AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sábado, 30 de outubro de 2010

O POVO QUER SABER...

Especula-se nas ruas de Itabuna que o Secretário de Finanças, Carlos Burgos, está querendo ajuizar 1.000 (mil) contribuintes em débito com tributos municipais diversos.
O Povo quer saber sobre a denuncia que foi publicada no Jornal A REGIÃO dando conta de que o referido secretário está há 08 anos consumindo e não pagando as contas mensais de água e esgoto.
Será que esse ajuizamento está baseado na Lei do MAU EXEMPLO?

MARQUISE CONTRATA PRESIDIÁRIOS

A empresa responsável pela limpeza e coleta de lixo nas vias pública de Itabuna, MARQUISE, contratou 100 presidiários que irão realizar a limpeza, inicialmente na Avenida Cinquentenário.
Só presidiários com bom comportamento foram selecionados.
Os detentos iniciarão as atividades de GARIS já na quarta-feira, dia 03 de novembro. 

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

HENRIQUE ALMEIDA BRINDANDO EM PARIS



Graças à iniciativa da Associação dos Produtores de Cacau (APC), o chocolate produzido no sul da Bahia é uma das atrações do Salão do Chocolate de Paris 2010, que acontece desde quinta-feira (28) até segunda (1º), considerado pela comunidade internacional como o maior evento voltado para o setor no mundo. O presidente da entidade, Henrique Almeida, representa os cacauicultores da região na capital francesa a convite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri) e Sebrae.
Segundo Henrique Almeida, o sucesso do stand do Brasil é enorme. “É um dos melhores do salão, tem sido muito visitado, colocando o país definitivamente no circuito mundial de cacau gourmet para chocolate fino”, relata. Ele afirma que a APC foi uma das responsáveis por essa conquista brasileira, com a participação dos produtores, que sabem fazer um cacau de qualidade inigualável.
Uma prova do avanço nacional, na visão de Henrique Almeida, é a mudança de postura de um dos membros do Centro de Pesquisas francês para as questões internacionais da agricultura e do desenvolvimento (Cirad), Michelle Barrel. “Há dois anos, ele dizia que o Brasil não tinha cacau superior para a produção de chocolate fino, mas hoje fala que o nosso é um dos melhores do mundo”, comemora o presidente da APC.
Segundo o site http://br.franceguide.com, este ano o Salão do Chocolate dá “carta verde” ao bom chocolate, orgânico e sustentável, em um salão que recebe 400 participantes e expositores, numa área de 12 mil metros quadrados do Pavilhão 5 da Porte de Versailles. Os grandes nomes franceses e internacionais do chocolate estão presentes, oferecendo uma experiência cultural, festiva e gastronômica única.
O site informa também que, paralelamente às conferências, degustações, exposições e espetáculos, o Salão do Chocolate 2010 apresenta estrelas dos fornos (personalidades da TV), chefes mundiais de cozinha (a elite dos chefes japoneses), 1ª Edição do International Cacau Awards (homenageando este ano os produtores de cacau), cursos de cozinha inéditos, o Prêmio do Melhor Chocolatier Parisiense apresentado pela Prefeitura de Paris, as semi-finais do World Chocolate Masters com Barry Callebaut, o concurso Charles Proust com as Sobremesas Reais, e um programa de atividades sobre o tema do orgânico e do desenvolvimento sustentável.

JUIZ DETERMINA RETIRADA DE VEÍCULOS DA PRAÇA DO JARDIM PRIMAVERA


                      
O Juiz Eros Cavalcante notificou, no dia 20/10/2010, a empresa de guincho por colocar veículos sinistrados em cima da Praça, no decorrer dos últimos 15 anos, no Jardim Primavera, em Itabuna, a decisão foi dada sobre processos movidos contra a empresa por usar ilegalmente o espaço do logradouro público.
Com a decisão já definida em juízo, esperamos que o Secretário do SEDUR (aquele que, segundo Eduardo Anunciação, só quer se aposentar), não queira por capricho, no apagar das luzes, abrir uma rua para beneficiar exclusivamente o proprietário da Empresa de Guincho.
Publicamos na íntegra, para conhecimento de nossos leitores, a decisão do Juiz.
















ACIDENTE NA JURACY MAGALHÃES


Por diversas vezes aqui denunciamos sobre o perigo constante na esquina da Juracy Magalhães com a Rua São Francisco, no Bairro de Fátima, o resultado aí está: dentre dezenas de acidentes ocorridos, flagramos na noite de ontem uma batida envolvendo uma moto é um veículo Fiesta.
Felizmente não teve nenhuma vítima.



Quando será que as autoridades competentes irão solucionar o problema?

