AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PARA REFLETIR


"Muitas ideias se desenvolvem melhor quando transplantadas em outra mente do que naquela onde surgiram."
Oliver Wendell Holmes

ISABELLY SERÁ A ETERNA CAMPEÃ


ISABELLY SERÁ A ETERNA CAMPEÃ


ISABELLY ANDRADE FOI VICE CAMPEà DA 2ª ETAPA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE ÁGUAS ABERTAS QUE ACONTECEU NESTE ÚLTIMO DOMINGO 24 EM SANTA CATARINA COM O PERCURSO DE 5 KM. DIA 09/03 SERÁ A 1ª ETAPA DO CAMPEONATO BAIANO EM SALVADOR E 17/03 A 3ª ETAPA DO BRASILEIRO EM FOZ DO IGUAÇU. NO ANO PASSADO ELA FOI CAMPEà BAIANA . ATLETA REVELAÇÃO E CAMPEà NORTE/ NORDESTE EM MAÇEIÓ. OBRIGADA POR ESTAR SEPRE DIVULGANDO  OS RESULTADOS DE BELLY NO SEU JORNAL, AFINAL VC FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA  QUE COMEÇOU A 7 ANOS ATRÁS. 

CALOR NO CARRO - IMPORTANTE SABER !!!


CALOR NO CARRO - IMPORTANTE SABER !!!
Mesmo quem não tem carro, vale ler, pois as vezes "andamos de carona" !
Preste atenção!!!! Isto é importante!
Um carro estacionado na sombra durante um dia com as janelas fechadas, pode conter de 400@800 mg. de Benzeno. Se está no sol a uma temperatura superior a 16º C., o nível de Benzeno subirá a 2000@4000 mg, 40 vezes mais o nível  aceitável .
A pessoa que entra no carro mantendo as janelas fechadas inevitavelmente aspirará em rápida sucessão, excessivas quantidades desta toxina.
O Benzeno é uma toxina que afeta o rim e o fígado. E o que é pior, é extremamente difícil para o organismo expulsar esta substância tóxica.
 Ar condicionado ou ar simples dos Automóveis:
O manual do condutor indica que antes de ligar o ar condicionado, deve-se primeiramente abrir as janelas e deixá-las assim por um tempo de dois minutos, porém não especificam "o por que", só deixam entender que é para seu "melhor funcionamento".
Aqui vem a razão médica:
De acordo com um estudo realizado, o ar refrescante antes de sair frio, manda  todo o ar do plástico quente o qual libera Benzeno, que causa câncer (leva-se um tempo para dar-se conta do odor do plástico quente no carro). Por isto é a importância de manter os vidros abertos uns minutos.
"Por favor não ligar o ar condicionado ou simplesmente o ar, imediatamente ao se entrar  o carro.
Primeiramente deve-se abrir as janelas e depois de um momento, ligar o ar e manter as janelas abertas uns 2 (dois) minutos."
Além de causar câncer, o Benzeno envenena os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue.
Uma exposição prolongada pode causar Leucemia, incrementando o risco de câncer.
Também pode causar um aborto. O nível apropriado de Benzeno em lugares fechados é de 50 mg/929 cm2.
Assim amigos, por favor, antes de entrar no carro, abrir as janelas e a porta para assim dar tempo a que o ar interior saia e disperse esta toxina mortal.

"QUANDO ALGUÉM RECEBE UMA INFORMAÇÃO VALIOSA E SE BENEFICIA DELA, TEM OBRIGAÇÃO MORAL DE PARTILHAR COM TODOS " !!

Prefeito classifica como boato notícia de que a Bamin sairá de Ilhéus


Prefeito classifica como boato notícia de que a Bamin sairá de Ilhéus
No início da tarde desta quarta-feira (27), o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, desmentiu a notícia de que a Bahia Mineração (Bamin), empresa que pretende construir e operar um terminal privativo no Complexo Intermodal Porto Sul, esteja com a intenção de sair do município. A afirmação foi feita pelo prefeito durante o Programa Balanço Total, apresentado pelo radialista Jota Carlos e veiculado de segunda a sábado pela Rádio Santa Cruz AM.
Na oportunidade, Jabes Ribeiro informou que conversou a respeito do assunto com o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Rui Costa, e também com o presidente da Bamin, José Francisco Viveiros. Segundo ele, ambos reforçaram mais uma vez o desejo de que, logo após a resolução de todas as etapas necessárias, as obras do Porto Sul possam ser iniciadas. “Quero reafirmar, neste momento, que essas notícias não passam de boatos. O Complexo Intermodal é uma prioridade da Bamin, dos governos estadual e federal, de Ilhéus e, sobretudo, de todos os que amam esta cidade e esta região”.
Presente em Ilhéus desde 2008, a Bamin é uma empresa que tem como objetivo a comercialização de minério de ferro para a indústria siderúrgica. Para tanto, a empresa extrai e beneficia, de forma sustentável, o minério de ferro, transformando-o em matéria-prima para produtos que são essenciais para a vida moderna, a Bahia e, conseqüentemente, para todo o país.
Ponte - Na entrevista, o prefeito ainda informou sobre os contatos que manteve, em Salvador, com dirigentes de órgãos da administração estadual, na segunda e terça-feira (dias 25 e 26), destacando especialmente o encontro com a direção do Derba, para tratar da nova ponte de Ilhéus ligando o centro à zona sul da cidade. O projeto de engenharia da nova ponte já está concluído e a expectativa é que a ordem de serviço para o início da obra já seja assinada neste semestre pelo governador Jaques Wagner.
Jabes Ribeiro disse que o principal foco da conversa girou em torno da compatibilização dos acessos da nova ponte com o sistema viário de Ilhéus. Um exemplo disso é a intenção de se fazer uma nova pista que sairá da área da Avenida Dois de Julho indo até a altura do Centro de Convenções, na Soares Lopes, servindo para receber o tráfego gerado pela nova ponte.
O prefeito fez questão de salientar que, tanto o governador Jaques Wagner quanto o vice-governador Otto Alencar (também secretário de infraestrutura), estão tratando a construção da ponte como uma prioridade da administração estadual.

