AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

quarta-feira, 31 de julho de 2013

PARA REFLETIR

"Cultivar novas ideias não é tão difícil. Difícil é livrar-se das velhas."

John Maynard Keynes

AGRADECIMENTO!

AGRADECIMENTO!



Quero de público agradecer a todas as pessoas que se preocuparam comigo, e oraram por mim, quando do meu envolvimento em um acidente ocorrido às 5 e 45 da manhã de ontem, na rodovia BR 415.
O acidente foi provocado por um outro veículo que, vindo em alta velocidade para ultrapassar, colidiu na quina da traseira do lado esquerdo do veículo por mim conduzido o qual após diversos rodopios culminou por capotar quatro vezes.

Graças a Deus e ao cinto de segurança, sofri um corte na cabeça. E graças a Deus está tudo bem.

LEITOR NAPOLEÃO SANTANA, DE ITABUNA, RECLAMA

LEITOR NAPOLEÃO SANTANA, DE ITABUNA, RECLAMA
O Conceição, Bairro itabunense de pessoas decentes, virou uma “zona” democrática do sexo, droga e “arrocha”, na qual PMs de Wagner convivem pacificamente com ambulantes, mendigos, boêmios, biriteiros e consumidores de crack, sob o olhar incompetente do governo do cristão Vane.
Uma “esculhambação”

NAPOLEÃO SANTANA

Faculdade Aberta à 3ª Idade da FTC ainda dispõe de vagas

Faculdade Aberta à 3ª Idade
da FTC ainda dispõe de vagas

Os idosos que têm interesse em ingressar neste semestre na Faculdade Aberta à Terceira Idade (FTerceira Idade), mantida pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Itabuna, ainda podem se inscrever numa das vagas ofertas pela Instituição de Ensino.
O início dos cursos e oficinas está programado para o próximo dia 12 de agosto. O projeto é uma iniciativa da FTC, desenvolvida por meio dos cursos da Instituição de Ensino, visando à melhoria da qualidade de vida da população da terceira idade.
Para efetivar a inscrição, que é gratuita, o idoso deve dirigir-se à Secretaria da FTerCeira Idade, que funciona na Central de Atendimento ao Docente (CAD), localizada no 1º andar do edifico sede da FTC, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Desde o ano de 2010, quando foram abertas as primeiras turmas, a iniciativa já beneficiou quase 400 idosos. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, com duração diária de 1h30min.
Participando dos cursos e oficinas ministrados por professores e  monitorados por estudantes da FTC, nas dependências da Faculdade os idosos constroem conhecimentos sobre como melhor cuidar da saúde, das questões afetivas, sentimentos e emoções, como se alimentar saudavelmente, noções de primeiros socorros, além de aprenderem a utilizar as novas ferramentas tecnológicas digitais, estimular a memória e os sistemas sensoriais.

Contando com o apoio do Conselho Municipal do Idoso e do Sindicato dos Aposentados do Estado da Bahia, a FTerCeira Idade é implementado na perspectiva de promover o desenvolvimento continuado do ser humano e a validação da existência longa e saudável, acolhendo e cuidando da população idosa.

LEITORA DE ILHÉUS RECLAMA!

LEITORA DE ILHÉUS RECLAMA!
Olá João Queiroz como vai???  
Quero lhe dar uma bomba para seu jornal: Jabes ribeiro tomando caldo de cana enquanto fala na cara dura que não tem dinheiro pra pagar ninguém... é mole? Ta todo mundo sem pagamento na cidade de ilhéus, aumentaram os assaltos, a cidade está suja... Tá um caos... Dê uma força aí para nós.
Lugares que nunca foram assaltados estão sendo.. A segurança tá um caos... E ele tranquilo, afinal de contas, ele mora em salvador..... Mesmo se morasse em ilhéus seria a mesma porcaria.... Estamos loucos sem grana prá pagar as contas....
Abraço meu amigo!

L. O. M.

Conferência Municipal de Cultura em Ilhéus discute PPA 2014-2017

Conferência Municipal de Cultura em Ilhéus discute PPA 2014-2017
Para o Secretário de Cultura, Paulo Atto, as conferências são oportunidades para os gestores públicos, artistas e sociedade discutirem sobre ações e políticas culturais.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Cultura (Seduc), promove neste final de semana (2 e 3 de agosto), no auditório do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), localizado na Avenida Canavieiras, a edição 2013 da Conferência Municipal de Cultura. O evento, que deverá contar com a presença de representantes de diversos segmentos do setor, será aberto às 19 horas, prosseguindo no sábado, das 8 às 16 horas. Durante a conferência, a sociedade terá a oportunidade de discutir o Plano Plurianual (PPA), instrumento que norteará as políticas públicas da cultura local para os próximos quatro anos (2014-2017).
O secretário de Cultura de Ilhéus, Paulo Atto, enfatiza que a proposta é que o PPA seja um instrumento de mediação entre a gestão e o planejamento do setor, na medida em que consiga articular as políticas públicas e viabilizar o diálogo franco com a sociedade e com os governos Estadual e Federal. “Tudo isso tornará possível a captação de recursos e, consequentemente, a ampliação das realizações governamentais”, reitera o secretário municipal.
Políticas culturais – Paulo Atto lembra que as conferências de cultura são espaços de debate e proposição de ações, políticas e programas voltados para o campo cultural, sempre com a participação de representantes do poder público, da sociedade civil e das comunidades culturais, além de artistas, produtores, agentes e articuladores. “Na verdade, é uma das formas da sociedade civil interferir e participar da formulação e da execução das diversas intervenções públicas, para garantir uma gestão democrática da política cultural do município, do estado e do país”, completa, acrescentando que “essas promoções são, também, importantes componentes globais do chamado Sistema de Cultura”.
Histórico – Na Bahia, a cada dois anos, são realizadas conferências estaduais de cultura. A primeira aconteceu em 2005, em Salvador. A partir de 2007, buscou-se realizar as conferências estaduais no interior do Estado, a fim de facilitar o diálogo com e entre os diversos municípios, divididas em etapas municipais, territoriais e setoriais.
A segunda Conferência Estadual, que abordou o tema “Cultura é o quê?”, foi realizada em 2007 na cidade de Feira de Santana. O município de Ilhéus, por sua vez, recebeu, em 2009, a terceira conferência, onde, na oportunidade, foi discutido o tema “Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento”. Em 2011, a quarta conferência aconteceu em Vitória da Conquista, trazendo o tema central: “Planejar é Preciso – Consolidação dos Planos de Cultura”. 
2013  -  A 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia ocorrerá na cidade de Alagoinhas, entre os dias 10 e 13 de outubro. Este ano, o evento dará ênfase para o tema “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura”. Com o objetivo de reunir a população para avaliar as políticas públicas de cultura, esta será uma conferência ainda mais especial, de caráter devolutivo, em que serão apresentadas as ações, programas, projetos e políticas realizadas pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), a partir                      de propostas da sociedade civil apresentadas nas conferências anteriores.

