposa e filha de militar, a presidente da Associação da Mulher Amarp, Miriam Cristina Dienstmann Stein, observou que os militares da ativa não podem fazer greve nem têm o direito de formar sindicatos. Porém, destacou que todos votam e precisam “ter voz, não podendo ficar excluídos da sociedade”.
Ela ressaltou ainda a relevância da missão militar na defesa do país, no suporte à população em catástrofes e até mesmo na condução de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Apesar disso, observou que as Forças Armadas não conseguem orçamento para seus investimentos e a garantia de ganhos justos para seus quadros.
- Por isso, a evasão é muito grande. Bem preparado, o militar vai fazer concurso e ser aprovado, abrindo mão do sonho de ser militar em prol de um salário mais digno para manter sua família – disse.
Omissão
Kelma Costa, que preside a União Nacional de Familiares das Forças Armadas e Auxiliares (Unifax), pediu a todos para que mantenham o lema “fé na missão”, mesmo estando “esgotados”. Com relação ao reajuste de 28,86%, ele observou que a questão se arrasta por 12 anos e nada se resolve. Disse que outras reivindicações já podiam estar sendo negociadas, caso a pauta não estivesse obstruída com antigas questões.
- Infelizmente, a tropa está entregue a um comando omisso, que não se preocupa – afirmou.
Depois de apresentar um contracheque de um terceiro-sargento, no valor total de R$ 1.461,00, Kelma indagou como é possível sobreviver com soldo tão reduzido. Queixou-se ainda da ausência de ajuda de custo para moradia ou de acesso a um programa “Meu barraco, minha vida”. Em contraste, ela lembrou que os soldados da Policia Militar de Brasília vão ganhar R$ 7 mil mensais, como resultado da recente mobilização.
Kelma aproveitou ainda para mandar um “recado” a presidente Dilma, a quem lembrou que a “família militar” é composta de 5,2 milhões de membros. “Não somos um grupinho que surgiu em qualquer lugar, não”, reforçou. A seguir, convocou as mulheres das famílias de militares para que se organizem e lutem.
- Seus maridos não podem, pois está na Constituição, mas vocês podem. A mudança começa nos seus lares –
Médicos cubanos
Acompanhou a audiência o deputado federal Izalcir Luicas (PSDB-DF), oficial da reserva, que disse que os militares estão de fato "sem prestigio” no governo. Segundo ele, há “discriminação forte”, bastando ver os cortes no orçamento e a falta de investimentos estratégicos. Observou ainda que o governo paga R$ 10 mil a um médico cubano, “sem nenhum preparo”, um salário acima do previsto para profissional da área em concurso aberto para o Hospital das Forças Armadas.
Logo em seguida, Paim apelou a todos para que evitassem uma discussão partidária, observando que isso não ajudaria em nada. Disse ainda que os problemas nas Forças Armadas são antigos, atravessando diversos governo, de diferentes partidos.
- Queremos uma política de Estado para as Forças Armadas, e não desse e daquele governo - disse.
O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, participava no mesmo momento de audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), para debater a aquisição dos novos caças para equipar a Força. Ele, que havia sido convidado para o debate, junto aos demais comandantes militares, justificou sua ausência por meio de um recado à CDH e se colocou à disposição para receber a comissão que está sendo formada para tentar abrir negociações.
Paim concedeu a palavra a diversos militares da reserva presentes, entre eles o sargento Antonio da Silva Neto, que se referiu ao quadro de penúria enfrentado pelos militares e lamentou que chegassem ao ponto de serem obrigados a tratar publicamente desses fatos, o que chamou de "expor as vísceras". Para ele, essa é uma situação "completamente na contramão da coisa certa".

FONTE: AGÊNCIA SENADO

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

PARA REFLETIR

"Você é o único que pode fazer a diferença. Onde quer que o seu sonho esteja, 
vá buscá-lo."

Earvin Magic Johnson

PRAÇA DA VERGONHA

PRAÇA DA VERGONHA

A Praça José Bastos, Centro de Itabuna, fica localizada bem em frente ao Fórum de Itabuna.
Todo mundo que por ali passa consegue enxergar a degradante cena que já virou rotina no local. Uma turma de meoteiros e drogados “adotaram” a Praça usando como “ponto” no decorrer de todo o dia.