Cacauicultores baianos realizarão protesto contra importação de cacau


Cacauicultores baianos realizarão protesto contra importação de cacau
Os produtores de cacau do Sul da Bahia estão organizando um manifesto, com intuito de barrar as importações de cacau. Segundo informações, chegará à região uma nova carga com 5.000 (cinco mil) toneladas de cacau, no próximo dia 4 de março, originaria de Gana. 
A intenção é unir as instituições representativas da cacauicultura, todos os produtores de cacau e a sociedade civil organizada, no próximo dia 5 de março, à partir das 9h, no Porto do Malhado em Ilhéus, em uma manifestação contra as importações de cacau, afim de, solicitar das autoridades competentes medidas emergenciais para controlar as entradas de cacau.
A Bahia, nesta última safra 2012/2013 fechou com aproximadamente 137 mil toneladas, um recorde de produtividade. No entanto, grande parte da produção ainda está armazenada em depósitos, porque as indústrias não estão comprando as amêndoas, gerando assim, deságio sobre o preço na Bolsa e preço baixo no mercado interno. Esta semana a arroba do produto tem sido comercializada no eixo Ilhéus-Itabuna a R$58,00–60,00.
Fonte: Mercado do Cacau

ABNT: não é preciso mais normas de segurança para espaços de eventos


ABNT: não é preciso mais normas de segurança para espaços de eventos
O diretor de Relações Externas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Carlos Santos Amorim Junior, negou que exista necessidade de novas normas para garantir a seguranças de espaços para eventos. “As normas já existem, basta aplicá-las”, afirmou. Ele informou, contudo, que, no caso da ABNT, o cumprimento das normas não é obrigatório.
De acordo com Amorim Junior, as 60 regras estabelecidas pela associação incluem, por exemplo, a presença de:
- portas que abrem para o lado de fora;
- brigada de incêndio, dependendo do tamanho do prédio;
- extintores de incêndio periodicamente testados; e
- plano de emergência contra incêndios.
Amorim Júnior participou nesta quarta-feira (27) de audiência pública realizada pela comissão externa da Câmara que acompanha as investigações sobre o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), para discutir normas gerais de segurança em casas de espetáculos e similares. Hoje faz um mês que ocorreu a tragédia na cidade gaúcha que resultou na morte de 239 pessoas até o momento.
O coordenador da comissão, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), salientou que o colegiado vai estudar quais normas são fundamentais para dar-lhes força de lei. Ele explicou que a norma, ao contrário de uma lei, não prevê punição se não for cumprida. “A norma da ABNT diz como deve ser a porta de emergência, mas o município tem que ter autonomia para, na sua lei municipal, adotar ou não essa norma. O problema é que, caso não adote, não há nenhuma consequência para aqueles que tomaram a decisão de não cumpri-la”, afirmou.
Fiscalização de engenheiros
O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, afirmou que a legislação não prevê que engenheiros participem da liberação de prédios e estabelecimentos. “O profissional não vai até lá para ver se foi tudo feito de acordo com o projeto. Quem faz isso, que dá o Habite-se é a prefeitura”, declarou.
O engenheiro lembrou, da mesma forma, que apenas as prefeituras podem lacrar casas comerciais. “O Confea não tem poder de lacre”, acrescentou.
José Tadeu observou que os projetos feitos por engenheiros estariam sempre de acordo com todas as normas de segurança, mas pode ocorrer de um proprietário descumprir o projeto, por exemplo, para cortar custos.
Na opinião do representante do Confea, não deveria existir alvará definitivo para o funcionamento de comércio. Para ele, não apenas faltam vistorias, como também falta qualificação para os responsáveis por elas. O problema seria ainda mais grave nos casos de obras modificadas a posteriori, muitas vezes com reformas que deturpam o projeto original.
Para José Tadeu, todas as vistorias de obras deveriam ser realizadas por profissionais habilitados, no caso engenheiros. Ele considera que é necessária a criação de cargos reservados para profissionais de engenharia nos corpos de bombeiros.
Próximos passos
Paulo Pimenta disse que a comissão ainda está na fase de ouvir as opiniões. “Temos duas audiências e existe uma série de outros setores que precisam também nos apresentar seu ponto de vista”, disse.
FONTE: AGÊNCIA CÂMARA NOTÍCIAS

Itagibá: prefeito anuncia piso nacional e novos programas


Itagibá: prefeito anuncia
piso nacional e novos programas
O prefeito de Itagibá, Marcos Barreto (Marquinhos) assegurou ontem (25) o pagamento do piso nacional de salários para todos os professores da rede municipal de ensino, e a parceria com o governo do estado para a construção de um colégio modelo. O anuncio foi feito durante a abertura da jornada pedagógica que vai até a próxima sexta-feira.
Marquinhos também informou a introdução da farda inteligente, programa que será implantado inicialmente em três colégios, 14 de agosto e Raimundo Santiago na sede do município, e Antonio Imbassahy no distrito de Japumirim, e beneficiará 900 alunos da rede.
 “Estamos construindo um novo momento também na educação, onde os educadores e demais profissionais da educação serão ouvidos. No nosso governo a classe vai participar”, assegurou o prefeito. Ele também ressaltou as conquistas já asseguradas na educação de Itagibá, a exemplo da contratação de dois ônibus universitários para Jequié e Itabuna.
“Breve Itagibá receberá prêmios nacionais e internacionais com os avanços na educação. Quero parabenizar a secretária de Educação Elinea e o prefeito Marquinhos. Já estão mostrando a que veio. Itagibá vai ter uma educação vitoriosa”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Planejamento de Itabuna o também professor Wenceslau Júnior presente na abertura da jornada.
A Jornada
A jornada pedagógica de Itagibá desenvolvida pela editora Positivo, reuniu cerca de 200 professores na quadra do colégio Erivan Ribeiro. Nela foram homenageados professores que se destacaram na educação de Itagibá. Um deles foi o professor José Fernandes, considerado referência para os profissionais da educação.
Primeiro prefeito do município aos 26 anos, José Fernandes é reconhecido pelos avanços da educação de Itagibá. “Foi ele quem educou muitos de nós”, disse a secretária da Educação, Elinea Souza. Hoje aos 80 anos, o educador se emocionou ao receber o prêmio. “É um dos momentos de maior felicidade em toda a minha vida” afirmou o educador itagibense e ex-prefeito reconhecido pela educação de gerações de itagibenses