São três as etapas que antecedem a conferência estadual: as conferências municipais e/ou Intermunicipais serão realizadas entre 2 de junho e 4 de agosto; a etapa seguinte, que consiste nas conferências territoriais, ocorrerá de 6 de agosto a 8 de setembro. Já as conferências setoriais serão realizadas entre os dias 14 a 30 de setembro. A 5ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia e todas as suas etapas antecedentes integram a III Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília de 26 a 29 de novembro de 2013.

Cruz das Almas: Bruno Reis participa de festa pelos 116 anos de emancipação

Cruz das Almas: Bruno Reis participa de festa pelos 116 anos de emancipação

O deputado estadual Bruno Reis, vice-líder da Oposição na Assembleia Legislativa, participa nesta segunda-feira (29) das comemorações pelos 116 anos de emancipação de Cruz das Almas (150 km de Salvador). Participam também da sessão solene realizada na Câmara de Vereadores o ex-governador do Estado, Paulo Souto, e outros deputados estaduais. “Uma das cidades mais importantes do Recôncavo baiano merece uma festa digna da sua história e do seu potencial cultural. Por isso é tão relevante comemorar a emancipação política desse município”, afirmou o parlamentar. Cruz das Almas foi criada através da Lei nº 119 de 29 de julho de 1877, desmembrando-se de São Felix, e é limitada ao norte com Muritiba, ao sul com São Felipe, ao Oeste com Conceição do Almeida, Castro Alves e Sapeaçu.

Camaçari terá projeto popular para instituir Domingo é Meia

Camaçari terá projeto popular para instituir Domingo é Meia


O líder da oposição na Câmara de Vereadores de Camaçari, Antônio Elinaldo (DEM), afirmou hoje (29) que já foram coletadas mais de seis mil assinaturas ao projeto de iniciativa popular que visa implantar o programa Domingo é Meia no município. Ele explicou que a proposta inclui, além dos domingos, o benefício da meia passagem nos feriados. A oposição já havia aprovado projeto de indicação ao prefeito Ademar Delgado solicitando a implantação do programa. Como o prefeito não respondeu à indicação, os vereadores do Democratas, ao lado do movimento estudantil, começou a coletar assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular.

“Em Salvador, o prefeito ACM Neto já implantou o Domingo é Meia, agora ampliado, e o Bilhete Único. Enquanto isso, em Camaçari, não temos nenhuma ação para tornar o custo do transporte público mais acessível à população. Aliás, não há nem diálogo nesse sentido. A única coisa que o prefeito de Camaçari fez foi baixar o valor da tarifa, depois de ter aumentado este ano, desrespeitando um acordo com o Ministério Público assinado em 2012 de só elevar a tarifa após melhorias no sistema”, criticou o vereador.

Conferência de Assistência Social começa hoje

Conferência de Assistência Social começa hoje
A Secretaria de Assistência Social de Itabuna inicia hoje a IX Conferência Municipal de Assistência Social, no Centro de Cultura Adonias Filho. A abertura será às 19 horas com a palestra sobre “A gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” pela assistente social Mana Pinho. No dia 1° de agosto acontece a discussão dos eixos temáticos, eleição de propostas e delegados das 8 às 12h30min e das 14 às 18h30min. 
Os temas para debate são: Gestão de Serviços, Programas e Projetos; Gestão de Benefícios no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Co-financiamento obrigatório da Assistência Social; Processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão dos benefícios no SUAS; e Regionalização. Já está confirmada a palestra de Vera Sacramento, mestre em políticas públicas.

Desde o mês de junho, a comissão organizadora integrada por representantes da administração municipal e da sociedade civil se reúne semanalmente para traçar detalhes sobre os debates e a infraestrutura da Conferência.  

segunda-feira, 29 de julho de 2013

PARA REFLETIR

“Sou uma parte de tudo aquilo que encontrei no meu caminho.”

Alfred Tennyson

ALMIR GONÇALVES ASSUME SECRETARIA DA SAÚDE DE ITABUNA

ALMIR GONÇALVES ASSUME SECRETARIA DA SAÚDE DE ITABUNA

Confirmado!! Almir Gonçalves ocupara a vaga, do exonerado Renan Araujo, como Secretário de Saúde de Itabuna.

A POPULAÇÃO DE ITABUNA, INSATISFEITA COM A GESTÃO PUBLICA MUNICIPAL

A POPULAÇÃO DE ITABUNA INSATISFEITA COM A GESTÃO PUBLICA MUNICIPAL


CIDADE JOGADA AS TRAÇAS. ENTÃO A ÚNICA SOLUÇÃO É IR PRA RUA, REIVINDICAR .
AVENIDA BIONOR REBOUÇAS, BAIRRO SÃO ROQUE, ITABUNA, CIDADE 10.
ONTEM, 28 DE JULHO DIA DA CIDADE ONDE COMPLETA 103 ANOS DE DESCASO.
E VEM MAIS MANIFESTAÇÕES! AGUARDEM.
CIDADE JOGADA AS TRAÇAS. ENTÃO A ÚNICA SOLUÇÃO É IR PRA RUA, REIVINDICAR .