Será que as autoridades competentes não enxergam esse degradante cena “social”?

REFLITA!


OS GUERREIROS SE ALIMENTANDO

OS GUERREIROS SE ALIMENTANDO


Os nossos dois amigos estão alimentando os corpos dos guerreiros para enfrentar mais uma tarde de trabalho.

Cadê a ZONA AZUL?


Cadê a ZONA AZUL?
jose carlos silva santana jcarloss01@hotmail.com
para amigão, Barro, bené, Diario, Gilson, Janaina, Jornal, mim, Noticias, pimenta, radar, Val, Vermelhinho, Verdinho
Senhores (a)
Bom dia!
Me ajuda ai!

Cadê a ZONA AZUL?
A falta de vagas de estacionamento em Itabuna, acontece mais por um estacionamento desordenado de veículos no centro da cidade.
Portanto, Já que não vão cobrar pelo estacionamento, pelo menos,  deviam realizar demarcação de faixas de estacionamento de veículos, conforme anexo.
Abraços,

José Carlos

PROGRAMAÇÃO: Carnaval nos bairros terá baile infantil e mistura de ritmos

PROGRAMAÇÃO: Carnaval nos bairros terá baile infantil e mistura de ritmos
O Carnaval de Salvador não se resume aos circuitos oficiais. Há espaço para todos os estilos e todas as idades. Pensando nisso, a Prefeitura de Salvador amplia ainda mais a diversidade de manifestações culturais da maior festa de rua do planeta, oferecendo atrações musicais e baile infantil nos bairros. A programação, que tem nomes como Araketu, Baiana System, Ju Moraes, Adão Negro, Paulinho Boca, Gerônimo, Pepeu Gomes, Ilê Ayê, Mr. Armengue, Jota Velos e Amanda Santiago, acontece em Cajazeiras, Itapuã, Boca do Rio, Liberdade, Plataforma e Periperi, de sábado (1º) a terça-feira (4).
Além de uma programação diversificada para os adultos que moram nessas localidades, que terão possibilidade de curtir a festa sem precisar se deslocar até o Centro, este ano a inovação vai ficar por conta dos bailes infantis, comandados por Carla Perez, Bailinho de Quinta e Fred Dantas, a partir das 17h.
Segundo o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, é fundamental que a Prefeitura atue oferecendo opções aos foliões que preferem curtir perto de casa e com a família. Bellintani destacou ainda que a diversidade de estilos musicais é uma das marcas do Carnaval e está sendo reforçada na programação dos bairros. “A nossa intenção é levar boas atrações aos diversos bairros para que cada um possa escolher onde vai brincar o carnaval”, finalizou. 
Também está a cargo da Prefeitura a montagem dos palcos, a sonorização, iluminação cênica, instalação de equipamentos de apoio como sanitários químicos e do reforço da iluminação pública, com instalação de gambiarras e holofotes. Veja abaixo a localização dos palcos.
Carnaval nos bairros:
Liberdade - Praça Nelson Mandela (em frente ao Plano Inclinado)
Cajazeiras X - Campo da Pronaica (depois da Fundação Bradesco)
Periperi - Praça da Revolução
Plataforma – Praça São Braz
Boca do Rio – Praça de Esportes da Orla

Itapuã – Praça Dorival Caymmi (em frente à Igreja de N. S. de Itapuã)

Seminário discute educação de jovens e adultos em Ilhéus

Seminário discute educação de jovens e adultos em Ilhéus
 O evento ocorre nesta quarta-feira, dia 26, a partir das 8 horas, na Faculdade de Ilhéus, com o tema ‘Educação de Jovens e Adultos no Âmbito do Sistema Municipal de Ilhéus’.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e o Conselho Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e o Conselho Municipal de Educação
O Conselho Municipal de Educação e o (CME) de Ilhéus promovem nesta quarta-feira, dia 26, no auditório da Faculdade de Ilhéus, na zona sul do município, o Seminário Diálogos Intermitentes, voltado para orientadores e integrantes do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). A abertura está prevista para as 8 horas, com acolhida e apresentações culturais. Em seguida, ocorrerão palestras e debates até às 7h30, com parada para o almoço.
Toda a discussão terá como foco a Educação de Jovens e Adultos no Âmbito do Sistema Municipal de Ilhéus e tem como principal objetivo esclarecer aos participantes assuntos como diretrizes curriculares e a trajetória do EJA no município de Ilhéus. Também serão discutidas nos seminários, a necessidade da Educação dos Jovens e Adultos e sua relação com o trabalho, atividades em grupos, com seus desafios, conquistas e proposições, além da plenária com apresentação das proposições dos Grupos Temáticos (GTs).