Itabuna: cinco unidades de saúde reformadas estarão funcionando em até 30 dias


Itabuna: cinco unidades de saúde reformadas estarão funcionando em até 30 dias
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reestruturando e ampliando a rede básica, além de fazer novos investimentos no Hospital de Base e estreitar a relação com seus parceiros, como a Santa Casa de Misericórdia, para assegurar serviços de qualidade para a população, que nos últimos anos sofreu com o caos na atenção básica e a perda da média e alta complexidades.
De acordo com o secretário de Saúde, Renan Araujo, o primeiro passo já foi dado com a reforma, aquisição de mobiliários, conserto de equipamentos e informatização de unidades básicas de saúde. Os primeiros cinco postos estarão funcionando nos próximos 30 dias, com alguns sendo referência no atendimento a pacientes com dengue. Os postos que serão reinaugurados são: Amália Lessa (Novo São Caetano), Dílson Cordier (São Roque) Alberto Teixeira Barreto (Califórnia), José Édites (São Caetano) e Calixto Midlej Filho (Nova Itabuna).
No Hospital de Base uma das prioridades é o conserto e aquisição de equipamentos que estão totalmente ultrapassados, como o tomógrafo que foi comprado de segunda mão há mais de quatro anos. Renan lembra que o hospital tem na sua vocação o atendimento da emergência e urgência e que, por isso, precisa ser muito bem equipado. Ele observa que a unidade ainda precisa de equipamentos como mesas especiais, intensificador de imagens e arcos cirúrgicos, para a realização de procedimentos mais complexos na área de trauma.
Parcerias
Ainda visando melhorar os serviços na saúde, nesta quarta-feira o secretário Renan Araújo reuniu-se com o provedor da Santa Casa, Eric Ettinger, com diretor financeiro André Wermann e gerente de oncologia Eliane Peixoto. Durante o encontro foram debatidas ações que serão adotadas para que os hospitais São Lucas e Calixto Midlej Filho complementem o atendimento do Hospital de Base.
O secretário destaca também que toda a rede de saúde estará funcionando bem melhor com parcerias que inclui ainda o Hospital Manoel Novaes, Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi) e as clínicas. “Teremos uma relação de transparência e credibilidade com os nossos prestadores de serviços. O atual governo não cometerá os erros de ex-gestores, de contratar e não pagar pelos serviços. Estamos tendo uma retomada da confiabilidade que foi quebrada”.
Renan Araújo explica que a Secretaria de Saúde vai repactuar todos os serviços com os prestadores para que o atendimento seja bem feito uma das exigências para a retomada da gestão plena. Isso será feito de acordo com a demanda de Itabuna e região. “Temos que pensar todas as pactuações como uma só rede para que o paciente não sofra na fila de espera por um serviço que podemos oferecer”, comentou.
Na reunião, o secretário foi informado pela Santa Casa que o município tem uma dívida deixada pelos governos anteriores e também sobre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a instituição e a Secretaria de Saúde da Bahia por conta de outros débitos alegados. “Estamos retomando a relação para que haja uma ampliação e melhora dos serviços prestados”, finaliza.      
O diretor financeiro da Santa Casa, André Wermann, classificou a reunião como positiva, porque os serviços só podem ser melhorados a partir do momento em que os gestores e os prestadores dos serviços debatam as possibilidades e colocam os problemas na dimensão em que eles se encontram. Ele avalia que houve um grande avanço para melhorar a relação com o município.
Para André Wermann é possível corrigir algumas falhas, como por exemplo, nos serviços de mamografia, que a Santa Casa oferece pelo SUS, mas que a demanda tem sido muito abaixo do pacote que foi contratado. “Por isso é necessário que haja uma avaliação criteriosa para que o usuário do serviço seja realmente bem atendido”.

Câmara aprova fim da ajuda de custo para deputados e senadores


Câmara aprova fim da ajuda de custo para deputados e senadores
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) o Projeto de Decreto Legislativo (PDS 71/2011), com origem no Senado, que acaba com o 14º e 15º salários, a ajuda de custo para os parlamentares no início e no final de cada ano. O benefício será pago somente no primeiro e no último mês dos mandatos de deputado (de quatro anos) e de senador (oito anos).
A matéria vai a promulgação.
A ajuda de custo aos parlamentares foi criada pela Constituição de 1946, quando a capital era ainda no Rio de Janeiro, com o objetivo de custear as viagens dos parlamentares até à sede do Legislativo, que eram mais difíceis naquela época. A partir da Constituição de 1988, não constou mais no texto a referência à ajuda, que passou a ser disciplinada em legislação infraconstitucional.
Com informações da Agência Câmara
FONTE: AGÊNCIA SENADO

João Vicente Claudino propõe flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal


João Vicente Claudino propõe flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal
Em discurso no Plenário na noite desta quarta-feira (27), o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) disse que as dificuldades enfrentadas pelos municípios brasileiros têm uma vertente econômica e outra político-eleitoral.
O senador destacou matéria do jornal O Dia, do Piauí, que mostra que 80% das prefeituras do Brasil estão impedidas de estabelecer convênios com a União, por conta de impedimentos jurídicos.
Ele defendeu o projeto de lei do Senado (PLS) 350/2009, de sua autoria, que modifica a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/2000), flexibilizando as exigências nas transferências de recursos para os municípios. O estado do Piauí é o que apresenta prefeituras com mais problemas, já que 96% dos municípios piauienses apresentam restrições para realizar convênios com o governo federal, em razão da LRF.
Para João Vicente Claudino, o Brasil está dividido em dois países, pois uma eleição decide os governadores e o presidente da República e outra decide os prefeitos. Ele disse que é preciso "unificar as eleições", como forma de fortalecer os canais entre os municípios e a União e aumentar a sintonia administrativa entre os entes federados.
FONTE: AGÊNCIA SENADO

