AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

terça-feira, 19 de maio de 2009

NOTA DE REPUDIO

ACIDENTE QUE VITIMOU OS CINCO JOVENS

Quero aqui deixar o meu repúdio sobre o tratamento às vítimas do acidente dos cinco jovens na BR Ilhéus- Itacaré, inclusive uma sobrinha minha Marília Bezerra Camilo Silva. Quero registrar o dia de tristeza e humilhação que foi o dia 04 de maio, que todos nós familiares e amigos das vítimas passamos. Com relação ao atendimento no DPT, para liberação dos corpos das vitimas, depois de tanto sofrimento, ainda tivemos que esperar sete horas para começar a liberação dos primeiros corpos para sepultamento, primeiro faltou médico de plantão, depois faltou água, e por último faltou formulário para o atestado de óbito. Onde estão os governantes do nosso estado que tanto falaram em mudanças?.

Cordialmente
Gidovaldo Bezerra de Carvalho (Dão)

ARTIGO COLABORADOR

Todos somos iguais perante a dengue

Dr. Álvaro Luis

Embora desiguais em relação a benesses de favores públicos e também desiguais aos olhos da justiça, todos somos iguais perante a dengue. A dengue é de todos nós. É de todos enquanto possibilidade de contrair a doença. Mas, também é de todos em relação à responsabilidade por criar e manter as condições propícias para que o surto epidêmico se consolide e cause tamanho estrago com alta morbidade e mortalidade. Todos estão envolvidos como responsáveis pelo grande problema de saúde público recente transmitido por um mosquitinho que tem vencidos governos, mas que também é um problema social, econômico, cultural etc. Gasta-se muito e sofre-se muito com a dengue. Governos são responsáveis, é certo, nas três esferas: municipal, estadual e federal. Responsáveis também somos nós todos enquanto cidadãos, no pressuposto que, se temos direitos constitucionais, também temos deveres sociais.
Atacar, culpando o vizinho é uma manifestação humana de defesa. E é assim em relação a dengue, atualmente. Quando nos sentimos culpados culpamos os outros pelo problema. Assim temos feito. Culpamos o Prefeito, o Secretario de Saúde, o Ministro, o Governador e até o Presidente da Republica. Mas, mantemos vasilhames com água parada dentro da nossa própria casa. Deixamos pneus ao ar livre, tanques descobertos, casas fechadas. É certo que não temos boa tradição em relação à educação sanitária nem em relação a nenhum tipo de educação. Se fóssemos educados não importunávamos, (os homens) as moças que passam pela calçada, dizendo-lhes impropérios. Se fóssemos educados não furávamos filas nos bancos, nos hospitais, nas repartições públicas, nos pontos de coletivo. Se fóssemos educados não teríamos filas intermináveis nos postos do INSS e nos bancos. Se fóssemos educados não teríamos índices de contaminação de dengue, tanta gravidez indesejada, tanto aborto.
Se fóssemos educados não jogaríamos papel na rua, não faríamos xixi nas esquinas, não confundiríamos o público e o privado, gastando dos cofres da Nação como se tirássemos da gaveta de nossa casa. Quando deputados e senadores pagam contas particulares com jatinhos, telefones celulares para filhos passear em outros países, e contratasm secretários e diretores fantasmas com o dinheiro do Congresso Nacional, eles estão dando prova de sua deseducação, além de serem agentes corruptos. Se fossemos educados não sonegaríamos impostos. Assinaríamos a carteira de nossos empregados cumprindo todas as obrigações trabalhistas. Se fossemos educados não estacionaríamos nas calçadas e em frente à garagem alheia, não dirigiríamos bêbados causando tantos acidentes de veículos nas vias públicas e até em cima das calçadas. Se fôssemos educados não dávamos carteiradas. Se fôssemos educados não aceitaríamos os juros mais altos do mundo, e enquanto dirigentes não cobraríamos juros tão altos.
Como os governantes refletem as características da sociedade a que pertencem, Prefeitos, Vereadores, Deputados, Senadores, Governadores e Presidente da República, tirados que são do seio do povo, não podem ser muito diferentes de nós homens comuns, gente do povo. Por isso a dengue nos ataca impiedosamente, nós os deseducados. Cada ator social neste caso específico têm uma parcela da responsabilidade. Ninguém pode culpar ninguém. Cada doente contaminado pelo vírus da dengue que sofre com os sintomas da doença, mas também aqueles que morrem são da nossa responsabilidade, de todos governantes e governados. Não podemos adiar no Brasil pelo menos duas coisas: o combate a dengue e uma educação que interfira nos nossos traços culturais de modo cirúrgico para que nossas escolas, nos seus currículos e nossos professores ensinem a nossas crianças, mas também aos adultos que levar vantagem em tudo é uma ilusão de lucro fácil. Quando a conta e feita, no final, não há lucro, mas prejuízo. E em relação a tanto sofrimento recente, não há duvida nenhuma - Todos nós somos iguais perante a dengue.

