AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sábado, 29 de junho de 2013

PARA REFLETIR

"Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa."

Madre Tereza de Calcutá

CAIXA CONVIDA


Nossas misérias são do tamanho do homem

Nossas misérias são do tamanho do homem
És que de repente, como de assalto, surge uma multidão protestando contra o aumento da passagem dos transportes coletivos, exigindo qualidade nos serviços, um serviço coletivo humanizado, programado para atender as necessidades dos usuários desse tipo de transportes que a cada dia fica mais imprestável devido à falta de políticas públicas de qualidade e de fiscalização por parte dos órgãos competente.
O fato é que o fenômeno pegou de surpresa nossa nação e nossas instituições como partidos, centrais sindicais, congresso nacional, assembleias, câmeras de vereadores, mídia oportunista rechaçada, bandeiras rasgadas, policia militar nos moldes da ditadura militar, o povo em fúria reprimida extravasando seu ódio pela “elite social e política”, saques, fogo, depredação, esperança roubada, saqueada, debochada, vilipendiada, todos os anseios unidos, reunidos, juntas em uma só frustração: a miséria de uma sociedade miserável, vestida com a miséria da nossa “elite” miserável, sínica, cega, muda e surda, descompensada politicamente mas conectada para seus interesses e dos seus apaniguados.
A Bandeira da União dos Brasileiros surge como fenômeno dos anseios de um ”povo heróico, bravo e varonil”, como diz nosso Hino Nacional e que é uma verdade, gritando que o gigante acordou. Eles não sabem ou não perceberam que o gigante nunca dormiu jamais. Nossas bandeiras estavam levantadas há muito tempo colorindo o espaço a espera de braços para desfraldá-las ao vento, tremulá-las com toda energia da nossa história de um povo lutador desde a escravidão dos nossos índios, passando por Zumbi dos Palmares, Tiradentes, Alfaiates, Balaiada, Farrapos, Canudos, Antonio Conselheiro, Maria Quitéria, Guerrilha do Araguaia, Lampião, caras pintadas, e outras lutas do povo contra a tirania instalada com a cara de democracia presa nos pré-conceitos da elite (ouça o zum-zum-zum da classe média e suas pérolas contra a lei que regulamenta o trabalho da(o)s empregada(o)s doméstica(o)s,  vejam os pré-conceitos sobre a bolsa família, conheça a PL sobre terceirização do Dep. Sandro Mabel indo na contra mão dos avanços conquistados pelos trabalhadores) e é ai que o povo em uníssono avança sobre os castelos de areia criado para iludi-los, enquanto projetos importantes benéficos a sociedade laboriosa ficam engavetados.
Os investimentos essenciais em serviços como educação, saúde, habitação, servem para o bem comum, fortalecendo os tecidos sociais do tamanho das necessidades dos donos das riquezas produzidas e não distribuída em prestações de serviços, obedecendo nossa carta maior (constituição), rasgada pelos nossos representantes eleitos pelo voto popular e que não cumprem com as responsabilidades de um país democrático e de um povo soberano, desmoralizando-o, envergonhando nossas instituições que foram constituídas pela força do nosso povo com a finalidade de fortalecermos nossa democracia.
Por isso, qualquer análise tem que partir das necessidades e da realidade política das condições precários dos nossos serviços, da vontade e da ação planejada para qualificá-los e do bom uso dos impostos pagos com o suor dos trabalhadores. Precisamos fazer uma análise profunda do executivo, legislativo e judiciário e suas manipulações mercantilistas, navegando sobre o povo na boçalidade das suas arrogâncias, presos em seus pré-conceitos superlativos de poder, de força, sem imaginar o tamanho das suas responsabilidades conferidas pelo sufrágio tão caro a nossa democracia superficial, vícios esses que vem da soberba ignorância e da covardia, fugindo do viver para servir e do olhar-se, com as virtudes do verdadeiro humano superior, usando a razão para superar a ganância, a mediocridade, a corrupção do homem pelo homem, para não ficarmos ilhados em nossas próprias misérias sem enxergarmos que somos todos miseráveis, e para fugirmos desta miséria, lutemos unidos contra os miseráveis de plantão.

Valter Moraes - Graduado em Filosofia, pós-graduado em Psicologia Organizacional e do Trabalho, pós-graduando em Economia das Sociedades Cooperativas.

Prefeitura divulga relação final dos aprovados na seleção da Assistência Social e da Saúde

Prefeitura divulga relação final dos aprovados na seleção da Assistência Social e da Saúde

A Secretaria da Administração de Itabuna publicou hoje a relação final dos aprovados na seleção temporária para as secretarias da Assistência Social e da Saúde. A contratação dos aprovados se dará através de comunicação que será feita por cada uma das secretarias contratantes por correio eletrônico ou telefonemas a partir de segunda-feira, dia 1 de julho. O resultado final já foi homologado e a lista completa está no site da Prefeitura: http://prefeituradeitabuna.com.br/

sexta-feira, 28 de junho de 2013

PARA REFLETIR

"De modo suave, você pode sacudir o mundo."