Líderes definem partidos que vão comandar comissões permanentes


Líderes definem partidos que vão comandar comissões permanentes
Os líderes partidários decidiram na noite desta quarta-feira a divisão das presidências das 21 comissões permanentes entre os partidos que têm as maiores bancadas na Câmara.
Na manhã desta quarta, foi aprovado o desmembramento da Comissão de Educação e Cultura para criar dois novos colegiados distintos – um para a Educação e outro para a Cultura.
A Comissão de Educação vai continuar com os 32 integrantes, e a nova Comissão de Cultura vai ter 20, com igual número de suplentes. Para que a distribuição de deputados não seja alterada, a nova comissão vai ter vagas concomitantes, ou seja, os deputados que foram titulares dela poderão ser titulares de outras comissões, como ocorre atualmente com as comissões de Legislação Participativa; e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Divisão
Confira os partidos e as comissões escolhidas para ocuparem a presidência:
PT
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Comissão de Seguridade Social e Família
Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional
PMDB
Comissão de Finanças e Tributação
Comissão de Educação
Comissão de Desenvolvimento Urbano
PSDB
Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado
PSD
Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público
Comissão de Defesa do Consumidor
PP
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional
Comissão de Minas e Energia
PR
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Comissão de Legislação Participativa
PDT
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio
PSC
Comissão de Direitos Humanos e Minorias
PTB
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
DEM
Comissão de Viação e Transportes
PSB
Comissão de Turismo e Desporto
PCdoB
Comissão de Cultura
FONTE: AGÊNCIA CÂMARA NOTÍCIAS

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

BANCOS DE ITABUNA ESTÃO SEM VIGILANTES

BANCOS DE ITABUNA ESTÃO SEM VIGILANTES






AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS DE ITABUNA AMANHECERAM, HOJE, SEM NENHUMA SEGURANÇA PARA OS SEUS CLIENTES.
O MOTIVO???
OS VIGILANTES DEFLAGARAM UMA GREVE, REIVINDICANDO MELHORIAS SALARIAIS E CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO.
O USUÁRIO TERÁ QUE PAGAR O"PATO"?
SE OCORRER UM ASSALTO DE QUEM SERÁ A RESPONSABILIDADE?

ACIDENTE NA BR 415 E OUTRAS NOTÍCIAS


ACIDENTE NA BR 415 E OUTRAS NOTÍCIAS
Foto exclusiva, meia hora, antes do acidente ocorrido antes da cidade de Firmino Alves no dia 20 de fevereiro 2013, envolvendo um carro de passeio e um caminhão baú carregado de motocicletas. Segundo informações de presentes, disseram que o motorista do carro de passeio estava bêbado. A colisão foi fatal, sem chances de ser evitada o que provocou várias vítimas fatais.








A AGERBA volta a pegar no pé dos proprietários de veículos de passeio, autuando, com base em critérios obscuros e absurdos. Dizem que a AGERBA vive em função da ROTA para agradar o deputado RONALDO CARLETTO. O assunto vem amplamente sendo divulgado e denunciado nas emissoras de radio mas parece que ninguém se manifesta. Os mais prejudicados são os habitantes da cidade de Buerarema e Barro Preto necessitam se deslocar para Itabuna. Para agravar mais ainda a reputação da ROTA, não aceitam transportar, gratuitamente, os aposentados passando por cima da lei.
As árvores na cidade de Itabuna não atendem mais o padrão urbano e ainda oferece risco a população, danificam as calçadas, ruas, esgotos domiciliares e encostam na rede elétrica, onde anda a fiscalização da PREFEITURA de ITABUNA??
A Prefeitura de Itabuna privilegia estacionamento para os motoxistas que vivem na clandestinidade, ao longo da Avenida do Cinquentenário.........POR QUE??? Se todos os veículos pagam os mesmos tributos. Melhor implantar, de vez, a ZONA AZUL!
A cidade de Itabuna está longe de ser uma cidade LIMPA. Primeiro que o povo Grapiúna é mal educado e segundo o serviço de coleta de lixo da cidade é uma "Merda", digo, ineficaz.!! As fotos são recentes e foram registradas no bairro Mangabinha, Zildolina e BR-415.
TEXTO E FOTOS: DÁRIO MATOS

Prefeitura de Ilhéus inicia processo para recuperar Teatro Municipal


Prefeitura de Ilhéus inicia processo para recuperar Teatro Municipal
Após a realização de uma vistoria técnica e tomar conhecimento do laudo elaborado pelos especialistas, a Prefeitura de Ilhéus deu início aos procedimentos para deflagrar o processo de recuperação do Teatro Municipal. A Fundação Cultural de Ilhéus (Fudaci) relacionou os equipamentos necessários para o funcionamento do teatro, os engenheiros do município estão estudando o projeto de reestruturação do prédio e o prefeito Jabes Ribeiro já entrou em contato com órgãos competentes para a formação de parcerias. “Mantivemos contato pessoalmente com dirigentes de órgãos do governo estadual e conseguimos apoio para a reforma do teatro”, informou o prefeito.
O presidente da Fundaci, Paulo Atto, explica que o teatro teve que ser fechado, conforme recomendação do laudo técnico realizado pelos engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Segundo o laudo, é preciso substituir a cobertura do sistema de ar condicionado e da calha metálica que cobre a plateia, bem como recuperar as vigas metálicas que estão sofrendo um adiantado quadro de corrosão. Ele garantiu que a interdição não trouxe danos à programação cultural do município. “De janeiro a junho, havia apenas seis espetáculos confirmados e quatro reservas”, afirmou.
Os técnicos constataram a existência de uma rachadura na calha metálica do lado direito da cobertura, o que permitiu a infiltração da água da chuva e provocou a corrosão de duas vigas metálicas que suportam parte do forro da plateia. Além disso, foi verificada que toda a estrutura metálica que sustenta a cobertura em telha de alumínio, que protege a casa de máquinas do sistema de ar condicionado, está em avançado estado de corrosão, “podendo desabar a qualquer momento”, conforme atesta o laudo.
Conforme Atto, a proposta da prefeitura é reabrir o teatro com todos os requisitos necessários para o melhor conforto dos artistas e dos espectadores. “Estamos fazendo tudo para que o teatro volte a funcionar com as melhores condições de atendimento”, destacou o presidente da Fundação.
Casa de Cultura Jorge Amado – Outro equipamento público que também receberá intervenções pontuais, para recuperar estruturas danificadas, é a Casa de Cultura Jorge Amado, mas, ali, não será necessário interditar o acesso do público. De acordo com o estudo, também realizado por técnicos da Sedur, é preciso a interdição apenas da lateral direita do prédio e do acesso à varanda do segundo pavimento do lado esquerdo, a descupinização do madeirame, além da limpeza de calhas e uma revisão no telhado.
No laudo, os engenheiros disseram ter constatado fissuras nos elementos decorativos em alvenaria nos beirais das duas laterais da fachada da Casa Jorge Amado. Também existem vazamentos em paredes do segundo e do terceiro pavimentos - e neste foi constatada a presença de brocas e cupins na madeira da cobertura.