MACROSUL... RISO

O CÚMULO DA PRETENSÃO

Motoqueiro a 140 km/h numa estrada. De repente deu de encontro com um passarinho e não conseguiu esquivar-se:
- PÁÁ!!!
Pelo retrovisor, o cara ainda viu o bichinho dando várias piruetas no asfalto até ficar estendido. Não contendo o remorso ecológico, ele parou a moto e voltou para socorrer o bichinho. O passarinho estava lá, inconsciente, quase morto. Era tal a angústia do motoqueiro que ele recolheu a pequena ave, levou-a ao veterinário, foi tratada e medicada, comprou uma gaiolinha e a levou para casa, tendo o cuidado de deixar um pouquinho de pão e água para o acidentado. No dia seguinte, o passarinho recupera a consciência. Ao despertar, vendo-se preso, cercado por grades, com o pedaço de pão e a vasilha de água no canto, o bicho põe as asas na cabeça e grita:
- ESTOU FERRADO!! MATEI O MOTOQUEIRO!!!

LAVA VULCÂNICA

Congresso Nacional na pauta, é só escândalos

Por João Queiroz

Essa é muito boa. O tal deputado do Rio Grande do Norte, o patricinho Fábio Faria (PMN), deu uma declaração à imprensa no mínimo inusitada.
Tudo aconteceu porque veio à tona a notícia de que o parlamentar levou as atrizes Kayky Brito, Sthefany Brito e Sâmara Felippo para o carnaval fora de época em Natal, assim como a namorada (na época) Adriana Galisteu, sogra e amigo para passeios internacionais, sendo todos os bilhetes aéreos pagos pela viúva. Leia-se: nós, contribuintes.
Com a cara mais lisa e bonitinha (e também ordinária) que ele tem, explicou à grande imprensa que a responsabilidade pelo ocorrido pertence aos seus assessores. Segundo ele, os detalhes dessa tarefa burocrática ficam a cargo do corpo técnico do seu gabinete.
Faria foi mais profundo ainda, apresentou sua bandeira de trabalho tendo como uma de suas "prioridades" como parlamentar "atuar com transparência e probidade".
O que fez a presidência da Câmara? Nada, para não mexer com todos.
Se o deputado Faria diz o que diz e fez o que fez, imagine você, caro leitor, o que fazem os demais parlamentares que, na calada da noite, fretam aviões para amantes, desviam verbas em projetos culturais, negociam superfaturamento com empreiteiras e construtoras nas licitações para o governo?
Que país é este? Que dia-a-dia movimenta um alto índice de escândalos, corrupções e desmandos na gestão pública?
Tudo isso que está ocorrendo no Congresso Nacional e vindo a público para conhecimento da sociedade só pode mesmo ser um filme de ficção. É uma situação muito kafkiana, surrealista, para lá de pós-moderna, contemporânea ou qualquer coisa do gênero. Shakespeare perde longe. Não tem Nelson Rodrigues que dê conta de histórias tão absurdas e mortais.
Das duas uma: ou fazemos uma verdadeira limpeza em 2010 que renove o quadro político-ético-moral desse Congresso, ou caminhamos para o abismo da inoperância na certeza de que não teremos o amanhã para os nossos filhos e netos.