Mahatma Gandhi

Salvador comemora 190 anos de Independência da Bahia

Salvador comemora 190 anos de Independência da Bahia
A Independência da Bahia completa 190 anos na próxima terça-feira. Para marcar este 2 de Julho, a Prefeitura elaborou uma ampla programação que, além dos atos e do cortejo oficiais, envolve uma série de atividades culturais. Um marco importante é que o Congresso Nacional aprovou e a Presidência da República sancionou este mês lei federal tornando o 2 de Julho uma data histórica do calendário de efemérides nacionais.  
As festividades oficiais que este ano têm como tema “2 de Julho -190 anos de liberdade”, começam no domingo (dia 30), às 7h30, com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira, passando por Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, com destino ao bairro de Pirajá, em Salvador.
Na segunda-feira (dia 1º), às 10h, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Kieger, celebra o Te Deum, na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus. A previsão é que fogo simbólico chegue ás 16h em Pirajá para o acendimento da Pira do 2 de Julho e hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Salvador, respectivamente pelo prefeito da capital ACM Neto, pelo prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento do Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani.
O dia 2 de Julho começa com uma alvorada com queima de fogos, às 6h, no Largo da Lapinha. Às 8h, tem início a organização do cortejo. Depois, as autoridades fazem o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador, e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Em seguida, o prefeito de Salvador, ACM Neto, e demais autoridades colocam flores do general Labatut, um dos heróis da Independência da Bahia. Após a execução do Hino ao 2 de Julho, o cortejo desfila pelas ruas do centro da cidade em direção ao Terreiro de Jesus e à Praça Municipal, onde termina a primeira parte do desfile.
À tarde, enquanto o cortejo começa a se reorganizar para a segunda parte do desfile, o prefeito e outras autoridades acompanham, às 14h30, no 2º Distrito Naval, no Comércio, o hasteamento da bandeira da Bahia no Forte São Marcelo. Em seguida, participam da homenagem aos heróis da Independência na Câmara Municipal. Às 15h30, o cortejo sai novamente, agora em direção ao Campo Grande. No percurso, haverá uma saudação ao Caboclo e a Cabocla, em frente à Biblioteca Anísio Teixeira,a na Ladeira de São Bento.

No Campo Grande, haverá nova solenidade de hasteamento de bandeiras pelo prefeito de Salvador e outras autoridades, ao som do Hino Nacional, executado pelas bandas de música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar. Depois, serão colocadas flores no Monumento do 2 de Julho. As atividades serão finalizadas com execução do Hino ao 2 de Julho pelo banda Polícia Militar, acendimento da Pira do Simbólico, por um atleta e novamente será tocado o Hino Nacional.

02 de julho! Uma vitória da Bahia e do Brasil

02 de julho! Uma vitória da Bahia e do Brasil
Durante todas as suas atividades, a comemoração pela Independência da Bahia destaca a importância da mobilização popular na luta para consolidar o processo de libertação do povo brasileiro do domínio português no Brasil. Ao longo do desfile do dia 2, os heróis da Independência são lembrados através das figuras do Caboclo e da Cabocla, representando o povo brasileiro, além das heroínas Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa, o coronel José Joaquim de Lima e Silva e o general Labatut.
Para muitos historiadores, a Independência da Bahia pode ser considerada mais importante do que o ato pacífico da proclamação da Independência do Brasil por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, em setembro de 1822. Para os estudiosos do tema, a independência baiana consolidou a Independência do Brasil. Acreditam que, se ela não houvesse, o Brasil poderia ficar dividido entre sul e norte.
Apesar da luta pela Independência da Bahia ter sido iniciada antes da brasileira, ela só aconteceu um ano depois. Esta guerra durou cerca de um ano e alguns dias, entre 25 de junho de 1822 e 2 de julho de 1823. Os constantes desentendimentos e a insatisfação com a Coroa Portuguesa vinham se intensificando desde o século XIX.   
O estopim da guerra aconteceu em fevereiro de 1822, quando o governo português nomeou o tenente-coronel Madeira de Melo para exercer o cargo de comandante das armas na Província. Ele substituiu o coronel brasileiro Manuel Pedro de Freitas Guimarães. Mas a nomeação de Madeira de Melo não foi aceita de forma pacífica pelos brasileiros. O tenente-coronel português ordenou que as tropas lusitanas ocupassem as ruas de Salvador. Os brasileiros também reagiram e os conflitos se iniciaram.
Os batalhões formados majoritariamente por baianos tomaram o Forte de São Pedro, de onde enfrentaram outros batalhões de maioria portuguesa. Quando os portugueses tomaram o forte e prenderam Freitas Guimarães, festejam atacando casas, pessoas e invadindo o Convento da Lapa, onde se encontravam alguns revoltosos, assassinando a abadessa Joana Angélica.
Fragilizados, alguns brasileiros se entregaram, outros dispersaram, indo em direção aos subúrbios da capital, ou às vilas do Recôncavo baiano, onde se organizaram. Os fazendeiros municiaram os combatentes, a exemplo do avô do poeta Castro Alves, o major José Antonio da Silva Castro, que formou o Batalhão dos Voluntários do Príncipe - popularmente apelidado de “Batalhão dos Periquitos”-, no qual lutou Maria Quitéria. Os negros também se organizaram e formaram o Batalhão dos Henriques, com a promessa de que seriam libertados.
Seguiram para Cachoeira e Santo Amaro e formaram o Batalhão da Torre. No dia 25 de junho de 1822, na cidade de Cachoeira, Dom Pedro foi aclamado “Defensor Perpétuo e Constitucional do Brasil”. Como retaliação, o tenente-coronel português Madeira de Melo enviou uma canhoneira pelo Rio Paraguaçu, que disparou contra a cidade, dando início à guerra de Independência.   
Depois de três dias de combate, em 28 de junho, os brasileiros conseguiram dominar a embarcação. Aconteceram confrontos no Recôncavo e na Ilha de Itaparica e, consequentemente, o fortalecimento do exército brasileiro. Dom Pedro enviou o general francês Pierre Labatut para reforçar as tropas brasileiras e fazer um cerco a Salvador, por terra e por mar. Os brasileiros bloquearam os acessos à capital da província, impedindo a entrada de mantimentos, armamentos, reforços e dificultando a comunicação dos lusitanos.
Houve confrontos em várias regiões da cidade, sendo a mais importante a Batalha de Pirajá, iniciada em 8 de novembro de 1822. Segundo a história, o desfecho aconteceu de forma inusitada. O tenente-coronel das tropas brasileiras, Barros Porto, ordenou que o corneteiro Luis Lopes desse o toque de recuar. Ele desobedeceu às ordens recebidas e tocou o “avançar cavalaria” e, em seguida, o “à degola”. Com o avanço das tropas brasileiras, os batalhões portugueses recuaram e fugiram.