LUZ ACESA DURANTE DIA


Enquanto diversos bairros de Itabuna ficam às escuras durante a noite, esse poste ostenta, durante todo o dia, uma lâmpada acesa.
Taí Secretário Da SEDUR, ao invés de se preocupar em DOAR o erário público, deveria estar junto à sua equipe para resolver os reais problemas existentes na cidade.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

IMBRÓGLIO NA CÂMARA DE ITABUNA


O imbróglio na Câmara Municipal de Itabuna está pior do que se imagina.
Depois que a população acordou e está visivelmente decepcionada com a atuação e desmandos cometidos pelos vereadores e, principalmente, dos 05 novos vereadores eleitos, o Ministério Público resolveu interceder. Está deixando transparecer que a música a ser dançada pelos Edis será o “samba de criolo doido”. 
No desenrolar da Comissão Especial de Inquérito - CEI, que objetiva afastar o Presidente Loiola, está envolvendo também mais 09 vereadores.
A especulação que rola nas esquinas da cidade, além dos 2.000.000,00 de reais que ninguém sabe onde estão, é de que, provavelmente, 10 vereadores poderão ser afastados. Rose Castro e, agora pasmem, Rui Miscocio serão dois, dos três, que poderão continuar legislando.
Continuamos, e convocamos também toda a população para que façam o mesmo, cobrando para que a CEI não seja mais uma novela que acaba em pizza.

MARCO AURÉLIO


Ridícula a atuação de Marco Aurélio durante a votação, no Supremo Tribunal Federal - STJ, da Lei da Ficha Limpa, queria ele impor, a qualquer custo, que a lei só deveria valer a partir do próximo ano. Deixou transparecer que queria ele beneficiar Jader Barbalho.

SECRETÁRIO GILSON


O Secretário de Administração de Itabuna, Gilson, está dormindo e sonhando tranquilamente todas às noites. Ele conseguiu dar uma boa votação para o candidato o qual ele coordenou a campanha em Itabuna, Luis Argôlo, que obteve mais votação que Eduardo Brito do PP.
Evidentemente que poderá ter um cargo no Governo do Estado e, ainda, dar continuidade a sua carreira militar onde terá tempo para se preparar, através de cursos, e concorrer para aumentar sua patente para Tenente.
Quem pensa que Gilson é burro está redondamente enganado.

CDL – CAMPANHA DE NATAL 2010


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna estará lançará a Campanha de Natal 2010 hoje, dia 28/10, às 19, na Avenida José Soares Pinheiro, no hall da Columbia Veículos.
A Campanha, que visa aquecer a venda no comercio itabunense, tem a assinatura da premiada agência dirigida por Rui Carvalho, a RCM.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Duas Polícias: a dos Oficiais e a dos Praças


Inicialmente, cumpre aduzir que a Polícia Militar é composta por duas polícias distintas: Uma tratada com ferro e fogo e a outra recebedora apenas de benesses...
De um lado, os Oficiais com toda sua pompa e glória, e do outro, quem de fato realiza o trabalho sujo e pesado: os Praças, ou seja, os míseros Soldados e Sargentos...
As verdades em epígrafe podem facilmente ser constatadas ao final de uma carreira de serviços prestados: O Soldado em 20 (vinte) anos de serviço continua sendo Soldado, todavia, um Tenente, por exemplo, com igual tempo de serviço, já recebeu no mínimo 02 (duas) ou 03 (três) promoções, chegando ao posto de Major ou Tenente Coronel.
Os vencimentos de um tenente, por exemplo, chegam a ser, umas 04 (quatro) vezes, superior ao salário recebido por um Sargento ou soldado.
Se a concepção sociológica é de que o código penal é o código dos pobres, não por que os proteja, mas por que somente sobre estes recaem o rigor de suas penas e normas, por outro lado, posso afirmar que o Código Penal Militar é o código dos praças...
É paradoxal um profissional que é treinado para fazer cumprir a Lei, se encontrar diante de um governo que não cumpre as próprias Leis que edita. Temos como  exemplo a Lei de Anistia dos Policiais Militares que fizeram Greve no Brasil, há muito Sancionada pelo Presidente Lula, cumprida inclusive em alguns Estados, todavia, o Governo Wagner insiste em andar à margem da Lei e ao arrepio da Constituição Federal. Na Bahia ninguém foi reintegrado.
Os Policiais Militares tem regime próprio. Mas, nem isso é cumprido pelos "senhores de engenho". Para se ter uma idéia, a Lei 7.990/2001 - Estatuto dos Policiais Militares e a Lei 7.145/1997- Lei da GAP,  determinam que os Policiais trabalhem em regime de 40 horas semanais e 160 mensais. Só letras frias e mortas. Todo trabalhador é sujeito de direito e deveres. Policial meus amigos, é escravo e se for militar é pior ainda: é sujeito apenas de deveres.
Os policiais militares são submetidos a carga horária desumana. Chegando a trabalhar quase 200 (duzentas) horas mensalmente. Escalas escravagistas de 12x48; 24x72 e por aí vai...
Quando chega próximo do carnaval é que a vida dos policiais se torna um verdadeiro pesadelo. São obrigados a trabalhar cinco dias consecutivos por míseros R$400, isso no caso dos praças, por que os senhores de engenho, digo, os oficiais, após o carnaval, estão milionários... com suas diárias gordas, recebidas através do suor e do trabalho alheio...
Praças? Fazem escada para os Oficiais subirem. Prendem bandidos, muitas vezes são presos também... (Daniel Soares, Laranjeira, os colegas da 37ª e os cinco pm's de Feira de Santana que o digam). PM's meus amigos,  matam e morrem todos os dias... E sabem quem leva a glória? Eles, os Oficiais.
Falar nisso: Vocês já viram algum praça ser promovido por merecimento? NUNCA!
Promoção de Oficiais por merecimento? Todos os anos centenas de oficiais são promovidos por antiguidade e merecimento.
O soldado é obrigado a assistir os Aspirantes e Tenentes se tornarem Coronéis, enquanto ele coitado... morre soldado, emendado...
Como disse, temos duas polícias: A dos Oficiais, com seus carros luxuosos e morando em condomínios de luxo e a dos praças, sargentos e soldados, dividindo o "busão" e a favela com os traficantes e assaltantes. O rio só corre para o mar. É assim desde 1.500... desde a época de Cristo...
Praças ao final da carreira: Depressão, suicídio, alcoolismo, varizes, diabetes, hipertensão e uma mísera aposentadoria.
Oficiais ao final da carreira: Major, Tenente Coronel e Coronel e muitos símbolos nos Contracheques: CET, DAI, DAS, DAZ ($$$$) ... Juventude, saúde, Aposentadoria de mais de R$20.000, (vinte mil reais)... Não? O Diário Oficial do Estado não me deixa mentir, Leiam. Tudo isso meus amigos, institucionalizado e com a permissão do sistema, como bem denuncia o filme Tropa de Elite II.