EDITORIAL

Deve existir equilibrio entre a cruz e os tempos

Por João Queiroz


A Igreja Católica vem conquistando a manchete dos principais veículos de comunicação do país. Recentes e polêmicas declarações têm movimentado a opinião de católicos e não-católicos. Dogmas pré-estabelecidos ainda no Império Romano nos fazem refletir a respeito do papel desta importante instituição religiosa em nossos novos tempos.
As singulares discussões tiveram início com maior intensidade no início de março, quando o arcebispo da diocese de Olinda e Recife, José Cardoso Sobrinho, excomungou todos os envolvidos em um aborto de uma menina de nove anos [o fato: a criança ficou grávida depois de ter sido estuprada pelo padrasto e, segundo os médicos, a menina não tinha condições físicas de dar continuidade à gestação].
Especialistas afirmaram na ocasião que a decisão de José Cardoso foi no mínimo precipitada, já que o religioso não teria levado em conta um dos principais valores da Igreja, a misericórdia. Imediatamente à decisão, o Vaticano publicou uma resposta. O artigo é assinado pelo presidente da Pontifícia Academia para a Vida, o arcebispo Salvatore Rino Fisichella. Ele diz, sobre a menina de nove anos: "Antes de pensar em excomunhão, era necessário e urgente salvaguardar sua vida inocente, devolvendo a ela um nível de humanidade, da qual nós, homens da Igreja, deveríamos ser os anunciadores e mestres." O monsenhor Fisichella afirma ainda que os médicos merecem respeito profissional e que atuaram em defesa da vida da menina.
Dias depois outra declaração polêmica foi propagada pelo menor país do mundo. Um longo artigo publicado circulou pela internete, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, disse que a máquina de lavar talvez tenha feito mais pela liberação da mulher no século 20 do que a pílula anticoncepcional ou o acesso ao mercado de trabalho. O título era "A Máquina de lavar e a liberação das mulheres - ponha detergente, feche a tampa e relaxe". "O que no século 20 fez mais para liberar as mulheres ocidentais?", questiona o artigo, escrito por uma mulher. "O debate é acalorado. Alguns dizem que a pílula, alguns dizem que o direito ao aborto e alguns (dizem que) o direito a trabalhar fora de casa. Alguns, porém, ousam ir além: a máquina de lavar."
Já o papa Bento 16, em recente visita à África, afirmou que a Aids "é uma tragédia que não pode ser superada com o dinheiro e nem com a distribuição de preservativos, os quais podem aumentar os problemas". Conforme relatório anual do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, existem no mundo aproximadamente 33 milhões de pessoas vivendo com HIV/Aids. A África sub-saariana é a área mais afetada, com aproximadamente dois terços do total mundial (22,5 milhões de pessoas); desse número, três quartos são do sexo feminino. A região também concentra 76% das mortes pela doença.
Os jornais, o rádio, a televisão e principalmente a internet tornaram-se fontes democráticas de informação. Os fatos são propagados pelo mundo em razão de segundos.
Antes, as declarações da Igreja não chegavam ao conhecimento da grande audiência; hoje, pequenas ações ganham com facilidade a pauta principal dos veículos de mídia. A globalização e a informação como fonte de sobrevivência do mundo moderno fizeram com que a Igreja perdesse o controle. Manoel Jesus, professor da Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas, em um artigo sobre o papel da mídia ao divulgar a religião, explica de que forma esta mudança aconteceu. "Durante muito tempo, a Igreja Católica deteve o maior de todos os meios de comunicação que se tem conhecimento na História: o púlpito. O lugar de onde se fazia a pregação também era o lugar de onde partiam as orientações, as boas e as más notícias. A partir da metade do século passado, quando a sociedade, gradativamente, deixou de ser rural, para ser iminentemente urbana, este eixo também se deslocou e a Igreja não soube encontrar o seu lugar. Acreditou que, mesmo na periferia, continuaria a exercer seu poder de sedução e atração. Enganou-se: competindo com a sua pregação, além dos meios de comunicação, surgiram outros credos religiosos, que aliaram ao púlpito uma forte presença na mídia."