FOTOS E TEXTO ENVIADOS POR HENRIQUE SERRA

Prefeitura de Itagibá conclui entrega de fardamento gratuito a 2,6 mil alunos

Prefeitura de Itagibá conclui entrega
de fardamento gratuito a 2,6 mil alunos


O prefeito de Itagibá, Marcos Barreto (Marquinhos), concluiu esta semana a entrega de uniforme escolar a 2.600 alunos das escolas públicas municipais. Foram entregues, gratuitamente, kits com duas camisas e dois shorts a cada um dos alunos da rede. Até o ano passado, o uniforme escolar era cobrado dos alunos.
“Estamos investindo em educação. Muitos desses alunos têm dificuldade em adquirir a farda, A prefeitura está garantindo esse direito”, ressaltou o prefeito, que acompanhou a entrega ao lado da secretária da Educação, professora Elinéa Souza, e assessores em todo o município.
A aluna Patrícia Sertão, de 10 anos, cursando o 5º ano no colégio José Fernandes, afirmou ter gostado do fardamento. “É muito bom, meus pais vão economizar. Não vai precisar comprar”, disse. A colega Stéfane Santos Abade, 10 anos, tem a mesma opinião. “Não vai sujar minha roupa e tem a economia”, ressalta.
Outros alunos itagibenses elogiaram o fardamento. Nauane Sampaio, 11 anos, afirma que gostou. “É bonita a farda”. O inquieto Gustavo Mendes de Jesus, 11 anos, adorou. “É boa, nunca nós ganhamos farda aqui (Itagibá). Antes era comprada; agora é dada”, pontuou o garoto.

A diretora da escola José Fernandes, professora Neide Fernandes, ressaltou o papel da farda para alunos e pais: “É de grande valia. Representa economia para os pais que não têm condições de comprar. Ajuda, inclusive, na assiduidade do aluno”, assegurou. A educadora disse que a gestão atual esta dando prioridade à educação.

PREFEITO REPUDIA TENTATIVAS DE INTIMIDAÇÃO

Nota oficial da Prefeitura de Ilhéus
PREFEITO REPUDIA TENTATIVAS DE INTIMIDAÇÃO
 Por compreender que o direito universal e democrático à greve não pode ser confundido com atos de agressão e de tentativas de constrangimento, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, vem a público repudiar o comportamento de algumas lideranças sindicais que estão tentando conduzir os servidores para um caminho de desserviço à democracia e em nada contribui para a manutenção do diálogo proposto pela administração municipal.  Apesar de todo o esforço desenvolvido pela atual gestão, alguns sindicalistas insistem em negar o conhecimento, que possuem, da situação real das contas municipais e da imperiosa necessidade da administração obedecer às limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Tais números e dados já foram apresentados e debatidos, diversas vezes, com os dirigentes sindicais e representantes da sociedade civil organizada de Ilhéus e o prefeito Jabes Ribeiro colocou-se à disposição para dar total acesso às contas a qualquer instituição, séria e qualificada, escolhida pelos sindicatos, de modo a não restar dúvidas sobre a seriedade das informações prestadas. Em vez de indicar tal instituição, e assim realmente contribuir para o debate democrático, está havendo a opção pelo discurso fácil da negação e das agressões pessoais.

Tais práticas só elevam o nível de tensão, prejudicam a população ilheense, ao impedir o direito de ir e vir das pessoas, e impedem a racionalidade na busca de uma solução que seja a melhor para todos. O prefeito Jabes Ribeiro reitera sua disposição de manter abertos os canais de diálogo, mas repudia de forma veemente as tentativas de intimidação que não conduzirão a nada de positivo.

Apresentações artísticas marcam o lançamento da 12ª edição do Ecokids

Apresentações artísticas marcam o lançamento da 12ª edição do Ecokids

Durante o lançamento do jornal foram realizadas apresentações de dança e de teatro por grupos de estudantes, além da exibição do vídeo ‘Salve o Planeta’.


Foi lançado nesta sexta-feira, 26, a 12ª edição do jornal EcoKids realizado por estudantes da educação infantil e anos iniciais da Escola Ideal, com o tema central ‘Eco-Eticamente Correto’. O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Educação e Meio Ambiente, com o Ministério Público Estadual, Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e a Direc 6 (Diretoria Regional de Educação).
O lançamento contemplou apresentações de dança e de teatro organizadas pelos estudantes da escola, além da exibição do vídeo de animação Salve o Planeta, do canal Animal Planet, sobre ações cotidianas que podem melhorar a relação entre homem e o meio ambiente. A apresentação do conteúdo do jornal foi realizada pela educadora e responsável pelo desenvolvimento e organização do jornal, Jacqueline Medeiros, de maneira dinâmica e divertida. Estavam presentes no evento, as promotoras de Justiça Karina Cherubini, e da Infância e Juventude, Maria Amélia Sampaio Góes, o secretário de Meio Ambiente, Antônio Vieira, e a diretora e vice-diretor da Escola Indígena Tupinambá de Olivença, Gicélia Menezes e Erlon Fábio Costa, próxima instituição a lançar o Ecokids. Também participaram do lançamento estudantes, professores e pais do Colégio Ideal e da Escola Indígena.
Jacqueline Medeiros explica que os trabalhos envolvidos com a temática ambiental na escola começaram no ano passado, com o Show de Valores ‘Eco- eticamente Correto’. Durante o período de um ano e meio, foram realizadas diversas atividades como passeios ecológicos no Santuário de Vida Silvestre Mãe da Mata, produção de alimentos alternativos, jogos e brinquedos construídos com materiais de sucata, cultivo de alimentos, desenhos e poesias com tema ecológico.
A promotora de Justiça Karina Cherubini explica que o jornal é feito em alternância com escolas da rede pública e privada de Ilhéus. “Sempre tem a presença dos alunos e diretores da próxima escola a desenvolver o jornal nos lançamentos, e isso acaba criando um espírito de cooperação”.