Bel. Fábio Brito
Consultor e Assessor Jurídico
(71) 8895-3601/3323-0360

Fábio Brito é Bel. em Direito, Especialista em Direito Público e Segurança Pública pela Universidade Federal da Bahia, além de 1º Sargento da Polícia Militar da Bahia e Coordenador de Assuntos Jurídicos da ASPRA-BA.


NOTA DO EDITOR: Esse artigo está sendo publicado com a devida autorização por telefone do Bel. Fábio Brito, as 15:35 hs de hoje.

BELEZA DA NATUREZA


Nesse tempo de tanta violência, falsidade, corrupção de pessoas que só pensam na locupletação pessoal, nada melhor do que estagnar um momento e olharmos à nossa volta para enchermos a nossa visão com a beleza natural das flores que a Natureza ainda proporciona aos maus homens que só pensam em destruí-la.

Ela, a Natureza, nos oportuniza esse espetáculo, talvez, na esperança de poderemos nos conscientizar e passar a pensar mais em conservação do meio ambiente.
É fascinante e relaxante!

CHUVA ALAGA AVENIDA



Com apenas dois minutinhos de chuva forte o fim da Avenida Cinquentenário, Jardim do Ó, ficou nessa situação, toda alagada.
Não custa nada limpar os bueiros, de quando em vez, para evitar que fato dessa natureza volte a ocorrer.

RESTAURANTE POPULAR



Leitores nos indagaram o motivo do Restaurante do Povo, mesmo cobrando mais caro do que os do Estado do Rio de Janeiro que cobram um real, se encontra fechado.
Fomos lá verificar e constatamos que, conforme aviso fixado na parede, foi fechado para manutenção.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

