AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

domingo, 5 de julho de 2009

ITAGIBÁ

TERRA BOA PARA MORAR






Em visita à cidade de Itagibá, a equipe de reportagem do MACRO SUL NOTÍCIAS, como costumeiramente procede, colheu informações junto aos habitantes sobre o desempenho da equipe do gestor municipal. O resultado obtido foi positivamente favorável. Vamos aos fatos:


Dr. Gilson Fonseca

Reeleito para gerir o município pelo período de 2009 a 2012, Dr. Gilson Fonseca passou a fazer parte dos anais da história por ser o único Prefeito a iniciar sua quarta gestão como administrador da Prefeitura de Itagibá; eis as gestões anteriores: períodos de 1989 a 1992, 1997 a 2000 e 2005 a 2009.
Itagibense nato, Dr. Gilson vem tentando dotar o município com uma infraestrutura digna para seus munícipes.
Desde pequeno ele sempre fazia inteira questão de se disponibilizar para ajudar o próximo. Devido a esse fato, escolheu a medicina como profissão para, assim, servir melhor aos seus conterrâneos. Essa lida já completa 35 anos.
A população itagibense sempre soube reconhecer o trabalho e a dedicação de Dr. Gilson. A prova aí está! O eleitor de Itagibá o reelegeu para seu quarto mandato.


AÇÕES DESENVOLVIDAS
Nas suas três gestões, as ações que mais se destacaram foram: aparelhamento das escolas municipais, melhorias consideráveis no sistema de saúde, valorização do seu quadro funcional, saneamento básico, pavimentação das vias públicas, incentivo ao esporte, cadastramento de famílias carentes para que fossem beneficiadas com habitações construídas e reformadas com recursos próprios, construção de banheiros, entre diversas outras.
Hoje, a redução da receita do município, devido à queda do Fundo de participação do Município, é um obstáculo que está sendo superado. Para tanto, o Governo Itagibá Terra Boa Para Morar, procura, constantemente, através de parcerias com os Deputados Fábio Souto – Federal, e Sandro Regis – Estadual, firmar convênios com os Governos Federal e Estadual com o intuito de conseguir verbas para serem investidas em obras no município.


SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL


A Secretária de Ação Social, Tenilly de Oliveira Cardoso, do Governo Itagibá, Terra Boa Para Morar, Vem desenvolvendo um excelente trabalho junto à população da Sede e dos Distritos.
Os idosos são beneficiados através de grupos da Terceira Idade onde são assistidos, na prática, com: aulas de ginástica, cursos, viagens, atendimento médico, palestras, reuniões, comemorações em épocas festivas a exemplo do São João. O acompanhamento aos idosos é realizado por uma equipe de profissionais competentes qualificados, sendo eles: psicólogos, assistentes sociais e professores.


Os adolescentes são assistidos através do Pró-Jovem que, constantemente, ministra ações, como palestras, que objetivam alertar e prevenir contra abusos sexuais, drogas, pedofilia e gravidez indesejada.
As gestantes são assistidas desde o pré-natal até o nascimento da criança. Nessa fase elas ganham enxovais e remédios e são acompanhadas até durante o desenvolvimento da criança.
O Governo Itagibá Terra Boa Para Morar prioriza tudo que se relacione com o menos favorecido. As ações da Secretária, Tanilly, não tem hora, resultam de um esforço, para ela nunca cansativo, onde, está sempre pronta para atender às solicitações dos habitantes.
Um dos pontos que mais se destaca na Ação Social é o Benefício de Prestação Continuada – BPC, que assiste através de atendimento, transporte, acompanhamento e assistência geral prestados aos idosos, adolescentes, crianças especiais e deficientes que necessitem de atendimento em outras localidades.

ACARACI – TAPIRAGI – JAPUMIRIM
Os distritos do município jamais foram esquecidos! Acaraci, Taparigi e Japumirim contam hoje com uma infraestrutura capaz de atender qualquer necessidade e casos de baixa e média complexidade que possa vir a existir.
Nos distritos foram implantados PSF, transporte, escolas, infocentros, quadras poliesportivas, pavimentação, limpeza e conservação das vias públicas e dos logradouros e, ainda, atendimento médico nas áreas de odontologia, clinica geral e enfermagem.