O evento conta com o apoio da apoio da Faculdade de Ilhéus, do Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Tecnologia (IBEC), da FTD editora e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Prefeitura de Itabuna e Bombeiros avaliam áreas para a venda de fogos

Prefeitura de Itabuna e Bombeiros avaliam áreas para a venda de fogos
Até sexta-feira (28) a Prefeitura de Itabuna e o Corpo de Bombeiros indicarão a área onde serão montadas as barracas para comercialização de fogos de artifícios. O objetivo é garantir segurança na compra e venda dos fogos, que serão comercializados no período de 8 de março até 20 de julho. Este ano o movimento do setor deve crescer, porque além do São João este ano acontecerá a Copa do Mundo. Sete empresas buscam autorização para vender fogos no espaço definido pela Prefeitura.
Estão sendo analisadas áreas como o terreno ao lado do Centro Administrativo Firmino Alves, na Avenida Princesa Isabel, e no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, em direção ao bairro Pedro Jorge. A Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo acompanha a análise do Corpo de Bombeiros e vai avaliar o cumprimento dos itens de segurança para fornecer alvará de funcionamento às barracas e fiscalizar a venda posterior.

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, explica que a maior preocupação da Prefeitura é manter a segurança dos trabalhadores e compradores e garantir a manutenção da tradição popular.  “A comercialização só será liberada quando todas as exigências e itens de segurança determinados pelo Corpo de Bombeiros forem cumpridos”, afirmou o secretário.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PARA REFLETIR

“O impossível, em geral, é o que não se tentou.”

Jim Goodwin

MAIS UMA SEM TETO NA CIDADE

Mais um sem teto na cidade

A cidade de Itabuna acaba de ganhar mais uma Sem Teto.
A Senhora, de vestido na cor azul escuro, perambulava hoje bem cedinho, pela Avenida Amélia Amado. Dava uma ligeira impressão que é portadora de deficiência mental.

Quando chegará o dia em que tristes cenas como essa não mais será vista?

PRESTADORA ALVARO ERNESTO


Prazo para vistoria de trios e blocos termina nesta sexta-feira (28)

Prazo para vistoria de trios e blocos termina nesta sexta-feira (28)

Apenas 40 dos 150 veículos esperados para inspeção obrigatória haviam comparecido ao Parque de Exposições na semana passada
Os proprietários de blocos, trios, minitrios, carros de som e carros de apoio que vão desfilar no Carnaval de Salvador 2014 devem ficar atentos ao prazo para a vistoria dos veículos, que termina às 18h desta sexta-feira (28). Até a última semana, cerca de 40 dos 150 veículos e 65 dos 239 blocos haviam passado pela Central de Vistoria de Trios, que funciona desde o dia 10 deste mês no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, na Avenida Paralela.
Coordenado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), o serviço reúne diversos órgãos, como o Detran-BA, Crea-BA, secretarias municipais de Ordem Pública (Semop) e da Saúde (SMS), secretarias municipal e estadual da Fazenda, Departamento de Polícia Técnica (DPT), Corpo de Bombeiros e Superintendência de Telecomunicações da Polícia Militar (Stelecom). A vistoria dos carros e o licenciamento dos blocos são obrigatórios para poder participar da festa, o que garante também maior segurança aos foliões.
Durante a vistoria, são analisados os itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico. Além disso, sanitários e lanchonetes precisam atender às normas da Vigilância Sanitária. Até o momento, as principais irregularidades encontradas foram lâmpadas queimadas, fios de circuitos elétricos partidos e pneus gastos.
“Só podem trafegar no circuito os trios que tiverem recebido o adesivo de identificação e aprovação da vistoria. Em hipótese alguma o trio deve ir para os circuitos sem ter passado pelas inspeções. Caso isso ocorra, o veículo será imediatamente retirado do local”, alertou o capitão Almeida, um dos coordenadores da vistoria.
Dono de três trios e quatro minitrios, Germano Conceição opina sobre a iniciativa. “É necessária e importante porque, se não tivesse isso, todo mundo (proprietários) ia fazer de qualquer jeito e, com certeza, ocorreriam acidentes”, destacou.