INVASÕES AMEAÇAM AS ELEIÇÕES NA REGIÃO


O terror instalado na região com a nova onda de invasões por parte do movimento indígena no sul da Bahia cria um clima de insegurança na população e pode prejudicar, inclusive, a realização das eleições. Já são 18 as propriedades invadidas por pretensos indígenas nos últimos 12 dias. A denúncia é da Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus Una e Buerarema, presidida por Luiz Henrique Uaquim.
Segundo a Associação, as invasões têm sido praticadas por grupos fortemente armados, sendo este fato, inclusive, de conhecimento da Polícia Federal, que diz não dispor de um contingente necessário para enfrentar os invasores. As ações do movimento supostamente indígena têm sido ampliadas, ultimamente, e estão calcadas em três situações: a primeira é o calendário eleitoral, que “amarra” a reação de autoridades como do governador Jaques Wagner, temendo acontecimentos trágicos que venham a influenciar o resultado das eleições.
Outra situação são as ações e posições da Procuradoria Federal, especialmente no caso do “cacique Babau”  quando decidiu processar a União pedindo indenização de R$ 500 mil por danos morais. O mais estranho é que, a pretensa vítima, na visão da Procuradoria, é o comandante das invasões de propriedades.
A terceira situação em que se apóiam é o desapossamento repentino de moradores e a interposição de uma ação particular do professor Ed Brasil, que paralisou o processo administrativo a fim de conceder-lhe direito de defesa, uma vez que é proprietário e não fora notificado. Entretanto, a ação não surtiu nenhum efeito concreto, e apenas adiou os procedimentos, gerando ampla insatisfação das partes envolvidas que almejam abreviar uma definição.
O clima de tensão aumentou desde que a onda de invasões, deflagrada com o apoio do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) da CNBB, supostamente tenha causado mais uma morte na região de Pau Brasil. Lá, fazendeiros sofrem as conseqüências de um processo de demarcação de terras indígenas que já dura mais de 30 anos, arrasando a economia daquele município.
O relatório da FUNAI afirmando que os 47.300 hectares pertencem à etnia Tupinambá de Olivença foi contestado pelos produtores da região de Ilhéus, Una e Buerarema, além dos próprios municípios de Una e Ilhéus, dentre outros, estando essas contestações sob análise do Ministério da Justiça/Funai. Após as conclusões sobre as contestações, o ministério dará prosseguimento administrativo ao processo, podendo anular, indeferir ou preparar o documento que o Presidente da República assinará confirmando ser a terra dos índios. Se isto ocorrer, ainda restará aos que se sentirem prejudicados o acionamento da Justiça, no caso o Supremo Tribunal Federal, que poderá levar muitos anos, para julgar a ação, como em casos semelhantes. “É tudo que queremos evitar neste momento”, explica Luiz Uaquim, ao afirmar que ”esta indefinição não é boa para ninguém, visto que engessa todas as possibilidades, inclusive da cadeia produtiva da região afetada, que é dinâmica e, certamente, não resistirá às incertezas”. 
Insegurança
Segundo os produtores, os órgãos de segurança são omissos e os eleitores da região atingida estão inseguros, temendo até mesmo o deslocamento para exercerem o direito de votar para presidente, no segundo turno. A Associação dos Produtores pretende alertar a justiça eleitoral sobre a instabilidade reinante e os prejuízos às eleições.
O grupo também vai reiterar à  Polícia Federal o apelo por uma atitude que venha a estancar a onda de invasões. Na oportunidade, um documento será protocolado nos respectivos órgãos, no qual a Associação dos Pequenos Produtores registra que não se responsabilizará caso venha a ocorrer vítimas fatais dos confrontos entre proprietários e invasores.
Da mesma forma, integrantes do movimento dos produtores irão à Procuradoria Federal registrar as ocorrências e pedir providências, uma vez que se sentem ignorados pela instituição: “Somos cidadãos brasileiros, não invadimos, não roubamos. Compramos as nossas propriedades e investimos para produzir. Há uma zombaria da Procuradoria Federal em relação às nossas razões”, finaliza Uaquim.

NOTA DE ESCLARECIMENTO


INSTITUTO BIOFÁBRICA DE CACAU

O Conselho de Administração e a diretoria do Instituto Biofábrica de Cacau vêm a público esclarecer que os 20 viveiros de produção descentralizados, criados para aproximar o instituto do produtor e diminuir custos, não estão mais sob sua responsabilidade.

Com o fim do convênio nº 028/2005, firmado entre a Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia (SEDES), Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária do Estado da Bahia (SEAGRI) e Instituto Biofábrica de Cacau, os referidos viveiros foram repassados à SEDES, em 28 de janeiro de 2010.

Itabuna/Ba, 26 de outubro de 2010


ACIDENTE NA BR 415


Hoje, às 9:30 da manhã, na BR 415, a um quilometro do entroncamento que dá acesso a cidade de Barro Preto (Ba.), um veículo derrapou na pista, rodou e caiu dentro do matagal.




O condutor, que felizmente não sofreu nenhuma lesão, nos disse que vinha em baixa velocidade e que não entendeu o porque do veículo ter derrapado.
Paramos, pois vínhamos de Ibicaraí, fotografamos, prestamos socorro ao condutor do veículo e, após retirarmos o veículo de dentro do mato, o conduzimos até a cidade de Itabuna.  

INVASÕES DE TERRA

Já está passando da hora de os fazendeiros se mobilizarem, independente de entidades e associações, com o objetivo de defenderem seus patrimônios e direitos.
Devem se cotizar e, em grupo, se deslocarem até Brasília, lá, permanecerem quantos dias forem necessários, com a finalidade de pressionarem os deputados, senadores, ministros e o Presidente da República para que solucione os problemas não só das invasões, bem como, todos os que afligem a cultura cacaueira da região baiana.
Se ficarem sentados esperando estão sujeitos a verem tudo que possuem serem usurpados por uma corja de folgados que não querem saber de produzir e trabalhar.

PREFEITURA NÃO FAZ...

Bárbara da Hora faz questão de parabenizar, através do nosso BLOG, o proprietário do bar, localizado no muro do Centro de Cultura Adonias Filho, pelo trabalho que está realizando, tipo: fazendo a calçada, que a prefeitura de Itabuna prometeu o não fez, e arrumando o muro do Centro (que a direção não está nem aí para a situação caótica) que pode cair a qualquer momento.
Já que a Prefeitura não faz (é o Povo cobrando Secretário da SEDUR!), então... 