Começam as aulas na rede pública municipal de Itabuna


Começam as aulas na rede pública municipal de Itabuna
Após dois meses de férias, mais de 25 mil alunos da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna retornaram às aulas nesta segunda-feira, nas 110 unidades escolares instaladas na cidade e na zona rural. Para marcar o início do ano letivo, as escolas programaram uma série de atividades recreativas e culturais como forma de acolher pais e alunos, promovendo uma maior interação entre a família e a equipe escolar.
Para transmitir a mensagem de boas-vindas da Secretaria da Educação (SEC), a secretária Dinalva Melo do Nascimento esteve no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), participando das atividades programadas pela escola, que é a maior da Rede e a única que oferece atendimento em tempo integral. Falando aos professores, alunos e aos pais reunidos no Ginásio de Esportes, a secretária lembrou que o ato de acolher é algo imprescindível ao processo educacional.
“Acolher bem as pessoas é condicionante para que elas se envolvam, sintam-se participantes e importantes no processo, comprometendo-se com os resultados esperados por todos, que é uma educação de mais qualidade. Neste aspecto, o Imeam deve fazer destes princípios algo indissociável da sua proposta de Educação em Tempo Integral, buscando uma maior interação com as famílias dos alunos e com a comunidade”, afirmou Dinalva.
Ela disse ainda que a inserção da arte nas salas de aula será um dos recursos que a SEC irá implementar visando promover uma melhor compreensão do processo cultural que envolve as questões do ensino-aprendizagem na formação do cidadão em sua totalidade enquanto ser. A programação de acolhida no Imeam inclui apresentações musicais e a mensagem do diretor da Escola, professor Ricardo Dantas, que aproveitou para apresentar o corpo docente e informes sobre a unidade escolar.
Expectativa dos pais
Vinda de Belo Horizonte (MG) e residindo em Itabuna desde janeiro último, Karla Cristina América Novis, que é mãe de dois novos estudantes do Imeam, falou de suas expectativas em relação à escola. “Espero que este espaço educacional possa atender à precisão de aprendizagem dos meus filhos, que também são oriundos de escola pública na capital mineira. A princípio, achei muito interessante a proposta de Educação em Tempo Integral e acredito que ela poderá atender não só as minhas expectativas, e às necessidades educacionais da minha família, mas de todos os pais que buscam o melhor para seus filhos”, argumentou.
Acompanhando dois netos com necessidades educacionais especiais, Maria Rosangela Alves da Silva Lima também falou das suas perspectivas em relação ao Imeam. “Com o atendimento em Educação Inclusiva oferecido na Rede Municipal de Ensino, inclusive aqui nesta escola, tenho a certeza de que os meus netos poderão se desenvolver melhor, em relação à aprendizagem, de maneira que eles possam interagir socialmente com mais autonomia e independência”, disse a dona de casa.
Já  o estudante Henrique Novis, 12 anos, matriculado no Ciclo da Adolescência, revelou estar muito ansioso em relação ao ensino do Imeam, a nova escola que irá estudar a partir de agora. “Acho que será muito legal, pois, além das aulas normais, poderei participar de oficinas de música e outras atividades esportivas. Isto é muito bom”, opinou o aluno que veio transferido da Rede Pública de Belo Horizonte.  Mesmo com o início do ano letivo, as escolas municipais de Itabuna ainda dispõe de vagas para alunos oriundos de outras redes.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PARA REFLETIR


"Das palavras, as mais simples. Das mais simples, as mais curtas."
Winston Churchill

"Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com os colegas é uma cortesia, com os inferiores é uma nobreza."
Benjamim Franklin

Secretaria de Saúde promove ações de combate a dengue


Secretaria de Saúde promove ações de combate a dengue
Após a realização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira), a secretaria de Saúde de Ilhéus está desenvolvendo uma série de ações do programa de combate a dengue. O Lira, realizado na primeira semana deste mês, revelou um índice de infestação de 15,9%, o que indica situação de risco. Nesse sentido, a secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, comentou que a partir de outubro do ano passado, quando foi feito o último levantamento, nada foi operado para combater o vírus, pois os profissionais do setor não tinham material para trabalhar.
“Para a realização do Lira, agora, disponibilizamos o material adequado, carros, fichas e todo o suporte necessário para atender as necessidades dos agentes”, afirmou Ledívia. A partir do resultado obtido, a secretaria intensificou a supervisão direta e indireta do trabalho de campo, que envolve a participação de 120 agentes comunitários de endemias, e o atendimento às denuncias da população nas zonas Norte, Sul, Oeste e Centro da cidade.
Segundo Patrícia Dickie, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a equipe está fazendo também o bloqueio de transmissão com máquina costal (pulverização) para os imóveis com notificação de dengue, mutirões quinzenais de conscientização e faxinaço nas localidades com alto índice de infestação, aos sábados, e implantação da equipe de monitoramento em pontos estratégicos como cemitérios, construções, sucatas, entre outros.
Patrícia declarou que os altos índices de infestação de dengue apresentados pelo município é uma preocupação da secretária Ledívia Espinheira. Em virtude dessa situação, foi também reiniciado o tratamento químico rotineiro do primeiro ciclo de 2013, com eliminação de criadouros, distribuição de telas e tampas para tonéis e tanques abertos, coleta de pneus em todas as localidades da zona urbana e a alimentação do sistema de informação sobre o agravo da dengue no SINAN pelo município de Ilhéus.
A médio prazo, outras ações são consideradas muito importantes também como providências para a reativação do Pronto Atendimento da Dengue no Hospital Geral Luiz Viana Filho e a formação de parceria com as secretarias municipais de Serviços Urbanos, para disponibilizar caçambas, roçadeiras e trabalhadores, e de Educação, com a finalidade de realizar um programa de conscientização de combate à doença na rede escolar.
A secretária destacou que é importante o cidadão receber as visitas dos agentes de endemias em sua residência para a realização das vistorias e coleta de dados. “Somente através das visitas domiciliares nossos agentes podem detectar a presença do mosquito da dengue e adotar medidas para coibir a proliferação do Aedes Aegyti”, explicou Ledívia Espinheira.