Segundo o secretário Antônio Vieira o projeto é financiado por recursos provenientes de infrações ambientais, e que existe ainda o Ecoteens, realizados por jovens estudantes. “Além do lançamento de hoje, já tivemos o EcoKids no Barão de Macaúbas e o Ecoteens no Colégio São Jorge dos Ilhéus, e até o final do ano teremos outras edições”, destaca.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PARA REFLETIR

“O sábio sempre procura aprender. O ignorante sempre quer ensinar.”

Nina Yomerowska

Dr. Renan será substituído do comando da Saúde de Itabuna


Dr. Renan será substituído do comando da Saúde de Itabuna
Especulações dão conta de que Dr. Renan será exonerado do comando da Secretária de Saúde de Itabuna.
O provável substituto será Dr. Almir Gonçalves – assim se especula!


Nota do Editor: Só o fato de ser noticiado que Dr. Renan deixará de ser gestor da Saúde. A população de Itabuna já se sente injetada de novos ânimos. O substituto de Dr. Renan, não sendo Geraldo Magela, tudo estará bem! 

ALUNOS DE ITAPÉ INTERDITA VIA DE ACESSO

ALUNOS DE ITAPÉ INTERDITA VIA DE ACESSO






A principal via de acesso, que liga o Distrito de Entroncamento à Sede município, foi interdita com tronco de árvores e pneus velhos ateados fogo, na manhã de hoje, pelos alunos da rede de ensino estadual e municipal.
A via de acesso se transformou em palco de reivindicações por parte dos alunos que solicitação melhorias nos veículos que os transportam para as escolas e na educação.
O protesto iniciou às 6 horas da manhã e só foi encerrado às 9 horas e 10 minutos após a chegada do prefeito que, em entendimento com os alunos que lideravam o protesto, prometeu recebê-los em uma reunião para discutir o assunto e tentar solucionar o problema.
Diversas pessoas que se deslocavam para Itabuna, e vice-versa, ficaram impossibilitadas de chegarem aos seus destinos devido o enorme engarrafamento que se formou com os veículos que foram obrigados a parar. As duas vias da pista ficaram intransitáveis. 
A principal via de acesso, que liga o Distrito de Entroncamento à Sede município, foi interdita com tronco de árvores e pneus velhos ateados fogo, na manhã de hoje, pelos alunos da rede de ensino estadual e municipal.
A via de acesso se transformou em palco de reivindicações por parte dos alunos que solicitação melhorias nos veículos que os transportam para as escolas e na educação.
O protesto iniciou às 6 horas da manhã e só foi encerrado às 9 horas e 10 minutos após a chegada do prefeito que, em entendimento com os alunos que lideravam o protesto, prometeu recebê-los em uma reunião para discutir o assunto e tentar solucionar o problema.

Diversas pessoas que se deslocavam para Itabuna, e vice-versa, ficaram impossibilitadas de chegarem aos seus destinos devido o enorme engarrafamento que se formou com os veículos que foram obrigados a parar. As duas vias da pista ficaram intransitáveis. 

SALVADOR! Prefeito institui Bilhete Único e amplia Domingo é Meia

SALVADOR! Prefeito institui Bilhete Único e amplia Domingo é Meia

Benefícios para usuários do transporte público passam a valer já neste domingo (28)


O prefeito ACM Neto assinou hoje (25) os decretos sobre o Bilhete Único e ampliação do benefício do Domingo é Meia, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio Thomé de Souza. Os dois decretos visam reduzir os custos com transporte dos usuários do sistema, e prevêem mudanças já para o próximo domingo (28). O prefeito afirmou que a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) fará a reorganização das linhas de transporte visando viabilizar o Bilhete Único, fazendo com que as pessoas passem menos tempo nos ônibus.
O Bilhete Único será implantado em três etapas. A primeira beneficia quem se desloca de uma das regiões da cidade para outra. Salvador é dividida em quatro regiões para a integração do sistema, que correspondem ao Subúrbio, Orla, Itapagipe e Centro, levando em conta algumas áreas do entorno. Quem precisa passar de uma região para outra atualmente paga R$2,80 na primeira passagem e R$ 1,40 na segunda. A partir desse domingo (28), quem pegar dois ônibus para regiões distintas, num período de duas horas, pagará apenas a primeira passagem, ou seja, R$2,80.
Na segunda etapa do Bilhete Único, que vai valer a partir do dia 3 de novembro, usuários que pegam dois ônibus numa mesma região dentro de um período de duas horas pagarão apenas uma passagem, ou seja, R$2,80. Com isso, o benefício será ampliado para toda a cidade, contemplando também quem pega dois ônibus para bairros próximos. A terceira etapa valerá apenas quando for feita a concessão do serviço de transporte, em fase de projeto, e nessa fase o Bilhete Único beneficiará quem pegar dois ônibus num período de três horas.
A medida vale para usuários do Salvador Card, que corresponde aos cartões para estudantes, trabalhadores que recebem vale transporte e proprietários do cartão para bilhete avulso. Para adquirir o cartão para bilhete avulso, o usuário precisa ir a um dos 110 postos de venda e pagar o valor de duas passagens, ou seja, R$5,60. “Já começamos a conversar com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps) para aumentar o número dos postos de venda e facilitar o acesso do cidadão ao cartão”, afirmou o prefeito, que estava acompanhado do secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, e do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.
Domingo é Meia – O programa Domingo é Meia, que foi implantado em março para quem paga passagem de ônibus em dinheiro, será ampliado para os usuários do cartão de bilhete avulso. Usuários do cartão de estudantes e de vale transporte não terão acesso ao benefício. ACM Neto explicou durante a coletiva que era essencial que o programa passasse por uma fase de adaptação para ser ampliado, o que aconteceu nesses quatro meses de vigência. A medida, que vai beneficiar 450 mil usuários do sistema, 100 mil a mais do que a primeira fase, com pagamento apenas em dinheiro, também passa a valer neste domingo (28).
Aos domingos, os usuários terão o benefício dos dois programas: quem tiver o cartão do bilhete avulso pagará R$1,40 na passagem do primeiro ônibus e na segunda passagem não terá qualquer custo. Quem pagar passagem em dinheiro, no entanto, não terá direito ao Bilhete Único porque não fará a integração entre as áreas. Nesse caso, terá que pagar R$1,40 em cada passagem.