Diante da derrota em Pirajá e da impossibilidade de tomar Itaparica, o tenente-coronel português Madeira de Melo, cada vez mais enfraquecido, viu o custo de vida disparar na cidade. Em junho de 1823, ataques por terra, em várias frentes, acabaram com a tomada de postos de defesa portugueses. Acuado, e sem bases de defesa, Madeira de Melo se retirou na madrugada de 2 de julho de 1823.

Denúncia: Rede Globo sonega impostos para sustentar ‘mensalão’ no Congresso

Denúncia: Rede Globo sonega impostos para sustentar ‘mensalão’ no Congresso


A Rede Globo de Televisão deve à Receita Federal um montante superior a R$ 180 milhões em impostos não recolhidos até 2006. Com juros e multas, a dívida com o Erário superava os R$ 600 milhões na época, segundo denúncia publicada nesta quinta-feira na página do jornalista Miguel do Rosário, editor do blog O Cafezinho. Rosário teve acesso a “uma investigação da Receita Federal sobre uma sonegação milionária da Rede Globo”.
“Trata-se de um processo concluído em 2006, que resultou num auto de infração assinado pela Delegacia da Receita Federal referente à sonegação de R$ 183,14 milhões, em valores não atualizados. Somando juros e multa, já definidos pelo fisco, o valor que a Globo devia ao contribuinte brasileiro em 2006 sobe a R$ 615 milhões. Alguém calcule o quanto isso dá hoje” sugere o jornalista.
Leia, a seguir, a íntegra da publicação:
“A fraude da Globo se deu durante o governo Fernando Henrique Cardoso, numa operação tipicamente tucana, com uso de paraíso fiscal. A emissora disfarçou a compra dos direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2002 como investimentos em participação societária no exterior. O réu do processo é o cidadão José Roberto Marinho, CPF número 374.224.487-68, proprietário da empresa acusada de sonegação”.
“Esconder dólares na cueca é coisa de petista aloprado. Se não há provas para o ‘mensalão’ petista, ou antes, se há provas que o dinheiro da Visanet foi licitamente usado em publicidade, o mensalão da Globo é generoso em documentos que provam sua existência. Mais especificamente, 12 documentos (publicados no artigo)”.
“Uso o termo mensalão porque a Globo também cultiva seu lobby no Congresso. Também usa dinheiro e influência para aprovar ou bloquear leis. O processo correu até o momento em segredo de justiça, já que, no Brasil, apenas documentos relativos a petistas são alvo de vazamento. Tudo que se relaciona à Globo, a (Daniel) Dantas, ao PSDB, permanece quase sempre sob sete chaves. Mesmo quando vem à tona, a operação para abafar as investigações sempre é bem sucedida. Vide a inércia da Procuradoria em investigar a ‘privataria tucana’, e do STF em levar adiante o julgamento do ‘mensalão mineiro”.
“Pedimos encarecidamente ao Ministério Publico, mais que nunca empoderado pelas manifestações de rua, que investigue a sonegação da Globo, exija o ressarcimento dos cofres públicos e peça a condenação dos responsáveis.
“O sindicato nacional dos auditores fiscais estima que a sonegação no Brasil totaliza mais de R$ 400 bilhões. Deste total, as organizações Globo respondem por um percentual significativo.

“A informação reforça a ideia de que o plebiscito que governo e congresso enviarão ao povo deve incluir a democratização da mídia. O Brasil não pode continuar refém de um monopólio que não contente em lesar o povo sonegando e manipulando informações, também o rouba na forma de crimes contra o fisco”.

VAMOS NESSA, NOSSA OPORTUNIDADE.

VAMOS NESSA, NOSSA OPORTUNIDADE.


É assim que começa.

Em dois dias, a maioria das pessoas no Brasil terá esta mensagem. Esta é uma ideia que realmente deve ser considerada e repassada para o Povo.
Lei de Reforma do Congresso de 2013 (emenda à Constituição) PEC de iniciativa popular: Lei de Reforma do Congresso (proposta de emenda à Constituição Federal)
1. Fica abolida qualquer sessão secreta e não-pública para qualquer deliberação efetiva de qualquer uma das duas Casas do Congresso Nacional. Todas as suas sessões passam a ser abertas ao público e à imprensa escrita, radiofônica e televisiva.  
2. O congressista será assalariado somente durante o mandato. Não haverá ‘aposentadoria por tempo de parlamentar’, mas contará o prazo de mandato exercido para agregar ao seu tempo de serviço junto ao INSS referente à sua profissão civil.
3. O Congresso (congressistas e funcionários) contribui para o INSS. Toda a contribuição (passada, presente e futura) para o fundo atual de aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS imediatamente. Os senhores Congressistas participarão dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade.
4. Os senhores congressistas e assessores devem pagar por seus planos de aposentadoria, assim como todos os brasileiros.
5. Aos Congressistas fica vetado aumentar seus próprios salários e gratificações fora dos padrões do crescimento de salários da população em geral, no mesmo período.
6. O Congresso e seus agregados perdem seus atuais seguros de saúde pagos pelos contribuintes e passam a participar do mesmo sistema de saúde do povo brasileiro.
7. O Congresso deve igualmente cumprir todas as leis que impõe ao povo brasileiro, sem qualquer imunidade que não aquela referente à total liberdade de expressão quando na tribuna do Congresso.
8. Exercer um mandato no Congresso é uma honra, um privilégio e uma responsabilidade, não um uma carreira. Parlamentares não devem servir em mais de duas legislaturas consecutivas.
“Se cada pessoa repassar esta mensagem para um mínimo de vinte pessoas, em três dias a maioria das pessoas no Brasil receberá esta mensagem. A hora para esta PEC - Proposta de Emenda Constitucional - é AGORA.
É ASSIM QUE VOCÊ PODE CONSERTAR O CONGRESSO.
Se você concorda com o exposto, REPASSE.  Caso contrário, basta apagar e dormir sossegado.
Por favor, mantenha esta mensagem CIRCULANDO para que possamos ajudar a reformar o Brasil.

NÃO SEJA ACOMODADO. NÃO ADIANTA SÓ RECLAMAR. NÃO CUSTA NADA REPASSAR.