Prefeitura começa a pagar salários de fevereiro


Prefeitura começa a pagar salários de fevereiro
Como parte da política de valorização dos servidores municipais, a Secretaria da Fazenda de Itabuna depositou nesta sexta-feira R$ 2.389 milhões de reais para pagamento das folhas salariais da Administração e da Assistência. A determinação do prefeito Claudevane Leite é pagar os salários dos servidores dentro do mês trabalhado, apesar das dificuldades financeiras da prefeitura e da baixa arrecadação no início do ano.
O cronograma prossegue até o final do mês  para atender ao conjunto da administração direta e fundacional. Os servidores lotados na Secretaria de Educação, por exemplo, serão pagos dia 28, quando a Prefeitura receber o repasse Fundeb.
De acordo com o Secretário da Fazenda, Marcos Cerqueira, a determinação do Prefeito Vane visa minimizar a situação dos servidores, já que muitos deles ainda sofrem as consequências do atraso de pagamento dos salários de dezembro passado, que deixaram de ser pagos pela administração anterior e que estão sendo quitados agora, de forma parcelada, após acordo mediado pelo Ministério Público do Trabalho.
No início deste mês (dia 9), a Prefeitura há havia pago integralmente o salário de dezembro dos servidores do setor administrativo (manutenção, apoio, etc.) da Secretaria da Educação o salário integral de dezembro e antecipado a primeira das seis parcelas do acordo feito com o sindicato dos servidores da Administração, além de adiantar parte do salário atrasado de dezembro dos professores, independentemente de acordo com o sindicato.

Ângela Sousa discute com Estado mais segurança para Canavieiras


Ângela Sousa discute com Estado
mais segurança para Canavieiras
Preocupada com altos índices de violência registrados nos últimos meses em Canavieiras, o que vem assustando a comunidade e trazendo sérios prejuízos para o turismo local, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD), juntamente com o vereador Nilton Silva do Nascimento (PSD), o secretário municipal de Bem Estar Social, Edmo Nascimento, e o secretário municipal do Interior, Eriston Jesus, se reuniu com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, para solicitar mais segurança para o município. A deputada explicou que o índice de violência nas cidades do interior tem aumentado consideravelmente, daí a necessidade de uma ação maior para garantir mais segurança aos moradores e turistas.
De acordo com vereador Nilton do Nascimento, de Canavieiras, a população tem enfrentado sérios problemas com a falta de segurança no município, além do aumento de casos de homicídios. Ele ressaltou que os comerciantes estão sendo assaltados com grande frequencia e isso tem prejudicado toda a economia da região. Os secretários Edmo Nascimento e Eriston Jesus afirmaram que o efetivo e as viaturas policiais são insuficientes para atender a demanda do município e pediram para o secretário de Segurança Pública o aumento do policiamento no local. Já a deputada Ângela Sousa ressaltou que o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, tem investido na compra de novas viaturas e na formação de novos policiais, mas é preciso dar uma atenção maior aos municípios do interior, a exemplo de Canavieiras, que era uma cidade pacata, mas que nos últimos meses vem sendo afetada pelos altos índices de violência.
O secretário Maurício Barbosa reconheceu que as reivindicações da deputada Ângela Sousa e dos representantes de Canavieiras são justas e assegurou que serão movidos esforços para uma firme atuação no combate a violência no município. Uma das ações será o aumento de contingente e de viaturas para garantir a segurança na cidade. Maurício Barbosa falou das dificuldades para combater o crime em todo o estado, mas afirmou que já nos próximos dias serão desenvolvidas ações para devolver a segurança e a tranquilidade em Canavieiras. De acordo com ele, Canavieiras é reconhecida no muito inteiro pela tranqulidade, pela receptividade do povo e pelas belezas naturais. Daí a importância de investimentos na segurança, para que a cidade continue sendo um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia.
ITABUNA - Aproveitando a audiência com o secretário Maurício Barbosa, a deputada Ângela Sousa também falou sobre a necessidade de investimentos na segurança pública em Itabuna, uma vez que o município enfrenta sérios problemas com a violência e assustadores índices de homicídios. Ela solicitou novamente o apoio do secretário para dar celeridade nas obras de reforma do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. Maurício Barbosa parabenizou a deputada pelo empenho na construção do DPT de Ilhéus e ressaltou que ela foi incansável na luta pela implantação da unidade. No caso de Itabuna, Ângela Sousa falou sobre a necessidade da reforma e aquisição de novos equipamentos, além da contratação de mais servidores para o atendimento naquela unidade, tendo em vista que o DPT atende a diversos municípios regionais.

Diretores da APPI/APLB participam de curso sobre Saúde do Trabalhador


Diretores da APPI/APLB participam
de curso sobre Saúde do Trabalhador
A APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, realizou nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Canavieiras, o curso de formação de 26 diretores sindicais, representantes das cidades de Ilhéus, Una, Uruçuca, Itacaré e Canavieiras, com o objetivo de enfrentar o desafio de promover ações concretas nos locais de trabalho que modifiquem as condições de serviço e a vida dos trabalhadores em educação. O curso foi ministrado pela coordenadora nacional da Rede Vida Viva, Mara Lira, que veio à região para realizar a capacitação dos monitores.
Durante a formação foi construído um plano de implementação nas cinco cidades sob a jurisdição da Delegacia Sindical Costa do Cacau e no mês de maio desse ano será realizada a segunda etapa do curso, buscando capacitar os dirigentes sindicais para a discussão do adoecimento no local de trabalho. Como metodologia do curso foram realizadas palestras, dinâmicas em grupos, relatos sobre os problemas do adoecimento e as realidades em cada uma das cinco cidades.
A presidente da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça, informou que cursos de formação dessa natureza são fundamentais para fornecer informações sobre a legislação a respeito da saúde do trabalhador, os problemas do adoecimento no local de trabalho e ainda orientar sobre de que forma os líderes sindicais devem atuar para impedir os riscos, os abusos e garantir a vida, os direitos e a integridade física dos trabalhadores.