Participaram do evento os vereadores Joceval Rodrigues, Carlos Muniz, Kiki Bispo e Henrique Carballal, que inclusive elogiou a iniciativa da Prefeitura de implantar o Bilhete Único e ampliação do Domingo é Meia.

LUANA E SEU ESPOSO LÉO VISITA ITAPÉ

LUANA E SEU ESPOSO LÉO VISITA ITAPÉ









Luana Senna, filhos e Seu esposo, Léo, estiveram visitando parentes em Itapé (O CASAL RESIDE ATUALMENTE EM JEQUIÉ). Entre eles: Jaime, Lene, Dona Maria de Lourdes de Jesus.
Tive a oportunidade de conhecer o excelente casal

Nota pública em defesa de Ilhéus

Nota pública em defesa de Ilhéus

A atual conjuntura de transformação política pela qual passa o Estado Brasileiro tem dado exemplo aos governantes de como o povo quer que seja gerida a coisa pública. A população de Ilhéus não ficou à margem desse processo e também foi às ruas exigir que demandas populares sejam atendidas. Os partidos políticos infra-assinados, juntamente com a sua militância de jovens mulheres e segmentos sociais, vêm a público dizer que estão atentos às vozes das ruas e em resposta a isso emitema seguinte nota públicaem defesa de Ilhéus.  
É conhecido de toda a população ilheense o estado de sucateamento dos serviços e das finanças públicas municipais, depois de anos de irresponsabilidade fiscal e falta de compromisso com os cidadãos, comprovados pela reprovação das contas do Poder Executivo Municipal pelo Tribunal de Contas dos Municípios por cinco vezes consecutivas.
Tal estado calamitoso de coisas tem colocado a administração pública em situação de penúria, com ausência de recursos para investimentos em áreas essenciais como educação, saúde, pavimentação, mobilidade urbana, iluminação pública e modernização, além de impossibilitar as concessões de melhorias nas condições de vida dos servidores municipais de Ilhéus.
Para alavancar o retorno da cidade aos bons trilhos administrativos, o Poder Executivo tem envidado esforços no sentido de cortar gastos e reduzir despesas, além de buscar novas fontes de custeio da máquina pública, inclusive buscando obras e recursos junto aos Governos Federal e Estadual.
No momento os servidores municipais estão em greve e setores da sociedade civil e da juventude lutam por mudanças no transporte e redução dos preços das passagens. O governo municipal respondeu com a proposta de abrir todos os dados e estabelecer uma comissão com a participação dos sindicatos, da Câmara de vereadores, e instituições independentes, para avaliar o índice de comprometimento das receitas do município com a folha de pagamento em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, centro das divergências da campanha salarial dos servidores, e, a partir daí, definir quais soluções serão possíveis.
Também propôs estabelecer outra comissão com as mesmas características da primeira, incluindo-se o movimento reivindicatório para avaliar planilhas e balancetes das empresas de transporte coletivo e então definir sobre a viabilidade ou não da redução da passagem, além de outras medidas cabíveis para a melhoria da qualidade do serviço.
Consideramos tais medidas positivas e as apoiamos, pois apontam para a transparência e o diálogo democrático, essenciais para o êxito de qualquer administração no Brasil. Entendemos que esse passo é fundamental, inclusive para se ouvir as sugestões dos servidores para a redução de despesas e aumento de receitas, essenciais para evitar demissões e possibilitar a valorização salarial dos profissionais, se não imediatamente, mas assim que houver possibilidade legal, conforme afirmado pelo prefeito quando propôs as comissões.
A cidade de Ilhéus deve estar em primeiro lugar, o amadorismo com que foi conduzida a cidade impediu que o município investisse no seu bem mais precioso: o seu povo.
O mero esforço unilateral do Governo Municipal não será suficiente, caso não venha acompanhado de um compromisso de todos os envolvidos e comprometidos com a qualidade dos serviços público e o desenvolvimento sustentável da cidade.
Desse modo conclamamos toda a sociedade nesse esforço comum para superação das dificuldades imensas, que acreditamos momentânea.


Assinam essa nota: Partido Progressista – PP, Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB,Partido Comunista do Brasil – PCdoB, o Partido Republicano Brasileiro – PRB, Partido Socialista Brasileiro – PSB,  Partido Democrático Trabalhista – PDT, Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, Partido Democratas – DEM.