Os principais requisitos para aprovação são: ter o requerimento padrão; preenchido; ter a cópia do controle social atualizado, quando o bloco for isento de tributos; declaração do responsável legal indicando o circuito e a data do desfile; anotação de responsabilidade técnica, sistema de esgotamento sanitário, de segurança e extintores.

Chico César confirma presença no Furdunço

Chico César confirma presença no Furdunço
O músico paraibano Chico César acaba de confirmar a presença no Carnaval de Salvador 2014. Ele estará entre as atrações do Furdunço, na segunda-feira (3), no Circuito Dodô (Barra/ Ondina). O movimento, que estreia este ano, na sexta-feira (28), às 13h, no circuito Osmar (Campo Grande), vai levar para as ruas artistas consagrados e as mais criativas manifestações populares.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, o Furdunço mira o foco da festa para os artistas, valorizando as livres manifestações e o folião pipoca, tudo com muita irreverência e criatividade.  “A vinda de um músico renomado como Chico César mostra que os artistas estão engajados na nossa proposta. É um projeto que o artista conseguirá participar ativamente da festa”, destacou o secretário.
As atrações do Furdunço vão desde artistas renomados como Luiz Caldas, Carlinhos Brown e Baby Consuelo a entidades de pequeno e médio porte. “Vamos ter desde o carro sonorizado de cafezinho até grandes nomes da música baiana e brasileira, fazendo com que o Carnaval seja oxigenado", pontuou o secretário.
No Furdunço, além atrações como o Microtrio e o Coreto Elétrico, haverá o resgate de iniciativas criativas de antigos carnavais como a Saborosa e a Caetanave, marco da festa nos anos 1970. Para mostrar a cara da novíssima musicalidade baiana, tem também a presença do grupo Quabales, Baiana System, Alavontê, Palhaços do Rio Vermelho, entre outros. Veja abaixo a programação:

Local: Circuito Osmar/ Centro
Data: 27 (sexta-feira)
Horário: 13h
Atrações: 22

FRED DANTAS – chão
BEZOURO AVOADOR – chão
ORQUESTRA DE PANDEIROS e GANHADEIRAS DE ITAPUÃ – chão
VIOLA VADIA COM CARROÇA ELÉTRICA – Carroça Elétrica
CARLINHOS BROWN, ARMANDINHO e CONVIDADOS com LATERAL ELÉTRICA - Caetanave
BEREGUEDÊ - transeunte
ALEX DA COSTA – coreto elétrico
BONECÕES EM FOLIA – chão
MICROTRIO - microtrio
CLUBE DOS CARETAS – tuktuk sonoro
VITROLA BAIANA - minitrio
CIA DE DANÇAS E FOLGUEDOS – chão
VARANDA ELÉTRICA – garrafão
BABY DO BRASIL e PAULINHO BOCA - minitrio
QUABALES e STOMP – chão
BAIANIDADE RETRÔ COM CARNAVAN - minitrio
ALEXANDRE LEÃO - minitrio
FRED MENENDEZ – rixô elétrico
ALAVONTÊ - trivela
PALHAÇOS DO RIO VERMELHO – chão
BAILINHO DE QUINTA - minitrio
ADÃO NEGRO - minitrio
BAIANA SYSTEM – minitrio

Local: Circuito Dodô/ Barra
Data: 03 (segunda-feira)
Horário: 21h
Atrações: 18

ABRE ALAS: CARLINHOS BROWN – camarote andante
LUIZ CALDAS – Caetanave
ALEXANDRE LEÃO - minitrio
VARANDA ELETRÔNICA – garrafão
STOMP E QUABALES – chão
BEREGUEDÊ - transeunte
BAILINHO DE QUINTA - minitrio
CIA DE DANÇAS E FOLGUEDOS – chão
FRED MENENDEZ – rixô elétrico
ALEX DA COSTA – coreto elétrico
BEZOURO AVOADOR – chão
CHICO CÉSAR - microtrio
PAROANO SAI MILHÓ – chão
VIOLA VADIA – carroça elétrica
VITROLA BAIANA - minitrio
BAIANIDADE RETRÔ - minitrio
BONECÕES EM FOLIA – chão
JOTA VELOSO E CARLINHOS COR DAS ÁGUAS – Memória Ram