Até podemos concordar que a modernidade tem chegado a pontos extremos. Busca-se em muitos casos uma liberdade que vai de encontro aos princípios morais de uma sociedade civilizada. Mas isso não significa que nossas leis, divinas ou não, devam ser congeladas. É preciso buscar adaptações.
A Igreja deve buscar um equilíbrio, afinal o mundo mudou. Novas culturas surgiram e, portanto, novos hábitos foram incorporados ao nosso cotidiano. Entendemos também que é difícil abrir mão da palavra. Como desdizer o que Deus nos pregou? Os homens religiosos não podem nos dizer que agora isso pode e isso não pode. É uma forma de questionar as leis divinas. A Igreja está em uma situação extremamente difícil.
A Igreja Católica, apostólica e romana, novamente se encontra diante de um desafio: o surgimento de novas mídias e de novas tecnologias (renovando as já existentes) desafia a que se pense a respeito de uma realidade presente, para a qual temos um lastro de reflexão, mas faltando a prática.
A perspectiva de que a internet seja "popularizada" a curto ou médio prazo praticamente não existe. Os números de acesso, hoje, no Brasil, não chegam a 15% da população. No entanto, ela não pode e não deve ser desprezada, pois é acessada e acessível a uma parcela da população que é conhecida como multiplicadora de informação.
Medidas conservadoras talvez sejam o principal motivo para o avanço de outras religiões. Segundo o Anuário Pontifício do Vaticano, que tem como responsável o monsenhor Vittorio Formenti, os cristãos ainda continuam supremos entre os mais diversos povos. Um total de 17,4% da população mundial é católica, contra 19,2% que é muçulmana. No entanto, quando se somam todos os cristãos (católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes), a porcentagem alcança 33% da população mundial. A população brasileira é majoritariamente cristã (89%), algo em torno de 155 milhões. O protestantismo é o segundo maior segmento religioso do Brasil com, aproximadamente, 26,2 milhões de pessoas (15,4% da população), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
A Igreja precisa adquirir uma nova visão, colocar a mídia ao seu lado, como aliada, e não como inimiga. A Igreja não pode deixar de se atualizar, mas isso não significa que os valores e as hierarquias criados por Deus sejam destruídos. Adaptar-se a estes novos tempos significa construir um diálogo entre a instituição e seus fiéis. É preciso divulgar notas esclarecedoras, promover conversas, como as que os pais têm os filhos. Se você precisa falar, alguém tem que estar disposto a te ouvir. Faz-se necessário renovar a catequese, ter um interesse maior pelo rebanho. Essa mudança por vir junto à mídia que hoje exerce um poder incondicional sobre as sociedades.
Para mudar a realidade criada, as religiões se posicionaram, usando a comunicação como um recurso fundamental. No caso da Igreja Católica, no século 15 o papa Inocêncio 8 escreveu o primeiro documento sobre a mídia, o Inter Multiplices, exigindo censura para as publicações, pois afirmava que muitas idéias contrárias à fé e aos bons costumes estavam sendo difundidas na sociedade. Desde então os ideais não mudaram, talvez adaptar-se aos novos tempos seja a melhor forma de manter a cruz entre os povos.