Vice-Prefeito

No Governo Itagibá Terra Boa Para Morar o Vice-Prefeito, Irênio Lino dos Santos Filho, não é esquecido. Ele é participativo e atuante, o gestor municipal, Dr. Gilson, faz inteira questão de trabalhar em comum acordo com seu vice, quer seja na elaboração ou na execução dos projetos.
Câmara Legislativa
O Prefeito do Governo Itagibá Terra Boa Para Morar, procura, constantemente, trabalhar em comunhão com os Vereadores para que todos os projetos, que visam beneficiar exclusivamente a população, sejam sempre aprovados.
Essa parceria acontece devido o Gestor municipal, Dr. Gilson, fazer inteira questão de administrar o município com transparência, sinceridade e honestidade. Oposição existe em qualquer lugar, mas, quando o bem estar da comunidade é priorizada, o consenso sempre existe.

PORTO SEGURO

Prefeitura retoma área para construção de escola no Loteamento João Carlos



Visando a ampliação da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Porto Seguro iniciou, no dia 18, a construção de mais uma escola de Ensino Fundamental. Dessa vez foram contemplados os moradores do Parque Ecológico João Carlos.
A obra está sendo construída em uma área de 2.095 m2 reservada por lei para a construção de equipamentos comunitários, como postos de saúde e escolas.
Para usar o local (quadra 47), o setor de Supervisão de Uso e Ordenamento do Solo precisou retomar o terreno que foi doado em 1997, de forma ilegal, à Associação dos Policiais Rodoviários Federais da Bahia.
A doação foi feita pela empresa Outeiro da Glória Empreendimentos LTDA, que conseguiu em 1992 a aprovação para realizar a segunda etapa do loteamento Parque Ecológico João Carlos, obedecendo a lei 017/89, que determina que uma área deveria ser reservada, pois se trata de um terreno de propriedade do município.
O supervisor Jânio Botelho ao avaliar o local e sua documentação para dar início a obra, constatou irregularidades nos documentos e na área reservada, que teria sido comercializada por Periquito pelo valor de R$ 2.000,00, conforme falou em uma entrevista na Rádio 88 FM, na semana passada. No local havia uma casa pronta e outra em construção, além de mais duas de alvenaria, informa Jânio Botelho.
A Prefeitura de Porto Seguro a fim de restituir o município e solucionar o problema, entrou em contato com a Associação dos Policiais Rodoviários Federais da Bahia para explicar a irregularidade e esclarecer que tal área não pode ser doada e nem comercializada. Os membros da associação reconheceram o equívoco e a Prefeitura estuda outro local apropriado para beneficiá-los.
Quem ganha com essa medida são as centenas de crianças da comunidade do Parque Ecológico João Carlos, que terão mais acesso à Educação.

MATRÍCULA NA UESC

UESC abre matrícula para o 2º período letivo de 2009

O período de matrículas para os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, para o 2º período letivo 2009, está aberto a partir do dia 6 de julho. A informação é da Reitoria através do Edital nº 089.
A matrícula de vestibulandos, candidatos aprovados no Concurso Vestibular 2009, com entrada no 2º semestre será presencial de 06 a 08 de julho de 2009 – todos os cursos -, das 08:00 às 12 horas e das 13:00 às 16:00 horas nos colegiados de cursos. Já a renovação de matricula para alunos regulares, que efetivaram ou trancaram matrícula no 1º semestre de 2009, será exclusivamente pala internet, através do portal: www.uesc.br, obedecendo ao seguinte calendário:
No dias 23 e 24 de julho de 2009, para alunos que ingressaram este ano. Nos dias 27 e 29 de julho, para aqueles que ingressaram em 2008. Para 30 e 31 de julho, alunos que ingressaram no ano de 2007. Os dias 03 e 04 de agosto estão reservados para estudantes que ingressaram na Universidade em 2006 e anos anteriores. O horário final para a matrícula pela internet será sempre 23:59 horas de cada dia. Porém, os alunos que obtiverem a confirmação de, no mínimo, uma disciplina das requisitadas na pré-matrícula, estarão automaticamente matriculados para o 2º período de 2009.
Os alunos regulares que efetivaram ou trancaram matrícula no 1º semestre de 2009 em cursos de pós-graduação stricto sensu – Mestrado e Doutorado, farão a renovação de matriculas no período de 29 a 31 de julho, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 h de 2009, na Secretaria de Pós-Graduação - SEPOG.
Alunos de graduação que solicitaram retorno para o 2° período letivo de 2009 e seus pedidos foram deferidos, terão apenas o dia 06 de agosto das 08:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 16:00 horas, nos colegiados de cursos
Alunos que solicitaram transferência para a UESC e foram aprovados no processo seletivo, para o 2° período letivo de 2009, também efetivarão suas matriculas no dia 06 de agosto, nos Colegiados de Cursos, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas. Neste caso os candidatos deverão observar as orientações contidas no Edital 089, disponível no portal www.uesc.br.