Itabuna ganha Programa de Desenvolvimento para os próximos dois anos

Itabuna ganha Programa de Desenvolvimento para os próximos dois anos

Parceria da Prefeitura e Sebrae viabilizará diagnóstico socioeconômico e projetos de valorização da cultura e do turismo

Um amplo programa de ações de fomento ao Desenvolvimento Econômico de Itabuna, a ser executado nos próximos dois anos, dirigido aos segmentos comerciais, industriais e de serviços, foi entregue na quarta-feira, 27, pela coordenadora do Sebrae na região, Claudiana Figueiredo, ao prefeito do município, Claudevane Leite. Participaram também da reunião, técnicos do Sebrae e representantes da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo da prefeitura.
De acordo com o planejamento apresentado, a primeira medida prática a ser tomada é a realização de um Censo Empresarial visando conhecer o perfil e mapear as empresas instaladas no município, para identificar suas características gerenciais e processos produtivos com base no estímulo a novos negócios e na ampliação da arrecadação municipal. Paralelamente ao censo, o programa também contempla o fortalecimento do turismo e da cultura locais, com foco na gastronomia, com a revitalização de áreas tradicionais da cidade, como o Beco do Fuxico, e a formatação da “Feira Goumert Itabuna, uma cozinha de emoções cores e sabores”, a ser implantada na praça Camacan. Arquitetos, engenheiros e historiadores serão integrados ao projeto com o objetivo de garantir a preservação da memória sociocultural da cidade. Ainda estão previstos, a revitalização da Rua Paulino Vieira, uma importante área comercial no centro da cidade, e a criação do “Grapiúna Empreendedor”, um projeto de capacitação para jovens.
O principal objetivo das ações, explica Claudiana Figueiredo, é promover o aumento do nível de maturidade empreendedora e empresarial do município e criar um ambiente mais favorável ao sucesso dos negócios, tornando-os mais competitivos e sustentáveis. “Os pequenos negócios mantidos pelos empreendedores locais são a forma mais eficiente de se iniciar o processo de fixação da riqueza local em todos os segmentos da economia”, assegura Claudiana. No município, já estão sendo realizadas ações voltadas para o apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) e às Micro e Pequenas Empresas (MPE), como a implementação da Lei Geral, instalação da Sala do Empreendedor e nomeação do agente empresarial, além da determinação de licitações para compras públicas junto às MPE da cidade.

Após esta fase e a concretização do novo Plano de Desenvolvimento, a Prefeitura vai gerar dados estatísticos para municiar o Sebrae e as demais entidades empresariais, instituições financeiras e investidores sobre a realidade econômica local, aproximar o mercado das pequenas empresas, gerar fluxos na cidade com resultados positivos para os restaurantes, lojas de confecções, farmácias, hotéis e supermercados, além de atrair, através de grandes eventos, olhares de empreendedores e de governos para a região, apresentando suas nuances e suas potencialidades.

Prefeitura de Ilhéus inicia pagamento dos salários de junho

Prefeitura de Ilhéus inicia pagamento dos salários de junho
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, autorizou o início do pagamento da folha dos servidores municipais referente a junho ainda dentro do mês. Nesse sentido, o secretário municipal da Fazenda, Marco Antonio Carmo, confirmou que foram enviadas nesta quinta-feira, dia 27, para a instituição bancária, as folhas de todas as secretarias municipais para pagamento nesta sexta-feira, 28 de junho, data de aniversário da cidade.
No caso dos servidores da secretaria de Educação, o secretário de Administração, Ricardo Machado, informou que diante das limitações de verbas oriundas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o pagamento será feito - também nesta sexta-feira – aos funcionários com faixa salarial de até R$ 2.409,00.

Ricardo Machado ressaltou que “à medida que os recursos do Fundeb forem chegando, o pagamento dos demais lotes de salários da Educação será realizado”. Ele lembrou que uma das prioridades do prefeito Jabes Ribeiro é quitar o salário dos servidores até o quinto dia útil de cada mês.

Prefeitura promove seminário para discutir feiras livres de Itabuna


Prefeitura promove seminário para discutir feiras livres de Itabuna
            A Prefeitura vai promover, no próximo dia 8, no Escritório Local da Ceplac, a partir das 14 horas, o 1° Seminário sobre Feiras Livres de Itabuna. O encontro, com o tema “Organizar para valorizar nosso feirante”, tem como finalidade discutir a atual situação da feira do bairro São Caetano. Já confirmaram presença, além dos feirantes, os representantes do Serviço de Inspeção Municipal e da Vigilância Sanitária. 
            Outros três novos encontros similares já estão agendados para este mês. No dia 15 será com os feirantes da Califórnia. Dia 22, com representantes do Centro Comercial de Itabuna, e dia 29, com os participantes da Feira do Produtor e do bairro da Mangabinha. Os dados e as sugestões coletados nesses encontros serão apresentados no I Fórum Municipal das Feiras Livres, já programado para o dia 22 de agosto.           
            O seminário está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e, de acordo com o diretor do Departamento de Agricultura, Cooperativismo e Associativismo, Cláudio Robério Silva Mendes, no primeiro momento o encontro, além de traçar o diagnóstico situacional das feiras livres, servirá também para a coleta de informações para a regulamentação do setor. A proposta de um novo modelo de funcionamento das feiras livres, incluindo a padronização das barracas, é do prefeito Claudevane Leite.
            O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho, destacou a importância desses encontros não apenas para o fortalecimento como também para o desenvolvimento de ações conjuntas para a organização das feiras livres da cidade que se encontra em situação decadente.

            Lanns adiantou que novas parcerias já estão sendo mantidas visando potencializar e desenvolver oportunidades de ampliação das feiras livres, além de reforçar a capacidade comercial e cultural destes locais de abastecimento da população. “Estamos trabalhando para transformar as feiras do município numa grande referência comercial, que poderá até servir de modelo para outras feiras livres na região”, disse, acrescentando que levantamento da Secretaria da Agricultura aponta que existem mais de três mil feirantes em Itabuna comercializando os mais variados tipos de produtos como cereais, hortigranjeiros, frios e laticínios, doces, temperos, carnes, cereais e lanches.  

quinta-feira, 27 de junho de 2013

PARA REFLETIR

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.”