BAIANA SYSTEM – minitrio

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

BARRACA FOI ARROMBADA MAIS UMA VEZ

BARRACA FOI ARROMBADA MAIS UMA VEZ



Mais uma vez a proprietária dessa barraca, localizada na Rua São Vicente de Paula, Centro da cidade de Itabuna, foi arrombada.
Marginais arrombaram, na madrugada de hoje, e levaram uma grande quantidade dos produtos que ali são comercializados. Essa é a segunda vez que a barraca é arrombada em menos de 20 dias.
A insegurança continua imperando em Itabuna e os proprietários de estabelecimentos já não sabem mais o que fazer.

A quem compete solucionar esse triste problema?

QUEM PAGA A CONTA?

QUEM PAGA A CONTA?

O caótico problema entre os índios e os proprietários de terras em Buerarema continua, parece que não tem mais fim.
Enquanto isso uma equipe de pessoas da Polícia Rodoviária Federal, vinda de outros estados e requisitados para aqui na região resolver o problema, se deliciam das deliciosas iguarias e hospedagem oferecidos pelo Príncipe Hotel em Itabuna.

 Quem paga a conta?

Banco mercantil fecha as portas de vez

Banco mercantil fecha as portas de vez



 O Banco Mercantil, localizado na Avenida Firmino Alves em Itabuna, fechou suas portas para sempre.
Em nota fixada na porta diz que as atividades foram definitivamente encerradas o dia 14.02.14.
A caótica situação agrava-se cada vez mais no comércio de Itabuna. Todos os dias as pessoas se deparam com as portas de um dos estabelecimentos comerciais terminantemente fechados.
Será falência?

Será que o comércio de Itabuna deixará de existir?

Seminário na Uesc reúne educadores da rede de ensino de Itabuna

Seminário na Uesc reúne educadores da rede de ensino de Itabuna
            Com o objetivo de unir esforços de todos os agentes para garantir o direito de aprendizagem às crianças, jovens e adultos, a Secretaria da Educação da Prefeitura de Itabuna realiza a partir de 13 horas desta segunda-feira, 24, no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, o Seminário de Planejamento 2014, sob o tema “Gestão da Aprendizagem: Desafios da Educação na Contemporaneidade”. Após o acolhimento, haverá apresentação do grupo de dança do IMEAM.
             Em seguida, haverá pronunciamentos da secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento; do promotor de Justiça, Clodoaldo Silva da Anunciação; da presidente do Conselho Municipal da Educação, Maria Lúcia Tourinho Bittar Santos; representantes dos Conselhos Escolares e da presidente do Sindicato Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna- SIMPI, Normagnolândia Guimarães Sant’Ana. O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, encerra os discursos com sua saudação aos professores da rede municipal de ensino.

            A primeira palestra será sobre “Saúde Mental do Professor”, seguida da palestra Gestão da Aprendizagem: Desafios da Educação na Contemporaneidade, a cargo da doutora Magda Branco. Para facilitar o acesso dos professores do município ao Seminário, a Secretaria da Educação vai colocar ônibus para o campus da UESC, na rodovia Ilhéus – Itabuna, saindo de detrás do Centro Administrativo Firmino Alves, no São Caetano; do campus da FTC, no centro da cidade, e do posto Cachoeira, no bairro de Fátima.