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CEI DA CÂMARA

Somos contra a violência mas, aplaudimos a população de Dourados (MS) que, diante de tantos desmandos cometidos pelos vereadores daquela cidade resolveram tomar uma atitude, invadiram e colocaram todos os veraedores para fora, inclusive o prefeito.
Será que os sofridos cidadãos e honestos trabalhadores de Itabuna continuarão nessa letargia , aceitando tudo de errado que acontece na CASA DO POVO? 

CIRCULA NA NET

PF nega pedido da defesa e mantém depoimento de Erenice Guerra


Por ANDREZA MATAIS - DE BRASÍLIA

A Polícia Federal rejeitou o pedido do advogado da ex-ministra Erenice Guerra para adiar o depoimento dela no inquérito que investiga tráfico de influência na Casa Civil. Já foram ouvidas 21 pessoas até agora.
A defesa ingressou ontem com pedido para que Erenice só fosse chamada a depor quando a PF tivesse provas contra ela. O delegado, porém, manteve o depoimento dela para segunda-feira, às 9h, em Brasília. Conforme a Folha revelou, Erenice se mudou para São Paulo.
O advogado Mário de Oliveira Filho descartou pedir habeas corpus para evitar o depoimento a seis dias da eleição presidencial. O caso Erenice foi um dos motivos que levaram a eleição para o segundo turno, segundo pesquisa Datafolha.
Erenice foi braço direito de Dilma Rousseff nos dois mandatos do governo Lula.
Ela era secretária-executiva da candidata do PT à sucessão presidencial quando recebeu no Planalto empresários de Campinas que negociavam contrato com a empresa de lobby dos filhos dela e de assessores da Casa Civil. Após a Folha publicar a informação, Erenice pediu demissão do governo.
FONTE: Transcrito da Folha.com

sábado, 23 de outubro de 2010

ÔNIBUS ATRAPALHA TRÂNSITO

Nesse momento, às 1040 da manhã, um ônibus coletivo da empresa São Miguel encontra-se quebrado na rótula de retorno da Avenida Aziz Maron.
O trânsito de veículo está congestionado no local.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Amurc defende aumento das transferências do Governo Federal


          
             O presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) o prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, encaminhou correspondência ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega, questionando o baixo volume de recursos repassados pela União, em 2009 e 2010. Lembra o presidente da entidade que congrega um total de 50 municípios baianos que, enquanto a União bateu recordes de arrecadação com uma alta de 13,5%, os municípios tiveram uma expansão de apenas 6%.
               “Somos o ente federado mais próximo do cidadão. São os prefeitos que são cobrados diretamente pelos munícipes. É necessário que tenhamos mais recursos”, disse Moacyr Leite. O presidente da entidade municipalista diz no documento, que 2008, ano não afetado pela crise mundial, os municípios dispunham de mais recursos. Moacyr disse que os prefeitos reconhecem o trabalho social desenvolvido pelo Governo Lula, mas esperavam mais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
               A principal queixa se refere à expectativa de repasse de recursos. No ano passado o Governo Federal se comprometeu a repassar R$ 50 bilhões. No final o repasse foi de R$ 49 bilhões uma perda de R$ 1 bilhão. “Esse dinheiro fez muita falta ao caixa das prefeituras. No ano passado muitas prefeituras só conseguiram pagar salário e o abono natalino com a compensação financeira”, disse o Presidente da Amurc.
             O problema persiste neste ano: a área técnica do governo garantiu que repassaria R$ 57 bilhões este ano, e em recente reavaliação informou que os repasses somariam R$ 54 bilhões, uma perda de R$ 3 bilhões para os municípios brasileiros.
        “Com as perdas os maiores afetados são os munícipes. As prefeituras têm pouca capacidade para realização de obras. Com a redução das transferências constitucionais continuamos dependentes do governo central”, disse ele. Moacyr disse que como ele os prefeitos aguardam a realização do segundo turno e esperam uma reavaliação por parte da área econômica do governo.

ITAPÉ


A Prefeitura de Itapé recuperou a principal via de acesso a Sede do município que estava toda esburacada.

LIXO ACUMULADO EM NOVA FERRADAS


Os moradores, motoristas e passageiros que passam pelos 03 quebra-molas localizados na entrada da via de acesso para o Bairro de Nova Ferradas reclamam que são obrigados a olharem para o amontoado de lixo ali acumulado que fica por vários dias até ser coletado.
São ainda obrigados a taparem o nariz para não sentir o fedor que exala da montanha de lixo. Isso sem falar que atrai Urubus, ratos e outros animais nocivos que comem os dejetos e podem transmitir doenças.
A cena mais se parece com a do lixão que fica localizado próximo dali.
Uma caixa coletora no local é preciso!

CAMAMU - PROFESSORES EM GREVE


O barulho imperou na manhã de hoje em Camamu, os professores entraram em greve devido a atual Prefeita não cumprir os compromissos assumidos com a classe para resolver o problema do plano de cargos e salários.