CAIXA LANÇA APLICATIVO DO BOLÃO NO FACEBOOK


CAIXA LANÇA APLICATIVO DO BOLÃO NO FACEBOOK
A partir de agora, é possível participar das apostas com amigos da rede social                        
A Caixa Econômica Federal lançou ontem (21), no Facebook, o aplicativo Bolão CAIXA.  Através da ferramenta, agora é possível organizar grupos de bolão com os amigos do facebook, no endereço facebook.com/loteriascaixaoficial. 

O número de participantes do bolão varia de acordo com o tipo de jogo – Mega-Sena, Quina, Lotofácil ou Dupla Sena. Pelo aplicativo, o organizador do bolão convida os amigos para participar, seleciona a modalidade lotérica, o concurso e escolhe se quer definir os números da aposta ou se todos vão participar da escolha dos números. Cada convidado receberá um aviso para confirmar sua participação, e o organizador poderá controlar quais amigos já lhe repassaram sua parte no valor a aposta, tudo pelo facebook.
“A idéia é facilitar a formação de grupo de apostadores de forma descontraída e interativa. Até mesmo os amigos mais distantes, que estão fora da cidade ou do país podem participar da aposta. Mas vale lembrar que, depois de tudo pronto, o organizador do bolão deve registrar normalmente a aposta em qualquer lotérica no país”, explicou o superintendente de Loterias da CAIXA, Gilson Braga.
Pelo mesmo aplicativo, ainda é possível localizar a casa lotérica mais próxima e imprimir o volante para a realização da aposta. “O ambiente colaborativo do facebook é perfeito para promover o sonho de ganhar nas loterias em conjunto com seus amigos. A CAIXA tem intensificado sua presença nas redes sociais e esse é mais um que tem de tudo pra dar certo”, ressalta Wolmar Vieira de Aguiar, Gerente Nacional de Publicidade e Propaganda.  
Finalização nas lotéricas:
Os números do bolão devem ser registrados em qualquer uma das mais de 12 mil lotéricas espalhadas pelo país. Ao ser registrada no sistema, a aposta gera um recibo de cota para cada participante que, em caso de premiação, poderá resgatar a sua parte do prêmio individualmente.
No Bolão CAIXA, o número mínimo de cotas é de 2 e o máximo pode chegar a 100, dependendo da modalidade escolhida. O valor mínimo para apostas é de R$ 10,00 por bolão, e o máximo de jogos por recibo de apostas é de 10. Todas as cotas terão o mesmo preço, a mesma probabilidade de ganhar e o mesmo prêmio, em caso de Bolão premiado.
Conheça as fanpages da CAIXA:
www.facebook.com/caixa
www.facebook.com/loteriascaixaoficial
www.facebook.com/seliganacaixa

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Prefeito de Ilhéus terá agenda intensa em Salvador


Prefeito de Ilhéus terá agenda intensa em Salvador
O prefeito Jabes Ribeiro vai cumprir, desta sexta-feira, dia 22, até a próxima terça-feira, dia 26, uma intensa agenda de contatos e reuniões em Salvador, tendo como foco diversos assuntos de interesse do município de Ilhéus, a exemplo do encontro que manterá com a direção do Derba, para debater, acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, e do Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, questões relativas à implantação da segunda ponte Ilhéus-Pontal, especialmente no que diz respeito aos acessos e da compatibilização do entorno do equipamento com as vias de tráfego da cidade.
Mas a agenda do prefeito já começa na tarde desta sexta-feira, dia 22, com a participação na reunião do Conselho Político do Governo do Estado que ele integra. Na segunda-feira, Jabes terá uma nova reunião no Tribunal de Contas dos Municípios para conversar com os conselheiros a respeito da situação da administração municipal e, em seguida, terá uma audiência na Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).
Na terça-feira, além do encontro no Derba, o prefeito vai se reunir com a direção da Embasa, quando tratará das obras do projeto de saneamento básico da Bacia do Pontal e também das dívidas contraídas com o órgão pela gestão municipal passada.

ITABUNA: Carros de som serão vistoriados pela prefeitura em março


ITABUNA: Carros de som serão vistoriados pela prefeitura em março
As secretarias de Indústria, Comércio e Turismo e a de Transporte e Trânsito vão vistoriar na próxima semana os veículos que fazem publicidade sonora em Itabuna.  Serão avaliadas as exigências da Lei Municipal n° 1.918-A, de 23 de outubro de 2003, que trata de critérios como a poluição sonora, estado de conservação do veículo e a legalidade da função profissional.
Um total de 21 veículos está cadastrado na Associação de Publicitários em Carros de Som – ACSI. O presidente da associação Eduardo Araújo considerou positiva a posição do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, em uma reunião de hoje pela manhã em promover a vistoria.
“O secretário está disposto a trabalhar para regularizar a situação. Estamos com grande expectativa de que haverá uma organização maior no setor de carros de som em Itabuna” declarou.  O vice-presidente da associação Alex Batata disse que a Prefeitura já demonstrou dedicação em fazer com que os veículos respeitem a Lei que normatiza o serviço. Esse foi o principal ponto reivindicado pela ACSI.
“A idéia do governo municipal é identificar os carros legalizados com uma plotagem. Assim facilitaremos a identificação para denúncias, bem como a fiscalização caso as regras não sejam efetivamente cumpridas” alertou José Humberto. A Lei estabelece que haja apenas um carro de som para cada 10 mil habitantes. Além disso, o som jamais poderá ultrapassar o limite de 55 decibéis (55 dB) em suas veiculações de rua. O horário estabelecido para o serviço é das 8h às 19h em dias úteis e até as 16h nos sábados e somente até as 14h nos domingos.