Nova ponte terá obra acelerada a partir de março

Nova ponte terá obra acelerada a partir de março
O prefeito Jabes Ribeiro recebeu a garantia de que a partir de março, a obra da ponte entre o centro de Ilhéus e o Pontal ganhará novo impulso e que também no próximo mês será lançado o edital para construção do novo Hospital Regional, no Banco da Vitória
Em encontro com o prefeito Jabes Ribeiro, no Palácio Paranaguá, o coordenador executivo de Infraestrutura da Casa Civil do governo estadual, Eracy Lafuente, garantiu que neste próximo mês de março as obras de implantação da nova ponte entre o Centro de Ilhéus e o Pontal ganharão novo ritmo, uma vez que até lá todas as autorizações necessárias para o início da construção estarão emitidas. Outra informação importante repassada pelo integrante da Casa Civil foi em relação ao Hospital Regional, tendo ele assegurado até mês de março será lançado o edital para a construção do estabelecimento, que tem um investimento estimado em R$ 120 milhões (entre a obra física e os equipamentos) e a capacidade de abrigar 294 leitos.
O prefeito Jabes Ribeiro manifestou sua satisfação com as informações recebidas, observando que a ponte e o novo hospital são um antigo sonho da população ilheense e que existe uma ansiedade natural de todos para que as obras sejam iniciadas o mais rapidamente possível. “Temos dito que a implementação destas obras, ao lado de outras, a exemplo do novo aeroporto Internacional e a duplicação da BR-415, é uma das razões para que sejamos otimistas em relação ao futuro de Ilhéus. Estes investimentos, junto com o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, serão capazes de produzir grandes transformações positivas em Ilhéus e em toda a região”, acrescentou o prefeito.
Em relação à nova ponte Eracy Lafuente informou que a necessidade das autorizações da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), ao lado de pequenas alterações no projeto original protelaram o início das obras, que teve a ordem de serviço assinada pelo governador Jaques Wagner em junho de 2013.  Mas o coordenador de Infraestrutura da Casa Civil observou que, enquanto os estudos estavam sendo feitos, também estava em andamento e se encontra em fase de conclusão o plano logístico imprescindível para a implantação das fundações marítimas e os acessos terrestres da ponte, que dará mais celeridade ao projeto, a partir de agora, mantendo-se o prazo de 18 meses para sua conclusão.
AEROPORTO - O prefeito Jabes Ribeiro ainda recebeu informações muito positivas também a respeito de duas outras obras de grande porte, a duplicação da BR-415, no trecho entre Ilhéus e Itabuna, e a implantação do novo aeroporto Internacional. Os dois projetos passarão a ser conduzidos pelo governo estadual, por delegação das áreas federais afins, e, em relação ao aeroporto, Eracy Lafuente informou que sua localização nas proximidades da Ceplac, à margem da BR-415, vem sendo tratada como preferencial, embora ainda não se possa dizer que é definitiva. Ele ressaltou a importância do equipamento para toda a região sul, ao assegurar que o governo baiano está muito empenhado em vê-lo implantado o mais breve possível.
Quanto à duplicação da BR-415, o coordenador de Infraestrutura da Casa Civil disse ao prefeito de Ilhéus que todas as licenças ambientais já foram concedidas e assegurou que, tão logo o Governo Federal conclua o processo de delegação do projeto para a área estadual, será lançado 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PARA REFLETIR

"Se você não tentar fazer algo além do que você já domina, você nunca vai crescer."
                             Ralph Emerson

ROTA: O CERTO E O ERRADO!

ROTA: O CERTO E O ERRADO!




Correta a ação da Rota em, ao menos, providenciar pintar o banco que fica à disposição dos usuários na Agência localizada na Avenida Inácio Tosta Filho, Centro da cidade de Itabuna.
Errada a cão dos condutores dos veículos que, displicentemente, praticamente “fecharam” a via onde fica localizada a “outra agência” onde os passageiros se deslocam para as cidades circunvizinhas.
O horário era o de 13 horas e 40 minutos.

Esse é outro local que parece não mais pertencer ao município. Fica ao lado do terminal rodoviário Francisco Ferreira da Silva – em Itabuna. 

SEM TETO DE HOJE

SEM TETO DE HOJE

SEM PALAVRAS...

Terminal rodoviário em Itapé chove “por dentro”

Terminal rodoviário em Itapé chove “por dentro”




Os usuários do Terminal de Transporte em Itapé sofrem agruras quando chove.

Procuram o espaço físico do terminal para se abrigar dos pingos da chuva e..., pasmem! Ficam completamente encharcados, a quantidade de água que passa pelo teto deixa a impressão de que está chovendo mais sob o cobertura do que pelo lado de fora!