BANCÁRIO SE SUICIDA


Fernandes Avelino, funcionário do Banco do Brasil agência Centro, foi encontrado enforcado dentro de sua residência, hoje por volta das 11:30, até agora a polícia não sabe a causa que o levou a morte.
Segundo especulações Fernandes nos últimos dias encontrava-se em estado depressivo.
Os amigos e colegas de trabalho estão no aguardo para saber onde será velado e sepultado o corpo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

LANCHONETE PARA URUBUS


Já que o Secretário do SEDUR parece estar demonstrando, tapando os buracos, que quer sair de detrás da mesa, deveria paralelamente também cuidar da limpeza da cidade para que cenas como essa não mais seja vista pela população.
A foto mostra os urubus fazendo seu lanche da tarde, eram 15:30, na movimentada Avenida Amélia Amado.

BR 101 SERÁ INTERDITADA NO DIA 21/10/10


“Não basta apenas trocar de mãos, todos, independente da etnia, temos o direito de viver e produzir”
Os agricultores, comerciantes, empresários e moradores da Região Sul da Bahia, afetados pela demarcação de terras indígenas, convidam toda a população a comparecerem ao ato público a ser realizado no dia 22/10/2010, às 9:30 hs, em Buerarema, quando estarão interditando a BR 101 em protesto à violência que se instala na região onde, mais de nove fazendas foram invadidas por supostos índios armados com fuzis e metralhadoras,, nos últimos dez dias, destruindo propriedades, desequilibrando a região sócio-economicamente e ameaçando as vidas dos proprietários, famílias e empregados.
Segundo o presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema, Luiz Henrique Uaquim da Silva, Essas ações são instigadas por políticos embusteiros que se projetam na desgraça dos trabalhadores do comércio e do campo, fazendo desses infortúnios o alimento das suas carreiras políticas.

CHUVAS PROVOCA BURACOS NA NOVA CALÇADA


A torrencial chuva que caiu durante a noite do dia 20, retirou a areia da nova calçada e as pedras orgânicas ficaram soltas, além de formarem buracos.
As da Calçada do Palace Hotel foram arrumadas, porém, na mesma quadra, nos dois lados, muitas outras ficaram por fazer, acreditamos que tenha sido por falta de tempo.
Hoje, 21/10, passamos novamente pelo local e constatamos que os serviços já foram realizados.
Parece que a o tempo de letargia na SEDUR está começando a ficar para trás!

OPERAÇÃO TAPA BURACOS EM ITABUNA


Finaaaaaaalmente! As crateras da cidade começaram a serem tapadas. Rua Nações Unidas, Aziz Maron, prolongamento da Aziz Maron, saída da Ponte Nova também no Bairro da Conceição, Trecho da Juracy Magalhães com a Rua São João.
A conservação das vias públicas já estava passando da hora de serem realizadas. Os condutores e proprietários de veículos agradecem.
Será que o Secretário finalmente acordou e resolveu arregaçar as mangas para trabalhar?

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ASSETRIL – TRIFIL – CRIANÇAS


A Associação dos Funcionários da Trifil – ASSETRIL, não deixou que a data que comemora o dia das crianças, 12/10, passasse em branco.
No dia especial, reuniu, no Ginásio de Esporte do Grapiúna Tênis Clube, das 08 às 15 hs, todos os filhos dos associados da ASSETRIL para, junto com seus pais e todos os membros da diretoria para comemorar.
Palhaços, camas elásticas, pula-pula, doces, salgados, refrigerantes e entrega de presentes levaram todos presentes ao delírio.
A sonorização ficou a critério da DJ Da Hora que, com músicas infantis e eletrizantes, fez com que a garotada, e também os adultos, pulasse e brincasse a vontade.

ESPECULAÇÃO COM TOM RIBEIRO É MENTIRA


Especulações em várias emissoras de rádios e nas ruas de Itabuna dão conta de que o apresentador TOM RIBEIRO, do programa Alerta Total na TV Cabrália, pleiteia a vaga do Executivo itabunens.
O Blog do MACRO SUL NOTÍCIAS informa aos nossos leitores que a especulação não passa de pura mentira, mentira e mentira. Imaginem, internautas, se TOM RIBEIRO iria jogar para o alto todo o respeito e credibilidade profissional adquirida, a muito custo nos últimos anos, junto aos seus clientes, colegas, amigos e, principalmente, em sua família.
Imaginem ainda fazer um comparativo entre TOM RIBEIRO e um outro apresentador que se travestiu de vereador, e que perdeu um grande percentual do respeito popular que tinha por não fazer nada em benefício coletivo.
Inegavelmente, principalmente no quesito humildade, TOM RIBEIRO é validamente superior e melhor.
Por essa razão e tantas outras, afirmamos, TOM RIBEIRO OBJETIVA SER UNICAMENTE UM BOM PROFISSIONAL E EXCELENTE APRESENTADOR.