PARCERIA ENTRE ITABUNA E ILHÉUS

Itabuna e Ilhéus poderão desenvolver projetos
para investimentos comuns


O primeiro passo para o desenvolvimento de projetos e investimentos numa parceria entre as prefeituras de Itabuna e Ilhéus, duas cidades de médio porte, que são dois importantes pólos regionais e distam 30 quilômetros entre si, foi dado durante um encontro, segunda-feira (29) entre os secretários de Administração, Gilson Nascimento; Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde; Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, e Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário; além do secretário de Governo ilheense, José Nasal, no Centro Administrativo Firmino Alves. Na agenda, a possibilidade de implementação do projeto de mapeamento aerofotogramétrico dos dois municípios, realizado em maio pela empresa Base Aerofotogrametria e Projetos S/A.
Uma nova reunião deverá ser agendada para os próximos dias, com a participação dos prefeitos de Itabuna, Capitão Azevedo e de Ilhéus, Newton Lima, para discutir o projeto de mapeamento aerofotogramétrico, que vai permitir o planejamento de ações em diversas áreas e elaboração de mapas dos dois maiores municípios do Sul da Bahia, e outras propostas. As duas cidades também poderão montar uma agenda para investimentos em serviços essenciais e até mesmo na realização de obras públicas em comum.
O projeto de mapeamento aerofotogramétrico foi apresentado pelo arquiteto da Base, Guarani Valença Araripe. Ele mostrou o resultado do levantamento contratado pelo Derba, com o objetivo inicial de levantar uma área de 340 quilômetros de rodovias e abrangeu os municípios de Itabuna, que teve 90% do território mapeado; além de Ilhéus,com 80% da área e Buerarema, Itapé, Barro Preto, Itajuípe e Uruçuca, abrangendo no total um espaço de dois mil quilômetros quadrados.
Todo o trabalho foi realizado com apoio de um avião Navajo, equipado com câmeras especiais para fotos coloridas, que fixou sua base de operações no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, onde ficou por 90 dias, aproveitando apenas três dias de sol para realizar seqüências de fotos a quatro mil metros de altura. O material foi apresentado na reunião realizada no Centro Administrativo Firmino Alves.
Guarani Valença Araripe explica que o mapeamento produzido se presta a toda uma gama de atividades de planejamento governamental, inclusive para possibilitar interferências urbanas, elaboração de cadastros e de mapas cartográficos para projetos executivos. “Como o material é em cores, oferece uma capacidade maior de prospecção, inclusive para a verificação de áreas degradadas e que poderão ser recuperadas no futuro”.

ITABUNA

Conselho de Saúde define data
para eleição em Itabuna

O Conselho Municipal de Saúde de Itabuna (CMS) vai escolher os representantes dos módulos assistenciais I, II,III e IV que por sua vez representarão o usuários no conselho, através de eleição programada para o dia 12 de julho, das 8 às 13 horas.
O processo conta com o apoio do Ministério Público, Colegiado de Enfermagem da FTC e UESC, cursos de Saúde do Colégio Polivalente, coordenadoras dos Módulos Assistenciais da Secretaria de Saúde, Secretaria de Governo.
Esta é a primeira vez que a escolha dos representantes legítimos da comunidade está sendo coordenada pelo Conselho de Saúde, o que na opinião da presidente da entidade Maria das Graças Souza, evitará que eles sejam indicados pelo gestor municipal como acontecia anteriormente.
Maria das Graças explicou que a eleição acontecerá dentro de cada módulo em locais pré-estabelecidos. Antes, porém, haverá uma série de reuniões em todos os bairros, com o objetivo de informar à população sobre o que é Conselho de Saúde e Controle Social. Durante o encontro também estarão sendo divulgados os pré-requisitos para as pessoas poderem se candidatar.
Segundo a diretora, o Edital da Eleição e o Regimento Interno estão sendo elaborados por uma comissão composta por conselheiros de saúde e serão publicados dentro em breve.
O Conselho de Saúde é órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema único de Saúde em cada esfera de governo, integrante da estrutura básica da Secretaria de Saúde e sua composição, organização e competência estão fixadas em leis Federal e Municipal desde 1997. Em Itabuna, o CMS conta com 24 membros, sendo seis representantes dos trabalhadores, seis do Gestor e Prestador e 12 de representantes dos usuários. “A participação da sociedade organizada, garantida na Legislação, torna os conselhos de saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, avaliação e fiscalização da implementação da política de saúde, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiros”, declarou a presidente do CMS de Itabuna