Prefeito Jabes Ribeiro diz que está aberto ao diálogo com a oposição

Prefeito Jabes Ribeiro diz que está aberto ao diálogo com a oposição




 O prefeito Jabes Ribeiro disse, nesta quinta-feira, dia 25, em entrevista ao Programa O Tabuleiro, apresentado pelo comunicador Vila Nova na Conquista FM, que está aberto ao diálogo com os vereadores da oposição que estejam realmente preocupados com o bem-estar da população, porque o seu objetivo maior é reorganizar o município, o que deve ser um desejo de todos os ilheenses, independentemente de suas cores partidárias. Jabes insiste no apelo para que os servidores retomem seus postos de trabalho e propõe a criação de comissões técnicas para analisar os cálculos da folha de pessoal e os dados sobre o transporte público.
 As declarações do prefeito foram uma resposta a afirmações feitas pouco antes, no mesmo programa, pelo vereador Roland Lavigne (PPS), que avaliou as paralisações ocorridas em Ilhéus nos últimos dias. Ao dizer que os protestos causam prejuízos à população, o vereador observou que, apesar de integrar a bancada de oposição ao governo na Câmara Municipal, ele é um oposicionista ao prefeito e não à cidade.
 Lavigne considera que as manifestações dos servidores e do movimento Reúne Ilhéus devem ser repensadas, enfatizando que esses movimentos não podem paralisar a cidade por um tempo indefinido, ressaltando que “Ilhéus é uma cidade falida, e se não dermos as mãos, vai enfrentar situações piores”. Na entrevista – que está disponível no site do programa www.otabuleiro.com.br – o vereador reiterou que decidiu se manifestar sobre os protestos porque é oposição ao prefeito e não à cidade.

O prefeito Jabes Ribeiro ainda observou que ao convidar a sociedade organizada para a formação do Pacto por Ilhéus, não excluiu nenhum segmento e, portanto, a bancada da oposição na Câmara Municipal também pode se integrar a este esforço pelo bem do município. “Não se trata de adesão a ninguém. O fato de se mostrar disposto a participar de um trabalho em prol do desenvolvimento e da recuperação do município não impede que as pessoas continuem sendo oposicionistas. O que é fundamental é esquecer as querelas eleitorais e trabalharmos unidos, oposição e governo, em favor de Ilhéus.”

quinta-feira, 25 de julho de 2013

PARA REFLETIR

"Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar."
Marilyn vos Savant
                        

“A arte de vencer aprende-se nas derrotas.”

Simon Bolívar

Proposta de extinção do auxílio-reclusão aguarda relator na CCJ

Proposta de extinção do auxílio-reclusão aguarda relator na CCJ
Protestos nas redes sociais foram um dos motivos que levaram o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) a propor, no início deste mês, o fim do auxílio-reclusão. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2013 retira o auxílio-reclusão dos benefícios previdenciários elencados no art. 201 da Constituição. A PEC aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Em junho, a extinção do auxílio-reclusão foi mencionada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, como ponto que deveria constar da pauta prioritária definida em acordo com líderes partidários.
Nas redes sociais, o assunto gera polêmica, com o auxílio sendo chamado de “bolsa-reclusão” e “bolsa-bandido” e tratado como uma “indenização ao criminoso” - como se fosse pago a todos que cometeram crimes. Na verdade, o benefício é pago aos dependentes de presos em regime fechado ou semiaberto, desde que esses presos sejam contribuintes do INSS. O objetivo é garantir o sustento para a família que antes dependia da renda do indivíduo preso.
O auxílio-reclusão só é devido à família do segurado cujo último salário-de-contribuição não ultrapasse R$ 971,78. Já o valor do benefício corresponde à média dos 80% maiores salários-de-contribuição do período contributivo.
Na justificativa do projeto, Alfredo Nascimento cita “protestos enfurecidos” de brasileiros e afirma que, para a sociedade, é difícil aceitar a concessão do benefício a quem cometeu um crime. Para ele, acabar com o benefício pode “desonerar a Previdência Social de um encargo que se mostra, pela conjuntura atual, indevido e injusto”.

FONTE: AGÊNCIA SENADO

Gim prevê derrubada de veto a direito de sucessão na exploração de serviço de táxi

Gim prevê derrubada de veto a direito de sucessão na exploração de serviço de táxi
O senador Gim (PTB-DF) considera um erro o veto da presidente Dilma Rousseff a dispositivo da Lei 12.844/2013 que permitia a transferência por herança da autorização para exploração de serviço de táxi. Incluído na MP 610/2013, o direito já havia sido previsto no PLS 253/2009, transformado na Lei 12.468/2011, mas acabou igualmente vetado.
- Foi aprovada por unanimidade a medida provisória no quesito dos taxistas. Todos concordaram. E novamente é vetada. Não faz sentido algum. É um veto que  vou trabalhar, que todos os congressistas vão trabalhar para derrubar - diz Gim.
A justificativa do veto (VET 26/2013) foi a mesma apresentada anteriormente: a matéria seria de competência municipal e, portanto, não poderia ser regulada por lei federal.
Gim diz que a mobilização pela derrubada do veto começa já na primeira sessão do Congresso Nacional, prevista para 20 de agosto.
- Na primeira sessão do Congresso eu vou pedir ao presidente [Renan Calheiros] que coloque esse veto em votação. Vou falar com todos os partidos, com o PTB, com o PR, com o PSC, com o PRB, com o PMDB, com o PT. Vou falar com todos para que a gente possa derrubar esse veto e fazer justiça.

FONTE: AGÊNCIA SENADO

SEICHO-NO-IE - CONFERENCIA PARA CASAIS - MAIO DE 2013


CONFERENCIA PARA CASAIS
MAIO DE 2013

Fotos registradas durante a realização do evento da "Conferencia para casais em maio de 2013, ocorrida no Núcleo da Seicho-No-Ie de Itabuna-Ba.









O que é o departamento de casais da Seicho-No-Ie;
O Departamento de Casais da Seicho-No-Ie tem a missão de   orientar casais dispostos a vivenciarem uma vida conjugal harmoniosa, sob a base da Imagem Verdadeira, ou seja sua essência divina. Voltado para casais de todas as faixas etárias, com o ideal de formar lares harmoniosos e propagar a Nova Visão do Casamento.
No livro Assim se concretiza o amor, p 167, Prof. Masaharu Taniguchi) afirma que, “Quando o amor não é manifestado em atos, a alegria de amar acaba desaparecendo. Amar simplesmente, sem se esforçar para manifestar o amor em atos, é como tentar dirigir um carro num aclive sem pisar no acelerador: tal amor acaba esfriando, assim como o carro nessa condição acaba descendo ladeira abaixo."
No livro A Verdade, vol 05, p 79, Prof. Masaharu Taniguchi ele diz: “O fato de desejarem a separação não significa ausência de amor. Pode ser apenas questão de expressão. O amor mal expresso pode trazer discórdia.”
Torna-se imprescindível e fundamental a realização de atividades específicas para casais com propósito de transmitir a “Nova Visão do Casamento”,  proporcionando oportunidades para que os cônjuges possam exteriorizar o verdadeiro amor.
Temos reuniões mensais especificas para casais, sempre as terças feiras.