O POVO QUER SABER...


Avalizando a publicação do blog Pimenta na Muqueca, os atletas amantes da prática esportiva, Cooper, matinal, enviaram e-mail para este escriba procurando saber quando as obras de recuperação e pavimentação da calçada da Aziz Maron (Beira rio), sera concluída.
As obras foram iniciadas no mês de Julho/2010, já estamos no dia 20/10 e até o presente momento os amontoados de materiais continuam lá se perdendo no tempo.

BOMBA D’ÁGUA ESTOURA EM HOSPITAL


Uma acompanhante de um paciente nos informou que na noite de ontem, às 20hs:30min, a bomba d’água do Hospital São Lucas, Itabuna, estourou. O alagamento foi rápido e inevitável.
A confusão foi generalizada, era uma correria só.
A sala em que está instalado o aparelho de Raio-X alagou e nenhum dos funcionários possuía a chave.
Durante a confusão quem saiu perdendo foram os pacientes que tiveram que esperar para serem atendidos devido ao estado precário da situação.

MOTO DERRAPA NA AREIA


O condutor de uma moto, flagrado por nossa lente, derrapou na areia que fica depositada na pista, no Jardim do Ó. Já que a empresa responsável pela limpeza das vias pública do município não mais se preocupam em varrer, como devia, a tendência é única. Acidentes à vista!

NOVA ELEIÇÃO EM BUERAREMA


O município de Buerarema terá, segundo o TRE, nova eleição no início do mês de dezembro vindouro para escolha do Prefeito que irá gerir o município de janeiro de 2011 a dezembro de 2012...
O município está todo depredado, até o único hospital da cidade o atual Gestor, Dr. Mardes permitiu que fosse fechado. A situação é realmente caótica.
A população anseia por retornar a calmaria e tranqüilidade de outrora. 

ITAMARACÁ SEM ACESSO E VIOLENTA


Os moradores do Distrito de Itamaracá, em Itabuna, nos telefonaram para denunciar que a estrada de acesso está praticamente intransitável devido às fortes chuvas dos últimos dias. Dizem ainda que a Prefeitura recuperou 06 quilômetros, já os 06 restante é um buraco só.
Outra reivindicação é a reabertura do Posto Polícial do Distrito que está fechado desde os 02 últimos anos da última gestão de Geraldo Simões. Relatam também que os finais de semanas a violência impera através de: brigas, tiros e arruaças, além de terem que se submeter ao toque de recolher que é imposto pelos marginais e traficantes da localidade.
Com a palavra o Secretário da SEDUR e as autoridades policiais...

SUPERMERCADO SINTONIA MIX


Parabenizamos o proprietário do Supermercado Sintonia Mix, localizado na Rua Senhor do Bomfim no Bairro de Fátima, pelo seu empreendedorismo profissional e acreditar no que faz.
A ampliação de seu estabelecimento, consequentemente, será mais um gerador de empregos e renda que irá, principalmente, beneficiar seus clientes e consumidores com os baixos preços dos produtos ali oferecidos.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

YAN BASTOS





O Gatinho ainda não aprendeu a andar e já escolheu seu hobby, já está aprendendo a montar com direito a roupa estilizada. Esse é Yan Bastos.

TUDO PARA SACIAR A FOME



Sr. Secretário do Bem Estar e de Assistência Social de Itabuna, até quando o cidadão será obrigado a, humilhadamente, revirar à procura de restos de comida para levar para casa com o objetivo de saciar a fome?
Vinte minutos antes o Secretário passeava tranquilamente ao lado da FTC da Praça José Bastos.

ENTULHO E LIXO NO ADONIAS FILHO



A lateral do Muro do Centro de Cultura Adonias Filho, devido ao acumulo de lixo e entulhos, mis se parece com um lixão.
A quantidade de lixo e entulho depositados em todo o prolongamento do muro é imensa. Os transeuntes que se dirigem ao Bairro da Mangabinha - via antigo Hospital Maria Goretti, são obrigados a andarem pelo meio da rua. O risco de atropelamento é Grande.
Para completar a situação, a Prefeitura retirou os paralelepípedos na via do trevo – (na esquina do Lactário) que dá acesso ao Jardim do Ó e até o presente momento não providenciou tapar a cratera que se formou.

VEÍCULO COLIDE EM LOJA


Na manhã de sábado passado na Cinquentenário, o condutor do Honda Civic, para não atropelar os transeuntes após ter rodado na Avenida, foi de encontro a uma livraria de artigos evangélicos. O estrago só não foi maior devido o veículo ter batido na coluna do prédio.
O Acidente foi provocado pelo condutor de outro carro que não percebeu a manobra do veículo que solicitava ultrapassagem.
Felizmente os danos foram só materiais.       