Oscar Wilde

MARYA LAURA

MARYA LAURA

Por João Queiroz em 25/06/2013

Movimentando constantemente,
A Terra, generosamente,
Rodopia em seu eixo. Ficamos na posição de
Yoga, e então, passamos a imaginar o quanto sentimos,
Agradecidos, pelos

Lampejos de luz que nos
Aquece, gera vidas e...
Uma a uma,
Ramifica e frutifica
A grande esperança existente dentro de nós

Termina nesta quinta-feira mutirão de saúde do Bolsa Família

Termina nesta quinta-feira mutirão de saúde do Bolsa Família
Termina nesta quinta-feira, dia 27, o mutirão para pesagem e vigilância da saúde dos beneficiários do Bolsa Família, em Ilhéus, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O objetivo da ação, que teve início na última terça-feira, dia 25, é regularizar o cadastro das famílias, para que estas permaneçam recebendo os benefícios do programa, parte integrante do Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que atende hoje aproximadamente 21.764 famílias no município.
  Para ser beneficiária, a família deve estar com as áreas de saúde, educação e assistência social regulares, conforme as determinações do programa. Com relação à saúde, é preciso acompanhar a vacinação, pesagem e o desenvolvimento das crianças entre zero e sete anos. Mulheres de todas as idades devem realizar a pesagem também. As gestantes ou lactantes precisam realizar pré-natal para acompanhar a saúde do bebê.

Em relação à educação as crianças na faixa etária de 6 a 15 anos devem ter frequência escolar mínima de 85%, e os que estão entre 16 e 17 anos devem ter no mínimo 75% da frequência escolar. No tocante à assistência social, crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco ou em situação de trabalho devem fazer parte de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de programas como Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o Serviço de Convivência de Vínculos para Adolescentes (ProJovem)  e alcançar frequência mínima de 85% de participação nos programas.

Prefeitura define praças de Itabuna que terão internet gratuita

Prefeitura define praças de Itabuna que terão internet gratuita
A Prefeitura de Itabuna concluirá no segundo semestre a implantação da primeira etapa do projeto Cidade Digital, com a instalação de três pontos de acesso gratuito a internet nas praças Rio Cachoeira, na Avenida Mário Padre; José Bastos, no centro da cidade, e terminal rodoviário, no Centro Comercial de Itabuna.
De acordo com o secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, o objetivo do projeto é a inclusão digital, assegurando a população o acesso à internet de banda larga gratuita e de qualidade. “O projeto visa proporcionar mais um atrativo para as pessoas que frequentam as praças públicas e também aos estudantes que os pais compram um notebook, mas que não têm como bancar mensalmente a assinatura do acesso à internet”, afirmou o secretário.   
 O município também definiu os 13 pontos de acesso do governo (PAG), que vão funcionar na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano; sede da Guarda Municipal, 15º Batalhão da Polícia Militar, secretarias de Saúde, Trânsito, Assistência Social, Hospital de Base, Policlínica 2 de Julho, prédio da prefeitura, Samu, Câmara de Vereadores, gráfica da UESC, na rua Juca Leão, e Instituto Municipal Ensino Aziz Maron (Imean), no centro da cidade.
Telecentro
Wenceslau Júnior afirma que no ponto na Paróquia Santa Rita será instalado um telecentro comunitário com 20 computadores para a comunidade, principalmente os estudantes carentes da região do bairro São Caetano. Para assegurar o acesso à internet a diferentes pontos da cidade, serão implantados 15 km de fibra ópticas.
O secretário explica que o projeto Cidade Digital, implantando em parceria como o Ministério das Comunicações, prevê ainda a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede e implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde. Os pontos terão velocidade de 100 megabytes para os PAGs e PAPs.

A meta da Prefeitura de Itabuna é levar, a médio prazo, internet banda larga para as praças públicas em toda a cidade. “Uma das preocupações do governo é oferecer a opção para crianças e jovens ficarem mais tempo nos espaços públicos”, finaliza Wenceslau.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

PARA REFLETIR

"Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra."

William Shakespeare

BARRAGEM DE ITAPÉ! É UM ENGODO?

BARRAGEM DE ITAPÉ! É UM ENGODO?
Por João Queiroz

Oficialmente o Projeto da Barragem do Rio Colônia para ser implantado em Itapé foi lançado em 2012, o orçamento previsto para ser aplicado na obra foi de R$ 53.000.000,00 (CINQUENTA E TRÊS MILHÕES DE REAIS) e o prazo para conclusão dos serviços foi estipulado para abril de 2014.
Várias reuniões foram realizadas entre os responsáveis pela Construtora CERB, os proprietários de terras a serem indenizadas, e ainda, produtores, pecuaristas, representantes de entidades, representantes das sociedades civil e organizadas de Ilhéus e Itabuna e representantes do Governo Estadual. Todas as alegações e procedimentos que viabilizassem o início da obra foram acertados. Os primeiros pagamentos indenizatórios com data pré-fixada foram e não pagos.
A obra foi iniciada, onde através de atos pífios e simbólicos, ficou marcada como um verdadeiro estardalhaço para assim justificar o efeito do Projeto.
A realidade, porém é literalmente outra, a indenização foi recebida apenas por 05 (CINCO) proprietários de terras, os demais ficaram a “ver navios”. A maioria dos credores procurou o setor financeiro da empreiteira em Itapé que, segundo eles, ouviram que a empresa não tem dinheiro para quitar as referidas indenizações.
Movimentos estão sendo realizados pelos proprietários prejudicados para chamar a atenção do Governo do Estado para que solucione o caótico problema, a exemplo de bloqueios da BR 415 e interdição da via que dá acesso à “barragem”.
Segundo informações, o Governo do Estado alega que já repassou os devidos valores para quitação das indenizações.
O Povo quer saber, na realidade:
Qual a data do repasse dos valores e onde está o documento que comprova o ato?
Quem é o real responsável para quitar as indenizações, a Empresa ou o Governo do Estado?
Porque até a presente data os proprietários das terras não receberam?
Será que o Governo do Estado está usando o Projeto da “Barragem” como mais um engodo político?
Será que o Governo do Estado, mais uma vez, irá transformar sérios e pacatos cidadãos em meros palhaços?