SE OCORRER UM ATROPELAMENTO, DE QUEM SERÁ A CULPA?

O perigo ronda, constantemente, os transeuntes que são obrigados a passar ao lado da grade de proteção em frente ao estacionamento do Jequitibá Plaza Shopping. Diversas pessoas denunciam que risco de alguém ser atropelado é eminente devido ao grande fluxo de veículo que circula pelo local, tanto na entrada e saída do Shoppinp, bem como, nas avenidas Manoel Chaves e Aziz Maron.
Dois pequeno portões existentes nas extremidades do estacionamento encontram-se fechados à cadeados que só são abertos às 08 da manhã.
Se ocorrer um atropelamento provocado por um veículo ou uma moto, de quem será a culpa?
Com a palavra... O Ministério Público.

BASTIDORES

CÚMULO DO ABSURDO
Marginais invadem carpintaria, no bairro Sarinha em Itabuna, e roubam toda a fiação elétrica para retirarem os fios de cobre. O material roubado, possivelmente, será vendido em algum “Ferro-velho” existente na cidade. Com a grana em mãos os marginais irão, provavelmente, comprar drogas.
É o cúmulo do absurdo..
NOVO GOLPE NAS RODOVIAS E PELO TELEFONE
Você está na estrada, quando alguém em outro carro, dá sinal sobre um problema no seu carro, e segue adiante.
Você acredita que é alguém bem intencionado e, vendo que o carro foi embora, você pára no acostamento para ver o que há de errado. Nesse momento, outro carro que estava seguindo você, e você não percebeu, pára logo atrás. Você é pego completamente desprevenido, pelos comparsas que estão nesse carro.
A Polícia Rodoviária informa que se trata de uma quadrilha bem organizada, que já está agindo há algum tempo e que eles não estão conseguindo pegar.
Cuidado, não caia nesse golpe. NÃO PARE. Se for o caso, espere até chegar a um posto ou restaurante, ou peça ajuda à Polícia, pelo celular.
Por favor, repassem essa informação aos seus amigos.
NOVÍSSIMO golpe do telefone
Diferente dos outros.
Um sujeito pilantra liga para sua casa e se identifica como Policial (delegado). Alega estar recebendo ameaças por telefone e que o número registrado no bina é o seu.
Ele, então, sugere que sua linha foi clonada, e ACONSELHA você, a solicitar um reparo à sua operadora. E diz que vai ligar mais tarde, para saber se você fez a solicitação.
Em caso afirmativo (se você fez a reclamação à operadora), no dia seguinte, ele estará na sua casa com uniforme e crachá da firma operadora.. Daí em diante você será presa fácil para ele.
Se receber essa ligação, não solicite o reparo e dê queixa imediatamente à Polícia. Se ele voltar a ligar, diga que já comunicou à polícia.
Repasse à todos os seus amigos, familiares e vizinhos que não tiveram acesso a este matéria.
ITAJÚ DO COLÔNIA
Apesar das dificuldades acarretadas pela redução do FPM, o Prefeito de Itajú do Colônia, está mantendo o salário dos servidores em dias. Com muito sacrifício, e os poucos recursos próprios, dá continuidade aos serviços essenciais nos setores da saúde, educação e saneamento básico. Constantemente se dirige à Capital baiana e a Brasília na expectativa de firmar convênios e parcerias que objetivem diretamente beneficiar a população da qual administra.

FIRMINO ALVES
De passagem por Firmino Alves, com destino a Itororó e Itapetinga, a nossa equipe de reportagem não deixou de denotar determinadas mudanças ocorridas em Firmino Alves nesses quase 150 dias de governo do atual Prefeito, Padre José Egnaldo, as ruas estão devidamente limpas e, as dez pessoas que indagamos sobre o desempenho da atual administração, disseram estar contente e acreditam que Firmino Alves tomará rumos, com ventos favoráveis, em direção a mudanças e progresso.
Ficamos bastante contentes em obter boas informações sobre uma administração de um município, onde, quem relata espontaneamente com sinceridade é a própria população.
Parabenizamos Padre José Egnaldo, mesmo sem conhecê-lo, pelo esmero e empenho em priorizar o bem estar e comodidade de seus munícipes.

ANTÔNIO VIEIRA
O Secretário de Saúde e Vice-Prefeito de Itabuna, Antônio Vieira, está gradativamente resolvendo os diversos problemas existentes nesse setor e que foram deixados acumulados pelos gestores anteriores.
O esforço do Secretário em suprir as necessidades dos usuários do sistema que são relegados pelo Hospital de Base de Itabuna, mais a ferrenha luta, já quase conseguida, em diminuir a proliferação da dengue no município, demonstram que, as ações do Prefeito Capitão Azevedo estão sendo objetivadas e com um vice, que trabalha, da extirpe de Dr. Antônio Viera, com certeza, a Saúde de Itabuna galgará os altos índices percentuais de positividade quanto aos atendimentos e benefícios que a população itabunense realmente merece.

CURIOSIDADE

A água da piscina atrai raios?

Pegar uma forte gripe ou um inocente resfriado não é a única ameaça que assombra os valentes nadadores ou banhistas que preferem permanecer em uma piscina quando o sol cede lugar a uma tempestade com raios e trovoadas.
Segundo o professor Francisco Sevegnani, chefe do Departamento de Física da PUC-SP, mesmo que não atraia mais raios do que a terra firme, a água da piscina oferece um risco por ter muito cloro, que é uma substancia que conduz eletricidade. Ou seja, se um raio cair na água, em qualquer ponto da piscina, a descarga elétrica pode atingir o nadador desavisado.
Outro perigo, lembra o professor, é ficar com o parte do corpo para fora da água, o que pode atrair um raio. "Não é a água que atrai, mas nesse caso a pessoa age como um pára-raio", diz.