Consolidação do Bolsa Família em lei de assistência social provoca embate entre governo e oposição

Consolidação do Bolsa Família em lei de assistência social provoca embate entre governo e oposição
O Bolsa Família, programa federal de transferência de renda que beneficia quase 14 milhões de famílias, foi motivo de debate no Plenário do Senado nesta quarta-feira (19). Elogiado por parlamentares do governo e da oposição, o programa pode ser alterado por dois projetos do senador Aécio Neves (PSDB-MG), para quem é preciso dar ao Bolsa Família um caráter de "política de Estado". Os textos, que teriam votação terminativa, pela manhã, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), acabaram por ter sua análise adiada.
O PLS 448/2013, que inclui o programa na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), como forma de assegurar sua continuidade na legislação do país, agora será encaminhado à análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). E o PLS 458/2013, que estabelece em lei as regras para o desligamento de beneficiários do Bolsa Família, hoje inseridas em decreto presidencial, será votado no Plenário do Senado na próxima semana.
Parlamentares governistas e de oposição levaram ao Plenário a discussão que começou pela manhã, na CAS, quando trocaram acusações de uso político-eleitoral do programa, que hoje atinge cerca de um quarto da população brasileira.
Em Plenário, Aécio protestou contra o que considera uma ação meramente protelatória e sugeriu aos parlamentares que desenvolvam instrumentos de defesa contra tal "artimanha". Para ele, o PT, com o apoio dos demais partidos base do governo, quer fazer com que o Bolsa Família continue coordenado de forma centralizada e sem transparência.
- Houve uma ação coordenada da liderança do governo que preferiu obstruir a votação e, através desse artifício de enviá-lo à CAE, conseguiu, por uma votação apertada, impedir sua deliberação que seria deliberativa naquela comissão.
- Houve uma ação coordenada da liderança do governo que preferiu obstruir a votação e, através desse artifício de enviá-lo à CAE, conseguiu, por uma votação apertada, impedir sua deliberação que seria terminativa naquela comissão - declarou.
O senador disse ainda considerar que não foram ouvidos na CAS argumentos que justificassem a discussão do PLS 448/2013 pela CAE, pois o projeto não traz qualquer impacto de ordem financeira. Ele reconheceu a contribuição dos governos do PT para o aprimoramento dos programas sociais, que, salientou, foram iniciados sob o presidente Fernando Henrique Cardoso, mas disse que o Bolsa Família precisa deixar de ser instrumento de "terrorismo eleitoral".
- O PT prefere ter um programa de assistência social para chamar de seu do que ver o Brasil ter um programa que seja estável e imune às manobras políticas.
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) apoiou Aécio e opinou que o PT rejeita aperfeiçoamentos que insiram o Bolsa Família numa "sistemática consolidada, transparente e participativa". Ele salientou que o programa deriva de longa experiência de programas anteriores.
- Nós queremos subtrair esse programa da esfera da chantagem política e eleitoral que o PT tem praticado sistematicamente - disse o senador, para quem o partido do governo amedronta o eleitorado, ao atribuir à oposição o intento de dar fim ao programa, um dos principais triunfos do governo Lula.
O senador José Agripino (DEM-RN) defendeu a "permanência institucional" do programa de transferência de renda, que considera patrimônio do povo brasileiro, e a relatora da matéria, Lúcia Vânia (PSDB-GO), sentiu-se frustrada por ver o Bolsa Família ser submetido ao debate político.
Autor do requerimento que submete o PLS 448/2013 à CAE, o líder do PT, senador Humberto Costa (PE) afirmou que o Bolsa Família já é devidamente regulamentado pela legislação. O senador frisou que o programa envolve várias áreas, e a ideia de Aécio de colocá-lo na esfera da Loas limita a questão do combate à pobreza à assistência social.
- Eu fico pasmo. Daqui a pouco vão dizer aqui que quem fez o Bolsa Família foi o PSDB. Só falta dizer isso. Vamos fazer esse enfrentamento onde for: no Plenário, na CAS, na CAE. Não vamos deixar prosperar a demagogia - declarou.
Para o senador José Pimentel (PT-CE), o PL 458/2013 é uma "norma inócua" que dificulta a tomada de decisões rápidas sobre o Bolsa Família. O senador lembrou que o programa foi aprovado pelo Congresso com ampla maioria e estão "equivocados" os que o classificam como uma política de governo, e não de Estado.

FONTE: AGÊNCIA SENADO