PARA REFLETIR


"A vida não acontece para nós, ela acontece a partir de nós."
Mike Wickett

Aprovado pedido de auditoria em compra de 'tablets' pela PGR


Aprovado pedido de auditoria em compra de 'tablets' pela PGR
Da Redação
Foi aprovado nesta quinta-feira (21) requerimento apresentado pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) para investigação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) de uma compra de tablets feita em dezembro pela Procuradoria Geral da República (PGR). Collor, que vem fazendo duras críticas à atuação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, já havia anunciado que pediria providências em relação a denúncias de irregularidades na licitação.
Em discurso no início do mês, Collor disse que, em pregão eletrônico para aquisição de 1,2 mil tablets, no valor de quase R$ 3 milhões, houve “direcionamento escancarado” a um dos concorrentes. Além disso, segundo ele, o pregão ocorreu no dia 31 de dezembro do ano passado, às 16h, “ao apagar das luzes do órgão”.
Em nota divulgada no dia seguinte, a PGR esclareceu que a escolha de um modelo específico tem amparo na Lei de Licitações, quando tecnicamente justificável. Informou, ainda, que a escolha foi amparada por relatórios de unidades do órgão especializadas em tecnologia da informação.
O requerimento (RSQ 31/2013) aprovado nesta quinta pede “a realização de auditoria ou inspeção para apurar o cometimento de ilegalidades em licitação para aquisição de tablet pela Procuradoria Geral da República”.
FONTE: AGÊNCIA SENADO

ILHÉUS: Prefeitura vai modificar trânsito na Avenida Ubaitaba nos finais de semana


ILHÉUS: Prefeitura vai modificar trânsito na Avenida Ubaitaba nos finais de semana
Considerada uma das mais importantes vias de Ilhéus, a Avenida Ubaitaba terá o trânsito modificado nos finais de semana, a partir do próximo sábado, 3 de março. A Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran) anunciou que a trajetória de veículos irá fluir apenas em mão única, no sentido Parque Infantil-Avenida Itabuna, no sábado das 7 às 17 horas e domingo das 7 às 13 horas.
O objetivo da modificação é melhorar o intenso fluxo de veículos e pedestres na Avenida Ubaitaba. Agentes de trânsito estarão presentes no local para evitar excesso de velocidade e outras infrações.
Segundo o superintendente Valério Bomfim, a ação faz parte da Operação Mão Única, que está em fase de teste e se estenderá para outras áreas da cidade.

Prefeito entrega ambulância e anuncia Samu em Itagibá


Prefeito entrega ambulância
e anuncia Samu em Itagibá
Em pouco mais de 30 dias de governo, o prefeito de Itagibá, Marcos Barreto (Marquinhos), contemplou o distrito de Japumerim com uma ambulância, que beneficiará os 5 mil moradores da localidade. A ambulância zero quilômetro, da marca Volkswagen e adquirida com recursos próprios, foi entregue na tarde de quinta-feira (20).
   Na semana passada, Marquinhos já havia entregue outra ambulância para o povoado de Acaraci, na zona rural do município. “Esta é uma dívida muito grande que o município tinha com este distrito, pois um local com mais de cinco mil pessoas não possuía suporte e a população se arriscava em motos pra ir em busca de socorro”, afirmou o ex-vereador Rosivaldo Pereira, residente na comunidade.
 Já Erisvaldo Dias de Jesus, 50 anos, disse que só agora a comunidade vem recebendo atenção de um governo. “Em todos esses anos, nunca teve isto aqui. Foram muitos anos sofrendo e vendo o sofrimento da população que, mesmo com dores, tinha que se arriscar em cima de uma moto, por não ter condições de pagar um táxi”, disse o servidor público.
Para o secretário municipal da Saúde, Albano Brum, as ações no setor em Itagibá não ficarão restritas a entrega de ambulâncias. “Vamos ter ações para fortalecimento da saúde pública e já estamos buscando parcerias”, disse o secretário. O vice-prefeito Léo Quadros Neto ressaltou a importância do distrito. “Um local do tamanho de uma cidade como Japumerim, com sua representatividade politica, não poderia viver anos sem uma ambulância”.
SAMU EM ITAGIBÁ
O prefeito Marquinhos informou licitação para contratar pousada em Salvador para hospedar pacientes que busquem tratamento de saúde na capital do estado.
Marquinhos antecipou que o governo vai trabalhar na implantação do Samu. “Vamos tirar Itagibá do isolamento. O governo anterior dava as costas para os governos do Estado e Federal e não queria parcerias e apoios. Nós vamos fazer diferente”.
O prefeito também anunciou apoio ao Hospital de Itagibá, a contratação de cinco médicos, em parceria com o Governo do Estado, e ainda a entrega de medicamentos em casa para portadores de hipertensão e diabetes.
Participaram da inauguração secretários municipais vereadores moradores do distrito como Joelson Novais, William Alves, Antônio Alves (da Cerâmica), e ainda Inho Baiano, Milton Souza, Judival Pereira(Val de Beto), Aleandro Santos Silva..

Prefeita de Una reivindica na Seinfra serviços de eletrificação para o município


Prefeita de Una reivindica na Seinfra
serviços de eletrificação para o município
A prefeita de Una, Diane Rusciolelli (PSD), se reuniu nesta segunda-feira (18) com o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, em Salvador, onde solicitou uma série de serviços na área de eletrificação para a sede da cidade, distritos e povoados do município. A prefeita foi acompanhada pelo deputado federal Paulo Magalhães (PSD), que junto com a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) tem buscado uma série de obras e melhorias não somente para Una, mas para os mais diversos municípios do sul da Bahia.
Na lista de serviços solicitados pela prefeita Diane Ruscioleli ao secretário Otto Alencar estão a implementação de projetos de rede elétrica para a Rua Nova, no distrito de Colônia, uma solicitação feita pelo vereador e presidente da Câmara Una, Davi Cerqueira; a extensão de rede elétrica para atender a comunidade Rio Doce, que fica no distrito de Comandatuba, e também a implantação da rede elétrica para o distrito do Outeiro. Diane Rusciolelli informou que são serviços simples, mas que serão fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos moradores dessas localidades. O secretário Otto Alencar parabenizou a prefeita pelo seu empenho logo no inicio do governo, buscando parcerias para fortalecer o município e melhorar a vida dos moradores. Ele garantiu que estará solicitando a realização de estudos para viabilização e execução das obras.
Todas essas solicitações já haviam sido feitas pela deputada estadual Ângela Sousa, através de ofícios encaminhados à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Nos documentos a deputada informou ao secretário Otto Alencar que esses serviços de eletrificação são de fundamental importância para diminuir o sofrimento, garantir a acessibilidade, combater a violência e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Una. Na Rua Nova, em Colônia, por exemplo, trata-se de um trecho de cerca de 200 metros de eletrificação, além da implantação da rede elétrica nas casas populares que fiscal atrás do cemitério. “São pequenos serviços, mas que representam muito na vida desses moradores. Por isso é que temos a certeza de que contaremos com o empenho, o apoio e a sensibilidade do secretário Otto Alencar para viabilizar esses serviços”, complementou a deputada Ângela Sousa.