Com a palavra... O Governo do Estado.

André Vargas defende o adiamento da votação da PEC 37

André Vargas defende o adiamento da votação da PEC 37
O presidente em exercício da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), defendeu nesta quarta-feira (19) o adiamento para o segundo semestre a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/11, que restringe a investigação criminal às polícias federal e civis. A informação é da Agência Câmara.
Segundo o de, nenhum partido definiu posição sobre a proposta e os líderes não têm consenso. “Não tem nenhum partido com posição fechada. É um tema muito polêmico. A PEC como está não parece a equação ideal compreendida pela maioria da Casa. O que é ideal é a regulamentação para conter os excessos”, afirmou.
A rejeição da PEC 37 é uma das reivindicações dos protestos ocorridos em diversas cidades do País desde o fim da semana passada.

Fonte: Agência Senado

Comissão aprova 13º salário isento de Imposto de Renda

Comissão aprova 13º salário isento de Imposto de Renda
O 13º salário poderá ficar isento do Imposto de Renda das Pessoas Físicas, conforme projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (19) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A proposta é de autoria do senador Lobão Filho (PMDB-MA) e agora segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), da qual receberá decisão terminativa.
Ao apresentar o projeto de lei do Senado 266/2012, o senador Lobão Filho argumentou que há distorções na lei que trata do Imposto de Renda (Lei 7.713/1988). Ele explicou que a incidência do tributo é feita na fonte com aplicação das mesmas alíquotas da tabela progressiva, o que não permite que o décimo terceiro salário receba os mesmos abatimentos e deduções e, assim, a cobrança acontece com o uso de alíquotas mais altas.
Para o autor, o 13º salário é importante tanto para o trabalhador como para a economia. Em sua justificação, Lobão Filho observou que esse recurso do trabalhador dinamiza a economia, atua com significativa função social, bem como contribui para a redistribuição de renda.
Esse adicional, ressaltou o relator da matéria, senador Jayme Campos (DEM-MT), movimenta as compras de final de ano, em especial no período natalino, inserindo os trabalhadores no mercado de consumo. Além disso, observou, o 13º salário contribui para a formação de poupança que socorre os cidadãos em momentos de endividamento ou de excesso de despesas, como as de educação em início de ano.
Jayme Campos disse que, de acordo com a Receita Federal do Brasil, a estimativa de renúncia fiscal em 2013, com a aprovação do projeto, seria de quase R$ 7,5 bilhões, valores que chegariam a R$ 8,2 bilhões, em 2014, e R$ 9 bilhões, em 2015. O relator, da mesma forma que o autor, ressaltou que a medida não vai afetar o orçamento do governo federal, uma vez que os valores renunciados retornarão aos cofres públicos sob a forma de tributos incidentes sobre o consumo.
Na avaliação da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o sistema tributário brasileiro é equivocado ao taxar os recursos do trabalho. Também na opinião do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), há diferença entre salário e renda, o que é confundido na legislação do imposto.
Para o presidente da CAS, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), a experiência de baixar a tributação sobre o salário poderia demonstrar que é melhor reduzir esses índices para estimular a economia.