Algumas informações básicas sobre a Seicho-No-Ie:

O que é a Seicho-No-Ie
É um ensinamento de amor que prega que o ser humano é filho de Deus, que o mundo da matéria é projeção da mente e, também, nos revela qual é a nossa verdadeira natureza. É uma filosofia que transcende o sectarismo religioso, pois acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus.

Ano de Fundação
Fundada por Masaharu Taniguchi, em 1° de março de 1930, no Japão.

Quem foi Masaharu Taniguchi
Dentre os líderes espirituais do Japão, Masaharu Taniguchi é um dos mais conhecidos e influentes. Através de suas preleções, livros, artigos, etc., atinge milhões de pessoas. Suas mensagens são simples, objetivas e capazes de modificar vidas.

A SEICHO-NO-IE é Religião ou Filosofia?
A Seicho-No-Ie pode ser considerada uma filosofia de vida e também uma religião, não há rigidez de conceito neste sentido. Ela tem como objetivo despertar no coração das pessoas a verdade de que todos são filhos de Deus e fazer com que, através de atos, palavras e pensamentos, tornemos este mundo um mundo melhor.

A Felicidade de Quem Pratica
Aqueles que praticam os ensinamentos da Seicho-No-Ie aprendem a reconhecer sua verdadeira natureza de filho de Deus e, em conseqüência disso, começam então a ocorrer fatos milagrosos como a cura de doenças, reconciliação de lares em desarmonia, exteriorização de grandes talentos, êxito profissional, solução de problemas econômicos e amorosos etc.

Para Quem já tem uma Religião

Existem pessoas que, mesmo já sendo adeptas de uma religião e freqüentando assiduamente suas atividades, sentem-se muito bem e felizes ao entrar em contato com os ensinamentos da Seicho-No-Ie, que por sua vez recebe, com muito amor e carinho, todas as pessoas, sem nenhuma restrição.