AMBULANTES NA PRAÇA


Os ambulantes foram remanejados da Cinquentenário para a Praça Adami, até aí tudo bem se não fosse um mero detalhe: porque o município não colocou dois banheiros químicos no local? Como e onde devem fazer, os senhores e senhoras ali instalados, suas necessidades fisiológicas?
A maioria dos estabelecimentos não permite o acesso dos mascates aos seus sanitários, será que são obrigados a “correrem” até suas residências? E se o tempo não der?

sábado, 16 de outubro de 2010

MOTOCICLISTA ENVOLVIDO EM ACIDENTE



Um motociclista colidiu com um veículo, também na noite de ontem às 20:10hs., o Samu foi chamado e o condutor da moto, após medicado, foi conduzido para o Hospital de Base. O condutor do veículo nada sofreu.
O acidente foi provocado pelo excesso de velocidade imprimida pelo condutor da moto.
As blitzs devem continuar e um sério trabalho de conscientização deve ser imediatamente feito pelo Settrans em parceria com o Detran.
A situação já está ficando insuportável devido a imprudência e irresponsabilidade de determinados motociclistas. Para se ter uma idéia da caótica situação, tomamos como exemplo o acidente ocorrido, ontem também, no viaduto Fernando Gomes onde um motoqueiro numa tentativa de tomar em assalto um veículo Crossfox culminou num sério acidente, mostramos então aqui que o que realmente está faltando é fiscalização por parte do órgão competente.  

ENGAVETAMENTO NA JURACY MAGALHÃES


Na noite de ontem, às 18:15, um engavetamento envolvendo três veículos aconteceu na Avenida Juracy Magalhães em Itabuna.
Já dissemos por diversas vezes que a parada de ônibus coletivo entre os dois postos de combustíveis está mal localizada, o resultado aí está, em pleno horário de pico um motorista foi desviar do ônibus, que ocupa toda a pista da direita, e outros dois colidiram na traseira, felizmente não houve vítimas.
O trânsito em Itabuna está um caos.  

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Itabuna reúne mais de 700 jovens do Movimento Escalada em encontro


Mais de 700 jovens católicos vindos das cidades de Salvador, Cruz das Almas, Ilhéus, Canavieiras, Petrolina (PE), Jacobina, Conceição do Almeida e Aracajú (SE), estarão reunidos em Itabuna neste final de semana, dias 16 e 17 de outubro, para participarem do Encontro Anual do Movimento Escalada. O objetivo é promover uma maior unificação do Movimento, além de integração e interação entre os jovens que participam do Escalada.

A cada ano, uma cidade da região Nordeste é sede deste encontro. Este ano o tema escolhido para o Encontro em Itabuna é “Escalada Unida em Missão Continental”. As reflexões, palestras e demais atividades programadas estarão focadas no lema “Nossa vocação é missão”. Os jovens, chamados “alpinistas” estarão em sintonia e comunhão com todas as Igrejas Particulares (dioceses) da América Latina e Carbie, empenhadas na Missão Continental, proposta pela Conferência de Aparecida.

No dia 16 a programação será iniciada logo nas primeiras horas da manhã de sábado, com a recepção das caravanas e acomodação dos jovens nas hospedarias. Às 16 horas, na sede da AABB de Itabuna acontece à abertura oficial das atividades, com as boas-vindas, a apresentação do tema e objetivos do encontro, palestras e orações. O retorno dos jovens às hospedarias será antecedido do jantar.

As atividades no domingo, dia 17, serão desenvolvidas na Vila Olímpica de Itabuna. A programação começa às 7h30min, com a Oração da Manhã. Às 9 horas, o bispo diocesano Dom Ceslau Stanula presidirá a Santa Missa. Em seguida, serão iniciadas as palestras, reflexões e dinâmicas. O encerramento está programado para as 16 horas com a despedida das caravanas. A comissão organizadora é formada pelos alpinistas Maria Eneile, Thiago Cruz, Carla, Diêgo Raniery, Marcos Maya e Ricardo Santana. O Encontro Anual do Escalada em Itabuna conta com o apoio da Rede de Ensino FTC.

O Movimento Escalada é um serviço da Igreja Católica que tem como objetivo despertar jovens, a partir dos 15 anos, para a presença de Cristo. Ele visa convidá-los a serem membros integrantes e ativos, através das paróquias e células evangelizadoras, bem como através dos seus projetos internos. O movimento defende o caráter de convocar o jovem a “Ser pessoa em clima de oração”.

A cada encontro realizado, os novos alpinistas passam a fazer parte de um grupo de pós, que se reúne semanalmente buscando dar continuidade à sua caminhada no Escalada. Nas reuniões, os jovens aprofundam sua espiritualidade, meditam sobre temas religiosos e do dia a dia, criando laços de amizade.

Os participantes desenvolvem, também, atividades que, além de despertarem o jovem à oração, estimulam o senso crítico e moral. Os jovens do Movimento Escalada atuam diretamente na sociedade, através de ações sociais frente às instituições de caridade. Em 16 anos de Movimento em Itabuna, mais de 800 jovens já fizeram o encontro do Escalada, que acontece uma vez por ano.