EUNÁPOLIS

Prefeito é acusado de desviar R$ 565 mil
destinados a obra de hospital

Mato e concreto é o que restou da obra de construção de um mini-hospital no bairro Rosa Neto, periferia de Eunápolis (643 km de Salvador), extremo sul baiano. Iniciada pela prefeitura local em janeiro de 2006, a obra está parada desde 14 de junho daquele ano, não tem previsão de reinício.
O prefeito José Robério Batista de Oliveira (PRTB) é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de improbidade administrativa. Ele teria superfaturado a obra de alicerce do mini-hospital, única parte feita. Orçada em R$ 573.179,73, a obra, explica o gestor, seria para desafogar o atendimento no Hospital Regional de Eunápolis, que socorre, por mês, 8,3 mil pacientes, funciona sem alvará sanitário e cuja interdição foi pedida pelo Ministério Público Estadual (MPE) há quase dois anos.
Para a obra, Robério pediu, em julho de 2005, que a Câmara de Vereadores devolvesse à prefeitura R$ 500 mil do duodécimo – dinheiro não gasto pela Casa durante o ano – e teria recebido mais R$ 53 mil do Sistema Único de Saúde (SUS). A Câmara devolveu, no total, R$ 512.384,16, sendo R$ 500 mil em 29 de setembro de 2005 e o restante em outubro do mesmo ano.
Só que o prefeito alega que se apertou com a quitação do 13º salário do funcionalismo público municipal em 2005 e pegou a verba para fazer o pagamento, estimado em pouco mais de R$ 1 milhão, segundo o gestor, que teve as contas de 2006 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Ele também foi acusado de não ter aplicado os 15% do orçamento municipal com a saúde, que recebeu 13,18% dos recursos.
O engenheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Lúcio José de Castro, em seu laudo, aponta que o máximo que se pode ter gasto na primeira parte da obra é R$ 43.861,99, tendo havido, segundo ele, um superfaturamento de notas ficais no valor de R$ 40.004,03. Juntas, as notas somariam R$ 83.866,02 e a prefeitura diz que pagou à Makro Construtora, em 28 de julho de 2006, R$ 54.922,23.
A justificativa do prefeito para que a obra fosse parada é a de que a empresa estava fazendo o concreto da superestrutura fora das especificações que tinha no edital. O valor pago à construtora seria correspondente, segundo a prefeitura, a 60% do valor da primeira etapa da obra.
“Temos documentos e fotos que mostram que houve muito mais serviços do que os que foram vistoriados. Não gastamos só com o alicerce. Tiveram outros serviços que nos custaram muito”, justifica Robério.
PROMESSA – Segundo o aposentado Josafá Moreira da Silva, 63 anos, o terreno onde está o alicerce do mini-hospital era de uma sobrinha dele e foi comprado por R$ 30 mil. O ex-vereador Claudionor Nunes (PDT), presidente da Câmara de Eunápolis à época que o prefeito pediu que a verba do duodécimo fosse devolvida, informou que só liberou o dinheiro com antecedência porque a prefeitura apresentou a planta do hospital.
Disse ainda que o prefeito pediu em março de 2006 que a Câmara devolvesse R$ 240 mil para pagar salários dos servidores da saúde e que em 22 de junho de 2006 foi solicitada a devolução de mais R$ 300 mil para também pagamentos de funcionários.
Fonte – Jornal A TARDE

EDITORIAL

Crise no Senado preocupa e paralisa o País

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus principais ministros avaliaram nesta quarta-feira que a enxurrada de denúncias envolvendo o Senado Federal é "preocupante" e acaba por paralisar o País e a própria gestão petista.
Lula, que chegou a defender publicamente o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), classificando-o de "diferente" dos demais políticos, debateu os recentes escândalos do Parlamento na reunião semanal de Coordenação Política.
De acordo com auxiliares do presidente, apesar de a crise envolvendo os atos secretos não ser no governo Lula e tampouco causada por ele, os efeitos atingem diretamente a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que a instabilidade provocada pela divulgação das denúncias acaba por paralisar quaisquer votações na Casa.
A avaliação entre integrantes do governo é que a crise não é especificamente de Sarney, a despeito de ele ser o parlamentar mais visado no que o próprio Lula já classificou de "onda de denuncismo".
O grupo de trabalho criado para analisar os chamados atos secretos confirmou nesta terça-feira a existência de 663 decisões que não tiveram publicidade e eventualmente podem ser classificadas como completamente irregulares.
Entre as conclusões da comissão, que verificou decisões de 1º de janeiro de 1995 e 12 de junho de 2009, está a que indica ter havido "deliberada falta de publicidade de atos". O relatório chega a indicar que os atos eram de conhecimento do ex-diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, que poderia ter ocultado o teor das decisões.
A comissão administrativa criada pelo presidente do Senado era composta pelos servidores da Casa Doris Peixoto, Fábio da Costa e Ralph Campos Siqueira. Ela tomou, entre outros, o depoimento do chefe do serviço de publicação do boletim de pessoal do Senado, Franklin Albuquerque Paes Landim, que confirmou que o sigilo dos atos era um pedido de Agaciel Maia.