PRÓ-JOVEM ITAPITANGA

A Prefeitura de Itapitanga, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, encerrou a primeira etapa de atividades do ProJovem com a realização palestras sobre a relação entre as profissões e o mercado de trabalho. A conferência realizada na última quinta-feira (02) teve como convidados um advogado, professor, enfermeira, bancário e gari. O prefeito Dernival Dias Ferreira acompanhou o evento e declarou que “os jovens estão tendo uma grande oportunidade com a realização desse projeto, que os procura valorizar enquanto cidadãos”.
Ao longo do primeiro ciclo de atividades do ProJovem, foram realizadas diversas oficinas artísticas. Entre as aulas oferecidas aos adolescentes acompanhados pelo programa estavam de violão, teclado, canto coral e bordado. Os jovens ainda participaram de visitas à sede regional da CEPLAC, ao campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e ao Shopping Jequitibá, em Itabuna. E a fim de ensiná-los sobre como utilizar a internet de maneira responsável e produtiva, profissionais da área de informática deram orientações sobre como utilizar as ferramentas de busca para pesquisas escolares.
De acordo com a Secretária de Assistência Social de Itapitanga, Cristina Moitinho, o primeiro ciclo de atividades obteve resultados muito positivos, mas a intenção é que a segunda etapa possa superar o êxito atual. “Nosso sucesso foi conseguido graças ao empenho da nossa equipe multidisciplinar formada por psicóloga, pedagoga, professor e terapeuta ocupacional. Todos não mediram esforços para cumprir as metas estabelecidas e enriqueceram muito a vida dos adolescentes”, afirmou.

O ProJovem
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) é o resultado da integração de diversos programas para a juventude do Governo Federal e tem como objetivo promover a reintegração desses jovens ao processo educacional oferecendo oportunidade de qualificação profissional e de desenvolvimento humano. Ele foi criado para enfrentar as altas taxas de abandono escolar e de desemprego juvenil do Brasil. A execução e gestão do ProJovem é feita em conjunto pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

CLASSE C LUTA PARA MANTER PADRÃO

Estudos mostram que a sustentação da economia brasileira em 2009 deve ficar a cargo do mercado interno. Mas, em um país caracterizado pelo cenário social desigual e nebuloso, qual será a classe econômica responsável pela movimentação desse mercado? Um estudo divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou que, no Brasil, as classes A, B e C sofreram o impacto da crise econômica mundial de forma mais dura do que as demais nos primeiros dois meses do ano. A Classe C, composta por mais de 52% da população, luta para manter o padrão de consumo apesar de ter sido afetada pela crise.
Coordenador da pesquisa, o economista Marcelo Neri destaca que, embora os primeiros meses após o agravamento da turbulência, em setembro, não tenham afetado de forma significativa o bolso do trabalhador metropolitano brasileiro, janeiro representou uma subversão das tendências dos últimos cinco anos. Com isso, a tendência acumulada no período desde setembro torna-se típica de cenários de crise, com deslocamentos de pessoas rumo às classes mais baixas.
Em compensação, segundo estudo recente do Ibope e da agência de publicidade Nova S/B, a chamada nova classe média brasileira - a classe C, com 52,67% da população, quase 98 milhões de pessoas - não está disposta a abrir mão do seu padrão de vida e consumo. A pesquisa diz que essa parcela da população está atenta à crise, mas caso sofra cortes no orçamento doméstico, está preparada para retornar às compras na primeira oportunidade.
"Dependendo do impacto da crise, o consumo cai mesmo, não se desvia", diz o professor Alexandre Barros da Cunha, do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-RJ). "Mas não vejo como se possa dizer que o consumo no Brasil vá cair drasticamente nos próximos anos", disse. Limite de capacidade
Entre os aspectos negativos constatados, o estudo do Ibope e da Nova S/B confirmou a folclórica dificuldade da classe média em concentrar recursos para comprar itens de maior valor, como eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. O acúmulo dos desejos e necessidades de consumo, aliado ao grande volume de estímulos sociais e midiáticos e à facilidade de acesso ao crédito levam o consumidor da classe C a viver no - ou além do - limite de sua capacidade financeira, mostra a pesquisa.
"As empresas precisam entender melhor essa dinâmica e desenvolver estratégias que levem o consumidor a buscar, além do crediário, sonhos e desejos de consumo, e não apenas a satisfação imediata", avalia João Roberto Vieira da Costa, sócio-diretor da agência e idealizador do estudo.
Essa tendência a "viver no limite" pode significar más notícias para o mercado interno brasileiro. De acordo com o estudo do Centro de Políticas Sociais da FGV, a classe C entrou em processo de declínio, com queda de 0,97% de setembro a janeiro e intensificação do processo no primeiro mês do ano, quando caiu 2,2%. Além disso, os indivíduos pertencentes à nova classe média agora têm mais chances de migrar para as camadas mais pobres. Entre setembro e dezembro de 2008, a chance de queda para as classes D e E era de 2%. Entre janeiro e fevereiro, a chance aumentou para 11,5%.
Se a classe média estica os limites de sua capacidade para consumir, a queda para uma camada inferior significaria endividamento ainda maior para os novos pobres, com queda correspondente no consumo.
Apesar dos dados, para Cunha, PhD em Economia pela Universidade de Minnesota, esse ainda não é o pior dos mundos para o país. "O ano de 2009 ainda deve ser melhor que 2002, e a situação não é comparável ao que aconteceu na época do Plano Collor, por exemplo", tranquiliza o professor.