Fonte: Agência Senado

Transparência e compreensão marcam reunião do Pacto por Ilhéus

Transparência e compreensão marcam reunião do Pacto por Ilhéus
A primeira reunião do Pacto por Ilhéus, proposto pelo prefeito Jabes Ribeiro na última sexta-feira, dia 14, após demonstração do balanço financeiro municipal referente ao primeiro quadrimestre 2013, teve uma ampla participação dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada e foi marcada por um clima de compreensão e de otimismo em relação ao futuro das negociações que irão definir as soluções para as pautas de reivindicações dos sindicatos que representam os servidores da administração municipal. Uma demonstração do espírito de compreensão foi dado pela presidente da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), professora Enilda Mendonça, ao elogiar o posicionamento da Prefeitura pela transparência na condução dos processos de negociação e garantir que a entidade representativa dos professores estará presente a todas as discussões que se fizerem necessárias para se chegar ao consenso que se melhor para a categoria e para o município.         
O encontro, na manhã desta quarta-feira, dia 19, reuniu lideranças sindicais, representantes de órgãos públicos e de entidades da classe empresarial, organizações não governamentais, associações de moradores e de pais de alunos da rede de ensino, jornalistas, radialistas e terminou com a formação de uma mesa permanente de negociações, constituída por quatro representantes do Poder Municipal - as Secretarias de Administração, Planejamento e a Procuradoria Geral e a Corregedoria - e os dirigentes das entidades sindicais ligadas aos servidores, que deverá conduzir todas as discussões a respeito das pautas de reivindicações, tanto as de caráter financeiro quanto as ligadas às melhorias das condições de trabalho e de gestão. A primeira reunião da comissão com os representantes sindicais já está marcada para esta próxima sexta-feira, dia 21, quando serão apresentados todos os documentos que comprovam a situação financeira da administração municipal, inclusive os balancetes mensais, de modo a permitir uma análise criteriosa de todo o quadro antes de se começar o processo de discussão a respeito das reivindicações salariais de cada categoria.
Transparência total - Devido à gravidade da situação do município, o prefeito Jabes Ribeiro salientou que o Pacto por Ilhéus significa a única saída para compatibilizar a capacidade financeira do município com as demandas sociais e de custeio da máquina administrativa. Além da comissão de negociação, que compõe a mesa permanente, o Pacto conta ainda com um Conselho de Observadores que devem acompanhar as discussões e debates entre o governo e os sindicatos dos servidores. Mas, como o compromisso é de total transparência, o prefeito afirmou que todos os documentos estarão à disposição de qualquer cidadão que deseje analisar os demonstrativos financeiros das receitas e despesas da administração.
Dos seis sindicatos que representam os servidores municipais estiveram presentes à primeira reunião do Pacto por Ilhéus diretores da APPI e do Sindiacs/ACE (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia), mas todas outras entidades deverão participar da mesa permanente de negociações a convite da Prefeitura.
Novas demonstrações – Durante a reunião desta quarta-feira, Jabes Ribeiro fez nova demonstração das contas municipais, fazendo um paralelo entre a folha de pagamento e a média de arrecadação e reafirmou a obrigatoriedade do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. “O não cumprimento da lei sobre as questões fiscais e orçamentárias representa o caos total, como atrasos de salários, redução dos serviços prestados à população e até o enfraquecimento do comércio”, observou o prefeito.    
Durante a apresentação o prefeito fez um balanço da folha salarial e do comprometimento da receita municipal durante os cinco primeiros meses de 2013, e os ajustes necessários para que o município fique no limite prudencial determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “Considerando uma receita média de R$ 20 milhões no primeiro quadrimestre e as despesas de R$ 12.752.41, referente à folha de abril, teríamos que fazer um corte de R$ 2.492.41, para ficarmos no limite prudencial da LRF, que determina o comprometimento de 51,3% das receitas municipais”, demonstrou o prefeito.
Em outro quadro explicativo, Jabes Ribeiro mostrou que, com o acréscimo de algumas despesas previstas, o quadro fica ainda mais grave. “Além dos acréscimos com professores substitutos que tivemos que contratar para suprir as faltas dos titulares e o impacto mensal do piso nacional da Educação, teremos uma folha de R$ 13.413.250, o que representa um excedente de R$ 3.153.258 sobre a determinação da LRF”, demonstrou o prefeito. “Com isto, teríamos que fazer um corte de 23,5%, com despesas com a folha”.    
Para o prefeito, o demonstrativo indica a urgência da interação entre governo e sociedade. “Precisamos urgentemente iniciar as negociações, quem tem mais pressa somos nós, muito mais que os sindicatos que têm que resolver seus problemas, o governo e a cidade têm mais pressa” afirmou Jabes Ribeiro. “Mas temos pressa dentro das recomendações legais”, frisou. Na ocasião, a presidente da APPI, Enilda Mendonça, fez algumas observações em torno das planilhas apresentadas pelo governo, na última sexta-feira, dia 14, as determinações da LRF, a partir de estudos feitos pelo sindicato, e o prefeito, além de agradecer a participação da APPI, observou que os números apresentados pela representante sindical serão debatidos de forma ampla e transparente durante as reuniões da mesa permanente de negociação e que quaisquer divergências serão resolvidas da mesma maneira, à base do diálogo.
Jabes Ribeiro fez questão de observar que durante todo o processo de negociação com os sindicatos, a administração municipal de Ilhéus terá como base algumas premissas básicas, a exemplo da manutenção dos postos de trabalho, assegurar a manutenção de direitos adquiridos, o caráter provisório de qualquer alteração que seja pactuada (ou seja, quando a situação se normalizar, as mudanças podem ser revertidas) e a delimitação de critérios justos e equânimes para todas as categorias. “Na nossa análise, o pior que pode acontecer seria tirar o posto de trabalho de um pai ou mãe de família”, destacou o prefeito.    
Participaram da primeira reunião do Pacto por Ilhéus, como integrantes do Conselho de Observadores, representantes do Rotary, do Lions do pontal e internacional, dos conselhos de saúde, educação e de contabilidade, do Instituto Nosso Ilhéus, da diocese municipal e da Associação dos Ministros Evangélicos de Ilhéus (AMEI), da Associação Comercial e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ilhéus, além de representantes da Associação de Turismo de Ilhéus, e da Ordem dos Advogados do Brasil - subseção Ilhéus.

Também participaram da reunião, representantes dos sindicatos dos radialistas, dos bancários, dos taxistas, dos comerciários, dos agentes comunitários de saúde e do comércio varejista de Ilhéus. Ainda participaram do encontro a associação dos moradores dos bairros do Hernani Sá, do São Miguel e das mulheres Ilheenses, bem como a Associação de Pais do município. Membros da União Geral dos Trabalhadores de Ilhéus, da Federação de Moradores, do Conselho de Fundeb e da Maçonaria Regeneração Sul Bahia também estiveram presentes na primeira reunião do Pacto por Ilhéus.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em respeito à população e aos movimentos sociais dos trabalhadores e estudantes, a Prefeitura de Itabuna informa que não autorizou qualquer aumento no preço das passagens de ônibus. Até o momento, o que houve foi uma votação no Conselho de Transportes propondo um valor que não foi aceito pelo prefeito municipal.
Em tempo, o prefeito Claudevane Leite esclarece que o reajuste na tarifa de ônibus está condicionado à melhoria dos serviços prestados e que não tem data marcada para acontecer.
Prefeitura de Itabuna

Construindo com você um tempo novo.

Prefeitura altera coleta de lixo no feriado de São João em Itabuna

Prefeitura altera coleta de lixo no feriado de São João em Itabuna
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur decidiu alterar, temporariamente, a coleta domiciliar de lixo na zona urbana de Itabuna devido aos festejos juninos. Excepcionalmente, a coleta será feita exclusivamente no domingo, 23. Com isso, não haverá a coleta na segunda-feira, 24.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, afirma que oito caminhões compactadores, duas caçambas e uma retroescavadeira, além do serviço de varrição de ruas com toda a sua equipe, estarão em atividades no domingo para a limpeza da cidade. Na terça-feira, 25, o Departamento de Limpeza Pública vai executar um faxinaço em toda a cidade.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

PARA REFLETIR

"Grandes realizações são
possíveis quando se dá atenção
aos pequenos começos."
Lao Tse

“O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las.”