BASTIDORES EDIÇÃO 164

“Os frutos a serem colhidos de um trabalho sério e independente é difícil, mas, não serôdio. Esse
reconhecimento é gradativo”. João Queiroz

BLITZ EM GONGOGI
Blitzs constantes estão sendo realizadas na via de principal acesso à Gongogi. A operação conjunta entre a Polícia Civil e Militar, coordenadas pelo delegado Dr. Israel, está sendo aplaudida pelos condutores dos veículos que são solicitados a pararem nas barreiras onde apresentam os documentos pessoais e do automóvel. Minuciosas vistorias são realizadas nos carros.
As ações visam coibir a violência e o trafico de drogas na cidade e região.

GONGOGI - II
Os servidores municipais contratados, efetivos e concursados lotados na secretaria de administração de Gongogi estão sem receber salário desde março do corrente ano.
Segundo os próprios funcionários, muitos deles já estão passando sérias necessidades devido as mercearias e supermercados não mais venderem seus produtos fiado.
Enquanto isso, o Prefeito da cidade festejou o São João com bastante pompa e brilho, o cantor Vanoly Cigano e as Bandas Skema 04 e Picape de Luxo foram contratados para se apresentarem nos dois dias de festa e folia.
Os integrantes do “bloco dos servidores” da administração não participaram e nem aproveitaram a comemoração da festa junina com receio de desmaiarem na praça onde foi realizada a festa.

ITAPITANGA
Mais uma vez foi realizado o São João na cidade de Itapitanga. O Arraiá do Vaqueirin novamente foi sucesso.
O festejo junino contou, como sempre, com uma mega estrutura. O enorme palco abrigou as bandas e artistas da região e de expressão nacional.
A decoração a caráter também foi inovada.
Esse ano não nos fizemos presentes, por falta de convite, desculpamos, pois, sabemos que a lista de pessoas é imensa, mas, é como se lá estivéssemos estado.
Ao prefeito reeleito, Dernival, desejamos todo o sucesso que realmente merece.
Como Itapitanga, acreditamos que Jucuruçu, em breve, irá progredir.

ITAPÉ
O Prefeito de Itapé, Jackson Resende continua surpreendendo com suas ações determinadas, não só a população itapeense, bem como todos da região. Além da recuperação das estradas vicinais da região da Estiva e Palmeira, antecipou, agora, os salários dos professores foram pagos antecipadamente, dia 19/06, com os recursos provenientes do FUNDEB. Os mensalistas, no dia 30/06, também receberam seus provimentos.

ITAGIBÁ
A equipe do MACRO SUL agradece a atenção que nos foi disponibilizada quando de nossa visita à cidade de Itagibá.

ITABUNA
As ações da Polícia Militar, que já ocorrem através de blitzs, deveriam ter uma intensificação maior, os condutores de moto, no decorrer de todo o dia, usam e abusam das vias públicas. Um pedestre quando avista uma moto já fica com medo de ser atropelado. Eles não reduzem a velocidade do ciclomotor, simplesmente buzinam, e continuam em frente.
Aulas e cursos de como conduzir é preciso.

ITUBERÁ
O setor de tributos de Ituberá está de parabéns, a atenção e qualificação dos profissionais da área dedicados no atendimento são excelentes. Entre eles Jucylene, Edilton, Zéu e Zilene.
Saber sempre tratar as pessoas é preciso!

GRADIL NO SHOPPING
Voltamos, mais uma vez, a cobrar uma solução das autoridades competentes referente a grade colocada na frente do estacionamento do Shopping Jequitibá, em Itabuna, esperamos que as providências não sejam tomadas logo após em que um dos pedestres seja atropelado.

VALENÇA
O Prefeito de Valença, Ramiro Queiroz, está sendo bastante elogiado pelos servidores municipais porque, desde o início de sua gestão, o salário está sendo priorizado e os proventos mensais estão sendo pagos em dia.

BUERAREMA
Mesmo com o inconveniente impasse do fica-não-fica no cargo, Dr. Mardes, tranquilamente, dá prosseguimento aos trabalhos sob sua responsabilidade e procura resolver os diversos problemas, deixados pela administração anterior, existentes em vários setores do município.