AVISO IMPORTANTE

Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila.
O cartório eletrônico, já está no ar! Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.
Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário.
Depois, o documento chega por Sedex.
www.cartorio24horas.com.br
Passe para todo mundo, que este é um serviço da maior importância.
DIVULGUE. É IMPORTANTE: AUXÍLIO À LISTA
Telefone 102... não!
Agora é: 08002800102 Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são importantes. ..
NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.
SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO VERDADEIRAMENTE GRATUITO.
Não custa divulgar para mais gente ficar sabendo.


Documentos roubados

- BO dá gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA???
Acredito que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de documentos como: Habilitação (R$ 42,97); Identidade (R$ 32,65); Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11).
Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao DETRAN p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP.
-Gostaria que cada um não guardasse a informação só para si..

STF EM CHAMA

Nas reportagens sobre o qui pro quo (esta é a língua mais adequada ao tratamento do caso) no Supremo, a grande falha dos meios de comunicação foi ater-se ao sensacional – e superficial – e esquecer a divisão profunda entre os ministros do tribunal constitucional do país. Falou-se no estilo imperial de Gilmar Mendes, nas brigas de Joaquim Barbosa com diversos colegas que, em dois casos, exigiram intervenção da turma do deixa-disso para que não chegassem à pancadaria, no estilo conciliador de Ayres de Britto.
Criou-se um clima de partida de futebol, com torcedores de ambos os lados cantando vitória. Mas faltou falar nas clivagens ideológicas, mais importantes que eventuais divergências pessoais (que, por piores que sejam, podem ser resolvidas com mais facilidade). Há o grupo mais técnico, há os que dão valor mais alto ao clamor popular; há os ministros favoráveis à interpretação mais ampla possível do direito de defesa, há os ministros (e provavelmente Joaquim Barbosa seja o mais radical nesse aspecto) favoráveis à expansão do limite das investigações. Nem sempre a divisão é partidária: o ministro Eros Grau, por exemplo, não fala com Barbosa, embora ambos tenham a mesma matriz ideológica e tenham sido nomeados pelo mesmo governo.
Já houve casos em que ficou claro que um ministro sequer tinha lido o processo que estava julgando em última instância; em outros casos, talvez outro ministro tenha lido o processo, mas sem prestar atenção suficiente, tanto que reclamou de fatos já devidamente esclarecidos e documentados nos autos.
É difícil cobrir o Supremo. Os ministros tendem a ser mais discretos do que outras autoridades e, frequentemente, quando falam, procuram amenizar as divergências. Mas há os ministros aposentados, que voltaram ao exercício da advocacia ou da política; esses não apenas conhecem o ambiente como se sentem mais livres para contar histórias, mesmo que seja em off. Dá para fazer; dá para avançar muito mais, nas reportagens, do que se avançou até agora.
Dois exemplos: o ministro Joaquim Barbosa se referiu aos jagunços que Gilmar Mendes teria no Mato Grosso; o ministro Eros Grau disse que Joaquim Barbosa batia em mulher. Algum repórter foi verificar essas histórias? Comandar jagunços é crime, bater em alguém (especialmente em mulher, mesmo antes da Lei Maria da Penha) é crime. E a matéria, onde é que está?

Competência 1

Excelente o trabalho que vem sendo realizado pela equipe do portal Congresso em Foco com base no Siafi, que controla as movimentações financeiras, porém não apenas nele, mas também em entrevistas (e, com certeza, em denúncias de gente insatisfeita), revelou toda a farra das passagens aéreas. O mais importante é que não são denúncias partidárias: as revelações atingem todas as legendas e mais da metade dos deputados federais. Nestes tempos de internet, um portal com redação pequena, apenas nove pessoas, consegue liderar toda a cobertura nacional dos meios de comunicação. É notável.