Francis Bacon

PASSEATA EM ITABUNA – ACORDA BRASIL

PASSEATA EM ITABUNA – ACORDA BRASIL







Os estudantes e demais pessoas de Itabuna também participaram do dia nacional do protesto.
Um grande número de pessoas saiu às ruas para dizer não ao aumento do valor das passagens dos coletivos que circulam na cidade. Entre as reivindicações ainda constam a solicitação de melhorias nos setores da saúde, educação, segurança e maior empenho ao combate a corrupção, entre outras.
Segundo informações, está previsto para hoje mais uma passeata que será realizada por um grupo de pessoas, a concentração está prevista para ser no Jardim do Ò no Centro da cidade. Ainda segundo as informações, o horário deve coincidir com o funcionamento do funcionamento do comércio existente por toda a artéria da Avenida do Cinquentenário.

Essa passeata estava prevista para acontecer amanhã, 20, e hoje seria realizada em Ilhéus. Os coordenadores do protesto mudaram de estratégia e transferiram para hoje a passeata de Itabuna.

SÃO JOÃO NO SESP EM ITABUNA

SÃO JOÃO NO SESP EM ITABUNA









Um grupo de pessoas, em sua totalidade só mulheres, brincaram, degustaram deliciosas iguarias da época e ainda divertiram dançando ao som de músicas juninas.
O extrovertido e alegre grupo comemoraram, na manhã de ontem (18), os festejos juninos exalando descontração.
O evento aconteceu em uma das salas onde abriga a sede da antiga Fundação SESP.
A ideia e coordenação foram da Drª Clara Câmera, que atua como psicóloga naquele setor de atendimento médico.
E como não poderia deixar de ser, registramos o ocorrido com a maior satisfação.

CARTA À JOÃO QUEIROZ

CARTA À JOÃO QUEIROZ

Caro João,

Como o melhor presente para um comunicador é um furo de reportagem, no dia do seu aniversário eu liguei prá você para lhe presentear com a notícia, em primeira mão, da minha saída da Secretaria de Saúde de Itabuna, mas não lhe encontrei.
Terei que arranjar outro presente, mas como você ainda vai querer saber o que ocorreu, resolvi fazer um relato, na verdade uma avaliação, passados já dez dias do acontecido.
 O recente episódio do meu desligamento da equipe de Saúde do município de Itabuna, graças à repercussão exacerbada que teve, me divide em duas metades: em uma, sou o técnico Humberto Barreto, médico-sanitarista, servidor municipal há 30 anos e federal há 25. Noutra, sou Humberto Barreto, cidadão, itabunense do bairro da Conceição, morador de outro lugar apenas nos anos em que fez faculdade e nos anos seguintes à formatura. O técnico exulta com o reconhecimento da sociedade, manifestada exaustivamente em veículos de comunicação, nas rodas de conversa, nos encontros com os colegas de trabalho, nas mensagens expressas em redes sociais, etc. O cidadão está entristecido com a súbita perda de esperança que o mesmo episódio desencadeou, e preocupado com a nuvem escura que encobriu o céu azul que insistia em vislumbrar, com otimismo mal avaliado.
 A possibilidade de convivência pacífica entre as duas metades é grande, principalmente pelo hábito que tenho de avaliar rotineiramente minha conduta, não portar complexos que levem à necessidade de aparecer ou tendência à depressão diante de adversidades de qualquer monta. Seguirei a rotina de atendimento no ambulatório de dermatologia sanitária, e esta atividade provavelmente ocupará a maior parte do meu pensamento. Nos outros momentos, enquanto cidadão, tentarei superar a decepção de ter constatado na própria pele que minha sofrida cidade ainda passará um tempo carecendo de um comandante portador das inseparáveis qualidades que são seriedade e determinação.

Grande abraço,

Humberto Barreto.

NOTA DO EDITOR:
É lamentável o fato ocorrido, a exoneração de Dr. Humberto Barreto, porém, quem mais ficará prejudicado com essa errônea ação, provavelmente provocada por INVEJA de UM, é a população itabunense que deixará de contar com os valorosos préstimos públicos dedicados com amor, sinceridade, honestidade e simplicidade, por esse excelente profissional médico, Dr. Humberto Barreto.

JOÃO QUEIROZ
JORNALISTA/DIRETOR/EDITOR

JORNAL MACRO SUL NOTÍCIAS

SÃO JOÃO DA OAB

SÃO JOÃO DA OAB

CHEGA BRASIL!! ACORDA BRASIL!!

CHEGA BRASIL!!
ACORDA BRASIL!!



VAMOS ACORDAR O BRASIL PARA O MOVIMENTO NACIONAL "CHEGA BRASIL" CHEGA DE AUMENTOS ABUSIVOS - CHEGA DE POLITICOS "FICHAS SUJAS" - CHEGA DE CORRUPÇÃO - CHEGA DE IMPUNIDADE -CHEGA DE RODOVIAS COM PEDÁGIOS - CHEGA DE BOMBARDEIOS TRIBUTÁRIOS- CHEGA DE IMCOMPETÊNCIA - CHEGA DE IMPUNIDADE!!!!...

Passe adiante a nossa indignação e chega de ser carneiro do sistema... O povo brasileiro não aguenta mais!

LEITOR DÁRIO COLABORA!

LEITOR DÁRIO COLABORA!








Primeira foto retrata o abandono da prefeitura da Praça Camacã (foco de dengue,etc) não faz o dever de casa;;
Segunda foto, também na Praça Camacã descaso com o monumento a Bíblia; 
Policlínica Municipal (02 de Julho) com a frente precisando de uma reforma urgente;; 
Foto do crime ocorrido ontem no bairro Lomanto;;
Foto do ônibus escolar A CAMINHO DA PRAIA DOS MILIONÁRIOS o mesmo já aconteceu com vários de outras cidades usando de maneira errada o ônibus escolar;;
O corrimão da ponte do MARABÁ após a retiradas das plantas "baronesas" não são parafusadas  deixando a população em perigo;;

Veja a ultima foto O GRANDE EXEMPLO DAS CIDADES NO INTERIOR DE MINAS GERAIS, as feiras livres são cobertas e organizadas.