Stedile defende constituinte para evitar prolongamento da crise

Stedile defende constituinte para evitar prolongamento da crise
Em junho, protestos sacudiram o Brasil, agora, passado um mês daquele momento histórico, e após a realização do dia nacional de paralisações, convocado pelas centrais sindicais e pelos movimentos sociais. O dirigente acredita que está definitivamente enterrada qualquer possibilidade de mudança política através do atual Congresso. E ele é taxativo: “Se não viabilizarmos uma assembleia constituinte, entraremos numa crise política prolongada, cujos desdobramentos ninguém sabe como acontecerão”. João Pedro Stedile, dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) afirma, em entrevista ao jornal Brasil de Fato, que se isso não for feito, “entraremos numa crise política prolongada”.
Passado o primeiro mês das grandes mobilizações e da paralisação de 11 de julho, que balanço você faz?
O resultado das grandes mobilizações ocorridas em junho é extremamente positivo. A juventude passou a limpo a política institucional e rompeu com a pasmaceira da política de conciliação de classes, em que se dizia que todos ganhavam. Depois, tivemos a paralisação nacional do dia 11 de julho – organizada pelas centrais sindicais e pelos setores organizados da classe trabalhadora – que apesar da manipulação da imprensa burguesa foi realmente um sucesso. A maior parte da classe trabalhadora nos grandes centros do país não foi trabalhar. E seguiu-se em muitas cidades mobilizações representativas ou massivas, por demandas locais, contra a prepotência da polícia, contra os governos locais, como o caso do Rio de Janeiro, Vitória, Porto Alegre, etc. Tudo isso recolocou as massas em movimento atuando na luta política concreta e usando as ruas como espaço de disputa.
E qual o significado disso do ponto de vista programático?
Do ponto de vista programático, estamos assistindo a uma conjugação de dois polos: de um lado a juventude contestando a forma de fazer política, a falta de representatividade do Congresso, do poder Judiciário e governos. Desnudando a gravidade da crise urbana, na situação dos transportes e a vida nas cidades. E fazendo a crítica à Rede Globo e apoiando a democratização dos meios de comunicação. E de outro lado, com a entrada em cena dos setores organizados da classe trabalhadora, foi posto na agenda as demandas por reformas estruturais, relacionadas com as necessidades socioeconômicas de todo o povo. Como é a garantia dos direitos sociais, contra a lei de terceirização e precarização das condições de trabalho, pela redução da jornada de trabalho e o fator previdenciário. Também a pauta da soberania nacional contra os leilões de petróleo e a pauta da política econômica, contra as altas taxas de juros, por uma reforma tributária, que revise inclusive a política de superávit primário que vem sendo aplicada desde o governo FHC.
Por que a proposta da presidenta Dilma de realizar uma constituinte e um plebiscito não prosperou?
A presidenta Dilma sentiu o barulho das ruas e num primeiro momento apresentou a proposta de realização de uma constituinte e a convocação de um plebiscito oficial para consultar o povo sobre essas mudanças. Foi uma boa iniciativa, apesar de que o plebiscito proposto estava relacionado a pequenas mudanças eleitorais, que não tinham uma relevância maior de reforma política. Mas, por incrível que pareça, ela foi boicotada e derrotada. Primeiro por sua base parlamentar, que na verdade não é base do governo, é base das empresas que financiaram suas campanhas. Segundo, foi boicotada pelo PMDB e por parte da própria bancada do PT. E assim está definitivamente enterrada qualquer possibilidade de mudança política através do atual Congresso. Ou seja, se comprovou, mais uma vez, que ninguém corta seus próprios privilégios. Pior. Em meio a toda essa mobilização, os principais representantes dos poderes constituídos se comportaram com escárnio frente às demandas das ruas, ao usar os jatinhos da FAB para ir a festas e jogo da seleção. E as maracutaias do presidente do STF com suas mordomias, sua promiscuidade com a Globo, empregando um filho, e a denúncia de que recebeu mais de 500 mil reais sem trabalhar da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Tudo isso deixou a presidenta derrotada politicamente. Acho que seu futuro depende agora de muita coragem. Primeiro deveria fazer uma reforma ministerial para trocar imediatamente vários ministros da área política, Casa Civil, da Justiça e da Comunicação que ainda não escutaram as ruas… E dar uma prova de que quer mudar. Se afastar o mais rápido possível do PMDB e seguir ouvindo as ruas!
Como você vê o comportamento e os objetivos da burguesia brasileira frente a essas mobilizações?
Os setores organizados da burguesia brasileira e que a representam nos mais diferentes espaços também ficaram atônitos diante das mobilizações, sem saber o que fazer e tateando suas táticas. Vejam a própria postura da Globo como foi se alternando ou as orientações que davam para suas polícias militares. Eles continuam divididos. Uma parte continua apoiando o governo Dilma, embora preferisse que o Lula voltasse para dar mais segurança ao pacto de classes que se estabeleceu em 2002. E outra parte da burguesia, mais ligada ao agronegócio e ao setor rentista do capital financeiro, se articula em torno de um único objetivo: desgastar ao máximo o governo Dilma para colher os frutos nas eleições de 2014. Porém, eles ainda não têm um candidato que consiga representar seus interesses e ao mesmo tempo capitalizar os desejos de mudança das ruas. Até porque eles não são a mudança, eles são o retrocesso, a volta aos programas neoliberais e a maior dependência do Brasil aos interesses estrangeiros. Eles vão continuar tentando motivar a juventude para que coloque temas reacionários ou utilizar o 7 de setembro para exaltação da pátria, como faziam no passado. Mas, para nossa sorte, acho que eles também estão mal na foto, como diz o ditado. E a juventude não entrou nessa. E com a entrada da classe trabalhadora em cena, se colocaram temas da luta de classe na rua.
O que deve acontecer nas ruas daqui para frente?
É muito difícil prever o desdobramento. É certo que as mobilizações vão continuar. Tanto de maneira pontual contra questões locais, como o caso do governador do Rio de Janeiro, os pedágios de Vitória, a luta pela tarifa zero, que só está começando… E os setores organizados da classe trabalhadora já se programaram para diversas mobilizações durante todo o mês de agosto. Dia 6 de agosto teremos manifestações dos setores sindicais, na frente de todas as sedes patronais, contra o projeto de terceirização e pela redução da jornada de trabalho. Na semana de 12 de agosto, teremos uma grande mobilização dos jovens estudantes, por temas relacionados com a educação. Dia 30 de agosto está marcada nova paralisação nacional com a mesma pauta política e econômica da mobilização do dia 11 de julho. Tenho certeza que essa paralisação será ainda mais significativa. E na semana de 7 de setembro teremos mobilizações contra os leilões do petróleo, da energia elétrica, as mobilizações do grito dos excluídos que envolvem as pastorais das igrejas etc. Assim, teremos um agosto muito ativo. Mas o principal é que consideramos que está se abrindo um novo período histórico de mobilizações de massa, que será prolongado, até que se altere a correlação de forças políticas na institucionalidade.
E qual é a proposta dos movimentos sociais frente a essa situação?
Frente a essa conjuntura, temos discutido nos movimentos sociais e realizado inúmeras plenárias locais, estaduais e nacionais dos mais diferentes espaços para ir acertando os passos unitários. Achamos que devemos estimular todo tipo de mobilização de massa nas ruas, como já descrevi sobre o mês de agosto. E por outro lado, a única saída política a curto prazo é lutarmos pela convocação de uma constituinte exclusiva para promover as reformas políticas que abrirão espaço para as necessárias reformas estruturais. Como o Congresso não quer constituinte e derrotou o próprio governo, cabe às forças populares se mobilizarem e convocarem por conta própria um plebiscito popular que pergunte ao povo uma única questão: você acha necessário uma assembleia constituinte exclusiva para realizar as reformas? E com esse plebiscito popular, organizado por nós mesmos, colher milhões de votos, por exemplo, entre setembro e novembro, e aí fazer uma grande marcha a Brasília e entregar ao parlamento a proposta, para que eles convoquem a eleição dos constituintes junto com a eleição de 2014. E aí teríamos o Congresso temporário, funcionando, e outra assembleia constituinte que teria, por exemplo, seis meses (durante o primeiro semestre de 2015) para promover as reformas que as ruas estão exigindo. No próximo dia 5 de agosto, realizaremos uma plenária nacional de todos os movimentos sociais brasileiros, para debater essa e outras propostas e aí darmos os encaminhamentos necessários. Espero que os dirigentes que por ventura lerem essa entrevista se motivem a participar dessa importante plenária que será realizada em São Paulo.
Mas você acha que essa proposta tem viabilidade política?
Nesse momento estamos fazendo muitas consultas entre os movimentos sociais, correntes partidárias, forças populares e a aceitação é muito grande. Se conseguirmos organizar um plebiscito popular e ele recolher milhões de votos, isso será a pressão para encontrar uma saída política. Se não viabilizarmos uma assembleia constituinte, entraremos numa crise política prolongada cujos desdobramentos ninguém sabe como acontecerão. Até porque as eleições de 2014 não vão resolver os impasses colocados nas ruas.
FONTE: CORREIO DO BRASIL